A velha Catedral - Estádio da Luz

Lellominsk

Citação de: benficaslb1 em 08 de Março de 2024, 11:15A magia eram as pessoas que a faziam, não o betão, se hoje fizessem um estádio igualzinho seria só mais um bocado de betão a magia perdeu-se no clube e não apenas no estádio.

 :clap1:  :clap1:  :clap1:  :clap1:  :clap1:

Çula

Citação de: benficaslb1 em 08 de Março de 2024, 11:15A magia eram as pessoas que a faziam, não o betão, se hoje fizessem um estádio igualzinho seria só mais um bocado de betão a magia perdeu-se no clube e não apenas no estádio.

Mas essa mudança já vem desde muito lá atrás, não é de agora.
A partir da última metade dos anos 80 essa magia foi-se perdendo aos poucos.
Quem não se lembra daqueles jogos ao fim da tarde com 5.000 adeptos (e foram bastantes) em que muitas vezes até se ouviam as pessoas falar nas bancadas?
E isto ainda antes do Vietname.

É lógico que mesmo nessa altura houve jogos e momentos em que o ambiente foi mágico, mas isso já era a excepção da excepção.


Elvis the Pelvis

O Çula tem razão. O Benfica começou a mudar em meados dos 80, mais precisamente ali no final da década. No início dos anos 90 ainda éramos o grande Benfica, mas já tínhamos entrado numa fase de declínio lento mas gradual.

Este estádio actual está à dimensão do Benfica actual, um clube grande sim, mas sem a carga mística e grandiosidade impactante do passado. Somos um clube que se aburguesou, e que vive de um passado cada vez mais longínquo. Porque quer, ou melhor, porque os seus dirigentes querem e/ou não sabem mais.

Eduardo Gomes


Alcaide

#1609
Acredite quem quiser mas continuo, quase com 40 anos, a sonhar com a velha luz. Só quem lá esteve sabe o marcante que foi. Este é uma amostra manhosa. Nunca, ou muito raramente, senti o Benfica ali dentro. Entendedores entenderão

Eduardo Gomes

#1610




Diogo Brito

Primeiro jogo que vi no Estádio da Luz foi um Benfica 1 - 1 Salgueiros. Não foi a melhor estreia.

Depois disso, lembro-me perfeitamente de estar uma sexta-feira a jogar a bola no jardim ao pé de casa, e chegar o meu pai com bilhetes para o Benfica - Chaves. Ganhamos 4-1 com golo do Poborsky. Fique metade do tempo a olhar para os NN e aí cresceu um bichinho que depois se viria a manisfestar. Isto com 7 ou 8 anos de idade. Sim, nessa altura os putos jogavam a bola na rua com os amigos aos 7 anos, sem pais a controlar eheh

A pior memória é, sem dúvida, o Benfica 0 - 3 Boavista. Lembro-me vagamente que vinhamos numa boa fase e que fomos arrasados, A Luz estava com mais de 85 mil... lembro-me dos golos... da viagem para casa... daquilo que pensei depois do jogo... é das memórias "limpas" mais antigas que tenho. Ayew marcou 2 golos... que desilusão.

Os meus momentos na antiga catedral não foram muito bons... mas estavamos no Vietname. Acaba por ser normal ;D

Gsound

Citação de: Diogo Brito em 22 de Março de 2024, 01:46Primeiro jogo que vi no Estádio da Luz foi um Benfica 1 - 1 Salgueiros. Não foi a melhor estreia.

Depois disso, lembro-me perfeitamente de estar uma sexta-feira a jogar a bola no jardim ao pé de casa, e chegar o meu pai com bilhetes para o Benfica - Chaves. Ganhamos 4-1 com golo do Poborsky. Fique metade do tempo a olhar para os NN e aí cresceu um bichinho que depois se viria a manisfestar. Isto com 7 ou 8 anos de idade. Sim, nessa altura os putos jogavam a bola na rua com os amigos aos 7 anos, sem pais a controlar eheh

A pior memória é, sem dúvida, o Benfica 0 - 3 Boavista. Lembro-me vagamente que vinhamos numa boa fase e que fomos arrasados, A Luz estava com mais de 85 mil... lembro-me dos golos... da viagem para casa... daquilo que pensei depois do jogo... é das memórias "limpas" mais antigas que tenho. Ayew marcou 2 golos... que desilusão.

Os meus momentos na antiga catedral não foram muito bons... mas estavamos no Vietname. Acaba por ser normal ;D

Ui...que joguinho....estava tão moralizado que disse "chuta" antes do luis manuel marcar o terceiro....e não é que o gajo chuta e marca?  :buck2:

Eduardo Gomes

#1613
@rafa_mota_04

"Cai um templo mas a fé continua... a nossa Luz será eterna"

🔙 22 de Março de 2003. O "Monumental Adeus" ao antigo Estádio da Luz! 🔴⚪️



Jotenko

#1615
Não sei bem explicar porquê, mas apenas no último ano ou dois tenho começado a ser atingido por um sentimento de nostalgia imenso e ao mesmo tempo revolta e uma mágoa enormes pelo que aconteceu ao estádio antigo.

Não me perguntem porquê, pois não sei bem explicar, talvez seja este deprimente espetáculo de artificialidade e não-benfiquismo com que somos brindados a cada jogo que me espete na cara o crime que foi o gigante de betão, pago com o dinheiro do povo, com a humildade dos dirigentes de então, ter desaparecido... para sempre.

Nenhum de vocês tem pensado nisto?

Gsound

Citação de: Jotenko em 22 de Março de 2024, 18:09Não sei bem explicar porquê, mas apenas no último ano ou dois tenho começado a ser atingido por um sentimento de nostalgia imenso e ao mesmo tempo revolta e uma mágoa enormes pelo que aconteceu ao estádio antigo.

Não me perguntem porquê, pois não sei bem explicar, talvez seja este deprimente espetáculo de artificialidade e não-benfiquismo com que somos brindados a cada jogo que me espete na cara o crime que foi o gigante de betão, pago com o dinheiro do povo, com a humildade dos dirigentes de então, ter desaparecido... para sempre.

Nenhum de vocês tem pensado nisto?

Eu sinto essa nostalgia há muito tempo mesmo....mas por outro lado sinto que sou um privilegiado por ainda ter vivido o verdadeiro Benfica e a verdadeira Catedral.

RedVC


Alexandre1976

Com a destruição da antiga Catedral desapareceu boa parte da mistica Benfiquista.A verdadeira mistica,não esta mistica plastificada e bafienta que nos querem impingir desde 2003.

Alexandre1976