João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Mattamouros

Citação de: BenficaSarajevo em 15 de Outubro de 2024, 11:23Nunca lhe tive ódio, nem faria sentido que assim o fosse. Tive muita pena que tenha sido expulso do clube como foi. É, talvez, um jogador top 5 de sempre do clube, sem grandes conquistas - devido à época em que jogou, tal como  o Simão.

Sendo eu filho do Vietnam posso dizer à boca cheia que foi o único idolo que tive no Benfica.

Naquela altura negra nós putos a jogar à bola eramos todos (os benfiquistas claro) o João Pinto. E o guarda redes era o Preud'homme, porque não havia mais ninguém.. carregou literalmente uma geração inteira às costas enquanto alimentava o sonho de crianças de ver o Benfica campeão, ou de ser jogador de futebol.

Foi uma filha da putice o que lhe fizeram e estou a ser parco nas palavras.

De mim, nunca ouvirão uma palavra má sobre ele. Apenas estima e respeito. E muita pena a história de amor ter acabado como acabou.

Mas olha, teve uma coisa 'boa' que me serviu de emenda até aos dias de hoje: deixei de idolatrar jogadores. Fiquei vacinado para o resto da vida. Grandes jogadores que vi e de que gostei bastante houve vários, mas no panteão só coloco um, o menino de ouro, João Vieira Pinto de seu nome.

Eternamente agradecido. Um imortal do clube. :bow2:

luisgomes79

Citação de: Mattamouros em Hoje às 01:19
Citação de: BenficaSarajevo em 15 de Outubro de 2024, 11:23Nunca lhe tive ódio, nem faria sentido que assim o fosse. Tive muita pena que tenha sido expulso do clube como foi. É, talvez, um jogador top 5 de sempre do clube, sem grandes conquistas - devido à época em que jogou, tal como  o Simão.

Sendo eu filho do Vietnam posso dizer à boca cheia que foi o único idolo que tive no Benfica.

Naquela altura negra nós putos a jogar à bola eramos todos (os benfiquistas claro) o João Pinto. E o guarda redes era o Preud'homme, porque não havia mais ninguém.. carregou literalmente uma geração inteira às costas enquanto alimentava o sonho de crianças de ver o Benfica campeão, ou de ser jogador de futebol.

Foi uma filha da putice o que lhe fizeram e estou a ser parco nas palavras.

De mim, nunca ouvirão uma palavra má sobre ele. Apenas estima e respeito. E muita pena a história de amor ter acabado como acabou.

Mas olha, teve uma coisa 'boa' que me serviu de emenda até aos dias de hoje: deixei de idolatrar jogadores. Fiquei vacinado para o resto da vida. Grandes jogadores que vi e de que gostei bastante houve vários, mas no panteão só coloco um, o menino de ouro, João Vieira Pinto de seu nome.

Eternamente agradecido. Um imortal do clube. :bow2:

Completamente de acordo e digo mais, tivesse ele saído pró estrangeiro (a única vez que saiu era ainda um menino) e tinha feito uma carreira mais notável.

Pancho Lopes 67

A sua ida para Espanha tão novo é um belo exemplo para os jovens, o quanto é importante amadurecerem como jogadores nos seus países até aos 22 anos mais ou menos. Senão tem voltado a Portugal tinha destruído a carreira...

Maxell

O jogador mais massacrado pelos andrades na era do apito dourado. Fartou-se de levar pau, principalmente do Paulinho Santos.
Anos a fio a carregar a equipa às costas, era ele e mais 10.

Esteve presente em dois dos jogos mais memoráveis que vi: o 6-3 e o 4-4.
Infelizmente também esteve presente nos 7-0 e foi obrigado a dar a cara pela vergonha.

Será o eterno menino dourado, para mim o melhor jogador daquela geração dourada e o menos valorizado pela comunicação social.

Hpslb

So comentarios idiotas por aqui...
Se nao fosse o jorge de brito, na altura, ter ido ter com ele com um cheque  tina ido com o paulo sousa e pacheco para o sporting, mas por ter sido grande jogador, é um heroi...
Sem comentarios mesmo.

cernache1

Citação de: menta em 17 de Novembro de 2024, 21:38Podia fazer parte de uma futura direcção, uma vez que vai deixar a FPF.

Admirei o jogador. Mas que competência teria, a do Rui Costa e do Simão ?

cernache1

Citação de: Hpslb em Hoje às 07:37So comentarios idiotas por aqui...
Se nao fosse o jorge de brito, na altura, ter ido ter com ele com um cheque  tina ido com o paulo sousa e pacheco para o sporting, mas por ter sido grande jogador, é um heroi...
Sem comentarios mesmo.

Também é verdade.

Outros terão sido trancados pelo pai num hotel. Diz-se por aí.

Woodwaid

Depois dele,nunca mais idolatrei um jogador...
Como eu dizia na altura, o D'Artagnan da sua geração!

BenficaSetsFire

Nunca tive ídolos, mas o mais próximo que estive de ter foi o JVP (seguido pelo Saint Michel, adorava o homem), o nosso menino de ouro. Uma luz em tempos de trevas, na infância da minha geração.

Red skin

Foi com Preud´homme e Poborsky um dos poucos jogadores que admirei naquele período pós-Artur Jorge. Porém, top 5 do clube é too much!

O Benfica para além do #1 Eusébio... ainda teve jogadores, até JVP chegar, como José Águas, Mário Coluna, Fernando Chalana, Humberto Coelho, António Simões, Manuel Bento, Tamagnini Nené, José Augusto, Carlos Manuel, Rogério "Pipi", etc. E depois ainda teve Simão Sabrosa, que considero que teve um rendimento um pouco superior ao JVP.

Atualmente é difícil termos referências... porque os grandes jogadores passam aqui 1 a 2 anos e depois são vendidos...

Bailey

A verdade é que só ganhou um campeonato de águia ao peito e ainda hoje se fala dele apesar de após a saída dele ter se estado uns 15 anos a querer apaga lo da história do clube

Felizmente a pouco e pouco a verdade vem ao de cima. Ganhou um campeonato somente o Preud'Homme ganhou 0 e são os dois dos melhores jogadores que passaram pelo nosso clube marcando uma geração
O André almeida tem uma porrada de títulos e daqui a uns anos ninguém fará puto de ideia quem foi

Hpslb

Citação de: cernache1 em Hoje às 08:11
Sem comentarios mesmo.

Também é verdade.

Trancado, nao sei, mas que foi o pai que o dissuadiu, isso é verdade.(Rui Costa)
So idolos de barro no Benfica, mas culpa é dos adeptos.

Mattamouros

Citação de: cernache1 em Hoje às 08:11
Sem comentarios mesmo.

Também é verdade.

Corre o boato que foi numa cave na Damaia, mas não sei a veracidade da coisa.

PontapeDoIsaias

Citação de: Bailey em Hoje às 11:20A verdade é que só ganhou um campeonato de águia ao peito e ainda hoje se fala dele apesar de após a saída dele ter se estado uns 15 anos a querer apaga lo da história do clube

Felizmente a pouco e pouco a verdade vem ao de cima. Ganhou um campeonato somente o Preud'Homme ganhou 0 e são os dois dos melhores jogadores que passaram pelo nosso clube marcando uma geração
O André almeida tem uma porrada de títulos e daqui a uns anos ninguém fará puto de ideia quem foi
Quem não tem JVP como idolo no clube , é porque é demasiado novo para isso. E não há mal mas não digam besteiras.