Benjamín Rollheiser

Avançado, 25 anos,
Argentina
Equipa Principal: 2 épocas (2024-2025), 27 jogos (518 minutos), 2 golos

Android1974

Citação de: _JonasThern_ em 16 de Julho de 2024, 11:28
Citação de: Android1974 em 16 de Julho de 2024, 11:08
Citação de: _JonasThern_ em 16 de Julho de 2024, 07:59
Citação de: Android1974 em 16 de Julho de 2024, 00:38
Citação de: _JonasThern_ em 16 de Julho de 2024, 00:21Se o Jesus de 2013, 2014 o apanhasse sei bem o que lhe fazia.
Rigorosamente o mesmo que está a fazer o Schmidt?
Vamos ver o que vai fazer o Schmidt. O outro sei que era bom a inventar médios.
Vamos ver? Não se viu já?

Sim vamos ver. Não vamos tirar conclusões em 2 jogos de preparação ou vamos?
Ver "o que vai fazer" (atenção ao tempo verbal), mas já fez (colocá-lo a médio-centro) não é nenhuma conclusão, certamente.

_JonasThern_

Citação de: Android1974 em 16 de Julho de 2024, 11:33
Citação de: _JonasThern_ em 16 de Julho de 2024, 11:28
Citação de: Android1974 em 16 de Julho de 2024, 11:08
Citação de: _JonasThern_ em 16 de Julho de 2024, 07:59
Citação de: Android1974 em 16 de Julho de 2024, 00:38
Citação de: _JonasThern_ em 16 de Julho de 2024, 00:21Se o Jesus de 2013, 2014 o apanhasse sei bem o que lhe fazia.
Rigorosamente o mesmo que está a fazer o Schmidt?
Vamos ver o que vai fazer o Schmidt. O outro sei que era bom a inventar médios.
Vamos ver? Não se viu já?

Sim vamos ver. Não vamos tirar conclusões em 2 jogos de preparação ou vamos?
Ver "o que vai fazer" (atenção ao tempo verbal), mas já fez (colocá-lo a médio-centro) não é nenhuma conclusão, certamente.

Olha... pouco me interessa se o põe a médio centro e depois não o faça render lá  :rir:

bnfc

Aparentemente tem alguma experiência a jogar em posições mais centrais, falta saber se tem a capacidade defensiva que se exige a um 8. Mas não deixa de ter piada que continuemos com estas adaptações. Duvido que alguém olhe para ele e ache que joga na posição errada. O que acontece é que já duvidam que possa jogar nas funções para que foi contratado e acham que pode ter condições para jogar noutra posição mais carenciada. O que à partida deve ser uma situação muito pontual no futebol, no Benfica é prática recorrente, tantas são as asneiras feitas no mercado.

fdpdc666

Rollheiser, a adaptação de Schmidt que lembra Jesus.
Aposta no argentino como médio centro pode ser mais que experiência de pré-época. Recordamos os principais casos de sucesso. Aursnes foi a primeira grande transformação com a assinatura do alemão.

Foram apenas dois jogos, mas a experiência não terá ficado por aqui: o desvio de Benjamín Rollheiser para o centro do terreno, deixando o lugar de extremo para assumir a posição 8, poderá ser uma aposta séria de Roger Schmidt.

Seja por limitações momentâneas ou puro instinto de treinador, a possível transformação do argentino entronca no imaginário benfiquista que ainda tem frescos na memória três episódios de grande sucesso de adaptações que correram muito bem, todas da autoria de Jorge Jesus.

A primeira ocorreu com Fábio Coentrão, o antigo extremo que às mãos do treinador português se transformou num lateral-esquerdo explosivo e decisivo, fundamental na conquista do título nacional em 2009/2010 (ganhou ainda uma Taça da Liga em 2010/2011) e que viria a transferir-se para o Real Madrid por €30 milhões.

Fábio Coentrão conquistou uma Liga e duas Taças da Liga pelo Benfica (Foto: Álvaro Isidoro)

A outra obra de autor teve Nemanja Matic como protagonista. O sérvio chegou à Luz como número 10, proveniente do Chelsea, englobado na transferência de David Luiz para Stamford Bridge, mas foi a médio defensivo que assumiu grande protagonismo, a ponto de ter convencido os blues de Londres a contratá-lo de novo, dois anos e meio depois, já com uma Liga, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga no currículo.

Nemanja Matic ganhou uma Liga, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga (Foto: Álvaro Isidoro)

Mas talvez a adaptação mais surpreendente tenha sido a de Enzo Pérez, que chegou à Luz em 2011 como extremo direito, teve de regressar um ano à Argentina devido a problemas familiares e no início da época 2012/2013 tornou-se um número 8 de alto recorte, decisivo para a conquista de dois campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e uma Supertaça, e posteriormente transferido para o Valência, por €25 milhões.

«Jesus era obsessivo e louco. Todos os dias fazia-me assistir a vídeos das duplas que ele tinha tido e como eles funcionavam. Foi-me marcando coisas em treinos, trabalhos de equipa para eu aprender a posicionar-me e também individuais», contou o argentino, anos mais tarde, em entrevista à Conmebol.

«Motivação para defender é a chave» e o caso de Yu Dabao

Não é todos os dias que se encontra um extremo que se dispõe a trocar a fantasia por um trabalho de maior sacrifício. A «motivação para defender» é a chave para uma adaptação feliz, como recorda Raul José, antigo membro da equipa técnica de Jorge Jesus no Benfica e que testemunhou de perto a transformação de Enzo Pérez em 2012, uma ideia que partiu da cabeça do atual treinador do Al Hilal, campeão na Arábia Saudita. «Mas vai ser preciso muito tempo» para perceber se esta é ou não uma opção válida, até porque terá muito a ver com a forma como Benjamin Rollheiser se adapta a um registo de pressão alta, limitou-se a dizer o agora empresário da restauração, cordialmente escusando a alongar-se mais no tema.
O projeto está em construção e apesar de não ter um histórico tão rico como Jesus, Schmidt também tem uma história para contar: foi ele que transformou, no Beijing Guoan, o ponta de lança Yu Dabao (que chegou a estar nos quadros do Benfica) num central de bom nível para os padrões do campeonato chinês.

Enzo Pérez arrecadou dois campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Taças da Liga e uma Supertaça (Foto: André Alves)

O oposto a Aursnes

Rollheiser poderá transformar-se na segunda grande adaptação no Benfica com a assinatura de Roger Schmidt. A primeira foi com Fredrik Aursnes, norueguês contratado ao Feyenoord em 2022 para jogar como médio centro mas que acabou por se transformar no futebolista mais polivalente do campeonato português, tendo atuado (numas vezes de forma esporádica, noutras de modo mais consistente) em todas as posições, menos a de guarda-redes.

Ao que tudo indica, o internacional norueguês voltará a ser aposta segura a médio esquerdo, num trajeto oposto ao de Rollheiser, que poderá ir de fora para dentro. Estará na forja mais um caso de adaptação feliz?

Fernando Urbano in A Bola

Benfanatic

Vai ser aposta séria esta época, estou seguro disso.

lPhoenix

Citação de: RML em 16 de Julho de 2024, 07:37

Mas qual adaptação?
A malta viu algum jogo dele pré-Benfica?!

Era um médio de ataque mas jogava em zonas interiores do meio campo e partia daí. Tal como tem jogado na pré-época.

Neste aspecto não vejo invenção nenhuma, tomara eu que todos os jogadores deste plantel jogassem nas suas posições, onde rendem e podem fazer a diferença.

Android1974

Citação de: bnfc em 16 de Julho de 2024, 12:30

Aparentemente tem alguma experiência a jogar em posições mais centrais, falta saber se tem a capacidade defensiva que se exige a um 8. Mas não deixa de ter piada que continuemos com estas adaptações. Duvido que alguém olhe para ele e ache que joga na posição errada. O que acontece é que já duvidam que possa jogar nas funções para que foi contratado e acham que pode ter condições para jogar noutra posição mais carenciada. O que à partida deve ser uma situação muito pontual no futebol, no Benfica é prática recorrente, tantas são as asneiras feitas no mercado.
Eu não percebo é quem olha para ele a correr em campo e acha que é extremo. Obviamente, é médio. Mas claro que pode fazer também a posição de médio-interior, sobretudo à direita. Só que aí é talvez a posição mais bem preenchida do plantel.

De resto, é perfeitamente normal que os jogadores se tenham de adaptar a novas posições quando chegam ao clube, o modo normalmente muito ofensivo como jogamos (felizmente), assim o exige.

Agora, dizer que não se trata de adaptação metê-lo a médio-centro neste sistema é pura demagogia. Como já o era no tempo do Jesus, quando não se lhe queria dar mérito pela adaptação do E.Pérez.

menta

Acho uma estupidez e desperdício de talento este jogador na posição 8. Tem é de andar perto da baliza e não a desgastar-se a correr atrás da bola.

Serdeira23

Citação de: RML em 16 de Julho de 2024, 11:03
Citação de: Serdeira23 em 16 de Julho de 2024, 09:10Qual é o problema de jogadores jogarem em mais que uma posição?

Não estou a defender o caso em específico, mas até me parece que pode ter sucesso ali.

Fábio Coentrão chegou extremo, virou um bom lateral.
Maxi Pereira era médio fez uma boa carreira a lateral.
Enzo chegou extremo, foi 6 meses recambiado para a Argentina e fez depois o que todos sabemos a médio centro.
Nélson Semedo chegou como médio e na equipa A foi sempre lateral.
André Almeida chegou como médio e fez 95% da carreira do Benfica a lateral. Muito parecido o Rúben Amorim.
Matic diziam que vinha para 8 e fez brilhantes épocas a 6.

Deve haver mais uma mão cheia de exemplos só no Benfica na última década. Como tudo, há também os exemplos que não correram bem. Mas isto não é nada de novo nem nenhum drama.
o Pizzi também não era 8 foi uma adaptação JJ style

E fez a melhor época da vida dele

Android1974

Recuso-me a acreditar que quem está a criticar esta adaptação de antemão tenha visto os amigáveis, é impossível. Onde já se viu, ter um 8 que sabe chutar à baliza?

RML

Citação de: lPhoenix em 16 de Julho de 2024, 12:54
Citação de: RML em 16 de Julho de 2024, 07:37

Mas qual adaptação?
A malta viu algum jogo dele pré-Benfica?!

Era um médio de ataque mas jogava em zonas interiores do meio campo e partia daí. Tal como tem jogado na pré-época.

Neste aspecto não vejo invenção nenhuma, tomara eu que todos os jogadores deste plantel jogassem nas suas posições, onde rendem e podem fazer a diferença.
médio de ataque dizes bem nunca foi um 8 por isso é uma adaptação

Cob92

Citação de: Serdeira23 em 16 de Julho de 2024, 13:08
Citação de: Serdeira23 em 16 de Julho de 2024, 09:10Qual é o problema de jogadores jogarem em mais que uma posição?

Não estou a defender o caso em específico, mas até me parece que pode ter sucesso ali.

Enzo chegou extremo, foi 6 meses recambiado para a Argentina e fez depois o que todos sabemos a médio centro.
André Almeida chegou como médio e fez 95% da carreira do Benfica a lateral. Muito parecido o Rúben Amorim.

Deve haver mais uma mão cheia de exemplos só no Benfica na última década. Como tudo, há também os exemplos que não correram bem. Mas isto não é nada de novo nem nenhum drama.

Não, quando o pizzi jogava na posição 8 no último ano do Jesus era muito mediano aliás o Benfica naquele ano acabou em último no seu grupo da Champions e o nível de jogo apresentado era fraquito apesar de chegar para ser campeão.

Uma grande adaptação foi aquela do Enzo Pérez por exemplo.

Em relação ao pizzi os seus melhores anos foi a jogar na direita.

Cob92

Citação de: Android1974 em 16 de Julho de 2024, 13:13Recuso-me a acreditar que quem está a criticar esta adaptação de antemão tenha visto os amigáveis, é impossível. Onde já se viu, ter um 8 que sabe chutar à baliza?

Isto è muito bonito para o nível de tugao.

Mas ter um Rollheiser a subir muitas vezes para tentar finalizar ou combinar com os seus colegas significa também que se existe uma perde de bola e um possível contre ataque estamos na merda.

Eu acho è que existe muita malta que gosta desta adaptação por não ter de escolher entre Neres ou Rollheiser para jogar na direita (sem falar do Di Maria).

Estamos a adaptar o Rollheiser para deixar espaço aos outros com mais estatuto basicamente.

Nunca será um 8 num duplo pivot e impor-se ao mais alto nível, estamos a inventar.

Querem um 8 ? Perrone, Chotard è disso que precisamos.

Rui_Vieira

Citação de: Android1974 em 16 de Julho de 2024, 13:13Recuso-me a acreditar que quem está a criticar esta adaptação de antemão tenha visto os amigáveis, é impossível. Onde já se viu, ter um 8 que sabe chutar à baliza?

sabe rematar mt bem, tem criatividade no passe e rapidez no pensamento.

Pra alem disso tem garra pa defender.

Parece me um upgrade enorme para quem jogou com joao mario e chiquinho a 8!

Acho que pode ser uma adaptacao excelente. e para mim do q vi, melhor potencial q kokcu.

pode tar aqui o novo enzo perez!!!!

Serdeira23

Citação de: Cob92 em 16 de Julho de 2024, 14:18
Citação de: Serdeira23 em 16 de Julho de 2024, 13:08

Não, quando o pizzi jogava na posição 8 no último ano do Jesus era muito mediano aliás o Benfica naquele ano acabou em último no seu grupo da Champions e o nível de jogo apresentado era fraquito apesar de chegar para ser campeão.

Uma grande adaptação foi aquela do Enzo Pérez por exemplo.

Em relação ao pizzi os seus melhores anos foi a jogar na direita.

É verdade, pensava que um dos melhores anos dele já teria sido pelo meio