Treinadores

Nenad25

Na minha opinião, o futebol do Benfica tem de ter um projecto a longo prazo. Esse projecto deve ser sempre baseado numa aposta nas camadas jovens, e num futebol ofensivo, de pressão alta. Mourinho não se enquadra em nenhum desses pontos.

Apostar num nome como Mourinho, tendo em vista o sucesso imediato (não garantido), seria começar do zero. Chegariam novos jogadores do treinador (e do Mendes), e implementar-se-ia uma estratégia totalmente contrária à que começou em 2022/2023. Para além disso, seria cara. Seria um pouco como regressar ao Vietnam, e à aposta em nomes como Heynckes, Artur Jorge, sem qualquer tipo de enquadramento ou continuidade.  Ou uma repetição da aposta em JJ há 4 anos atrás, que foi um desastre tanto a nível desportivo ou financeiro.

Apostar em Mourinho seria o mais fácil para Rui Costa. E o risco seria pouco, porque a comunicação e circo à volta do Mourinho absorveria qualquer crítica à direcção que pudesse existir caso as coisas corressem mal. Seria populismo puro, sem qualquer visão a longo prazo.

Dito isto, e respeitando opiniões contrárias, como sabem eu mantenho a confiança em Roger Schmidt. Não acredito que o ano passado tenha sido um acaso, e na minha opinião deveria ter crédito para mais uma temporada. Como JJ em 2011, por exemplo. Apesar de todos os erros cometidos este ano, que são inegáveis.

Gostava que no Benfica, por uma vez,  se aguentasse um treinador tendo em conta o longo prazo, mesmo contra a opinião da "bancada". A última vez que tal aconteceu foi com JJ, e correu bem. Nos dragartos, tanto Conceição mas principalmente Amorim são exemplos de que por vezes, manter o treinador após uma época horrível é a melhor opção.

Isto apenas seria possível caso Rui Costa tivesse coragem para tomar uma decisão difícil e não popular. Seria obrigado a pedir união, e a colar-se ao treinador em ano de eleições. Como não acredito que o faça, acho que vamos acabar por mudar de treinador. De qualquer forma, eu não escolheria Mourinho mas sim um treinador mais novo, que encaixe nas características que acima referi. Portugueses por exemplo o Marco Silva.

player12

Querem mesmo acabar com o clube, não aprendem!

Innuendo

Citação de: Nenad25 em 09 de Abril de 2024, 07:06Na minha opinião, o futebol do Benfica tem de ter um projecto a longo prazo. Esse projecto deve ser sempre baseado numa aposta nas camadas jovens, e num futebol ofensivo, de pressão alta. Mourinho não se enquadra em nenhum desses pontos.

Apostar num nome como Mourinho, tendo em vista o sucesso imediato (não garantido), seria começar do zero. Chegariam novos jogadores do treinador (e do Mendes), e implementar-se-ia uma estratégia totalmente contrária à que começou em 2022/2023. Para além disso, seria cara. Seria um pouco como regressar ao Vietnam, e à aposta em nomes como Heynckes, Artur Jorge, sem qualquer tipo de enquadramento ou continuidade.  Ou uma repetição da aposta em JJ há 4 anos atrás, que foi um desastre tanto a nível desportivo ou financeiro.

Apostar em Mourinho seria o mais fácil para Rui Costa. E o risco seria pouco, porque a comunicação e circo à volta do Mourinho absorveria qualquer crítica à direcção que pudesse existir caso as coisas corressem mal. Seria populismo puro, sem qualquer visão a longo prazo.

Dito isto, e respeitando opiniões contrárias, como sabem eu mantenho a confiança em Roger Schmidt. Não acredito que o ano passado tenha sido um acaso, e na minha opinião deveria ter crédito para mais uma temporada. Como JJ em 2011, por exemplo. Apesar de todos os erros cometidos este ano, que são inegáveis.

Gostava que no Benfica, por uma vez,  se aguentasse um treinador tendo em conta o longo prazo, mesmo contra a opinião da "bancada". A última vez que tal aconteceu foi com JJ, e correu bem. Nos dragartos, tanto Conceição mas principalmente Amorim são exemplos de que por vezes, manter o treinador após uma época horrível é a melhor opção.

Isto apenas seria possível caso Rui Costa tivesse coragem para tomar uma decisão difícil e não popular. Seria obrigado a pedir união, e a colar-se ao treinador em ano de eleições. Como não acredito que o faça, acho que vamos acabar por mudar de treinador. De qualquer forma, eu não escolheria Mourinho mas sim um treinador mais novo, que encaixe nas características que acima referi. Portugueses por exemplo o Marco Silva.

Um treinador não deve sair automaticamente por uma época mal conseguida ou sem títulos. Tem que se avaliar o desempenho. A exigência tem que ser proporcional aos recursos fornecidos.
p.ex com os recursos que o porto dá, quem conseguiria fazer melhor que o Conceição? Agora se Conceição tivesse ao dispor o plantel com Hulk, lucho e falcão e apresentasse estes resultados, permaneceria lá? O mesmo para Amorim, que este ano teve o seu maior investimento e está a corresponder. Se não o fizesse a história era diferente.

Para além disso tudo é impressionante a incapacidade de leitura de jogo do treinador. Esse é um elefante na sala, para além de outros. Não há treinador perfeito. Mas na minha opinião Roger Schmidt não é solução. Será Mourinho? Não faço ideia. Mas pela maneira como se fala é um inútil. Nem quero imaginar o que se diria de trapattoni...

_JonasThern_

Se tivéssemos uma direcção competente iria por Abel ou Marco Silva.

Como temos uns inaptos à frente da direcção, ganha força a ânsia por um treinador que não se deixe pisar (quer por direcção quer pela comunicação social) e é nesse sentido que entra Mourinho.

Tecnicamente não vou dizer que não tenho dúvidas... por exemplo e fazendo o paralelismo... Em 2009 quisemos Eriksson. Acho que era unânime que estava ultrapassado. Nessa altura tinham passado 26 anos desde a sua 1a passagem por cá e 18 da 2a. Mourinho foi campeão europeu no Porto há precisamente 20 anos...

O contexto Mourinho actual é precisamente o de Eriksson em 2009. Mas são perfis diferentes também...

Jack Teller

Contrato por objetivos.
10M por prova Europeia.
5M por campeonato.

vasco13

AimarMagico

Eu acho que o Mourinho seria uma grande solução para o Benfica atual. Infelizmente o Benfica não se defende e precisa de um treinador manager que o faça. Mourinho é o ideal, tem ums história inacabada no Benfica, sabe o que faz e pelo menos treina a equipa. Neste momento, como se vê, não há treinos, não há conhecimento do adversário, não há substituições, não há merda nenhuma. O Schmidt tem de sair. Que venha o Mourinho.

jjlope00

Nenad25

Citação de: Innuendo em 09 de Abril de 2024, 07:43
Citação de: Nenad25 em 09 de Abril de 2024, 07:06Na minha opinião, o futebol do Benfica tem de ter um projecto a longo prazo. Esse projecto deve ser sempre baseado numa aposta nas camadas jovens, e num futebol ofensivo, de pressão alta. Mourinho não se enquadra em nenhum desses pontos.

Um treinador não deve sair automaticamente por uma época mal conseguida ou sem títulos. Tem que se avaliar o desempenho. A exigência tem que ser proporcional aos recursos fornecidos.
p.ex com os recursos que o porto dá, quem conseguiria fazer melhor que o Conceição? Agora se Conceição tivesse ao dispor o plantel com Hulk, lucho e falcão e apresentasse estes resultados, permaneceria lá? O mesmo para Amorim, que este ano teve o seu maior investimento e está a corresponder. Se não o fizesse a história era diferente.

Para além disso tudo é impressionante a incapacidade de leitura de jogo do treinador. Esse é um elefante na sala, para além de outros. Não há treinador perfeito. Mas na minha opinião Roger Schmidt não é solução. Será Mourinho? Não faço ideia. Mas pela maneira como se fala é um inútil. Nem quero imaginar o que se diria de trapattoni...

Percebo o que dizes, em relação ao facto de ser necessário analisar resultado versus recursos.

Mas pegando o exemplo do Amorim e Sonceição:

-contratar Trincão, St Juste e manter a base do plantel anterior não seria expectável um lugar melhor do que o 4o e uma eliminação aos pés do Varzim?

- Ivan Jaime, Otávio, Varela, David Carmo lol, Fran Navarro. É assim tão mau para ter de lutar com os clubes do Minho pelo 3o lugar?

Totalmente de acordo que houve um investimento forte do Benfica este ano. Vamos supor que foi todo aprovado e pedido pelo RS. Devemos ignorar que tivemos também saídas em 3 posições chave em relação ao ano anterior? Jogadores claramente valorizados por Schmidt? E os 2 que se fala como potenciais vendas  este ano (oxalá que não) foram literalmente pescados por ele nos sub23.

Na minha opinião os principais erros de Schmidt foi em aceitar um plantel desequilibrado, e na gestão do mesmo.

A rábula dos laterais / avançados, e a vontade de colocar todos os líderes do balneário em campo deu cabo da nossa época. E sim, péssima leitura do jogo em alguns momentos.

Qualquer das opções, seja manter ou mudar de treinador, tem os seus riscos. Eu ficaria com o Roger, caso o balneário esteja com ele, mas percebo perfeitamente o cansaço que provocou nos adeptos.

Se a decisão for manter seria necessária uma protecção ao treinador que até agora não existiu, nem me acredito que venha a existir.

Caixadeoculos

O teu comentário é bom: sem insultar ninguém, argumentando de forma clara a tua opinião.

Concordo contigo com o Mourinho, adiciono apenas o mau registo e o péssimo futebol das equipas de Mourinho.

Schimdt: o teu argumento é válido. Ainda assim, o mau futebol, maus princípios de jogo da equipa (ninguém marca ninguém, tudo pelo meio, 50 toques na bola de cada jogador, jogar sempre para o mesmo lado, passes e mais passes inócuos, falta de objetividade, etc..) fazem me ter a opinião que não é o homem que precisamos para treinar o Benfica.

CreedBratton

Seria uma decisão que não surpreenderia vindo de quem vem. Qual a lógica de passar de um estilo de treinador como Schmidt para um como Mourinho? Não há perfil definido, é como calha...

O Mourinho está obviamente acabado e seria para em menos de 1 época estarmos já a pedir a sua saída. Ainda agora na Roma se viu a melhoria com a saída dele.

O Mourinho já não tem aquela fome de vitória e sucesso que tinha antes, nota-se que está na fase "reforma ativa".

mackinne

Acho que não precisamos de entrar na fila de clubes que pagaram indemnizações milionárias ao Mourinho para que ele faça o favor de sair do clube.

PedroMartins

Cada vez mais acho que o Benfica precisa de um treinador com pulso como o Mourinho.

player12

Citação de: _JonasThern_ em 09 de Abril de 2024, 07:51Se tivéssemos uma direcção competente iria por Abel ou Marco Silva.

Como temos uns inaptos à frente da direcção, ganha força a ânsia por um treinador que não se deixe pisar (quer por direcção quer pela comunicação social) e é nesse sentido que entra Mourinho.

Tecnicamente não vou dizer que não tenho dúvidas... por exemplo e fazendo o paralelismo... Em 2009 quisemos Eriksson. Acho que era unânime que estava ultrapassado. Nessa altura tinham passado 26 anos desde a sua 1a passagem por cá e 18 da 2a. Mourinho foi campeão europeu no Porto há precisamente 20 anos...

O contexto Mourinho actual é precisamente o de Eriksson em 2009. Mas são perfis diferentes também...
Treinadores portugueses com perfil para o Benfica neste momento só vejo o Marco Silva e o Abel não me estou a lembrar de mais nenhum.

tigerwoodss

Não.

Cumprimentos