João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

zefo

Citação de: PontapeDoIsaias em Hoje às 12:14
Citação de: Bailey em Hoje às 11:20A verdade é que só ganhou um campeonato de águia ao peito e ainda hoje se fala dele apesar de após a saída dele ter se estado uns 15 anos a querer apaga lo da história do clube

Felizmente a pouco e pouco a verdade vem ao de cima. Ganhou um campeonato somente o Preud'Homme ganhou 0 e são os dois dos melhores jogadores que passaram pelo nosso clube marcando uma geração
O André almeida tem uma porrada de títulos e daqui a uns anos ninguém fará puto de ideia quem foi
Quem não tem JVP como idolo no clube , é porque é demasiado novo para isso. E não há mal mas não digam besteiras.
Fdx...

zefo

Citação de: Bailey em Hoje às 11:20A verdade é que só ganhou um campeonato de águia ao peito e ainda hoje se fala dele apesar de após a saída dele ter se estado uns 15 anos a querer apaga lo da história do clube

Felizmente a pouco e pouco a verdade vem ao de cima. Ganhou um campeonato somente o Preud'Homme ganhou 0 e são os dois dos melhores jogadores que passaram pelo nosso clube marcando uma geração
O André almeida tem uma porrada de títulos e daqui a uns anos ninguém fará puto de ideia quem foi
A verdade já se sabe. É tão mas tão português idolatrar quem se está a cagar para o clube do coração só porque deu uns chutes na bola. É ser lagarto vermelho

Hpslb

Quem não tem JVP como idolo no clube , é porque é demasiado novo para isso. E não há mal mas não digam besteiras.
Besteiras é fazer dele um idolo.
Ja agora, vi valdo, ricardo gomes, mozer, etc, a jogar no Benfica

Livrinhos

Citação de: Mattamouros em Hoje às 01:19
Citação de: BenficaSarajevo em 15 de Outubro de 2024, 11:23Nunca lhe tive ódio, nem faria sentido que assim o fosse. Tive muita pena que tenha sido expulso do clube como foi. É, talvez, um jogador top 5 de sempre do clube, sem grandes conquistas - devido à época em que jogou, tal como  o Simão.

Sendo eu filho do Vietnam posso dizer à boca cheia que foi o único idolo que tive no Benfica.

Naquela altura negra nós putos a jogar à bola eramos todos (os benfiquistas claro) o João Pinto. E o guarda redes era o Preud'homme, porque não havia mais ninguém.. carregou literalmente uma geração inteira às costas enquanto alimentava o sonho de crianças de ver o Benfica campeão, ou de ser jogador de futebol.

Foi uma filha da putice o que lhe fizeram e estou a ser parco nas palavras.

De mim, nunca ouvirão uma palavra má sobre ele. Apenas estima e respeito. E muita pena a história de amor ter acabado como acabou.

Mas olha, teve uma coisa 'boa' que me serviu de emenda até aos dias de hoje: deixei de idolatrar jogadores. Fiquei vacinado para o resto da vida. Grandes jogadores que vi e de que gostei bastante houve vários, mas no panteão só coloco um, o menino de ouro, João Vieira Pinto de seu nome.

Eternamente agradecido. Um imortal do clube. :bow2:

Uma história igual à minha, e certamente igual a tantos outros.

E já se passaram quase 30 anos.

Foi o responsável claro por fazer de tanta gente benfiquista.

ZilluX

Citação de: Livrinhos em Hoje às 12:36
Citação de: BenficaSarajevo em 15 de Outubro de 2024, 11:23Nunca lhe tive ódio, nem faria sentido que assim o fosse. Tive muita pena que tenha sido expulso do clube como foi. É, talvez, um jogador top 5 de sempre do clube, sem grandes conquistas - devido à época em que jogou, tal como  o Simão.

Sendo eu filho do Vietnam posso dizer à boca cheia que foi o único idolo que tive no Benfica.

Naquela altura negra nós putos a jogar à bola eramos todos (os benfiquistas claro) o João Pinto. E o guarda redes era o Preud'homme, porque não havia mais ninguém.. carregou literalmente uma geração inteira às costas enquanto alimentava o sonho de crianças de ver o Benfica campeão, ou de ser jogador de futebol.

De mim, nunca ouvirão uma palavra má sobre ele. Apenas estima e respeito. E muita pena a história de amor ter acabado como acabou.

Mas olha, teve uma coisa 'boa' que me serviu de emenda até aos dias de hoje: deixei de idolatrar jogadores. Fiquei vacinado para o resto da vida. Grandes jogadores que vi e de que gostei bastante houve vários, mas no panteão só coloco um, o menino de ouro, João Vieira Pinto de seu nome.

O meu idolo de juventude tambem.

PontapeDoIsaias

Citação de: zefo em Hoje às 12:18

Fdx...
Hate the game not the player.

Profeta

Citação de: ZilluX em Hoje às 12:40
Citação de: Livrinhos em Hoje às 12:36

O meu idolo de juventude tambem.

O meu grande ídolo de infância foi o Chalana (com quem desde miúdo tinha orgulho em partilhar a esquerda e o dia de aniversário - só me falta a genialidade). Na juventude João Pinto, sem dúvida, numa primeira fase. Aimar e Jonas numa segunda fase.

Custa-me um bocado não sentir esta vontade de ver um jogador desde os tempos do Jonas. O João Neves estava no ponto e a começar esse sentimento mas entretanto....

Enfim, resta-me ver o Benfica, sem ídolos...

keivy

Respeito quem o tenha como ídolo e uma referência. Nada contra mesmo, aliás nem tinha grande noção das coisas na altura dele no Benfica, mas acredito que jogava muito mesmo.

Mas também não posso esquecer à parte disso, uma das atitudes mais feias que vi um jogador ter em campo (Mundial 2002). Quase da mesma gravidade daquela que o Pepe teve num jogo da Liga Espanhola.

Estranha-me a esponja que se passa em ambos os casos, como se nunca tivessem acontecido.
Volto a dizer, respeito a opinião de cada um, mas para mim estas atitudes contam muito.

Hpslb

Citação de: keivy em Hoje às 12:54Respeito quem o tenha como ídolo e uma referência. Nada contra mesmo, aliás nem tinha grande noção das coisas na altura dele no Benfica, mas acredito que jogava muito mesmo.

Mas também não posso esquecer à parte disso, uma das atitudes mais feias que vi um jogador ter em campo (Mundial 2002). Quase da mesma gravidade daquela que o Pepe teve num jogo da Liga Espanhola.

Estranha-me a esponja que se passa em ambos os casos, como se nunca tivessem acontecido.
Volto a dizer, respeito a opinião de cada um, mas para mim estas atitudes contam muito.
A minha questao com ele, é que nao foi diferente do paulo sousa e o pacheco.

Profeta

Citação de: keivy em Hoje às 12:54Respeito quem o tenha como ídolo e uma referência. Nada contra mesmo, aliás nem tinha grande noção das coisas na altura dele no Benfica, mas acredito que jogava muito mesmo.

É um ponto válido mas não é bem um passar de esponja.  A questão é que esse ato não fez esquecer o que ele foi conseguindo fazer naquelas terríveis épocas, trazendo algum entusiasmo aos adeptos. Ao ponto de me lembrar de alguns amigos, pouco entendedores de futebol é certo, que diziam que JVP era o melhor jogador do mundo - vale o que vale mas é só para ilustrar o ponto do entusiasmo e fé que ele era capaz de dar.

Pablito13

Foi o meu ídolo enquanto criança. Até o cabelo cheguei a ter como ele quando o deixava crescer um pouco mais.

Tb gostava muito do Rui Costa e do Futre. Figo tb gostava mas nessa altura ainda não era o jogador em que depois se tornou. Gostava mais do tipo de futebol dos outros 3.

Mattamouros

Citação de: Pablito13 em Hoje às 13:09Foi o meu ídolo enquanto criança. Até o cabelo cheguei a ter como ele quando o deixava crescer um pouco mais.

Tb gostava muito do Rui Costa e do Futre. Figo tb gostava mas nessa altura ainda não era o jogador em que depois se tornou. Gostava mais do tipo de futebol dos outros 3.

Futre não sou do tempo, a primeira época que me lembro é a de 93/94 (e mal, lembro do 4-4, nao me lembro do 3-6) pelo que já não o vi com as nossas cores.

Figo era craque e gostava muito do gajo, mas era lagarto.

O Rui aparece para mim, quando o João sai e um gajo fica descalço, perde o chão e fica 'e agora?!'

Aliás, acredito que muito da 'aura' que tem se deve a isso, toda a gente se virou para o Rui quando o João saiu porque não havia mais ninguém. Isso e a lágrima no amigável.

Gostava muito do Le Saint Michel como ja disse acima também, o homem defendia tudo e mais alguma coisa, foi para mim o melhor guarda redes que vi jogar no Benfica.

Era Preud'homme na baliza e João Pinto em campo.

Num patamar mais abaixo e ja uns aninhos depois, gostei bastante do Poborsky.

Depois um gajo cresceu e houveram grandes jogadores, Simão, Cardozo, Jonas assim à cabeça, mas já não conseguia meter nenhum no patamar de ídolo, tinha aprendido a lição  :estrelas:

Bailey

Ídolos e uma coisa mais para crianças e muito jovens
No meu tempo era o João Pinto
Uns anos depois foi o Simão para quem era criança
Depois ainda houve o Jonas

Hoje em dia é impossível isso acontecer porque a nossa direção vende os logo
O João Neves tinha tudo para criar uma aura parecida a do João Pinto mas foi logo despachado
Depois admirem se daqui a uns anos já não houver a hegemonia de adeptos que havia antes

NSC

Top 5?
O Benfica existia antes de 1990.

Che1904

Do João e do teu nickname...saudades do profeta!!