Roger Schmidt

Treinador, 57 anos,
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (2022-2024), 115 jogos (81 vitórias, 17 empates, 17 derrotas)
Em 2024/2025: 4 jogos (2 vitórias, 1 empate, 1 derrota)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

gazetadosdesportos

Citação de: van33 em 26 de Fevereiro de 2024, 12:39Fui apenas eu a "achar"que o festejo do Neres com os que estavam no banco foi uma espécie de chapada para o alemão?

Foste o único a achar isso.

Cob92

Citação de: van33 em 26 de Fevereiro de 2024, 12:39Fui apenas eu a "achar"que o festejo do Neres com os que estavam no banco foi uma espécie de chapada para o alemão?

Pode ser eu que sou meio maluco mas a última vez que vi alguém a bater no peito assim foi embora.

RGouveia.SLB

Citação de: Redveder em 26 de Fevereiro de 2024, 08:31Só venho deixar aqui algo óbvio, que pelos vistos apesar de dezenas de comentários "exigentes" e de dezenas de "críticas", ninguém referiu.

Para quem não compreende o 11 e fica escandalizado pela ausência de pl:

O Portimonense é das equipas do campeonato mais fortes no jogo defensivo físico e posicional e são fortíssimos no jogo aéreo com 3 centrais altos e possantes (Alemão, Pedrão e Filipe Relvas). Que iam jogar fechados e coesos atrás a defender, como é natural com o Paulo Sérgio contra grandes. O treinador do Benfica e os analistas da equipa técnica tinham esta informação. Assim sendo, Roger opta por um ataque móvel de forma a contrariar este aspecto, com trocas posicionais e movimentações no ataque, e com os cruzamentos sempre atrasados, já que não irá haver uma referência na área.

Mesmo com uma primeira parte sem golos, o ataque produziu oportunidades e o plano foi mantido (e bem). No final ganha a aposta, a equipa ganha 4-0 com jogadas colectivas precisamente a desmontar a defesa adversária como planeado.

Isso da mobilidade é muito giro, pode ser uma tendência gira e toda moderna, mas na minha opinião a coisa ontem funcionou bem porque felizmente temos um bom leque de individualidades, aliado ao facto do Portimonense ser muito fraco e a defender então é uma equipa super permeável.

Resultou bem ontem por isso mesmo, mas em anteriores experiências como Guimarães e a primeira parte da Supertaça contra os porcos, a coisa não resultou nem pouco mais ou menos. E na Supertaça, se não se metesse o Musa como referência ofensiva, provavelmente o desfecho seria outro.

É contranatura jogar-se em casa contra uma equipa fraca e não se ter uma referência ofensiva, andando a cruzar vezes sem conta para nada uma vez que ficas sem presença na área.
Podem me chamar de conservador, mas a lógica diz-nos que se jogas em casa, ainda para mais contra os mortos da tuga e tens que assumir o jogo, tens de ter presença na frente, assertividade e volume. E com isso dos ataques móveis, perde-se muito tempo com tabelinhas e movimentações inócuas e cruzamentos para ninguém. Chega a remeter para futebol humano.

Xanghai

Citação de: ruicouto10 em 26 de Fevereiro de 2024, 12:31eu acho é que devia ter perdido o jogo...

é que muita mais gente iria ter razão aqui.. e não estavam amuados a uma segunda feira de sol!!!

Eu fui um desses que olhou para o onze inicial e torceu o nariz, mas não me custou nada voltar atrás e reconhecer que esteve bem. Jogamos de forma segura, com paciência e marcamos golos muito bonitos.

Controlamos o jogo do início ao fim.

El Tacuara

Ganhamos e lá aparecem os iluminados da bola, a explicar a "tática do RS", como se tivesse alguma.

Jogo para jogo, altera quase tudo.

É com Pl, é sem PL, é com Cabral, é com Tengsted, é com Aursnes a DE, DD, EE, ou no meio, com Morato, sem Morato, com Kokcu, sem Kokcu....mas sempre, com o Di e com o JM.

Ganhamos bem, mas qual é o grau de "certeza" na real valia desta equipa?!

Frusciante

Citação de: Redveder em 26 de Fevereiro de 2024, 08:31Só venho deixar aqui algo óbvio, que pelos vistos apesar de dezenas de comentários "exigentes" e de dezenas de "críticas", ninguém referiu.

O Portimonense é das equipas do campeonato mais fortes no jogo defensivo físico e posicional e são fortíssimos no jogo aéreo com 3 centrais altos e possantes (Alemão, Pedrão e Filipe Relvas). Que iam jogar fechados e coesos atrás a defender, como é natural com o Paulo Sérgio contra grandes. O treinador do Benfica e os analistas da equipa técnica tinham esta informação. Assim sendo, Roger opta por um ataque móvel de forma a contrariar este aspecto, com trocas posicionais e movimentações no ataque, e com os cruzamentos sempre atrasados, já que não irá haver uma referência na área.

Mesmo com uma primeira parte sem golos, o ataque produziu oportunidades e o plano foi mantido (e bem). No final ganha a aposta, a equipa ganha 4-0 com jogadas colectivas precisamente a desmontar a defesa adversária como planeado.

Isso até podia ter validade se tivessemos algum tipo de indicador de que o Rogerio ou a equipa tecnica estudam os adversários. Como não há nenhum indicador disso, antes pelo contrário, podemos apenas assumir que desta vez a estratégia absolutamente aleatoria correu bem.

Um relógio parado acerta 2 vezes por dia.

Mas parabens pela tentativa de fazer passar a imagem de que o treinador não é assim tao incompetente. Reconheço que não foi má.

Toronto_SLB

Uma coisa e' certa. Os treinadores dos adversarios devem estar todos baralhados com o 11 titular que os vai defrontar. Torna-se muito mais dificil planear a tatica de jogo contra o Benfica.

RREGGA

Eu acho que a questão do JM e do Di está relacionado com a questão da liderança dentro do campo que ele defende. Vimos isso nos videos da bplay e a forma como o JM tem voz ativa no balneario. Além disso, para bem e para o mal o JM é muito bom a conservar posse (até demais), outro ponto que ele defende e que ajustou quando chegou aqui, deixou de ser tão vertical.
Não significa que concorde com as opções, apenas procuro entender. Além disso, a crítica relativa a ter uma equipa muito boa, era importante dar lhe crédito tambem por isso, pois foi o principal responsável por limpar a casa e exigir uma equipa para o nível do clube. Tem apostas falhadas? Certo. Mas no geral, temos hoje muito melhores opções e as reais vacas sagradas foram todas para outras paragens.

Chelas

Citação de: Toronto_SLB em 26 de Fevereiro de 2024, 14:47Uma coisa e' certa. Os treinadores dos adversarios devem estar todos baralhados com o 11 titular que os vai defrontar. Torna-se muito mais dificil planear a tatica de jogo contra o Benfica.

Difícil? O Benfica vai jogar os próximos 2 jogos neste sistema sem avançado fixo, só mudará no Dragão caso a coisa corra muito mal em Alvalà, o que não acredito sinceramente.

Nenad25

Só uma nota.

O Portimonense nos últimos 5 anos tem sido sempre uma merda. Sempre um plantel fraco, a lutar pela permanência.

No entanto, na Luz, não me lembro de um jogo tranquilo contra eles.

Ou melhor, tivemos 1. O do ataque móvel, sem PdL fixo.

Raio do alemão, arriscou e acertou.

Bem esteve o grande JJ, que conseguiu perder em casa com Darwin  e Yaremchuk na frente.  Perdemos o jogo, mas à homem, com pontas de lança. Paulo Sérgio transpirou por todos os lados eheh . Volta meu Rei!

Toronto_SLB

Citação de: Chelas em 26 de Fevereiro de 2024, 14:49
Citação de: Toronto_SLB em 26 de Fevereiro de 2024, 14:47Uma coisa e' certa. Os treinadores dos adversarios devem estar todos baralhados com o 11 titular que os vai defrontar. Torna-se muito mais dificil planear a tatica de jogo contra o Benfica.

Difícil? O Benfica vai jogar os próximos 2 jogos neste sistema sem avançado fixo, só mudará no Dragão caso a coisa corra muito mal em Alvalà, o que não acredito sinceramente.
O Benfica tem mudado sistema em varios jogos por isso continuo a achar que nao ha' certeza nenhuma para o 11.

Redveder

Citação de: RGouveia.SLB em 26 de Fevereiro de 2024, 13:59

Isso da mobilidade é muito giro, pode ser uma tendência gira e toda moderna, mas na minha opinião a coisa ontem funcionou bem porque felizmente temos um bom leque de individualidades, aliado ao facto do Portimonense ser muito fraco e a defender então é uma equipa super permeável.

Resultou bem ontem por isso mesmo, mas em anteriores experiências como Guimarães e a primeira parte da Supertaça contra os porcos, a coisa não resultou nem pouco mais ou menos. E na Supertaça, se não se metesse o Musa como referência ofensiva, provavelmente o desfecho seria outro.

É contranatura jogar-se em casa contra uma equipa fraca e não se ter uma referência ofensiva, andando a cruzar vezes sem conta para nada uma vez que ficas sem presença na área.
Podem me chamar de conservador, mas a lógica diz-nos que se jogas em casa, ainda para mais contra os mortos da tuga e tens que assumir o jogo, tens de ter presença na frente, assertividade e volume. E com isso dos ataques móveis, perde-se muito tempo com tabelinhas e movimentações inócuas e cruzamentos para ninguém. Chega a remeter para futebol humano.

Repara

Apenas referi que o treinador tomou uma opção, baseada nos argumentos que estão à vista a todos e que só me limitei a enumerar. Se calhar com uma referência como dizes a fazer cruzamentos tinhas o Cabral ou outro enfiado entre os 3 centrais altos e um autocarro de 7 andares. E tinhas saído da Luz com um empate ou uma vitória à rasca. Não sabemos.

O que aconteceu foi que a escolha do treinador para este jogo resultou. Só isso. E pareceu-me justo dizê-lo, justificando porquê.

Se este sistema é o melhor do mundo, ou o pior, se antes resultou ou não, se vai utilizá-lo, se era treino para o que aí vem, não interessa no que disse.

Outra coisa. Jogar com um pl não é sinónimo de assumir o jogo, ter presença na frente, assertividade e volume. Como já se viu em vários exemplos no futebol. E como se viu ontem.

Shoky

A época joga-se nestes dois jogos. Não tenho qualquer dúvida.

MTrigueiros

Citação de: Shoky em 26 de Fevereiro de 2024, 14:59A época joga-se nestes dois jogos. Não tenho qualquer dúvida.

A perda de pontos do Sporting dá-nos uma segunda vida. A do Sporting e do Porto, diga-se.

Sair do Dragão com 6 de avanço e (virtuais) 4 pontos de atraso é um cenário bem aceitável para o que (não) temos feito.

Na Taça, "só" temos de trazer a eliminatória para a Luz.

Billy the Kid

Neres foi festejar com os seus 3 amigos brasileiros (Arthur, Marcos e Morato) e durante esses festejos, trocou um abraço com Schmidt e seu adjunto.

Agora querem inventar um clima de crispação entre Schmidt e jogadores?!?!?
Ridículo!!!

PS: aqueles que insultaram Schmidt assim que tomaram conhecimento do onze inicial, já se consciencializaram que não entendem patavina disto?!?