CN Fase Reg. 4ª J: SL Benfica - FC Porto, 02Nov. Sáb. 15h00 *BTV | RTP 2*

Asantos

jjlope00

Citação de: Asantos em Hoje às 01:00Alguém com 2 bilhetes para o jogo que queira vender?
Há tantos disponíveis no site..

Semper Fidelis

MeteGelo

MeteGelo

Tenho vistos os jogos dos porqueiros (e dos lagartos) para perceber a sua evolução desde o início da época e, analisando os porqueiros contra os nossos Gloriosos posso dizer:

- o despenteado mental e provocador do treinador deles, conseguiu perceber os jogadores que tem ao dispôr e as suas características, e está a tirar proveito desse facto, ou seja, conseguiu dar profundidade ao seu esquema tático que assenta muitas vezes num "Small Ball" com o Fayne a Centro mas muitas vezes sai do pintado para se colocar a 4 (Poward Forward) arrastando o seu defesa directo (normalmente mais pesado) e tirar partido da sua mobilidade e capacidade de penetração para o cesto. Várias vezes faz isso com sucesso. Quando tinhamos o Carter ele não tinha grande êxito porque o Carter era muito móvel como ele e tinha mais força (o único defeito do nosso ex poste é que não se continha no contacto físico a defender 1X1 e fazia muitas faltas sem necessidade...). Com o Carvacho a defendê-lo vamos provavelmente vê-lo a fazer o mesmo e tenho dúvidas se, quando o Fayne sair do pintado para o tirar de baixo do aro depois ele vai ter velocidade para o acompanhar na penetração para o cesto... sem fazer falta. Se o Carvacho fizer faltas cedo, o Relvão vai ser comido de cebolada pelo Fayne, porque defende pouco e não tem força para o parar, mas vamos ver.
- Na rotação do Fayne e do Carvacho pelo Delgado e Relvão respectivamente, ou o nosso Relvão defende bem (tem que saber fazer o Body Check logo de imediato, antes do Delgado pôr a bola no chão!!!!!! ou vai vê-lo marcar vários cestos... O Relvão tem que ser "duro" no contacto porque o Delgado vai para cima dele para sacar-lhe faltas e colocar pressão na posição 5 (O Fayne vai fazer o mesmo com o Carvacho...)

- Os porcos têm uma dupla de respeito para as posições 4 e 5 com o Fayne e o Xeyrius Williams a poderem trocar entre eles as ditas posições 4 e 5 momentaneamente, tentando "baralhar" os defesas de cada um. Aqui eu diria que não acompanharia esses movimentos de troca entre os porqueiros e mantinha as posições no pintado do Stone (a defender o Xeyrius e o Carvacho com o Fayne). Não ia atrás do Fayne para fora do pintado porque o Fayne não tem meia distância nem triplos ao contrário do Xeyrius. O Xeyrius tem que ter trela curta porque sabe lançar e penetrar em potência. O Stone tem que o defender bem, sabendo gerir as faltas. O Xeyrius é mais alto e vai tentar colocá-lo debaixo do aro para o castigar com faltas. Nesta luta o nosso Francisco pode dar uma ajuda preciosa a defender o Xeyrius porque tem força física, poder de choque no "Body Check" e defende com as pernas ao contrário de outros (Relvão estás aí??)

- Nos bases eles ganham-nos largamente porque o sacana do Landis está em boa forma física o que significa triplos a cairem (se estiver num dia bom). Infelizmente parece-me que está muito melhor que no início de época.
- O Douglas é o que nós sabemos... Se for o Gameiro a defendê-lo ou acerta na marcação com muita pressão em cima dele (não o deixar respirar, entrar-lhe dentro da camisola...) ou vai ser comido nos "killing cross overs" que o Douglas é exímio quando passa a linha de 3... já para não falar dos triplos que ele marca de longe, de perto, enfim. O bom é que o Douglas se for defendido em cima, desgasta-se muito (a idade não permite recuperações rápidas...) e vai ter que ser substituido, mas vão haver momentos em que vamos ter Landis + Douglas + Omlid + Xeyrius + Fayne num Small Ball com muita mobilidade e penetrações para provocar desequilíbrios das marcações e libertar o Landis ou o Douglas no "extra passe" para o triplo.

A esta equipa do porco podemos responder com:
Gameiro ou Barbosa + Trey + Broussard + Stone + Carvacho alternado a defesa ao Douglas entre o Trey e o outro base (prefiro o Barbosa a defender o Douglas do que o Gameiro porque o Barbosa é mais rápido e pode marcá-lo mais em cima tirando-lhe poder de penetrar e assistir ou meia distância...
Há uma alternativa que seria deixar o Makram de fora e apostar no Thornton para responder também com um Small ball, em que a defender o Thornton pode marcar um dos bases deles com eficácia... Há várias possibilidades.

Muito sinceramente meus amigos, o que penso que vai ditar o resultado, vai ser a forma física do Trey, do Broussard e do Carvacho porque todos recuperaram de lesões recentes (sim Forçado o Carvacho teve lesão no pé...). Se estes nossos 3 jogadores estiverem bem físicamente, vamos ganhar!

Se o Norberto preferir apostar no Makram em vez do Francisco para defender o Xeyrius ou mesmo o taralhouco do Miguel Queiroz ou pontualmente o Fayne nos "Mismatch" (sim apesar do Makram ter REALMENTE só 2 cm a menos que o Fayne e ocasionalmente houver trocas defensivas em que o tunisino o fique a defender, para mim é um Mismatch e o Fayne vai ganhar o duelo), prefiro o Mingas em campo para essas trocas...

Vamos ter um jogo físico com as habituais provocações e picardias do Landis e do Omlid (estas disfarçadas com as carinhas de arrependido e anjinho deste para com os árbitros...) e se tivermos os nossos "ex lesionados" próximos do seu melhor, ganhamos.

O factor "Risco de lesão" ou recidiva pode aparecer para o lado deles, também:
- Landis (a lesão está lá, pode é ser adiada a sua recidiva. Não é, se vai aparecer, é QUANDO é que vai regressar...)
- Douglas (joelhinho maroto pode pregar uma partida...)
- Fayne (joelho sempre com a liga elástica...)

Chega de blá blá blá e vamos acreditar malta! :smokin:

MeteGelo

Não me esqueci do Betinho (todos sabem o quanto eu adoro este Craque!!!). A questão do Betinho é que ele tem oscilado a sua forma física (está perto dos 40...) e nestes jogos se ele estiver bem, e acertar nos triplos vai ser uma mais valia a ser gerida na rotação do Stone ou do Broussard (quando quisermos mais altura junto do cesto) ou mesmo do Trey (se tivermos o Thornton a jogar a 3).
Não falei do Rorie porque não sei a sua condição física. Se estiver bem temos mais chances de ganhar! Mas só se estiver mesmo bem é que o punha a jogar, caso contrário arrisca mais um agravamento de lesão...