SOLIDEZ EM MAIS UM PASSO PARA A FINAL
O Benfica venceu a Oliveirense, por 91-69, no jogo 2 das meias-finais do play-off da Liga Betclic, e está a um triunfo de garantir o acesso à fase decisiva do título nacional.
Dominador, o Benfica bateu a Oliveirense, por 91-69, na noite desta sexta-feira, 24 de maio, no jogo 2 das meias-finais do play-off da Liga Betclic. Em vantagem na eliminatória (2-0), os bicampeões nacionais estão a um triunfo do passaporte para a final!
Averbada uma vitória expressiva, por 100-55, no jogo 1 desta meia-final, o Benfica voltou a receber a Oliveirense, num encontro com mudanças expectáveis, mas para o qual Norberto Alves garantiu "foco total" do coletivo.
Na Luz, nem a romaria que ali se reuniu para o concerto da cantora Taylor Swift, nem as inerentes limitações de circulação foram impedimento para os Benfiquistas, que disseram "presente" no Pavilhão Fidelidade e empurraram a equipa para mais uma vitória!
O treinador das águias escalou o mesmo cinco inicial da primeira partida, fazendo alinhar Toney Douglas, Aaron Broussard, Ivan Almeida, Betinho Gomes e Terrell Carter.
Num arranque de jogo muito equilibrado, os encarnados realizaram um parcial de 3-0, mas, atrás do resultado, a Oliveirense conseguiu empatar a contenda a 7-7. Um triplo de Betinho Gomes (10-7) devolveu a vantagem ao Benfica, que, paulatinamente, foi cavando a superioridade (15-7; 20-11). Bem na ação de ressaltos, os visitantes reagiram e, até final do 1.º quarto, encostaram em 22-18.
Daniel Relvão abriu o tempo seguinte com um afundanço (24-18), seguindo-se um lançamento de três pontos de Trey Drechsel e outro de José Barbosa, a responderem ao triplo convertido por Justin Gordon anteriormente. Grande entrada dos bicampeões nacionais, na frente por 30-21!
A Oliveirense ainda reduziu para 30-26, mas o Benfica continuou a carregar, e, aos 6', estava na frente por 39-28. Apesar de uma nova aproximação da formação de Oliveira de Azeméis (39-34), as águias foram acutilantes, marcaram mais sete pontos e, ao intervalo, venciam por 46-34.
Parcialmente equiparado (7-7), no 3.º quarto assistiu-se a muita luta pelos cestos e pela bola, e a um jogo mais agressivo, consequentemente, mais pausado. Decorridos seis minutos, o Benfica superiorizava-se por 13 pontos (56-43). A dar boa réplica, a Oliveirense não baixou os braços, mas os encarnados conseguiram gerir e manter a vantagem acima da margem dos 10 pontos, importante para o último período do desafio. Esgotados o tempo do parcial, o Glorioso vencia por 67-52.
O domínio do Benfica evidenciou-se no 4.º quarto e, com o resultado em 75-57, João Figueiredo, treinador da Oliveirense, pediu desconto de tempo. Mais agressivas na defesa e mais concretizadoras, as águias não permitiram veleidades aos adversários. Se no terceiro tempo do encontro o triunfo parecia não fugir, aqui, fruto de uma ponta final consistente, os encarnados não deixaram dúvidas!
Com três minutos para se jogar, o marcador apontava 81-64. Alavancados pelos adeptos presentes, em apoio constante à equipa, os comandados por Norberto Alves fecharam o jogo em 91-69, alcançando a segunda vitória nas meias-finais!
A eliminatória segue para o Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, onde, às 19h00 de segunda-feira, 27 de maio, as equipas se defrontam no jogo 3. O Benfica está a um triunfo de assegurar o lugar na final do play-off.
DECLARAÇÕES
Norberto Alves (treinador do Benfica): "Antes de falar sobre o jogo, expresso aqui, em nome de toda a equipa, um grande agradecimento a quem esteve hoje [sexta-feira] no Pavilhão. Era um dia especial com um concerto no Estádio, estávamos com algum receio de não ter muito apoio, mas os Benfiquistas não nos deixaram sós e compareceram. Olhando agora para o jogo... Todos os jogos são diferentes, e este resultado não traduz as dificuldades que tivemos. No primeiro desafio [da meia-final] a equipa da Oliveirense esteve abaixo do seu normal, possivelmente porque teve de jogar um terceiro jogo na eliminatória anterior, estava mais cansada. Neste jogo tivemos mais dificuldades defensivas na primeira parte. Depois, na segunda parte, houve um ou outro momento menos conseguido, mas estes jogos são sucessivos e geram cansaço. A equipa esteve sempre unida e defendeu bem na parte final, isso foi muito importante para ganhar."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Toney Douglas, Aaron Broussard, Ivan Almeida, Betinho e Terrell Carter
Suplentes: Eduardo Francisco (NJ), José Barbosa (J), Thomas Drechsel (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (NJ), Sérgio Silva (NJ) e Daniel Relvão (J)
Pontuadores do Benfica: Betinho (12), Aaron Broussard (12), Ivan Almeida (9), Terrell Carter (14), Makram Ben Romdhane (12), Thomas Drechsel (15), Daniel Relvão (2), José Barbosa (8) e Toney Douglas (7)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/05/24/basquetebol-benfica-oliveirense-meias-finais-play-off-liga-betclic-jogo-2
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 21 Maio 2024