Estádio da Luz

tomaz

Citação de: Petrov_Carmovich em 01 de Dezembro de 2024, 16:11
Citação de: SG Ventil em 01 de Dezembro de 2024, 11:31A malta mais nova não tem noção do barulho que eram 120,000, era outra dimensão, outro mundo.
A malta nascida depois do ano 2000 não sabe o que era somente 80 mil cadeiras vermelhas cheias no velho Estádio. Um absurdo. Um monstro a rugir nos melhores momentos. Só tenho a agradecer a Deus ou a quem me permitiu ir lá, uma única vez na vida.

Ficou para sempre gravada na minha memória uma tarde de Maio de 1994. 120.000, no minimo (talvez 130.000 estavam escadas cheias de gente etc)

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

Eagle Heart

Citação de: tomaz em Hoje às 03:12
Citação de: SG Ventil em 01 de Dezembro de 2024, 11:31A malta mais nova não tem noção do barulho que eram 120,000, era outra dimensão, outro mundo.
A malta nascida depois do ano 2000 não sabe o que era somente 80 mil cadeiras vermelhas cheias no velho Estádio. Um absurdo. Um monstro a rugir nos melhores momentos. Só tenho a agradecer a Deus ou a quem me permitiu ir lá, uma única vez na vida.

Ficou para sempre gravada na minha memória uma tarde de Maio de 1994. 120.000, no minimo (talvez 130.000 estavam escadas cheias de gente etc)

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

O actual estadio todo sem cadeiras e sem regras de segurança e facilmente caberiam na "Nova" Luz cerca de 100 mil.

Como agora é moda utilizar o Chat GPT, fiz a pergunta:
"O velho Estadio da Luz com cadeiras e com as actuais medidas de segurança de 2024, ficaria com quantos espectadores?"

Resposta:
"O antigo Estádio da Luz, também conhecido como "Estádio da Luz" antes da remodelação em 2003, tinha uma capacidade de 120.000 espectadores quando foi inaugurado em 1954. No entanto, essa capacidade foi projetada sem as restrições de segurança, conforto e acessibilidade modernas.

Com a implementação das atuais regras de segurança de 2024, incluindo o uso de cadeiras para todos os espectadores e as normas de segurança estabelecidas pela UEFA e pelas autoridades nacionais, a capacidade do antigo estádio seria significativamente reduzida. Hoje, as exigências de segurança, como o distanciamento entre os assentos, a largura das passagens, as zonas de evacuação e as áreas de emergência, limitam o número de espectadores possíveis.

Embora o antigo Estádio da Luz tenha uma estrutura que poderia acomodar um grande número de pessoas, as normas atuais de segurança e a necessidade de conforto (como a inclusão de cadeiras para todos os espectadores) limitariam sua capacidade.

Com base nas normas de segurança atuais, se o estádio fosse adaptado para seguir essas regras, a capacidade poderia ser de cerca de 60.000 a 65.000 espectadores, o que é uma estimativa razoável, considerando as atuais exigências de segurança e a adaptação de infraestrutura.

Portanto, com as medidas de segurança de 2024, a capacidade seria mais ou menos similar ao novo Estádio da Luz, que atualmente tem cerca de 65.000 lugares."

Por isso segundo se diz, em 2003 antes da demoliçao, a Velha Luz tinha cerca de 80 mil lugares. Actualmente com as regras de segurança teria menos.
Para nao falar que falta a incognita de se a estrutura da Velha Luz poderia suportar um aumento de capacidade nos moldes actuais e quanto ficaria finaceiramente.

MBACANO

A estrutura da Velha Luz tinha muito diferença em anos entre ela.

O terceiro anel estava construído numa estrutura própria, não estava assente nos anéis inferiores.

O terceiro Anel completo durou menos anos do que os que já tem o estádio atual.

E ninguém pensa em demolir este por estar velho...

S-Line

A primeira sensação que tive no velho estádio :

Medo . Depois veio a parte em que fiquei sem palavras . Depois a emoção logo de seguida a vontade de berrar no meio daquele mundo .

Nem pensava que pudesse ser possível haver tanta gente num sítio só .

Nesse dia , respirei Benfica por todos os poros.

Nesse dia apaixonei-me . Nos dias a seguir não saía , á volta do estádio enquanto passava férias em casa dos meus tios em Benfica .

Roy Kent

Gostava de ter novamente um monstro de estádio.

Cob92

https://x.com/sporttvportugal/status/1863608144309395550?s=46&t=PoM83J89rO4gvRzeiwi0cQ

Fosse o dragao ou alvalade (grande feito)

Mas è o Benfica entao è apenas 'necessidade'

fdpdc666

Citação de: Cob92 em Hoje às 10:15https://x.com/sporttvportugal/status/1863608144309395550?s=46&t=PoM83J89rO4gvRzeiwi0cQ

Fosse o dragao ou alvalade (grande feito)

Mas è o Benfica entao è apenas 'necessidade'

Se temos uma lista de espera de bem mais de uma dezena de milhar de almas, diria que o termo necessidade se aplica na perfeição.

RaGaZzO_RuY

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

Estive lá com o meu pai. A verdadeira festa do povo. O verdadeiro Benfica.

GengisKhan

Como é que vai ser o aumento para os 70k? Safe standing?
Se assim for são +5k nas "claques".

MDourado

Citação de: Nirvana_87 em Hoje às 02:08
Citação de: karlussantus em Hoje às 01:22
Citação de: Eagle Heart em 02 de Dezembro de 2024, 12:13Aqui nestas imagens se ve uma diferenaça entre o Emirates e a Luz.
La as bancadas vao ate ao nivel do relvado ao contrario das nossas.
Se o Benfica fizesse o mesmo quantos lugares ganharia, alem de ficar com um aspecto tipo estadio ingles.
Em Portugal os unicos que me lembro que sao assim sao o do Algrave (tirando os topos, que acho que tambem poderiam fazer o mesmo) e o do Bessa. E lembro-me do estadio do Farense e do Estrela da Amadora tambem terem bancada ate ao relvado.

Emirates:

Estadio da Luz, como podem ver ainda tem dois ou tres degraus ate se ficar ao nivel do relvado.

Três filas a toda a volta, dava cerca de 2.000 lugares.

Tanto espaço atrás da baliza. Ali cabem à vontade 7/8 filas.

Era uma questão de fazer o piso 0 mais flat.

Piso 1 tb permite mais 1/2 filas como fez o Arsenal.

Assim de repente sem um custo astronómico podemos construir 10 filas novas.
E com o novo posicionamento das cadeiras permite uma Luz a rondar 75 mil.

Epá deixem-se de armar em arquitectos de bancada, já foi mais que provado que o relvado não pode ser rebaixado sob pena de os aneis de cima deixarem de ver parte do relvado (a linha lateral) devido ao angulo da inclinação.

Slbttotosalvio

Citação de: Woodwaid em 02 de Dezembro de 2024, 21:23Duas versões alterando o primeiro anel e tirando o tecto atual e metendo um novo com outro anel!
A visão de 100k que alguns falam e adoravam ver!

Esse estádio cheio de bandeiras ia ser uma maravilha

MDourado

Citação de: Eagle Heart em Hoje às 03:27

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

O actual estadio todo sem cadeiras e sem regras de segurança e facilmente caberiam na "Nova" Luz cerca de 100 mil.

"O velho Estadio da Luz com cadeiras e com as actuais medidas de segurança de 2024, ficaria com quantos espectadores?"

Resposta:
"O antigo Estádio da Luz, também conhecido como "Estádio da Luz" antes da remodelação em 2003, tinha uma capacidade de 120.000 espectadores quando foi inaugurado em 1954. No entanto, essa capacidade foi projetada sem as restrições de segurança, conforto e acessibilidade modernas.

Com a implementação das atuais regras de segurança de 2024, incluindo o uso de cadeiras para todos os espectadores e as normas de segurança estabelecidas pela UEFA e pelas autoridades nacionais, a capacidade do antigo estádio seria significativamente reduzida. Hoje, as exigências de segurança, como o distanciamento entre os assentos, a largura das passagens, as zonas de evacuação e as áreas de emergência, limitam o número de espectadores possíveis.

Embora o antigo Estádio da Luz tenha uma estrutura que poderia acomodar um grande número de pessoas, as normas atuais de segurança e a necessidade de conforto (como a inclusão de cadeiras para todos os espectadores) limitariam sua capacidade.

Com base nas normas de segurança atuais, se o estádio fosse adaptado para seguir essas regras, a capacidade poderia ser de cerca de 60.000 a 65.000 espectadores, o que é uma estimativa razoável, considerando as atuais exigências de segurança e a adaptação de infraestrutura.

Portanto, com as medidas de segurança de 2024, a capacidade seria mais ou menos similar ao novo Estádio da Luz, que atualmente tem cerca de 65.000 lugares."

Por isso segundo se diz, em 2003 antes da demoliçao, a Velha Luz tinha cerca de 80 mil lugares. Actualmente com as regras de segurança teria menos.
Para nao falar que falta a incognita de se a estrutura da Velha Luz poderia suportar um aumento de capacidade nos moldes actuais e quanto ficaria finaceiramente.

Mais um arquiteto de bancada a fazer contas uma calculadora da texas instruments....mas onde é que a antiga luz só levaria hoje 65K, isto só pode ser dito por alguém que nunca lá esteve nem viu o estádio nascer praticamente de raiz. O estádio antigo albergava sem qualquer tipo de restrições 80K  á vontade e até podias pôr poltronas e um terraço para café. Desde que comecei a frequentar o estádio (desde criança) terei falhado meia dúzia de jogos em todas as décadas seguintes de jogos e como tal conheci aquele estádio como poucos.

Eagle Heart

Citação de: MDourado em Hoje às 10:56
Citação de: Eagle Heart em Hoje às 03:27

Benfica 0-0 Vitória SC

Festa do titulo 1994

Resposta:

Mais um arquiteto de bancada a fazer contas uma calculadora da texas instruments....mas onde é que a antiga luz só levaria hoje 65K, isto só pode ser dito por alguém que nunca lá esteve nem viu o estádio nascer praticamente de raiz. O estádio antigo albergava sem qualquer tipo de restrições 80K  á vontade e até podias pôr poltronas e um terraço para café. Desde que comecei a frequentar o estádio (desde criança) terei falhado meia dúzia de jogos em todas as décadas seguintes de jogos e como tal conheci aquele estádio como poucos.

Posso ser arquitecto de bancada.
Mas como tu dizes e bem sem quaisquer restrições.
Com as actuais restrições, é bem provável que tivesse a mesma lotação que o actual.
Mas é sempre bom dizer coisas como "conheci aquele estádio como poucos.", para mostrar que é mais benfiquista que os outros.

karlussantus

Citação de: Nirvana_87 em Hoje às 02:08
Citação de: karlussantus em Hoje às 01:22
Citação de: Eagle Heart em 02 de Dezembro de 2024, 12:13Aqui nestas imagens se ve uma diferenaça entre o Emirates e a Luz.
La as bancadas vao ate ao nivel do relvado ao contrario das nossas.
Se o Benfica fizesse o mesmo quantos lugares ganharia, alem de ficar com um aspecto tipo estadio ingles.
Em Portugal os unicos que me lembro que sao assim sao o do Algrave (tirando os topos, que acho que tambem poderiam fazer o mesmo) e o do Bessa. E lembro-me do estadio do Farense e do Estrela da Amadora tambem terem bancada ate ao relvado.

Emirates:

Estadio da Luz, como podem ver ainda tem dois ou tres degraus ate se ficar ao nivel do relvado.

Três filas a toda a volta, dava cerca de 2.000 lugares.

Tanto espaço atrás da baliza. Ali cabem à vontade 7/8 filas.

Era uma questão de fazer o piso 0 mais flat.

Piso 1 tb permite mais 1/2 filas como fez o Arsenal.

Assim de repente sem um custo astronómico podemos construir 10 filas novas.
E com o novo posicionamento das cadeiras permite uma Luz a rondar 75 mil.

Perfeitamente e até podem testar isso (piso 0 mais flat) com bancada amovível, sobre a estrutura atual. Aproximavam ambos os topos do relvado, o que teria grande impacto no ambiente.