As Finanças do Benfica

Adepto10

Na temporada anterior 22/23

Faturamos 88M€ em jogadores e pagamos 25M€ com a transação de jogadores (não pode ser só comissões)

88M€-25M€= 63M€

Gastos financeiros de 17M€

O custo da dívida é elevado, estamos com um custo de financiamento de 10%

17M€ é um jogador por ano...

O financiamento era de 170M€

Meite 7M€
Jurasek 14M€
Tengsted 7M€
Cabral 20M€
Kokçu 25M€

Só aqui temos 73M€ enterrados sem perspectiva de recuperação na totalidade.

Uma gestão equilibrada, ao dia de hoje e depois de todos os disparates cometidos, seria, tentar colocar alguns jogadores:

Morato, não tem concentração para alguma vez ser titular no Benfica.

J Mário, acho que já chega, até pode ser bom rapaz, mas não dá...

Cabral e kokçu? Vai ser difícil. Mas se surgisse a possibilidade de vender o Cabral por uns 12M€ era aceitar, kokçu só pelos 25M€.

sergio19azb

Citação de: Adepto10 em 23 de Agosto de 2024, 12:49Na temporada anterior 22/23

Faturamos 88M€ em jogadores e pagamos 25M€ com a transação de jogadores (não pode ser só comissões)

88M€-25M€= 63M€

Gastos financeiros de 17M€

O custo da dívida é elevado, estamos com um custo de financiamento de 10%

17M€ é um jogador por ano...

O financiamento era de 170M€

Meite 7M€
Jurasek 14M€
Tengsted 7M€
Cabral 20M€
Kokçu 25M€

Só aqui temos 73M€ enterrados sem perspectiva de recuperação na totalidade.

Uma gestão equilibrada, ao dia de hoje e depois de todos os disparates cometidos, seria, tentar colocar alguns jogadores:

Morato, não tem concentração para alguma vez ser titular no Benfica.

J Mário, acho que já chega, até pode ser bom rapaz, mas não dá...

Cabral e kokçu? Vai ser difícil. Mas se surgisse a possibilidade de vender o Cabral por uns 12M€ era aceitar, kokçu só pelos 25M€.

Bons pontos de partida para arrumar a casa mas nao acredito que nao voltassem pelo mesmo caminho.

Petrov_Carmovich

Citação de: vieirah1904 em 23 de Agosto de 2024, 11:34
Citação de: Adepto10 em 23 de Agosto de 2024, 01:00Não me parece difícil equilibrar as contas.

O problema está do lado dos gastos, e isso é fácil de resolver. Se fosse nos rendimentos é que era grave.

Estamos, claramente, perante uma gestão ruinosa.

Os gastos com pessoal, é fácil de resolver

Os FSEs, é fácil de resolver

Não é bem assim. Os FSE têm contratos assinados, provavelmente por muitos anos, com cláusulas de indemnização grandes caso se queiram terminar.

Os custos com pessoal, sim é fácil rescindir com os jogadores mas na maioria deles é necessário pagar a indemnização para eles saírem no valor que falta receber dos contratos e o dinheiro já nem chega para pagar os salários mensais.

Vender é muito fácil falar. Sao jogadores altamente desvalorizados face ao valor de compra e ninguém daria metade do valor que custaram, levando a assumir ainda mais prejuízos nas contas. Lembra-te que neste momento os valores das compras são amortizados por 5 anos nas contas e não de uma vez só.

Vai levar muitos anos a endireitar este clube.
Se eu tivesse que apostar diria algo entre 7 a 10 anos com um grupo bem competente de enormes benfiquistas para meter as finanças do clube mais tranquilas. 

Mas só estou a mandar anos ao alto que eu não percebo de finanças e sabendo que o clube está a ser violado por todos os lados, temos de supor que a situação ainda é pior do que aquilo que se sabe.

Kind of Red

dtfstoko

Citação de: sergio19azb em 23 de Agosto de 2024, 12:27A questão dos FSE
- Um aumento progressivo dos FSE até podem ter algum fundamento devido à inflação e ao aumento de infraestruturas, etc

- Agora olhem para o sporting e vejam a diferença de valores. Eles também cagam, bebem café, têm uma academia, um pavilhão novo, modalidades, segurança, jardineiros, etc.

Não se justifica tamanha diferença. Estamos por ano, seguramente a gastar mais 15/20M€ do que o necessário para a atividade do futebol. A juntar a isto os custos com pessoal, diria que são entre 30 a 40M€ em gastos.

Só aqui temos a razão para o nosso resultado liquido negativo deste ano.

A única coisa que não aumenta com a inflação são os valores que recebemos dos nossos patrocinadores...

pexim

OlhodeFalcao

Citação de: Flirt4ever em 23 de Agosto de 2024, 00:08

Apesar de tudo, em termos económicos estamos bem.
Orçamentos elevados, alto valor de ativos, dívida a reduzir-se, vendas com bons valores, compras de jogadores de elevado valor, salários elevados que nenhum clube em PT consegue acompanhar, etc.

No entanto os Benfiquistas querem é o mais importante: TÍTULOS
E isso tem falhado nos últimos anos, quando isso falta, tudo é questionado, até a cor do papel higiénico do Schmidt.

sergio19azb

Citação de: OlhodeFalcao em 23 de Agosto de 2024, 14:06

Orçamentos elevados, alto valor de ativos, dívida a reduzir-se, vendas com bons valores, compras de jogadores de elevado valor, salários elevados que nenhum clube em PT consegue acompanhar, etc.

E isso tem falhado nos últimos anos, quando isso falta, tudo é questionado, até a cor do papel higiénico do Schmidt.

De 2020 para 2023 a divida liquida aumentou de 92 para 192M€

Como reduziu? :rir:

OlhodeFalcao

Citação de: sergio19azb em 23 de Agosto de 2024, 14:09

Refiro-me a uma análise mais transversal, e não só dos anos do Covid para 2023 e consequente inflação, além de que me refiro na relação Passivo Vs Ativo.

A dívida líquida Portuguesa todos os anos aumenta, mas quem quer saber disso? O importante é que a % em relação ao PIB tem diminuído e isso é muito positivo para as finanças do nosso país.

poliban

Citação de: S1Benfica em 23 de Agosto de 2024, 04:01
Citação de: poliban em 23 de Agosto de 2024, 03:52
Citação de: Menino Do Rio em 23 de Agosto de 2024, 03:14Precisamos vender o João Neves para fazer caixa e manter os resultados positivos.

Mas temos dinheiro para estourar 20 milhões num atacante que não faz gols da segunda divisão inglesa?

Não é preciso inventar para criticar, parece me que estás a falar do Amdouni.
Tem 6 minutos jogados esta época em 1 só jogo, 1 golo.

Poli, pensei que dissesses que não íamos gastar os 20M, ao escreveres inventar.

Para quem não tem muitas fichas para gastar até me parece uma opção bastante razoável.

O meio parece fechado, a defesa fechará com a chegada do marroquino e a venda do Morato, a baliza será entre Trubin e Velho e o ataque fecha com a entrada do suíço e a saída do Cabral (ou ainda chega um extremo?). 

Estamos tesos, para mim não se ia buscar mais ninguém.
Os anos 90 estão ali à espreita.
No máximo que se vá buscar alguém por empréstimo, se for mesmo necessário.

sergio19azb

Citação de: OlhodeFalcao em 23 de Agosto de 2024, 14:14

Refiro-me a uma análise mais transversal, e não só dos anos do Covid para 2023 e consequente inflação, além de que me refiro na relação Passivo Vs Ativo.

A dívida líquida Portuguesa todos os anos aumenta, mas quem quer saber disso? O importante é que a % em relação ao PIB tem diminuído e isso é muito positivo para as finanças do nosso país.
"Em termos simples, podemos defini-la como a diferença entre todos os compromissos financeiros pendentes e os recursos financeiros imediatamente disponíveis para liquidá-los."

Sinal de que estamos com menos liquidez.
Depois andamos a vender Joao Neves à pressa.

dtfstoko

Dados transversais?
Citação de: Flirt4ever em 22 de Agosto de 2024, 23:50

Passamos de uma divida liquida de 100,9M€ em 2021 para 192,4 em Dezembro de 2023 (quase o dobro) e a culpa é toda do covid e da inflação?

O CP é menor no final de 2023 do que em 2021, apesar de o CP de 2023 estar inflacionado pela venda do Ramos, quando até pela desculpa da inflação o CP deveria era ser maior. 

Outra coisa que por aquilo que percebi ontem pela conversa é que o CP "só" é de 131,3M€ porque a Benfica SGPS tem uma divida com a SAD de 90 e poucos M€ o que inflaciona e muito os CP da SAD, seria muito interessante ver o que esta divida implica nos resultados consolidados do grupo Benfica e quais são os CP reais de todo o grupo Benfica.

Che1904

Já vi ao que vieste.
Bot novo a passar paninhos quentes.

Jone

Isso não é uma análise transversal. É uma análise enviesada e que apenas mostra o que quer mostrar.
Vamos lá escalpelizar isto, fatia por fatia.
É uma verdade que uma coisa é a divida "bruta" e outra é a % da divida em relação à riqueza criada / receitas.

Há duas formas de reduzir a % da divida. Ou se aumentam as receitas, ou se reduzem as despesas.
Tanto no caso da divida do estado como da divida da Benfica SAD, isso está a ser conseguido apenas aumentando as receitas.
No caso do nosso estado, isso foi conseguido com o aumentos dos impostos, cuja receita já ultrapassa os 60% do total das receitas.
No caso que aqui importa, a da Benfica SAD, conseguiu-se com o aumento das mais valias nas transações de jogadores, cuja receita já quase representa 50% das receitas.

Qual o problema desta forma de "reduzir" a divida?
Um dia que haja uma quebra na economia ou na existencia de jogadores para vender, ou até na ida a uma CL, as receitas têm uma quebra bastante grande e a divida aumenta exponencialmente, tanto em % como nominalmente.

Houve um estado que tinha cerca de 65% das suas receitas alicerçadas na venda de petroleo. O preço do barril baixou 50% e a economia teve um crash do qual ainda não sairam. Venezuela.

No nosso caso, se um ano não formos à CL, ou se numa geração não houver 2 cromos para vender.....ficamos na merda!

Por isso, reduzir apenas a % da divida não é de forma alguma uma coisa muito positiva para as finanças,como escreves.
É uma forma de se enganar tolos e que, no médio prazo, tem tudo para dar merda....e da grossa.

E já agora,
não sei como chegaste à conclusão que a % da divida do Benfica em relação ás despesas está a reduzir.
Isso não corresponde minimamente á verdade.
Se em 2021 tinhamos uma divida de 92M e se em 2023 esta era de 192M isto corresponde a um aumento superior a 100%.
Acho que concordas comigo que as receitas não aumentaram mais de 100%, certo?

Se foste enganado por alguém para escreveres isso, tudo bem. Toma mais atenção para a próxima.
Se quiseste enganar alguém.....não o conseguiste para todos