Estádio da Luz

GGG

Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 12:33O antigo estádio tinha 78 mil com cadeiras. Os outros também desceram de 70 e tal mil para 52 e 50 mil.

Acho que as pessoas são um bocado injustas com este estádio. Para começar, essa ideia de que o antigo era um monstro de 120 mil lugares que estava sempre cheio e era constantemente um inferno. Isto tem muito de nostalgia de puto, foram a alguns jogos onde tinha muita gente e aquilo ficou para sempre. É fodido lutar contra a nostalgia de puto.

Acham que se o Benfica tivesse continuado com o estádio antigo os resultados teriam sido melhores? Acham que deixaria de haver espectáculos de luzes? Que não teríamos o farol e discoteca aos altos berros? Que ninguém estaria ao telemóvel à procura do wi-fi? Que não teriam gente a olhar para vocês se tentassem cantar na central? Que os NN seriam diferentes? Não esquecer que os últimos anos de Luz tiveram uma boa dose de humilhação.

O antigo estádio da luz era um inferno quando estava cheio, mas uma visão horripilante quando estava vazio! Vários jogos lá apanhei, e mesmo com o Benfica recheado de bons jogadores e até em épocas onde fomos campeões, onde estavam meia dúzia de gatos pingados....

O antigo estádio estava caduco, não tinha conforto nenhum e até condições! Não bastava as molhas que apanhei e o facto de ficar quase congelado (quem ficava no 3º anel), por isso tinha que se fazer alguma coisa sem dúvida.

Acho piada a muitos que dizem que a essência no estádio e do adepto mudou... e mudou não foi por termos mudado de estádio....

- mudou porque atravessamos uma crise e as pessoas deixaram de acreditar
- mudou porque a malta, e falo de alguns que ainda conheci (e conheço), membros dos NN e dos DV, aqueles que iam para a bola puxar pelo Benfica, que deixaram-se disso.
- mudou porque as pessoas vivem mais para as redes sociais do que outra coisa
- mudou porque eu ia à bola com bilhete de sócio reformado (era uma trapaça eu sei) e pagava 5€ e agora mesmo sendo sócio pago 40 ou 50€, fora o resto, com combustível, alimentação e afins

Os tempos mudaram muito, eu e tantos outros chegávamos a ir de manhã para o antigo estádio, e o jogo era só as 19 ou 20 da noite, e estávamos um dia inteiro no estádio a ver as diversas modalidades ou os jogos das camadas jovens. Hoje era impensável fazer isso, digo sem problema.

ze_luz

Citação de: dj_montanelas em 03 de Dezembro de 2024, 12:39
Citação de: ze_luz em 03 de Dezembro de 2024, 12:19
Citação de: Eagle Heart em 03 de Dezembro de 2024, 12:04
Citação de: benfiquista_zonanorte em 03 de Dezembro de 2024, 11:41
Citação de: Eagle Heart em 03 de Dezembro de 2024, 11:05
Citação de: MDourado em 03 de Dezembro de 2024, 10:56
Citação de: Eagle Heart em 03 de Dezembro de 2024, 03:27
Citação de: tomaz em 03 de Dezembro de 2024, 03:12
Citação de: Petrov_Carmovich em 01 de Dezembro de 2024, 16:11
Citação de: SG Ventil em 01 de Dezembro de 2024, 11:31A malta mais nova não tem noção do barulho que eram 120,000, era outra dimensão, outro mundo.
A malta nascida depois do ano 2000 não sabe o que era somente 80 mil cadeiras vermelhas cheias no velho Estádio. Um absurdo. Um monstro a rugir nos melhores momentos. Só tenho a agradecer a Deus ou a quem me permitiu ir lá, uma única vez na vida.

Ficou para sempre gravada na minha memória uma tarde de Maio de 1994. 120.000, no minimo (talvez 130.000 estavam escadas cheias de gente etc)

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

O actual estadio todo sem cadeiras e sem regras de segurança e facilmente caberiam na "Nova" Luz cerca de 100 mil.

Como agora é moda utilizar o Chat GPT, fiz a pergunta:
"O velho Estadio da Luz com cadeiras e com as actuais medidas de segurança de 2024, ficaria com quantos espectadores?"

Resposta:
"O antigo Estádio da Luz, também conhecido como "Estádio da Luz" antes da remodelação em 2003, tinha uma capacidade de 120.000 espectadores quando foi inaugurado em 1954. No entanto, essa capacidade foi projetada sem as restrições de segurança, conforto e acessibilidade modernas.

Com a implementação das atuais regras de segurança de 2024, incluindo o uso de cadeiras para todos os espectadores e as normas de segurança estabelecidas pela UEFA e pelas autoridades nacionais, a capacidade do antigo estádio seria significativamente reduzida. Hoje, as exigências de segurança, como o distanciamento entre os assentos, a largura das passagens, as zonas de evacuação e as áreas de emergência, limitam o número de espectadores possíveis.

Embora o antigo Estádio da Luz tenha uma estrutura que poderia acomodar um grande número de pessoas, as normas atuais de segurança e a necessidade de conforto (como a inclusão de cadeiras para todos os espectadores) limitariam sua capacidade.

Com base nas normas de segurança atuais, se o estádio fosse adaptado para seguir essas regras, a capacidade poderia ser de cerca de 60.000 a 65.000 espectadores, o que é uma estimativa razoável, considerando as atuais exigências de segurança e a adaptação de infraestrutura.

Portanto, com as medidas de segurança de 2024, a capacidade seria mais ou menos similar ao novo Estádio da Luz, que atualmente tem cerca de 65.000 lugares."

Por isso segundo se diz, em 2003 antes da demoliçao, a Velha Luz tinha cerca de 80 mil lugares. Actualmente com as regras de segurança teria menos.
Para nao falar que falta a incognita de se a estrutura da Velha Luz poderia suportar um aumento de capacidade nos moldes actuais e quanto ficaria finaceiramente.

Mais um arquiteto de bancada a fazer contas uma calculadora da texas instruments....mas onde é que a antiga luz só levaria hoje 65K, isto só pode ser dito por alguém que nunca lá esteve nem viu o estádio nascer praticamente de raiz. O estádio antigo albergava sem qualquer tipo de restrições 80K  á vontade e até podias pôr poltronas e um terraço para café. Desde que comecei a frequentar o estádio (desde criança) terei falhado meia dúzia de jogos em todas as décadas seguintes de jogos e como tal conheci aquele estádio como poucos.

Posso ser arquitecto de bancada.
Mas como tu dizes e bem sem quaisquer restrições.
Com as actuais restrições, é bem provável que tivesse a mesma lotação que o actual.
Mas é sempre bom dizer coisas como "conheci aquele estádio como poucos.", para mostrar que é mais benfiquista que os outros.

O antigo estádio na sua fase final foi todo posto com cadeiras e passou dos 120 mil para cerca de 80 mil

Uma questão.
Não me recordo bem.
Na Velha Luz havia camarotes em redor do estádio?

Havia, no topo do 2º anel.

Quando o estadio foi "remodelado" para o campeando do mundo de sub 20 em 1991 construiram essa estrutura nova que tinha albergava impresa e camarotes !

Na foto vê-se os camarotes, por baixo do 3º anel, que davam a volta a todo o estádio. Já existiam no central do outro lado, quando foi inaugurada a 1ª fase do 3º anel.

Negan Schrute

Acabar com aquela zona dedicada à comunicação social, meter uns andaimes suspensos na cobertura e passar os jornalixos para lá, com isto já dá para ganhar umas centenas de lugares. De nada, se o presidente precisar de mais dicas é só mandar PM.

iloy

Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 12:33O antigo estádio tinha 78 mil com cadeiras. Os outros também desceram de 70 e tal mil para 52 e 50 mil.

Acho que as pessoas são um bocado injustas com este estádio. Para começar, essa ideia de que o antigo era um monstro de 120 mil lugares que estava sempre cheio e era constantemente um inferno. Isto tem muito de nostalgia de puto, foram a alguns jogos onde tinha muita gente e aquilo ficou para sempre. É fodido lutar contra a nostalgia de puto.

Acham que se o Benfica tivesse continuado com o estádio antigo os resultados teriam sido melhores? Acham que deixaria de haver espectáculos de luzes? Que não teríamos o farol e discoteca aos altos berros? Que ninguém estaria ao telemóvel à procura do wi-fi? Que não teriam gente a olhar para vocês se tentassem cantar na central? Que os NN seriam diferentes? Não esquecer que os últimos anos de Luz tiveram uma boa dose de humilhação.

sou dos anos 70 e pessoalmente fiui varias vezes na catedral.
vi muitos e muitos jogos atè 96. o estadio estava sempre cheio? nao
o estadio estava vazio? nao
tudo dependia do adversario mas uma coisa è certa è que nos grandes jogos havia mais de 80-90 mil a vontade sabendo que toda a gente podia la entrar sem grande dificuldade. bem me lembro de la entrar muitas vezes com amigos meus sem bilhete ou de esperar o intervalo onde o pessoal do estadio deixava entrar o pessoal gratis para a segunda parte.
Fiz jogos com mais de 100 mil e tambem alguns com 40 e 50 mil.
mas tambem nos domingos a tarde nos anos 80, bem me lembro de ir ver jogos a tarde com équipas tipo paços, setubal onde havia 70 mil.
o que è certo è que o Benfica merece um estadio maior e pena è nao termos um estadio que tem a capacidade e ter um numero fixo de 70 mil mas que pode abrir nos 90 mil nos grandes jogos. è este tipo de novo estadio que esta a ser vendido neste momento.

Aka

Citação de: iloy em 03 de Dezembro de 2024, 12:53o estadio estava vazio? nao

Olha que jogos com 2 mil espectadores é praticamente vazio.

Alcaide

Fiz das idas à real Catedral um ritual desde os 7 anos. Muitas vezes vazia, a maior parte das vezes com 20/30 mil pessoas. Mas assisti a alguns 120. Alguns 100. Muitos 80 mil. Era incomparável. Havia uma magia naquela corrida dos atletas até à vénia para o velhinho 3ºanel. Só quem lá esteve saberá o que se fala. Acabar com este majestoso palco foi derrubar parte do nosso ADN.

K9Pitbull

Citação de: dj_montanelas em 03 de Dezembro de 2024, 12:29
Citação de: SG Ventil em 01 de Dezembro de 2024, 11:31A malta mais nova não tem noção do barulho que eram 120,000, era outra dimensão, outro mundo.
A malta nascida depois do ano 2000 não sabe o que era somente 80 mil cadeiras vermelhas cheias no velho Estádio. Um absurdo. Um monstro a rugir nos melhores momentos. Só tenho a agradecer a Deus ou a quem me permitiu ir lá, uma única vez na vida.

Ficou para sempre gravada na minha memória uma tarde de Maio de 1994. 120.000, no minimo (talvez 130.000 estavam escadas cheias de gente etc)

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

Eu fui a esse jogo !! completamente surreal !!
A partir dos 11,50 minutos

https://youtu.be/dwMV-RSyqFE?si=rg5nCn1zYjDvi6QM

Eagle Heart

Citação de: MarioR_slb em 03 de Dezembro de 2024, 12:29

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

O actual estadio todo sem cadeiras e sem regras de segurança e facilmente caberiam na "Nova" Luz cerca de 100 mil.

"O velho Estadio da Luz com cadeiras e com as actuais medidas de segurança de 2024, ficaria com quantos espectadores?"

Resposta:
"O antigo Estádio da Luz, também conhecido como "Estádio da Luz" antes da remodelação em 2003, tinha uma capacidade de 120.000 espectadores quando foi inaugurado em 1954. No entanto, essa capacidade foi projetada sem as restrições de segurança, conforto e acessibilidade modernas.

Com a implementação das atuais regras de segurança de 2024, incluindo o uso de cadeiras para todos os espectadores e as normas de segurança estabelecidas pela UEFA e pelas autoridades nacionais, a capacidade do antigo estádio seria significativamente reduzida. Hoje, as exigências de segurança, como o distanciamento entre os assentos, a largura das passagens, as zonas de evacuação e as áreas de emergência, limitam o número de espectadores possíveis.

Embora o antigo Estádio da Luz tenha uma estrutura que poderia acomodar um grande número de pessoas, as normas atuais de segurança e a necessidade de conforto (como a inclusão de cadeiras para todos os espectadores) limitariam sua capacidade.

Com base nas normas de segurança atuais, se o estádio fosse adaptado para seguir essas regras, a capacidade poderia ser de cerca de 60.000 a 65.000 espectadores, o que é uma estimativa razoável, considerando as atuais exigências de segurança e a adaptação de infraestrutura.

Portanto, com as medidas de segurança de 2024, a capacidade seria mais ou menos similar ao novo Estádio da Luz, que atualmente tem cerca de 65.000 lugares."

Por isso segundo se diz, em 2003 antes da demoliçao, a Velha Luz tinha cerca de 80 mil lugares. Actualmente com as regras de segurança teria menos.
Para nao falar que falta a incognita de se a estrutura da Velha Luz poderia suportar um aumento de capacidade nos moldes actuais e quanto ficaria finaceiramente.

Mais um arquiteto de bancada a fazer contas uma calculadora da texas instruments....mas onde é que a antiga luz só levaria hoje 65K, isto só pode ser dito por alguém que nunca lá esteve nem viu o estádio nascer praticamente de raiz. O estádio antigo albergava sem qualquer tipo de restrições 80K  á vontade e até podias pôr poltronas e um terraço para café. Desde que comecei a frequentar o estádio (desde criança) terei falhado meia dúzia de jogos em todas as décadas seguintes de jogos e como tal conheci aquele estádio como poucos.

Com as actuais restrições, é bem provável que tivesse a mesma lotação que o actual.
Mas é sempre bom dizer coisas como "conheci aquele estádio como poucos.", para mostrar que é mais benfiquista que os outros.

As medidas de hoje devem ser diferente de quando foi feito este atualmente?

Como hoje em dia é moda perguntar coisas ao Chat GPT, fiz o mesmo. Perguntei quantas pessoas o actual Estadio da Luz levaria se tivesse as mesmas regras e medidas de segurança que tinha o antigo e se nao tivesse cadeiras.
Resposta: entre 100 mil a 120 mil.

Fiz a pergunta inversa se o Velho Estádio da Luz fosse remodelado segundo as actuais medidas de segurança e com cadeiras.
Resposta: cerca de 70 mil.

Wishmaster

Citação de: Eagle Heart em 03 de Dezembro de 2024, 13:00
Citação de: MarioR_slb em 03 de Dezembro de 2024, 12:29

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

Resposta:

As medidas de hoje devem ser diferente de quando foi feito este atualmente?

Como hoje em dia é moda perguntar coisas ao Chat GPT, fiz o mesmo. Perguntei quantas pessoas o actual Estadio da Luz levaria se tivesse as mesmas regras e medidas de segurança que tinha o antigo e se nao tivesse cadeiras.
Resposta: entre 100 mil a 120 mil.

Fiz a pergunta inversa se o Velho Estádio da Luz fosse remodelado segundo as actuais medidas de segurança e com cadeiras.
Resposta: cerca de 70 mil.

Já que está visto que vai passar pelo tamanho das cadeiras e a distância que existe entre o eixo das mesmas que deve ser diminuído.
Alguém sabe os tamanhos e diferenças entre das cadeiras dos estádios dos três grandes e por exemplo os novos estádios europeus.
Com essa noção dava para ver o que poderia ser reduzido individualmente e aumentado na totalidade de espectadores

Aka

@Eagle Heart, tens a noção de que o ChatGPT é a coisa mais burra à face da Terra e que inventa pa caralho, não tens?

iloy

Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 12:57

isso foi quando?

Eagle Heart

Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 13:23@Eagle Heart, tens a noção de que o ChatGPT é a coisa mais burra à face da Terra e que inventa pa caralho, não tens?

E então?
Não pode um tipo se divertir?

L1968

Citação de: iloy em 03 de Dezembro de 2024, 12:53

sou dos anos 70 e pessoalmente fiui varias vezes na catedral.
vi muitos e muitos jogos atè 96. o estadio estava sempre cheio? nao
o estadio estava vazio? nao
tudo dependia do adversario mas uma coisa è certa è que nos grandes jogos havia mais de 80-90 mil a vontade sabendo que toda a gente podia la entrar sem grande dificuldade. bem me lembro de la entrar muitas vezes com amigos meus sem bilhete ou de esperar o intervalo onde o pessoal do estadio deixava entrar o pessoal gratis para a segunda parte.
Fiz jogos com mais de 100 mil e tambem alguns com 40 e 50 mil.
mas tambem nos domingos a tarde nos anos 80, bem me lembro de ir ver jogos a tarde com équipas tipo paços, setubal onde havia 70 mil.
o que è certo è que o Benfica merece um estadio maior e pena è nao termos um estadio que tem a capacidade e ter um numero fixo de 70 mil mas que pode abrir nos 90 mil nos grandes jogos. è este tipo de novo estadio que esta a ser vendido neste momento.

Também sou desse tempo. Concordo com o que dizes.

Mjölnir

Citação de: iloy em 03 de Dezembro de 2024, 13:31
Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 12:57

isso foi quando?
Com 2 mil não me recordo, mas num Benfica-Estrela, na jornada anterior à visita a Alvalade dos 6-3 que viria a dar o titulo, estiveram na luz 10.000...

duuslb

Citação de: Tds 28 em 02 de Dezembro de 2024, 22:17Só acredito nos tais 70 mil, vendo.
Até lá será mais uma medida eleitoral apresentada numa fase em que tem de aproveitar para surfar a onda positiva que atravessamos.
Se cumprir tanto como cumpriu com a promessa da mudança das cadeiras, continuaremos com a mesma capacidade
E não esquecer que prometeu também a renovação e embelezamento do exterior do estádio, nada disso foi comprido!!