João Vieira Pinto

Avançado, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

cajoyzen6

Gosto em vê-lo na luz

Um dos ídolos de infancia

nikas

Sonho pelo dia em que a homenagem na Luz seja deste Ídolo.

O maior símbolo Benfiquista de toda uma geração.
Ele e nós merecíamos tanto um momento destes.

Por favor que o próximo presidente faça isto acontecer.

ElToto

Androico

Citação de: JeSuisÉder em 23 de Fevereiro de 2025, 12:04Correm uns rumores que vá ser homenageado no estádio da luz brevemente...lá vou eu chorar outra vez.
Estava lá mais do que batido. A forma como a maior figura do Benfica da década de 90 foi tratada pelo clube e por uma minoria de adeptos, como por aqui se vê, é uma das maiores vergonhas a que assisti e assisto enquanto benfiquista. Merece mais do que uma homenagem. Metam-no no centro do relvado e vão ver uma das maiores ovações que a luz já assistiu. Não foi só o melhor jogador de uma década, foi também quem mais dava a vida num campo inclinado como nunca. Era dos poucos que batia o pé nas Antas. Levava porrada como poucos e nunca se ficava. E tudo isto a liderar algumas das piores equipas do Benfica. Um tipo que tinha tanta qualidade quanto o Rui Costa e Figo. E, apesar disso, enquanto a malta da sua geração singrava pela Europa fora, cá continuava a levar a equipa às costas. Um ídolo.

JeSuisÉder

Citação de: Androico em 24 de Fevereiro de 2025, 10:40
Citação de: JeSuisÉder em 23 de Fevereiro de 2025, 12:04Correm uns rumores que vá ser homenageado no estádio da luz brevemente...lá vou eu chorar outra vez.
Estava lá mais do que batido. A forma como a maior figura do Benfica da década de 90 foi tratada pelo clube e por uma minoria de adeptos, como por aqui se vê, é uma das maiores vergonhas a que assisti e assisto enquanto benfiquista. Merece mais do uma homenagem. Metam-no no centro do relvado e vão ver uma das maiores ovações que a luz já assistiu. Não foi só o melhor jogador de uma década, foi também o que mais dava a vida no campo quando ele estava mais inclinado. Era dos poucos que batia o pé nas Antas. Levava porrada como poucos e nunca se ficava. E tudo isto a liderar algumas das piores equipas do Benfica. Um tipo que tinha tanta qualidade quanto o Rui Costa e Figo. E, apesar disso, enquanto a malta da sua geração singrava pela Europa fora, cá continuava a levar a equipa às costas. Um ídolo.

As pessoas que tem rancor ao JVP das duas uma, ou são demasiado novas para perceber o que se passou na sua saida do Benfica para o sporting, ou se tem acima de 35 anos deviam ter mais juizo, o rapaz foi escorraçado do clube pela escória que nos dirigia, algo que nunca vou perdoar, fiquei de rastos por ver o JVP ter ido para o outro clube da 2a circular, mas nunca culpei o JVP depois de tudo o que se passou, JVP é idolo, JVP é o menino de ouro, JVP é Benfica...ponto final.

Homenagem no Estádio da Luz para ontem.

SonecaSLB

Citação de: JeSuisÉder em 24 de Fevereiro de 2025, 10:48
Citação de: Androico em 24 de Fevereiro de 2025, 10:40
Estava lá mais do que batido. A forma como a maior figura do Benfica da década de 90 foi tratada pelo clube e por uma minoria de adeptos, como por aqui se vê, é uma das maiores vergonhas a que assisti e assisto enquanto benfiquista. Merece mais do uma homenagem. Metam-no no centro do relvado e vão ver uma das maiores ovações que a luz já assistiu. Não foi só o melhor jogador de uma década, foi também o que mais dava a vida no campo quando ele estava mais inclinado. Era dos poucos que batia o pé nas Antas. Levava porrada como poucos e nunca se ficava. E tudo isto a liderar algumas das piores equipas do Benfica. Um tipo que tinha tanta qualidade quanto o Rui Costa e Figo. E, apesar disso, enquanto a malta da sua geração singrava pela Europa fora, cá continuava a levar a equipa às costas. Um ídolo.

As pessoas que tem rancor ao JVP das duas uma, ou são demasiado novas para perceber o que se passou na sua saida do Benfica para o sporting, ou se tem acima de 35 anos deviam ter mais juizo, o rapaz foi escorraçado do clube pela escória que nos dirigia, algo que nunca vou perdoar, fiquei de rastos por ver o JVP ter ido para o outro clube da 2a circular, mas nunca culpei o JVP depois de tudo o que se passou, JVP é idolo, JVP é o menino de ouro, JVP é Benfica...ponto final.

Homenagem no Estádio da Luz para ontem.

Se o Vieira tivesse escorraçado o Simão e ele tivesse ido para o Porto cantar quem não salta é lampião, eu ficaria zangado com os dois.

Se o Vieira tivesse escorraçado o Jonas, e ele tivesse ido para o Sporting cantar quem não salta é lampião, eu ficaria novamente chateado com os dois.

Isto somando ao desdém como este sempre teve ao clube mesmo depois de ter terminado a carreira, só mostra o quanto essa narrativa está errada.

O JVP não separou o clube do dirigente da altura, está no direito dele. Não faz sentido é o Benfica homenagear um jogador que não quis ser mais benfiquista do que orgulhoso. Se calhar porque nem benfiquista era

Toni e Paneira demonstraram o contrário, e esses sim merecem homenagens, e o respeito e admiração do clube

Benfiquista de Baguim

Citação de: groingsid em 24 de Fevereiro de 2025, 01:00
Citação de: Partouze em 24 de Fevereiro de 2025, 00:57Ídolo de qualquer benfiquista que tenha nascido nos anos 80.
O meu.

Era o JVP, Preud'Homme, Poborsky... e mais tarde Aimar

Foi. E é por isso que nunca lhe perdoarei a traição.

Quero é que o João Pinto se foda.

Também não gostei que tivesse ido para a lagartada mas ele foi escorraçado do Benfica e atendendo ao facto de não querer ir jogar para fora de Portugal só lhe restavam dois clubes para a sua categoria, na minha opinião escolheu o mal menor.

poolshark

This you???

Só podes ser. Eu recuso-me a acreditar que haja duas pessoas igualmente burras.

peter_slb

Citação de: Redceltic em 24 de Fevereiro de 2025, 08:56
Citação de: peter_slb em 24 de Fevereiro de 2025, 08:16
Citação de: burnvski em 23 de Fevereiro de 2025, 22:36Alguém me consegue explicar porque é que ele não foi para o estrangeiro após sair do Benfica mas sim para os lagartos?

porque não quis mudar de vida. Estava confortável a viver em Lisboa/Portugal perto dos filhos, da família e dos amigos e não quis abdicar disso, por isso só tinha 1 clube para o qual podia ir.

O João Pinto no início da carreira era melhor que o Figo e o Rui Costa, era ele a grande estrela jovem do futebol português, mas o Figo e o Rui Costa saíram logo que puderam e no estrangeiro tornaram-se dos melhores jogadores do mundo e o João Pinto nunca o quis fazer, mesmo ficando num Benfica em pleno Vietnam que, naturalmente, o impediu de alcançar o nível que se previa, por isso, a aversão dele a sair de Portugal não foi evidenciada só quando decidiu ir para o sporting, verificou-se em todos os anos em que se manteve no pior Benfica da História em vez de sair para uma equipa de topo da Europa.

O joao pinto saiu para o estrangeiro antes do rui costa e do figo. Foi para o Atlético de madrid.

o João Pinto enquanto jovem foi para a equipa B do Atlético de Madrid. A partir do momento em que se tornou num jogador de topo do futebol português e que poderia sair para discutir a titularidade de todas as melhores equipas europeias, optou por nunca sair e preferiu manter-se num Benfica frágil e caótico, demonstrando, talvez por essa má experiência inicial, a sua aversão a sair de Portugal.

Aka

Citação de: peter_slb em 24 de Fevereiro de 2025, 08:16O João Pinto no início da carreira era melhor que o Figo e o Rui Costa

E foi sempre melhor.

KwiK

Citação de: Partouze em 24 de Fevereiro de 2025, 00:57Ídolo de qualquer benfiquista que tenha nascido nos anos 80.
O meu.

Oh Virilhas, foda-se... o JVP um traidor... um tipo que teve várias oportunidades para ir para o estrangeiro mas sempre preferiu ficar no Benfica, mesmo quando o Benfica era ele mais 10.
Traidor é quem o dispensou, porque achava que ele ganhava demasiado.
Traidor é quem achava que Ego dele era demasiado grande.
Traidor foi quem levou o Benfica a ruína.

No Benfica tivemos vários traidores, o JVP não é um deles.

sbremoved_34227

Não tenho nada contra ter ido para os lagartos. Foi praticamente empurrado para lá.

Nunca mais ter querido saber do Benfica já é outro assunto. Está no direito dele, mas isso deixa-o fora dos imortais.

Bailey

Dizer que JVP traiu o Benfica e a mesma coisa que um gajo pedir um divórcio , a mulher não quer mas acaba por aceitar e depois refilar porque a ex mulher se juntou com um gajo que ele não suporta.

Androico

Se tivesse de escolher um jogador do Benfica que marcou uma década:

60 (em que o Benfica foi a melhor equipa da Europa): Eusébio
70: Humberto Coelho (por regularidade) ou o Nené.
80: Chalana
90: João Vieira Pinto
2000: Simão Sabrosa
2010: Jonas

groingsid

Citação de: KwiK em 24 de Fevereiro de 2025, 13:02
O meu.

Oh Virilhas, foda-se... o JVP um traidor... um tipo que teve várias oportunidades para ir para o estrangeiro mas sempre preferiu ficar no Benfica, mesmo quando o Benfica era ele mais 10.
Traidor é quem o dispensou, porque achava que ele ganhava demasiado.
Traidor é quem achava que Ego dele era demasiado grande.
Traidor foi quem levou o Benfica a ruína.

No Benfica tivemos vários traidores, o JVP não é um deles.

Opiniões.

A minha, mantenho-a.