Nico Gaitán

Avançado, 37 anos,
Argentina
Equipa Principal: 6 épocas (2010-2016), 253 jogos (17837 minutos), 41 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Dimmus

Era um grande jogador.
Contra os Sapos brilhava sempre

fdpdc666

Nico Gaitán faz revelação sobre o Benfica: «Tentei voltar...»
jogador fez antevisão ao Benfica-Boca Juniors do Mundial de Clubes.

Foto: Bruno Teixeira Pires

Nico Gaitán é uma das figuras que marcou o Benfica no presente século. O argentino chegou ao Benfica, em 2010, oriundo do Boca Juniors, dois emblemas que se vão defrontar no Mundial de Clubes, o que serviu para fazer uma antevisão ao duelo e falar sobre o passado de águia ao peito. O jogador, de 37 anos, admite ter um carinho especial pelos dois clubes, sendo que o Boca Juniors é o clube do coração e o Benfica onde foi muito feliz. E, curiosamente, depois de deixar ambos os clubes, não voltou a nenhum, mas não foi por falta de vontade do próprio.

"Há coisas que não quero falar, já passou. Nunca deu para voltar aos dois. É estranho, gostava de voltar aos dois, tentei voltar, mas é futebol", deu conta, em entrevista à BTV, onde revelou as melhores lembranças de águia ao peito e os jogadores com quem mais gostou de jogar: "Há muitos com quem joguei com muita qualidade, mas escolho o Pablito [Aimar]. Mas joguei pouco com ele. O Saviola é top. O Tacuara [Cardoso]. Mas com quem joguei mais de olhos fechados foi Jonas. Já sabia onde estava. Saía tudo muito fácil com ele. Era um grande jogador".

O melhor treinador que teve na carreira foi, também, enquanto jogou ao serviço do Benfica. E explica porquê. "Jorge Jesus, não tenho nenhuma dúvida. Eu aprendi muito com ele. E acho que ele é tão profissional, que queria sempre melhorar, melhorar. Apresentava coisas novas. Dava-te muito para estares cada vez mais preparado", explicou Gaitán, que fez um balanço da passagem pelas águias: "Muitas vezes não quero ver imagens antigas, porque me dá muitas saudades e fica difícil. Eu estou muito agradecido a todas as pessoas do Benfica. Ainda hoje me cruzei com um grupo de portugueses [em Ibiza] e um rapaz pediu-me uma fotografia e agradeceu-me por tudo o que fiz no Benfica. Um outro rapaz disse que não pedia foto, porque não joguei no FC Porto. Mas o FC Porto sempre me tratou muito bem, o Sporting também. Sou 100 por cento grato ao povo português".

Sobre o duelo entre Benfica e Boca Juniors, o primeiro duelo das duas equipas no Mundial de Clubes, Gaitán diz ter dificuldades em dizer por quem irá torcer. "Não quero nem ver [risos]. Vai ser bom, vai ser a primeira vez na história que se vão defrontar. Vai ser lindo, dois clubes com massa adepta muito grande. Vai ser muito giro pelo espetáculo. Vou tentar ver e que seja um bom jogo. Sou adepto do Boca Juniors desde pequeno, mas o Benfica marcou-me. Era bom o empate e que depois passassem os dois de grupo. Vai ser um bom jogo", sustentou, mesmo que realce que nenhuma das equipas está "no melhor momento": "Mas são duas grandes equipas, com grandes jogadores. O momento que as equipas estão a passar irá passar. Vão voltar por cima. Mais cedo ou mais tarde isso irá acontecer".

Por Valter Marques in Record

John F. Kennedy

Grande Nico. Saudades. Saudades desse Benfica também..

Hyliachu

Citação de: Darkboy em 16 de Setembro de 2024, 23:30Markovic.

zz: Olhando agora para o plantel, quem foi o melhor jogador com quem jogou no Benfica?
LM: Uff... Havia mesmo muita gente com qualidade: Oblak, Matic, Fejsa, Nico Gaitán, o capitão Luisão, Maxi Pereira, Garay, Cardozo, Enzo Pérez, Lima, Rodrigo... A qualidade que tínhamos era inacreditável.

zz: Mas não houve ninguém que o surpreendeu quando o viu pela primeira vez? Os outros não vão ficar chateados com a sua resposta...
LM: Talvez o Nico Gaitán, penso que era o jogador mais talentoso da nossa equipa. Era um mágico.

https://www.zerozero.pt/noticias/markovic-nao-esquece-o-benfica-sai-demasiado-cedo-para-inglaterra-/672616

Quando o Aurnses falar no fim da carreira :

"Havia mesmo muita gente com qualidade: Cabral, Amdouni, Renato, Konate, Joao Mario, Belotti, Bruma, Beste, Meite, Tengstedt, Jurasek, Joao Víctor ... A qualidade que tínhamos era inacreditável. "

MaFd_R@_SLB

Citação de: Hyliachu em 11 de Junho de 2025, 09:24
Citação de: Darkboy em 16 de Setembro de 2024, 23:30Markovic.

zz: Olhando agora para o plantel, quem foi o melhor jogador com quem jogou no Benfica?
LM: Uff... Havia mesmo muita gente com qualidade: Oblak, Matic, Fejsa, Nico Gaitán, o capitão Luisão, Maxi Pereira, Garay, Cardozo, Enzo Pérez, Lima, Rodrigo... A qualidade que tínhamos era inacreditável.

zz: Mas não houve ninguém que o surpreendeu quando o viu pela primeira vez? Os outros não vão ficar chateados com a sua resposta...
LM: Talvez o Nico Gaitán, penso que era o jogador mais talentoso da nossa equipa. Era um mágico.

https://www.zerozero.pt/noticias/markovic-nao-esquece-o-benfica-sai-demasiado-cedo-para-inglaterra-/672616

Quando o Aurnses falar no fim da carreira :

"Havia mesmo muita gente com qualidade: Cabral, Amdouni, Renato, Konate, Joao Mario, Belotti, Bruma, Beste, Meite, Tengstedt, Jurasek, Joao Víctor ... A qualidade que tínhamos era inacreditável. "
Minha nossa senhora. Que diferença abismal

johnnybgood

Faz hoje 15 anos desde que chegou ao Benfica.

Lux Rubra

Citação de: johnnybgood em 23 de Junho de 2025, 15:13Faz hoje 15 anos desde que chegou ao Benfica.

Eu comprei a manchete para mostrar à minha turma. Isto no 9 ano. E como bom humor de 9 ano, um amigo grita: "vem o Gaita grande?!?" :rir: bons tempos.

fdpdc666

Morreu o homem que descobriu Gaitán, Tévez, Gago e Paredes e muitos mais.
Ramón Maddoni tinha 83 anos e dedicou a vida à descoberta de jovens talentos.

Ramón Maddoni (Foto: Boca Juniors)

O futebol argentino está de luto. Morreu, aos 83 anos, Ramón Maddoni, após uma vida dedicada à descoberta de jovens talentos no país. O olheiro, que colaborou com o Club Social Parque até ao fim da sua vida, deixou um legado inestimável para o desporto.

Responsável por lançar as carreiras de jogadores como Carlitos Tévez, Fernando Gago, Leandro Paredes, Lucas Viatri, Mauro Boselli, Nico Gaitán, Estebán Cambiasso, Juan Pablo Sorín e Alexis Mac Allister, Maddoni era conhecido como um verdadeiro olheiro de jovens promessas. Embora ligado ao Argentinos Juniors e apesar de ter também trabalhado com o Boca Juniors, a sua verdadeira paixão era o Club Social Parque de Buenos Aires, ao serviço do qual permaneceu até aos seus últimos dias.

https://x.com/BocaJrsOficial/status/1956363925907218765?

«Professor de sonhos e forjador de talentos. Formador incansável e referência do futebol argentino. A tua paixão, entrega e visão deixaram marca em gerações de jogadores e todos aqueles que tiveram o privilégio de te conhecer. Obrigado por nos ensinares que o verdadeiro legado não está apenas nos títulos, mas também nas pessoas que ajudamos a crescer. Adeus querido Ramón. Que descanses em paz.»

Esta foi a homenagem prestada pelo Club Social Parque nas redes sociais, refletindo o impacto profundo de Maddoni no futebol argentino.

in A Bola

Festivus

Isto pode parecer insultuoso, mas não era grande fã do Gaitán nos seus primeiros tempos. Preferia o Salvio, pessoalmente. O Gaitán por vezes fazia frete nos jogos internos para depois dar tudo nos jogos da LC.

Dito isto acabei por gostar do Gaitán, mas sempre o achei mentalmente fraco. A atitude dele no jogo com o Porto na Luz em não conseguir colocar a amizade com o traidor do Maxi de parte foi um pouco patética, por exemplo.

Foi um bom jogador e ficou estranhamente muito tempo para um jogador que jogava numa posição tão vistosa num clube presidido por gente que quer vender os jogadores à primeira proposta decente. Mas não lhe chamaria lenda, propriamente. Acho que o Jonas, o Simão e o JVP foram os jogadores mais importantes do Benfica nestes últimos 30 anos. Colocaria o Cardozo à frente do Gaitán também.