António Pacheco

Avançado, (1966-12-01 - 2024-03-20),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1987-1993), 224 jogos (14689 minutos), 51 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

BERNA_1961

Um bom benfiquista... que partir.
Descansa em paz.

imightbewrong

Notícia profundamente triste.

Obrigado por tudo o que fez pelo Benfica.

Que Deus o receba em paz.

elpayaso10

Já o disse sobre ele era e continuará a ser o 3º anel, um grande Benfiquista. Mesmo a jogar no sporting manteve as quotas pagas.
Que deus o tenha em bom descanso, partiu tao novo.

elpayaso10

Citação de: cepp em 20 de Março de 2024, 21:32Confirmado o óbito no mesmo dia em que perdi o meu pai.
Sentimentos á família
Um grande abraço, muita coragem.

Pancho Lopes 67

Comecei a ver bola em 1993, por isso o "Verão Quente" foi a minha quarta grande memória do Benfica a ficar-me na cabeça, antes disso as minhas recordações são 1-0 na Luz ao Sporting com golo do Futre, a vitória no Bessa com o Paulo Sousa na baliza, e a final da taça com o show do Futre.  Lembro-me que quando o Pacheco e o Paulo Sousa assinaram pelo Sporting, na minha cabeça estava a ideia que o Sporting ia ser campeão e eram agora a maior potência do futebol no nosso país, o que é ridículo pq nos continuavamos a ter um plantel mais completo que o deles, esse meu pensamento era fruto da ferida que nos causaram ao roubarem-nos 2 craques.

Eu sei que o Pacheco arrependeu-se, mas se o Bobby Robson não tem sido despedido estaria o Pacheco arrependido? Pq com Robson o Pacheco continuaria certamente a jogar ao grande nível que estava jogar nessa temporada, como já disse aqui na página do Pacheco, ele estava a ser um dos melhores jogadores do campeonato até ao despedimento burro do Robson por parte do Sousa Cintra. Estaria o Pacheco arrependido se continuasse a jogar ao nível que tava durante 2 anos, e talvez até tivesse sido campeão com o Sporting, não digo que o Sporting seria campeão em 1993-94 de certeza, mas em 1994-95 com o Benfica sabotado devido ao Artur Jorge, e o Porto sem Robson, não duvido que os lagartos ganhariam o campeonato nesse ano, a equipa era quase a mesma menos Paulo Sousa, e se mxm com o Queiroz tiveram perto, com o Bobby Robson acho que o título seria deles. O arrependimento do Pacheco tem muito a ver com a frustração do que se passou no Sporting, pois para ele foi um inicio de sonho e fim de pesadelo devido a burrice do clube que não permitiu ao plantel ser campeão.

A estádia no Sporting para o Pacheco sem Bobby Robson foi só problemas com o Carlos Queiroz, não só ele, Capucho e Cadete tb tiveram problemas e bazaram, tb falou-se de problemas com Valckx, o Queiroz não digo que fez estragos no Sporting ao nível do Artur Jorge no Benfica, pois nós tinhamos ADN de campeão no clube a vários anos, havia uma cultura muito forte de saber vencer ao contrário de no Sporting. Mas acho que ignora-se um pouco os estragos que o Queiroz fez no Sporting pq despachou muitos gajos talentosos, ainda por cima portugueses antes da Lei Bosman quando tinha-se de jogar com tugas na maioria no 11 inicial. E apesar de ter ganho uma Taça de Portugal acho que podia ter feito bem mais, o plantel que eles tinham em 1993-94 era muito diferente 2 anos depois quando o Queiroz baza, e tendo em conta que o Benfica estava na lama, acho que se o Queiroz fosse melhor nas relações humanas, o Sporting com os jogadores que tinham quando o Pacheco chegou e o futebol que tavam jogar quando o Queiroz herdou a equipa, podiam mto bem ter ganho um campeonato bem antes de 1999-00.

Mas são coisas da vida, descansa em paz Pacheco...

piwo

Citação de: Pancho Lopes 67 em 20 de Março de 2024, 07:15
Citação de: piwo em 20 de Março de 2024, 06:43
Expandir...
Citação de: Pancho Lopes 67 em 20 de Março de 2024, 05:27
Citação de: piwo em 20 de Março de 2024, 02:31O Pacheco veio mais tarde afirmar que nem foi pelos salarios em atraso que trocou o Benfica pelo Sporting (nunca saberemos a verdadeira razao)

O excerto de uma entrevista...

Porque saiu do Benfica?

As pessoas dizem que foi por dinheiro mas não foi. O problema é que o grupo começou a ficar dividido quando os russos chegaram. Eles tinham atitudes dentro e fora do clube que não eram bem vistas pelo grupo dos mais velhos. Eu já tinha seis anos de Benfica e sabia o que era a mística que se andava a perder. O Paneira, por exemplo, andava a ser mal tratado. Foi o início da presença dos agentes de futebol, que exigiam que os seus jogadores fossem titulares. Mais: foi a altura em que os jogadores deixaram de ser jogadores para se tornarem "activos". Eu gosto muito do Toni, sempre gostei, mas às vezes a costela benfiquista dele falava mais alto do que a equipa. O Rui Costa estava na nossa linha contra essas coisas: os directores protegiam o Kulkov e o Yuran e diziam que a culpa era dos mais velhos. Decidi sair antes do "Verão Quente", não sabia para onde ia e só falaria com outro clube quando estivesse fora da Luz. Só que era complicado porque tinha dois anos de contrato - foram os problemas financeiros que me deram uma razão legal.

Exactamente foi isso a que me referi quando escrevi o post anterior.
No entanto é a versao dele que nao foi pelos salarios. E é um facto que foi ganhar muito mais...mais que dobros etc.

E ele e o Pacheco foram mesmos os unicos que acabaram por sair. Se andavam a ser mal tratados alguns como o Paneira...pelo menos mantiveram se por la e nao se foram logo enfiar no rival que nesse verao estava a tentar destruir o Benfica por todos os lados ( sim esse é um porco ao nivel de um Burro de Carvalho ).
O Paneira sempre foi um exemplo como Benfiquista e um dos que eu gostava de ver fazer parte do clube....em vez de Simoes, Javi Garcias e outros que a mim pouco me dizem.

Simões não cresci a vê-lo ao contrário do Paneira, mas smp simpatizei com ele pq sei que foi dos poucos que disse para apostarem no Deco, e defendia que com o Mourinho seriamos campeões. Mas sim o Paneira tinha de fazer parte do Benfica, o homem rejeitou clube italiano de topo para ficar no Benfica, e depois quando foi dispensado, tinha Porto e Sporting atrás, e assinou com o Guimarães por respeito ao Benfica. Isto para os otários dos adeptos assobiarem-no na Luz. Paneira respira benfiquismo, smp gostei muito dele, é uma figura muito esquecida, fez muito mais por nós do que o nosso atual Presidente que smp foi amado loucamente.

Quando me referi a "Simoes" (plural de Simao, porque estao la outros tachistas)....era ao Simao Sabrosa...que foi mais um lambedor da cobra do Kadafi dos pneus😀

Pancho Lopes 67

Citação de: piwo em 21 de Março de 2024, 01:51
Citação de: Pancho Lopes 67 em 20 de Março de 2024, 07:15
Expandir...
Citação de: piwo em 20 de Março de 2024, 06:43
Citação de: Pancho Lopes 67 em 20 de Março de 2024, 05:27
Citação de: piwo em 20 de Março de 2024, 02:31O Pacheco veio mais tarde afirmar que nem foi pelos salarios em atraso que trocou o Benfica pelo Sporting (nunca saberemos a verdadeira razao)

O excerto de uma entrevista...

Porque saiu do Benfica?

As pessoas dizem que foi por dinheiro mas não foi. O problema é que o grupo começou a ficar dividido quando os russos chegaram. Eles tinham atitudes dentro e fora do clube que não eram bem vistas pelo grupo dos mais velhos. Eu já tinha seis anos de Benfica e sabia o que era a mística que se andava a perder. O Paneira, por exemplo, andava a ser mal tratado. Foi o início da presença dos agentes de futebol, que exigiam que os seus jogadores fossem titulares. Mais: foi a altura em que os jogadores deixaram de ser jogadores para se tornarem "activos". Eu gosto muito do Toni, sempre gostei, mas às vezes a costela benfiquista dele falava mais alto do que a equipa. O Rui Costa estava na nossa linha contra essas coisas: os directores protegiam o Kulkov e o Yuran e diziam que a culpa era dos mais velhos. Decidi sair antes do "Verão Quente", não sabia para onde ia e só falaria com outro clube quando estivesse fora da Luz. Só que era complicado porque tinha dois anos de contrato - foram os problemas financeiros que me deram uma razão legal.

Exactamente foi isso a que me referi quando escrevi o post anterior.
No entanto é a versao dele que nao foi pelos salarios. E é um facto que foi ganhar muito mais...mais que dobros etc.

E ele e o Pacheco foram mesmos os unicos que acabaram por sair. Se andavam a ser mal tratados alguns como o Paneira...pelo menos mantiveram se por la e nao se foram logo enfiar no rival que nesse verao estava a tentar destruir o Benfica por todos os lados ( sim esse é um porco ao nivel de um Burro de Carvalho ).
O Paneira sempre foi um exemplo como Benfiquista e um dos que eu gostava de ver fazer parte do clube....em vez de Simoes, Javi Garcias e outros que a mim pouco me dizem.

Simões não cresci a vê-lo ao contrário do Paneira, mas smp simpatizei com ele pq sei que foi dos poucos que disse para apostarem no Deco, e defendia que com o Mourinho seriamos campeões. Mas sim o Paneira tinha de fazer parte do Benfica, o homem rejeitou clube italiano de topo para ficar no Benfica, e depois quando foi dispensado, tinha Porto e Sporting atrás, e assinou com o Guimarães por respeito ao Benfica. Isto para os otários dos adeptos assobiarem-no na Luz. Paneira respira benfiquismo, smp gostei muito dele, é uma figura muito esquecida, fez muito mais por nós do que o nosso atual Presidente que smp foi amado loucamente.

Quando me referi a Simoes....era ao Simao Sabrosa...que foi mais um lambedor da cobra do Kadafi dos pneus e esta la com um tacho😀

Lool, sou mxm burro em não ter percebido, sorry...

Vermelho Infinito

Citação de: cepp em 20 de Março de 2024, 21:32Confirmado o óbito no mesmo dia em que perdi o meu pai.
Sentimentos á família

Abraço de muita força camarada

força Benfica

Mikaeil

Citação de: daniii95 em 19 de Março de 2024, 23:56
Citação de: ag0stinh0 em 19 de Março de 2024, 04:50A título de curiosidade, acrescento a forma acérrima e descomplexada com que apelidava de "lagartagem" e "lagartos", amigos e conhecidos que frequentavam o bar, sabendo da minha doença pelo Glorioso, picava todos aqueles que se metiam com ele, e ai de quem se atrevesse a falar mal do Glorioso na frente dele...
O célebre episódio do verão quente teve mais pormenores à mistura, entre eles, proposta pessoal do presidente dos corruptos do norte, que também o abordou aquando do conhecimento da debandada de jogadores que estavam descontentes pelos salários em atraso, e não eram só João Vieira Pinto e Paulo Sousa, havia outros com pré acordos de boca com os rivais.
Mudando de assunto, recordo também a conversa sobre uma das finais da Taça dos Campeões Europeus (a primeira que disputou) frente ao PSV, que o capitão de então estava "borradissimo" para bater o penalti... O resto é história, mas diz que foi a pior viagem de sempre que fez, a de regresso, não se ouvia ninguém no avião, quando voltaram a Portugal.
O porquê de, como adepto, só anos mais tarde voltar a aparecer e mostrar que o seu Benfiquismo continuava intacto, das principais razões, foi de evitar perto dos filhos, o insulto gratuito (que nunca condenou, facto ao episódio que protagonizou), por parte de sócios e simpatizantes que nunca lhe perdoaram esse Verão Quente.
Mas muitas outras histórias ficam por contar, como estatutos de balneário, as grupetas segundo as nacionalidades, os lugares marcados à mesa, as idas às Antas e tudo o que era feito em dias de jogos pela gamorra do norte, enfim...
Mas volto a salientar, tinha sempre um brilho tão especial quando falava no nosso Benfica, nunca se negava a falar com tanto amor e carinho pelo Glorioso.
Respirava muito Benfiquismo, não tenham dúvidas disso.

Um dos que tinha acordo depois jogou na Fiorentina e do Milan... Agora não me recordo do nome dele. Mas sei que o pai o prendeu num apartamento no Algarve

Sei que nesse verão quente o João Ponto esteve fugido. Ninguém sabia dele e depois o Jorge de Brito encontra-o de férias em Espanha acho eu. Esse esteve quase a ir para o Sporting

O Isaías há esta história que não sei se é verdade. Ele acaba a época com dois meses de ordenados em atraso. Quando chega ao aeroporto está um funcionário do Sporting para lhe fazer contrato, mas aparece um do Benfica disfarçado que se antecipa e paga esses dois ordenados em atraso e dá mais três meses adiantados

Tempos complicados. O benfiquismo do Jorge de Brito com a contratação do Futre fez com que o Benfica antecipasse receitas da RTP e deu o desastre que depois se viu. Na altura existia essa ideia de ter uma equipa ambiciosa, forte, com mística e virada para a Europa. Veio desde o tempo do João Santos com a vinda do Eriksson e de outros craques como o Thern, Schwarz, Valdo, regresso do Mozer... Muito desse dinheiro veio dos bolsos do Jorge de Brito

No Verão quente aconteceu que os cofres do estádio estavam vazios. Muito do dinheiro ou quase todo era do Jorge de Brito... Foi um bocado por influência da família que obrigaram a tirar o dinheiro de lá. Só para terem a noção o homem teve vender obras de arte dele para pagar ordenados.

João Santos, Jorge de Brito eram pessoas ambiciosas. Jorge de Brito acaba um bocado mal financeiramente devido ao seu amor pelo clube

Só mais umas histórias de dois presidentes que mostraram o seu amor ao clube ao contrário do lixo que pareceu desde 1994:

- João Santos quis contratar um atleta do Sporting para o atletismo. Esse atleta estava a passar mal financeiramente devido á crise do Sporting causado pelo Jorge "bigodes" Gonçalves. Esse atleta disse francamente que não queria ir para o Benfica devido ao seu Sportinguismo. João Santos compreendeu, e mesmo assim ajudou-o financeiramente. Era um bom homem e defendia o clube, com unhas e dentes, como foi em 1991 após o aparecimento do guarda Abel
- Em 1981, Ferreira Queimado sai do clube para dar lugar a Fernando Martins. Fernando Martins disse que no clube estavam 46 mil contos do bolso do Ferreira Queimado. O Ferreira Queimado disse: "Ah sim... Pode usar para o bem do clube. Assim que poder pode pagar-me... Mas não há pressa nenhuma". Pagou com as receitas europeias de 82/83

Após isto só temos bananas, vigaristas e gente sem pulso

O único que dou algum valor (pouco mas dou) é ao Vilarinho por tirar o Azevedo e dar credibilidade financeira ao clube. Mas desportivamente foi um 0 á esquerda

Este teu post deveria estar afixado na 1.ª página do Geral.

Há mesmo muito adepto e sócio do Benfica que desconhece o Benfica de 1904.

Pedro Nunes 28

Que descanse em Paz !
Saudades daquelas arrancadas no lado esquerdo! Enfim...

Far(away)

van33

Citação de: RGouveia.SLB em 16 de Março de 2024, 22:25Os meus sentimentos à família. Ainda era bastante novo.

Que descanse em paz.
Faleceu ontem e existem posts a dar condolências do dia 16?  :huh:

van33

Já li para trás...já percebi

Ghost.Of.Red

Citação de: slbenfica_croft em 20 de Março de 2024, 22:07Paz à sua alma e sentimentos à família. Dia triste.

- - -

Podia ter feito uma carreira muito melhor.

Tinha talento acima da média, mas era imensamente inconsistente. Pelo meio, algumas lesões que também ajudaram e muito a isso.

Talvez tenha sido o último extremo puro da história do futebol Português. E quando estava em dia sim era verdadeiramente desconcertante e um diabo à solta.

Foi pena ter fugido como um rato no verão quente. Arrependeu-se naturalmente pouco tempo depois. Não se arrependeu recentemente ao contrário do que alguns chegaram a dizer. Percebeu a merda que fez muito cedo.

Pensar que antigamente era possível encontrar um Paneira no Famalicão, um Pacheco num Portimonense, um Helder num Estoril, um Rui Águas no Portimonense, um Abel Xavier (mesmo que verdinho) num estrela, ...

O Pacheco que descanse em paz.

Era um excelente extremo.

Em relação ao que escreveste, acho que o Hélder destoa um pouco.