Emblema do Sport Lisboa e Benfica

YoshiJan

Sobre a cor das fitas, SLB e E PlURIBUS UNUM, tenho ainda algumas duvidas, sei que o Blog " Em Defesa do Benfica" mostra uma imagem em que elas aparecem coloridas, mas de uma breve pesquisa que fiz online, dá a sensação que pode não estar correcto.

Veja-se a fotografia anexa de Cosme Damião, apesar de ser a preto e branco, dá a sensação que a faixa SLB, seria na realidade Branca, mas nessa mesma fotografia, a fita do lema parece bastante escura dando sensação que de facto teria alguma cor.

Contudo, o Jornal do Benfica, que penso ser o mais antigo jornal desportivo nacional, na sua primeira edição de 1912 mostra ambas as fitas a branco, obvio que o jornal era a preto e branco, mas é notório que a fita do lema não é bipartida em duas cores, e que provavelmente a do SLB tambem não teria cor, senão teria um pequeno pontilhado ou tracejado a dar essa ilusão.

No Jornal a Bola de 1950, quando ganhamos a taça Latina, e já com impressão a cores, é visível que ambas as fitas têm um fundo branco, com o Lema e SLB escritos a vermelho

E procurei algumas antiguidades onde tambem da a entender que o emblema do Sport Lisboa Original, apenas teria vermelho e branco

Qualquer ajuda é bem vinda, se alguém tiver em sua posse algo anterior a 1930 que envie fotografia para mim, ou aqui para o fórum. para tentarmos reunir o máximo de informação possivel. e tentar aproximar o Emblema as suas origens, em termos de cor e elementos, e depois sim podermos tentar propostas mais minimalistas ou estilizadas, sempre respeitando as nossas origens.

Até já

Tsu1904

Citação de: andre_diogo em 09 de Junho de 2025, 17:04
Citação de: mrclean39 em 04 de Junho de 2025, 17:44Após mais algum tempo de "design gráfico", penso ter chegado ao resultado final da minha proposta/sugestão para o emblema do Glorioso. A minha batalha tem sido sempre com o design da águia, e só agora é que fiquei satisfeito. Procurei ir ao encontro dos novos estatutos do Clube, bem como ao último regulamento geral aprovado. Modernização com história e passado. Agradeço feedback :)

https://i.ibb.co/3YR2Gd4h/Proposta-para-o-Emblema-do-Sport-Lisboa-e-Benfica-2025.png

Está um bom trabalho mas continuo a preferir o actual.

Publiquei este que apareceu no blogue "Em defesa do Benfica" há uns anos atrás:

Parece-me superior. Inspira-te/

Foda-se lol

Tresanda a segunda metade dos anos 90

Tsu1904

Citação de: Djamb3 em 09 de Junho de 2025, 07:31Dificilmente haverá consenso aqui. Eu gosto imenso do simbolo antigo, onde só daria um toque na águia, mas as proporções são mais simpáticas e a roda mais interessante.

Deus me livre de voltar a isso.

Parece um logo dum clube de columbofilia

Tsu1904

Citação de: SLBCARLOS em 06 de Junho de 2025, 16:50
Citação de: slbenfica_croft em 06 de Junho de 2025, 12:19Eu gostava que se deixasse no símbolo do BENFICA em paz.

O símbolo como está é perfeito. 

A única coisa era retirar as 3 estrelas que não fazem qualquer sentido.

Isto

/fim

Arafat

Citação de: Diavolo Rosso em 17 de Agosto de 2024, 12:46
Citação de: SimaoVintage em 17 de Agosto de 2024, 11:39O Santa Clara fez um grande melhoramento este ano: https://www.ojogo.pt/2919792801/mudanca-confirmada-socios-aprovam-novo-emblema-para-o-santa-clara/

Podia servir de inspiração a mudar o nosso atual e o modernizar.

Não vejo nenhum melhoramento mas ok...

Deixem o emblema sossegado que é das poucas coisas atualmete que ainda se aproveitam do nosso clube.
Citação de: mrclean39 em 04 de Junho de 2025, 17:44Após mais algum tempo de "design gráfico", penso ter chegado ao resultado final da minha proposta/sugestão para o emblema do Glorioso. A minha batalha tem sido sempre com o design da águia, e só agora é que fiquei satisfeito. Procurei ir ao encontro dos novos estatutos do Clube, bem como ao último regulamento geral aprovado. Modernização com história e passado. Agradeço feedback :)

Aguia triste pq?

Notguilty

A Aguia tem de agarrar no lema. Tem de ter lá as garras. A Aguia do actual simbolo oficial é horrorosa,só se safa a cabeça.

Glori88

Citação de: Cooper19 em 09 de Junho de 2025, 05:36É um tema difícil. Há gostos para tudo. Eu só mexeria em cores e tirava as estrelas, o design é perfeito. Tirava o azul e o verde (cores dos rivais) e daria para imensas conjugações possíveis. Mas lá está, aposto que nem toda a gente teria a mesma opinião além de que não se encontraria de acordo com os atuais estatutos. Por isso é não mexer.

nomeação para post mais parvo de 2025 no SB. e ainda nem estamos em mês de eleições.

Sr. Coluna

Citação de: Notguilty em 09 de Junho de 2025, 17:35
Citação de: Aka em 09 de Junho de 2025, 16:23Uma pessoa queixa-se das estrelas tornarem o emblema do Benfica pequeno nos grafismos. Mas o aumento do tamanho da águia também não ajudou porque, mesmo sem as estrelas ao lado de emblemas redondos com o do Inter o do Benfica torna-se pequeno porque a águia ocupa muito espaço.

A aguia do actual simbolo é aberrante.
Bom para ti que consegues chamar águia aquela espécie de morcego com bico de turquez.

Aka

Citação de: SimaoVintage em 17 de Agosto de 2024, 11:39O Santa Clara fez um grande melhoramento este ano: https://www.ojogo.pt/2919792801/mudanca-confirmada-socios-aprovam-novo-emblema-para-o-santa-clara/

Podia servir de inspiração a mudar o nosso atual e o modernizar.

Chateia-me imenso que o Santa Clara tenha roubado o novo emblema do Benfica que será introduzido a partir de 2027-28.

player12

Sempre gostei muito do emblema de 1908-1930 vintage, gostava muito de ver o emblema branco, vermelho e prateado em vez do azul, verde e amarelo.

Djamb3

Citação de: Tsu1904 em 09 de Junho de 2025, 19:54
Citação de: Djamb3 em 09 de Junho de 2025, 07:31Dificilmente haverá consenso aqui. Eu gosto imenso do simbolo antigo, onde só daria um toque na águia, mas as proporções são mais simpáticas e a roda mais interessante.

A aguia pode claramente ser melhorada. Alias, até pode ser usada a atual, mas com as proporções revistas.

Fiz um exercicio rudimentar para demonstrar:

mojo_j0jo

Mais anos menos anos, irá ser renovado. Acho que todos percebemos que é uma questão de tempo. Nem faz sentido um clube com o tempo de vida do Benfica não ir fazendo reformas pontuais ao longo da história.

É esperar que tragam para a discussão os sócios e que os sócios possam votar.

É um tema sensível, e não se vai conseguir agradar a gregos e troianos.

Tsu1904

Citação de: mojo_j0jo em 10 de Junho de 2025, 12:50Mais anos menos anos, irá ser renovado. Acho que todos percebemos que é uma questão de tempo. Nem faz sentido um clube com o tempo de vida do Benfica não ir fazendo reformas pontuais ao longo da história.

É esperar que tragam para a discussão os sócios e que os sócios possam votar.

É um tema sensível, e não se vai conseguir agradar a gregos e troianos.

Deixar os sócios votar costuma dar resultados bastante satisfatórios para o Benfica lol

slbenfica_croft

Tsu1904

Citação de: Djamb3 em 10 de Junho de 2025, 10:04
Citação de: Tsu1904 em 09 de Junho de 2025, 19:54

A aguia pode claramente ser melhorada. Alias, até pode ser usada a atual, mas com as proporções revistas.

Fiz um exercicio rudimentar para demonstrar:

O emblema actual, para mim, é bastante melhor precisamente pela maior imponência da águia.

Prefiro que não esteja a segurar a fita (aliás estou-me completamente nas tintas para isso... as merdas que vocês arranjam para se chatear), pois mais em cima ganha precisamente essa imponência e tamanho no emblema.

Mau é meter preto no equipamento principal.