Liga Revelação 5ª J: GD Estoril Praia - SL Benfica, 27Mar. Qui. 15h00 *Canal 11*

Red skin

Outro exemplo, quando se olha para o Gonçalo Moreira... que é um rapaz com inegável qualidade e com potencial de equipa A (não significa que lá chegue). Mas alguém tem dúvidas que se não houvesse equipa sub23 ele andaria lá perdido pelos bês... é um rapaz de baixa estatura, ainda com algumas dificuldades no confronto físico e, ainda por cima, tem o Hugo Félix na equipa B, que é outro prospect que consideramos com potencial de equipa A.

Esta equipa permite-lhe jogar todas as semanas e preparar-se com jogadores mais velhos (mas n tanto) a sua entrada na equipa B... onde esperamos que o Félix já n esteja, seja por integrar a equipa A, seja por rodar num outro clube.

Smballs

Citação de: Red skin em 25 de Fevereiro de 2025, 13:27
Citação de: Smballs em 25 de Fevereiro de 2025, 13:25
Expandir...
Citação de: Red skin em 25 de Fevereiro de 2025, 13:18
Citação de: Smballs em 25 de Fevereiro de 2025, 12:06
Citação de: Red skin em 25 de Fevereiro de 2025, 11:58
Citação de: Smballs em 25 de Fevereiro de 2025, 08:51parece-me cada vez mais 1 equipa para arrumar os que não servem, do que 1 equipa para arrumar talentos... para isto mais vale terminar.....são as minhas sensações
Factos (ou seja, oposto de sensações) sobre os jogadores que estão ou estiveram na equipa A e passaram pelos sub23: J. Neves (12 j.), J Rego (15 j.), S. Soares (28 j.), A. Silva (38 j.), T. Araújo (8 j.), A. Bajrami (49 j.), H. Araújo (11 j.), N. Félix (28 j.), D. Prioste (26 j.), D. Spencer (48 j.), C. N'Dour (23 j.), M. Neto (26 j.), D. Moreira (21 j.), Leandro S. (17 j.), Gérson S. (29 j.), G.Varela (4 j.).

Não sei é que raio de sensações são essas.

estou a falar do presente...falas-me do passado....ok !

continuo a achar que assim q existe 1 nesga de talento detectável nestes sub-23, saltam para a equipa B e aí sim desenvolvem-se rumo à equipa A.....não vejo cabimento nenhum nesta equipa, à data atual !!
O passado é aquilo que valida a tese e comprova a utilidade desta equipa! Jogadores que passaram pelos sub23, depois saltaram para a B e tiveram chances na A. Ou vamos criar e extinguir equipas sub23 com base em sensações? Queres que faça aqui uma projeção de sensações sobre o que vão dar Gonçalo Moreira, Parente, Olívio, etc? Muitos deles precisam da equipa sub23 antes de se aventuraram para os B... outros não, mas isso é uma avaliação mais correta ou incorreta dos responsáveis... o problema n está no projeto, mas pode estar nos executantes.... ou então n... eles trabalham em factos que nem tu ou eu conhecemos.

podes dizer o que quiseres.....algo está mal qdo 1 equipa do Benfica, seja ela qual for tem 7 jogos disputados e tem 5 pontos, está em 6 lugar num campeonato liderado pelo torreense, estrela em 2º e famalicão em 3º, pasme-se com jogos a menos !!

o Benfica tem e terá sempre 1 nome a defender, 1 passado e 1 legado...para ganhar e ser competitivos sim, para fazer esta figura....não acho q faça sentido !

mas respeito as opiniões de cada um...
nenhuma equipa sub23 do Benfica ganhou a liga revelação. NENHUMA! E a equipa sub23 já lá teve o Neves e o António Silva.

Lá está, o vosso problema é o perder jogos... tb gostava de os ganhar, mas é inegável a vantagem de ter uma equipa destas. Tive aquele trabalho todo e o mínimo que espero é que reconheças isto. E esta equipa tem bons valores lá... que vão estar na B e alguns, poucos, vão ter chance na A.

:amigo:  :amigo:

PS - não estou convencido sobre a utilidade desta equipa mas....por exemplo não sei até que ponto se os sub 23 desaparecessem, não irias elevar em mto a competitividade e a qualidade da equipa B, com ganhos efetivos para o Benfica

Red skin

Citação de: Smballs em 25 de Fevereiro de 2025, 14:50
Citação de: Red skin em 25 de Fevereiro de 2025, 13:27
Expandir...
Citação de: Smballs em 25 de Fevereiro de 2025, 13:25
Citação de: Red skin em 25 de Fevereiro de 2025, 13:18
Citação de: Smballs em 25 de Fevereiro de 2025, 12:06
Citação de: Red skin em 25 de Fevereiro de 2025, 11:58
Citação de: Smballs em 25 de Fevereiro de 2025, 08:51parece-me cada vez mais 1 equipa para arrumar os que não servem, do que 1 equipa para arrumar talentos... para isto mais vale terminar.....são as minhas sensações
Factos (ou seja, oposto de sensações) sobre os jogadores que estão ou estiveram na equipa A e passaram pelos sub23: J. Neves (12 j.), J Rego (15 j.), S. Soares (28 j.), A. Silva (38 j.), T. Araújo (8 j.), A. Bajrami (49 j.), H. Araújo (11 j.), N. Félix (28 j.), D. Prioste (26 j.), D. Spencer (48 j.), C. N'Dour (23 j.), M. Neto (26 j.), D. Moreira (21 j.), Leandro S. (17 j.), Gérson S. (29 j.), G.Varela (4 j.).

Não sei é que raio de sensações são essas.

estou a falar do presente...falas-me do passado....ok !

continuo a achar que assim q existe 1 nesga de talento detectável nestes sub-23, saltam para a equipa B e aí sim desenvolvem-se rumo à equipa A.....não vejo cabimento nenhum nesta equipa, à data atual !!
O passado é aquilo que valida a tese e comprova a utilidade desta equipa! Jogadores que passaram pelos sub23, depois saltaram para a B e tiveram chances na A. Ou vamos criar e extinguir equipas sub23 com base em sensações? Queres que faça aqui uma projeção de sensações sobre o que vão dar Gonçalo Moreira, Parente, Olívio, etc? Muitos deles precisam da equipa sub23 antes de se aventuraram para os B... outros não, mas isso é uma avaliação mais correta ou incorreta dos responsáveis... o problema n está no projeto, mas pode estar nos executantes.... ou então n... eles trabalham em factos que nem tu ou eu conhecemos.

podes dizer o que quiseres.....algo está mal qdo 1 equipa do Benfica, seja ela qual for tem 7 jogos disputados e tem 5 pontos, está em 6 lugar num campeonato liderado pelo torreense, estrela em 2º e famalicão em 3º, pasme-se com jogos a menos !!

o Benfica tem e terá sempre 1 nome a defender, 1 passado e 1 legado...para ganhar e ser competitivos sim, para fazer esta figura....não acho q faça sentido !

mas respeito as opiniões de cada um...
nenhuma equipa sub23 do Benfica ganhou a liga revelação. NENHUMA! E a equipa sub23 já lá teve o Neves e o António Silva.

Lá está, o vosso problema é o perder jogos... tb gostava de os ganhar, mas é inegável a vantagem de ter uma equipa destas. Tive aquele trabalho todo e o mínimo que espero é que reconheças isto. E esta equipa tem bons valores lá... que vão estar na B e alguns, poucos, vão ter chance na A.

:amigo:  :amigo:

PS - não estou convencido sobre a utilidade desta equipa mas....por exemplo não sei até que ponto se os sub 23 desaparecessem, não irias elevar em mto a competitividade e a qualidade da equipa B, com ganhos efetivos para o Benfica
Podemos sempre fazer uma correlação com o que havia no passado qd n tínhamos equipa sub23... e podemos tirar 2 extrapolações:
1. Os resultados eram piores ou iguais... mas nunca melhores. Esta equipa B, de 24/25, tem tido os melhores resultados pq tem muitos jogadores que fizeram estágio nos sub23 e conseguiram adaptar-se mais rapidamente à segunda liga;
2. Fazes muito menos contratações. Isto porque havendo o estágio da equipa sub23, não há uma necessidade massiva de contratar jogadores mais maturados, embora ainda haja, caso do Gustavo Marques e do Luan.

Mas n te posso afirmar taxativamente que a correlação é forte ou fraca, mas ela existe.

E podemos sempre ter 2 jogadores com enorme potencial para a mesma posição com 1 ou 2 anos de diferença... o ideal é que os 2 joguem. Algumas vezes o que singra nem é aquele q demonstrou mais qualidade na formação... mas aquele que mais facilmente se adaptou à nova realidade.

mercurialSLB

Nunca é bom perder e concordo que os resultados nesta equipa são uma deceção mas acabam por ser naturais, o Benfica não é favorito nesta competição, joga com uma equipa maioritariamente composta por juniores e até juvenis contra equipas de seniores.

Ontem contra o Vizela, o jogador mais velho em campo do lado do Benfica era o Sandahl, de 2004, enquanto do lado do Vizela havia 3 jogadores com mais de 24 anos.

Esta equipa faz sentido pois permite dar oportunidade a jogadores que na B não iriam ter espaço de forma consistente por estarem demasiado verdes. O espaço para falhar e para ter resultados fracos é aqui, não é na Segunda Liga onde uma descida de divisão iria colocar em perigo o projeto de formação do Benfica.

Menino Do Rio

Eu preferia ter um time C na 2ª Divisão B, ou até mesmo na Terceira Divisão, que ter o time sub-23 que disputa jogos contra amadores e jogadores que não servem para jogar a 1ª ou a 2ª Liga.

Mats_Ture

Citação de: Menino Do Rio em 25 de Fevereiro de 2025, 19:52Eu preferia ter um time C na 2ª Divisão B, ou até mesmo na Terceira Divisão, que ter o time sub-23 que disputa jogos contra amadores e jogadores que não servem para jogar a 1ª ou a 2ª Liga.

Essa última frase é um bom exemplo de um preconceito em relação aos sub 23 que faz muito pouco sentido. Eu acho que a maioria não faz ideia da quantidade de jogadores que hoje jogam na primeira liga (já nem digo na segunda) que tiveram passagem pelos sub23 desde que a competição foi criada há apenas 6 anos.

Depois de ter escrito este parágrafo fui mesmo fazer uma contagem, porque com dados é bem mais fácil acabar com mitos:

Só jogadores que jogaram na última jornada da Primeira Liga há 53 com alguma experiência de sub23 (mais outros 17 que têm experiência residual, inferior a 10 jogos), incluindo alguns com formação no Benfica. 53+17.

Não contei jogadores não utilizados. Não contei na segunda liga.
Não contei sequer os que deram o salto lá para fora, como Matheus Nunes, Toti Gomes e outros.

Há muito mais qualidade na liga Revelação do que se pensa.

Menino Do Rio

Citação de: Mats_Ture em 25 de Fevereiro de 2025, 23:59
Citação de: Menino Do Rio em 25 de Fevereiro de 2025, 19:52Eu preferia ter um time C na 2ª Divisão B, ou até mesmo na Terceira Divisão, que ter o time sub-23 que disputa jogos contra amadores e jogadores que não servem para jogar a 1ª ou a 2ª Liga.

Essa última frase é um bom exemplo de um preconceito em relação aos sub 23 que faz muito pouco sentido. Eu acho que a maioria não faz ideia da quantidade de jogadores que hoje jogam na primeira liga (já nem digo na segunda) que tiveram passagem pelos sub23 desde que a competição foi criada há apenas 6 anos.

Depois de ter escrito este parágrafo fui mesmo fazer uma contagem, porque com dados é bem mais fácil acabar com mitos:

Só jogadores que jogaram na última jornada da Primeira Liga há 53 com alguma experiência de sub23 (mais outros 17 que têm experiência residual, inferior a 10 jogos), incluindo alguns com formação no Benfica. 53+17.

Não contei sequer os que deram o salto lá para fora, como Matheus Nunes, Toti Gomes e outros.

Quantos jogadores há na Liga Portuguesa? Quantos desses foram formados em Portugal?
Mais, quantos jogadores passam pela Liga Revelação todos os anos?

Este número que você colocou me parece completamente irrelevante face ao volume de jogadores que estão no futebol portugueês.

Sinceramente, esse estágio serve somente para atrasar a evolução de alguns jovens. Jogador jovem tem que estar em contato com o futebol sénior com, no máximo, 18 ou 19 anos.

Depois disso é apenas estagnação.

Jovens precisam de desafio e maturação, quer em termo físicos ou de entendimento de jogo. Não vão maturar jogando contra meninos de 22 anos que não tiveram capacidade (até aquele momento) de estar no futebol profissional. Não vão evoluir entendimento de jogo jogando contra ex-juniores que nunca subiram para o futebol sénior.

É melhor para os nossos jovens jogar contra amadores quase da mesma idade, em estádios com 200 pessoas num dia bom, ou contra times profissionais, com algum nível de estrutura, com torcida, e contra jogadores cujas experiências podem variar de recém-séniores a veteranos ex-I liga?

Mats_Ture

Citação de: Menino Do Rio em 26 de Fevereiro de 2025, 00:30
Expandir...

Quantos jogadores há na Liga Portuguesa? Quantos desses foram formados em Portugal?

Este número que você colocou me parece completamente irrelevante face ao volume de jogadores que estão no futebol portugueês.

Sinceramente, esse estágio serve somente para atrasar a evolução de alguns jovens. Jogador jovem tem que estar em contato com o futebol sénior com, no máximo, 18 ou 19 anos.

Jovens precisam de desafio e maturação, quer em termo físicos ou de entendimento de jogo. Não vão maturar jogando contra meninos de 22 anos que não tiveram capacidade (até aquele momento) de estar no futebol profissional. Não vão evoluir entendimento de jogo jogando contra ex-juniores que nunca subiram para o futebol sénior.

É melhor para os nossos jovens jogar contra amadores quase da mesma idade, em estádios com 200 pessoas num dia bom, ou contra times profissionais, com algum nível de estrutura, com torcida, e contra jogadores cujas experiências podem variar de recém-séniores a veteranos ex-I liga?

Vou fazer contas aos 53. Representam qualquer coisa como 20% de todos os jogadores que jogaram no passado fim de semana, o que inclui todos os portugueses e estrangeiros, os novos, os trintões, tudo. É um número muito significativo para uma competição que só começou há seis anos. E se contássemos apenas os que têm até 24-25 anos, por exemplo, a média face ao total será brutalmente maior.

E não é só primeira liga. Só o último Mafra-Vizela da segunda liga, por exemplo, teve 10 jogadores com experiência de sub23. O Académico-Tondela outros 6. E por aí fora.

E vem falar de amadores? A generalidade dos jogadores com pelo menos 18 anos nessas equipas é profissional. O que não é necessariamente verdade na 3a liga e campeonato nacional (antiga 2a divisãoB e antiga terceira divisão).

A prova de que há dificuldade está aí: é só ver os jogos... Não é por acaso que tanto Benfica como Sporting estão com poucos pontos. Não é só uma questão de bom/mau treinador. É mesmo exigente.

Claro que eu não estou a comparar a liga revelação à segunda liga (que é muito difícil). Mas não tenho dúvidas nenhumas de que é um patamar com muito mais exigência do que o dos sub19. E mais qualidade individual do que a terceira e quarta divisões, apesar de também estarem a melhorar.

Torrejano

Acho que a malta confunde-se muito com os sub23. O Vizela jogou com 2 ou 3 jogadores que já jogaram na 2a liga e os restantes sao miudos de 19 a 21 anos que jogavam em boas equipas no nacional de juniores. É um campeonato competitivo, e a meu ver, mostra que os miudos deveriam apanhar um ritmo forte mais cedo. Andamos a jogar campeonato de juvenis onde tivemos desde o inicio do ano meia duzia de jogos equilibrados. Acharem que devem acabar com os sub23 é absolutamente ridículo visto ser um espaco muito competitivo, fazendo claramente a ponte entre a formacao e os campeonatos profissionais.Nao tenho dúvidas em dizer que é muito mais competitivo que o nacional de juniores

Menino Do Rio

Citação de: Mats_Ture em 26 de Fevereiro de 2025, 02:50
Expandir...

Vou fazer contas aos 53. Representam qualquer coisa como 20% de todos os jogadores que jogaram no passado fim de semana, o que inclui todos os portugueses e estrangeiros, os novos, os trintões, tudo. É um número muito significativo para uma competição que só começou há seis anos. E se contássemos apenas os que têm até 24-25 anos, por exemplo, a média face ao total será brutalmente maior.

E não é só primeira liga. Só o último Mafra-Vizela da segunda liga, por exemplo, teve 10 jogadores com experiência de sub23. O Académico-Tondela outros 6. E por aí fora.

E vem falar de amadores? A generalidade dos jogadores com pelo menos 18 anos nessas equipas é profissional. O que não é necessariamente verdade na 3a liga e campeonato nacional (antiga 2a divisãoB e antiga terceira divisão).

A prova de que há dificuldade está aí: é só ver os jogos... Não é por acaso que tanto Benfica como Sporting estão com poucos pontos. Não é só uma questão de bom/mau treinador. É mesmo exigente.

Claro que eu não estou a comparar a liga revelação à segunda liga (que é muito difícil). Mas não tenho dúvidas nenhumas de que é um patamar com muito mais exigência do que o dos sub19. E mais qualidade individual do que a terceira e quarta divisões, apesar de também estarem a melhorar.

Mas você está considerando quantos jogadores passaram nos sub-23 e que estão jogando este ano na Liga... no entanto a Liga revelação já existe há uns 6/7 anos. Já passarm centenas de jogadores lá, e há hoje talvez uns 100 nas duas ligas profissionais de Portugal.

Não vale a pena, para o Benfica, estar nessa competição.

Mats_Ture

Citação de: Menino Do Rio em 26 de Fevereiro de 2025, 17:03
Citação de: Mats_Ture em 26 de Fevereiro de 2025, 02:50
Expandir...

Mas você está considerando quantos jogadores passaram nos sub-23 e que estão jogando este ano na Liga... no entanto a Liga revelação já existe há uns 6/7 anos. Já passarm centenas de jogadores lá, e há hoje talvez uns 100 nas duas ligas profissionais de Portugal.

Não vale a pena, para o Benfica, estar nessa competição.

Em poucos anos a maior parte da primeira liga terá experiência de sub23. Serão hoje certamente bem mais do que 100 na primeira e segunda liga. Só 53 foram os que jogaram na semana passada na primeira liga (não contei plantéis completos)... e já isso não me parece nada pouco.

Seja como for, deixo aqui mais pistas para perceber que a Liga Revelação não compara mal com a 3a liga, pelo contrário, e já nem digo com o Campeonato Nacional.

Fui comparar a lista dos 50 melhores marcadores da primeira fase da 3ª liga na época passada com os 50 melhores marcadores da primeira fase da Liga Revelação.

Sabe quantos é que estão agora num patamar superior?

3ª liga. 12 jogadores, dos quais 7 na segunda liga e 5 na primeira (dos quais 3 do Braga B).

Sub23: 21 jogadores, dos quais 18 subiram para a segunda liga e 3 para a primeira.

Estes 100 jogadores são uma amostra (cerca de 10% de todos os jogadores da Liga 3 e cerca de 12% de todos os jogadores da Liga Revelação), não nos dá uma visão completa, mas a verdade é que o gap vai aumentando a favor da Liga Revelação à medida que a lista fica mais extensa.

Há maior aproveitamento de jogadores dos sub23 para patamares superiores, o que é um atestado de qualidade na comparação com a liga 3.

Claro que a Liga 3 tem algumas equipas maduras e taticamente mais equilibradas, com jogadores muito experientes. O Sporting e o Braga têm tido dificuldade em sair de lá. Mas não faz sentido tapar os olhos à crescente qualidade da Liga Revelação.

Edit: Já agora, por curiosidade, 11 jogadores da liga 3 emigraram (Malta x3, Finlândia, Bulgária x3, Brasil, Coreia do Sul, Indonésia, Chipre) e 8 da Liga Revelação (Emirados, Venezuela, Malta, Croácia, Brasil x2, Polónia e Dinamarca (Midtjylland). Houve ainda 20 jogadores da Liga 3 que ficaram na Liga 3, enquanto que nos sub23 apenas 6 dos 50 ficaram e 12 foram para a 3a liga.

Red skin

A Liga Revelação é claramente mais competitiva que o nacional de juniores... basta ver os resultados das diferentes equipas. O problema das camadas jovens em Portugal é que normalmente jogas apenas com rapazes  da tua idade até aos 19 anos... apesar do talento que o país tem, o campo de recrutamento n é imenso, e os melhores de cada idade estão em 3/5 clubes... por isso é importante, mesmo nos escalões de formação, proporcionar aos mais talentosos a dificuldade de jogar com jogadores mais velhos e mais próximos do seu nível exibicional.

IPASLB

Isto é muito simples, a equipa sub23 faz todo o sentido.

O que não faz sentido ALGUM, é os jogadores que são convocados para a mesma, sentirem que estão a fazer frete!

Aqui cabe a palavra á direção do SLB, PULSO FORTE E FIRME, não compactuar com FALTAS DE BRIO!

TODOS os jogadores que estão na equipa B, Sub23, Juniores A e Juniores B (antigos Juvenis), SÃO TODOS PROFISSIONAIS e alguns até MUITO BEM PAGOS para a realidade portuguesa!

Têm a OBRIGAÇÃO de PRESTIGIAR o máximo possível o SLB em QUALQUER competição, MUITO MAIS em competições OFICIAIS!

MrCobb

Vá lá,  um gajo do canal 11 a dizer que o Benfica tem uma equipa muito jovem e o Fama tem mais idade e neste escalao faz diferença pela experiencia .
Não deve ser lagarto da fpf este.

MrCobb

Citação de: IPASLB em 04 de Março de 2025, 16:31Isto é muito simples, a equipa sub23 faz todo o sentido.

O que não faz sentido ALGUM, é os jogadores que são convocados para a mesma, sentirem que estão a fazer frete!

Aqui cabe a palavra á direção do SLB, PULSO FORTE E FIRME, não compactuar com FALTAS DE BRIO!

TODOS os jogadores que estão na equipa B, Sub23, Juniores A e Juniores B (antigos Juvenis), SÃO TODOS PROFISSIONAIS e alguns até MUITO BEM PAGOS para a realidade portuguesa!

Têm a OBRIGAÇÃO de PRESTIGIAR o máximo possível o SLB em QUALQUER competição, MUITO MAIS em competições OFICIAIS!
Concordo, mas aí a direção, estrutura tem de passar essa mensagem, seja em que escalão for, até com capitães da A.