Bruno Lage, Treinador do SL Benfica

Treinador, 48 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2019-2020, 2024-), 87 jogos (60 vitórias, 12 empates, 15 derrotas)
Em 2024/2025: 11 jogos (9 vitórias, 0 empates, 2 derrotas)

Equipa B: 1 época, 13 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

MaFd_R@_SLB

Citação de: Roberto Kaldeira em Hoje às 14:45"Futebol divertido e ofensivo" e tal e chega a Munique é esta postura covarde que apresenta ele e toda a "equipa".

Não sei quanto é uma eventual indemnização em caso de novo despedimento mas se fosse eu no lugar do Ruie, se no jogo com o FC Porco a "equipa" apresentar uma postura ultra defensiva e covarde (tipo "jogar a medo" como foi ontem) era escorraçado logo no segundo seguinte ao final do jogo.

É como muitos um "treinador" que não honra os pergaminhos do Sport Lisboa e Benfica
O Rui é que devia ser escorraçado, não é o Lage

MrCobb

Citação de: Stigmat em Hoje às 14:47Entre Marc O'Silva e Abéu qual escolheriam para treinador?
Tanto faz, teriam impacto durante uma época, depois voltaríamos ao mesmo de sempre.

MLM

Citação de: _fv_ em Hoje às 14:36
Citação de: MLM em Hoje às 14:31
Citação de: _fv_ em Hoje às 14:29
Citação de: MLM em Hoje às 14:26
Citação de: LuisPortugal em Hoje às 14:25
Citação de: MLM em Hoje às 14:22Esta lenga lenga do "perdeu o balneario" é um virus ou sao todos bots?

Na realidade, depois de mais uma vitória moral, o nosso professor Lage conseguiu uma vez mais unir as tropas.

Está tudo bem no universo Benfica.
Nao tem nenhuma evidencia disso. La porque querem muito nao quer dizer que seja verdade.
Vê as declarações de todos jogadores, salvo erro menos o otamendi. Se não consegues entender o desconforto, temos pena. há pelo menos mais cerca de 84% como tu por isso tasse bem
Ja respondi a isso antes e nao tive resposta de volta.
O Lage disse que queria que a equipa atacasse mais e nao conseguiu. Alias provou o com as substituicoes que fez, que foram todas atacantes.
E os jogadores no que a seguir escrevem, parece me auto critica, e nao critica ao treinador.

Agora gostava de ouvir interpretacoes diferentes disto, que excepto a ultima frase, sao factos!
Também não estou a dizer que criticaram, estou a dizer que mostraram claramente desconforto.

Mas o que dizes tambem faz zero sentido estás a chegar ao ridículo a defender algo que não tem defesa. Então ele podia colocar 10 pontas de lança que não iria ser mais ofensivo, apenas ia defender pior. a tática que usou nem é defensiva, até a considero bastante atacante, agora os jogadores que utilizou e como e onde os utilizou é que ditaram a nulidade que foi. Se os jogadores não se sentem confortaveis a jogar sempre todos atrás da linha da bola... Isto não é bem o mesmo que jogar FM

Bem sei que cada cabeca sua sentenca e que se o treinador seguisse a tactica que cada um de nos queria, era 10 a 0 garantido para nos, mas e um pouco de noção?
Era o Rollheiser, era jogarmos com 2 defesas centrais e tirar o Otamendi, era jogar com o Tino (ou nao).

Gosto de futebol de ataque. Gosto de equipas sem medo. Mas nao, nao quero ser goleado por falta de nocao que os outros sao muito melhores. Eu nao discuto que foi defensivo mas nao digam que ele nao tentou ser mais atacante. E muito menos que perdeu o balneario quando ha zero evidencias disso. Antes pelo contrario, a evidencia que ha e dos jogadores a esforcarem se e a tentar (ainda que nao conseguindo).

_fv_

Citação de: MLM em Hoje às 14:56
Citação de: _fv_ em Hoje às 14:36
Citação de: MLM em Hoje às 14:22Esta lenga lenga do "perdeu o balneario" é um virus ou sao todos bots?

Na realidade, depois de mais uma vitória moral, o nosso professor Lage conseguiu uma vez mais unir as tropas.

Nao tem nenhuma evidencia disso. La porque querem muito nao quer dizer que seja verdade.
Vê as declarações de todos jogadores, salvo erro menos o otamendi. Se não consegues entender o desconforto, temos pena. há pelo menos mais cerca de 84% como tu por isso tasse bem
O Lage disse que queria que a equipa atacasse mais e nao conseguiu. Alias provou o com as substituicoes que fez, que foram todas atacantes.
E os jogadores no que a seguir escrevem, parece me auto critica, e nao critica ao treinador.

Agora gostava de ouvir interpretacoes diferentes disto, que excepto a ultima frase, sao factos!
Também não estou a dizer que criticaram, estou a dizer que mostraram claramente desconforto.

Mas o que dizes tambem faz zero sentido estás a chegar ao ridículo a defender algo que não tem defesa. Então ele podia colocar 10 pontas de lança que não iria ser mais ofensivo, apenas ia defender pior. a tática que usou nem é defensiva, até a considero bastante atacante, agora os jogadores que utilizou e como e onde os utilizou é que ditaram a nulidade que foi. Se os jogadores não se sentem confortaveis a jogar sempre todos atrás da linha da bola... Isto não é bem o mesmo que jogar FM

Bem sei que cada cabeca sua sentenca e que se o treinador seguisse a tactica que cada um de nos queria, era 10 a 0 garantido para nos, mas e um pouco de noção?
Era o Rollheiser, era jogarmos com 2 defesas centrais e tirar o Otamendi, era jogar com o Tino (ou nao).

Gosto de futebol de ataque. Gosto de equipas sem medo. Mas nao, nao quero ser goleado por falta de nocao que os outros sao muito melhores. Eu nao discuto que foi defensivo mas nao digam que ele nao tentou ser mais atacante. E muito menos que perdeu o balneario quando ha zero evidencias disso. Antes pelo contrario, a evidencia que ha e dos jogadores a esforcarem se e a tentar (ainda que nao conseguindo).

MLM acredita se quiseres, mas digo-te ficou muito mais, talvez desacreditado não seja a palavra mais correta, mas garanto-te que ficou mais fragilizado perante o balneário, não tenho a minima duvida disso. Tudo começa em um motivo.

Bailey

Citação de: LuisPortugal em Hoje às 14:18Não só conseguiu destruir aquela esperança que havia entre os adeptos para o que restava da época como conseguiu desmoralizar e desmotivar por completo os seus jogadores e equipa.

Aquilo ontem foi muito, muito mau. Chegou a ser deprimente. Uma equipa como o Benfica nunca pode encarar um jogo desta maneira, independentemente do adversário. Há maneiras de tentar defender um resultado e depois há aquela aberração de ontem.

Como treinador devia ter noção que um jogo de champions, representa e muito para os seus jogadores, sabe que é uma montra e que eles se querem mostrar. Meter a equipa em campo apenas e só com o objetivo de tentar não sofrer e cagar por completo em jogar futebol mata qualquer espírito de equipa.

Já esperava pouco deste senhor mas ontem foi um reality check. Então o que se sucedeu na conferência de imprensa foi a cereja no topo do bolo. Um pau mandado, zero personalidade.

Vais ser comido de todos os lados, perdeste o balneário e os adeptos. No final tens o que mereces.
Entrou em grande , mas depois de ontem perdeu grande parte do balneário pelos motivos que disseste
A derrota era esperada e quase certa
Agora aquela estratégia deprimente e culpa dele
Já vi muitos jogos em que o Benfica perdeu e eu não tive nada a apontar a equipa ou ao treinador
Ontem foi das coisas mais humilhantes que já vi

raymanzarek

Genial. Conseguiu trucidar um balneário que, por si só, precisa de zero ajuda para se auto mutilar.

Antecipo coisas fantásticas no jogo de domingo.

MrCobb

Citação de: LuisPortugal em Hoje às 14:18Não só conseguiu destruir aquela esperança que havia entre os adeptos para o que restava da época como conseguiu desmoralizar e desmotivar por completo os seus jogadores e equipa.

Aquilo ontem foi muito, muito mau. Chegou a ser deprimente. Uma equipa como o Benfica nunca pode encarar um jogo desta maneira, independentemente do adversário. Há maneiras de tentar defender um resultado e depois há aquela aberração de ontem.

Como treinador devia ter noção que um jogo de champions, representa e muito para os seus jogadores, sabe que é uma montra e que eles se querem mostrar. Meter a equipa em campo apenas e só com o objetivo de tentar não sofrer e cagar por completo em jogar futebol mata qualquer espírito de equipa.

Já esperava pouco deste senhor mas ontem foi um reality check. Então o que se sucedeu na conferência de imprensa foi a cereja no topo do bolo. Um pau mandado, zero personalidade.

Vais ser comido de todos os lados, perdeste o balneário e os adeptos. No final tens o que mereces.
Querem muito e querem se mostrar... depois são papados em casa pelo Feyenoord, a começar no trio do meio campo.

MrCobb

Continuem a malhar neste cepo, que o é, e ignorem o mal maior. Passados 4 meses ainda não aprenderam e vão repetir o mesmo. Próximo SFF!

fdpdc666

Lage traiu identidade do Benfica: se não confia como podem os jogadores confiar?
Foi um Benfica a pensar pequeno aquele que viajou para Munique e perdeu com o Bayern. Os futebolistas perceberam-no, verbalizaram-no e o erro pode vir a sair caro no futuro.

Benfica passou a maior parte do tempo a defender em Munique/Foto: IMAGO

Spoiler
Pode um grande clube ficar na expetativa, derrotar um gigante e absorver todos os elogios e outro, de dimensão semelhante, fazer o mesmo diante de outro emblema de enorme grandeza, perder e ser crucificado?

Na verdade, foi o que aconteceu a Sporting, que goleou o Manchester City numa das mais gloriosas noites da sua história europeia, e a Benfica, que enfrentou pela enésima vez a sua besta negra, talvez a maior de todas, e decidiu encolher-se a um canto da sala, olhos no chão, a ver se passava despercebido e não era espancado ou alvo de bullying uma vez mais.

Não sou dos que acha que se deve jogar sempre ao ataque, lutar pela percentagem de posse de bola, número de cantos, quilómetros percorridos, cruzamentos ou até remates à baliza. Há muito que encontro arte – e a arte tem muito que ver com a nossa perceção – na organização defensiva e, sobretudo, na forma como a partir dessa se desdobra a transição para o ataque. O italiano Antonio Conte, por exemplo, desenhou autênticas obras de mestre pela Juventus, na Azzurra e no Chelsea, e mereceram-me tantos aplausos como o incessante tricotar da malha catalã por Xavi, Iniesta, Busquets e Messi, nesse futebol-andebolístico de cerco ao rival. Porque se não houvesse capacidade de adaptação, de camuflagem, de adquirir valências e evoluir, quebrar-se-ia a pirâmide, o mundo estaria entregue apenas aos predadores e estes extinguiriam o alimento e morreriam à fome ou em lutas pelo poder. É por isso que nunca acreditei muito numa Superliga. A certa altura, a maior parte dos clubes iria sentir falta de ser o maior no seu território, na sua rua, e o dinheiro já não compensaria tudo. Mas essa é outra questão.

Ruben Amorim, no pós-Manchester City, até transpôs ali um pouco a linha vermelha do que os adeptos não querem ouvir, quando disse que os red devils não poderiam utilizar a estratégia do Sporting diante dos rivais, pelo menos não durante muito tempo, devido à sua grandeza. O Sporting pôde. E todos sabemos que a dimensão, que não é a mesma, embora para qualquer adepto que não apoie o maior emblema numa discussão seja difícil de ouvir, traz outra exigência. O técnico já sabe que ainda lhe permitirão alguns meses assim, porém o objetivo será mais cedo ou mais tarde jogar sempre olhos nos olhos com os candidatos aos vários títulos.

No final do jogo de Munique, não foram poucos os jogadores do Benfica que lamentaram a falta de capacidade ofensiva. Lage teve medo do bicho-papão. Os encarnados somaram um remate, de Kokçu, de muito longe e ao lado, em 90 longos minutos. Apenas duas equipas, segundo a GoalPoint, fizeram pior, ou seja zero, curiosamente ambas diante do Manchester City: os espanhóis do Atlético Madrid em 2022 e os suíços do Young Boys no ano seguinte. As águias não tiveram uma única ação na área bávara, contra 32 germânicas na de Trubin. Ou seja, se era para defender, até por aqui se percebe que o Benfica esteve muito mal.

Bruno Lage, que garantiu ter explicado o seu racional aos atletas, falhou talvez logo aí. Em convencê-los. Após o último apito no Arena, a maior parte das palavras que saíram da boca dos futebolistas soava muito a um «eu sabia que isto ia acontecer». E a linguagem corporal do treinador na sala de Imprensa parecia denunciar que tinha sido ele alvo de bullying e não quem esteve em campo.

Mudar para três centrais numa equipa que não costuma jogar assim, a não ser quando Carreras se junta mais por dentro à construção, é sempre uma mensagem para quem joga. Também a inclusão de um Renato débil para levar a bola e dois jogadores móveis na frente, sem uma referência que segure a linha defensiva contrária e faça apoios frontais para ancorar a equipa mais à frente, como Pavlidis anda a fazer, reforçam-na. Mesmo que depois tenha entrado na segunda parte e, com o resultado já negativo, Arthur Cabral lhe fizesse companhia nos minutos finais. A aposta em Kaboré para este jogo ainda é mais incompreensível.

Lage ainda falou em escapar às referências individuais para chegar à baliza contrária, contudo no 11 que apresentou (e até mesmo no plantel) esses jogadores capazes de quebrar a pressão pelo drible, velocidade ou transporte escasseiam. A probabilidade de o Benfica perder jogando de outra forma seria sempre alta, mas pelo menos os atletas estariam mais confortáveis nas suas posições habituais e a seguir o processo habitual. A outra mensagem que Lage poderá ter passado é que não confia no seu modelo para embates mais encorpados. E se ele não confia como poderão confiar os seus jogadores?

É tudo também uma questão de identidade. O Sporting não a alterou assim tanto. Sabia que de outro lado estava uma equipa voraz, como todas as treinadas por Guardiola, para ter a bola e não se importou, porque sem esta sabe, mais cedo ou mais tarde, encontrar o espaço. E com espaço, Gyokeres, Trincão, Pedro Gonçalves são implacáveis. Rúben Amorim manteve mais ou menos o onze previsto, apenas baixou linhas e esperou. Sofreu um golo, viu Gyokeres falhar outro, foi feliz em vários momentos sim, porém os leões acabaram por finalmente assentar no seu processo. E destroçaram uma das melhores equipas da atualidade, ainda que aparentemente a sofrer bastante com a baixa de Rodri, a unidade mais importante dos Cityzens há muito tempo, e com a qual terão de se debater durante uma eternidade.

Lage alterou, abdicou da identidade. Se tivesse sido no Wolverhampton não haveria problema, mas não no Benfica, que não jogou como equipa grande. Assumiu-se pequena no momento em que o técnico terá explicado aos jogadores seus posicionamentos e um sistema feito à medida para o jogo. Se tivesse entrado com o 11 de sempre ou o mais parecido com isso, e jogado igualmente mais na expetativa, talvez hoje a questão não fosse de identidade e a derrota até pudesse ter menor peso.

Não tenho dúvidas de que Bruno Lage cometeu um erro e a extensão da sua gravidade não é ainda conhecida. Volto à ideia de cima. Se não confia no modelo para jogos de maior dimensão como pode esperar que os seus futebolistas confiem?
[fechar]

Luís Mateus • editor-executivo A Bola

Soundwave

E os jogadores no que a seguir dizem, parece me auto critica, e nao critica ao treinador.

Eu também queria ganhar o euro milhões mas como não jogo, só se me cair um bilhete com o número sorteado no colo. O Lage também queria atacar mais mas todas as escolhas tácticas e estratégicas mostraram exactamente o contrário. Palavras valem zero.

The_Riggs

Pior que nem ver o Benfica tentar jogar, é ver aspetos a defenderem isto.

Depois ainda são gajos para meter um GIF do Pizzi a gozar com o " não consigo "

The_Riggs

devem ter sido os bots que inventaram críticas públicas dos jogadores à tática utilizada. O papel que algumas pessoas se prestam, e nem sequer são pagos como os da televisão, esses ao menos ainda se entende

Imagina um jogador dizer " faltou gente na frente ", outro diz " é uma lição para no futuro não respeitarmos tanto o adversário" mas depois quem fala de perda de balneário é bot.

Vão po crl mas è

NN_1984

Mesmo assim este não é o grande culpado! O maior culpado é o Rui Bosta e a sua estrutura bafienta!NOJO

Mastodonte

Essa conversa do "perdeu o balneário" é perfeitamente dispensável. Parece que se quer legitimar uma insurreição contra o treinador. Como se o afastamento deste treinador, que está no lugar há uns meses e tem um contrato de dois anos, fosse a solução para os males do Benfica. Estou à vontade, porque achei a vinda do Lage um erro. Mas também já o disse: o Rui Manuel não tem mais margem; se tiver de prescindir do Lage tem de convocar eleições, na hora.

André Sousa

Citação de: Mastodonte em Hoje às 16:03Essa conversa do "perdeu o balneário" é perfeitamente dispensável. Parece que se quer legitimar uma insurreição contra o treinador. Como se o afastamento deste treinador, que está no lugar há uns meses e tem um contrato de dois anos, fosse a solução para os males do Benfica. Estou à vontade, porque achei a vinda do Lage um erro. Mas também já o disse: o Rui Manuel não tem mais margem; se tiver de prescindir do Lage tem de convocar eleições, na hora.

Qual foi o treinador que nos últimos cinco anos não "perdeu o balneário"?

Tem que se começar a chamar as coisas pelos nomes. A capacidade do Lage enquanto treinador é medíocre, como foram vários outros antes dele. Uns melhores, outros piores, mas sem grande diferença.