João Diogo Manteigas, candidato eleições 2025

xeriff

Citação de: Glorioso2025 em 30 de Julho de 2025, 12:52
Citação de: Carton de Wiart em 30 de Julho de 2025, 12:36Eu vou só basear-me no que diz o comunicado da Candidatura de Noronha Lopes, a propósito desta matéria: "Ontem, em reunião informal com representantes das candidaturas apresentadas até ao momento, a MAG, num registo colaborativo e de abertura que muito saudamos, propôs duas alternativas para garantir a maximização da participação eleitoral.".

De acordo com o que ali está escrito, o ambiente não foi de guerrilha, nem foi de acusações. Foi: informal, colaborativo e de abertura. Lamento que estejamos a tentar agora criar esse ambiente de guerrilha e de acusação entre as candidaturas de oposição. As candidaturas que lá foram expressar a sua opinião, ao contrário da candidatura de Rui Costa.

Condeno as acusações de Cristóvão Carvalho a Noronha Lopes; assim como condeno o histerismo com a aceitação de voto eletrónico mediante determinadas condições, por JDM.

Aparentemente, a candidatura de JNL considera que, a existir voto eletrónico, tem de se garantir que a pessoa vota, se imprime o recibo de votação e a própria pessoa insere na urna fechada. Ou seja, acabamos por ter urnas fechadas em todos os locais e funcionários do clube a garantir distribuição de urnas e transporte das urnas de e para os mesmos.
A MAG propôs que o voto eletrónico se faria à distância e, em Lisboa, se imprimiam os recibos, e funcionários do clube, conjuntamente com uma empresa certificada, colocariam os recibos em urna fechada. Os recibos teriam de corresponder aos votos obviamente, e teriam de ser contados por uma Comissão Eleitoral - isto está nos estatutos.

Os estatutos (votados positivamente por 91% dos sócios e aplaudidos publicamente por JNL, JDM, Jaime Antunes, Rui Costa, Fernando Seara, Francisco Benitez, etc.) não contrariam ou dizem "ipsis verbis" a proposta da MAG; nem contrariam ou dizem "ipsis verbis" a proposta da candidatura de JNL.

A candidatura de JNL, legitimamente, não concordou com a proposta. Está no seu direito. Os outros concordaram. Estavam no seu direito. Nem os estatutos foram violados, nem foi proposta uma violação dos estatutos.
Aparentemente, JDM aceitava porque considerava que se cumpririam determinados pressupostos - certificação e auditoria. Aparentemente, JNL apenas aceitava se se cumprissem outros pressupostos - a pessoa coloca o seu recibo na urna fechada.

Legítima posição de ambos.

Como há poder de "veto" ao voto eletrónico, prevaleceu a posição da candidatura de JNL.

Não percebo o drama e ainda menos percebo o desgaste e foco com esta situação, em vez de estarmos a direcionar esforços para o que interessa.

Esqueçam a ideia de tentar denegrir A ou B, para concentrar votos da oposição num candidato. Gostam do candidato A? O caminho não é vilipendiarem o candidato B. É defenderem as ideias de A e mostrarem-se alinhados com A. Foquem-se no vosso candidato.

Não diminuam o Benfica.

F@-se, isto sim é um desenho como deve ser. Claríssimo para quem quer perceber o que realmente se passou.
cá está o Noronha tb Aceita o voto eletrônico com determinadas condições e não aceitou as que foram apresentadas com toda a legitimidade logo terá que se arranjar outra solução mas que tem que ter a concordância de todos os candidatos

nwpt

Citação de: xeriff em 30 de Julho de 2025, 12:37Eu excedi me nalgumas coisas que chamei a alguns users mas irrita me quando vem para aqui atacar o JDM que não é o inimigo , de qualquer forma as minhas desculpas ao Guilherme pelos meus exageros. Acho bem que defendam o vosso candidato mas não o façam atacando outro que está do mesmo lado.
Se há alguém que tem que pedir desculpas, não és tu.
Esse user que falas em todos os posts, repito, TODOS, insulta outros users.
Até chama mães para a conversa...

É esse o nível do tipo. Sinto vergonha que esse tipo se diga Benfiquista e apoiante de uma pessoa que me merece total admiração e respeito, como é o caso do JNL.
Aliás, tenho quase a certeza que o tipo em questão não apoia o JNL. Está aqui apenas para criar confusão entre apoiantes da oposição.
Mas é o que temos. Ainda anda por aí a insultar tudo e todos em todos os posts!

Carton de Wiart

Citação de: Bleach em 30 de Julho de 2025, 12:57Alguém me consegue explicar porque a lista de JDM confia no voto eletrônico quando é no estrangeiro e não confia quando é em Portugal? Obrigado.

Tanto quanto sei, nunca foi admitida a possibilidade voto eletrónico em Portugal continental - mesmo em eleições anteriores - e não está em cima da mesa essa possibilidade. Não há muito a confiar ou não, porque nunca foi levantada essa possibilidade.

Habitualmente, privilegia-se voto físico em quaisquer eleições. O voto eletrónico seria uma solução de recurso para que todos os sócios que pagam quotas, possam exercer o seu direito e escolher o "seu" presidente, mesmo não se conseguindo deslocar a Portugal onde, em vários distritos, estarão urnas para que cada um exerça o seu direito.

Todos os candidatos com exceção de Rui Costa - incluindo JDM, JNL, CC, e MM -
manifestaram abertura e concordância com o voto eletrónico, apenas para residentes no estrangeiro. As condições em que isso deve acontecer é que variam de lista para lista.

Carton de Wiart

Citação de: Carton de Wiart em 30 de Julho de 2025, 13:20
Citação de: Bleach em 30 de Julho de 2025, 12:57Alguém me consegue explicar porque a lista de JDM confia no voto eletrônico quando é no estrangeiro e não confia quando é em Portugal? Obrigado.

Tanto quanto sei, nunca foi admitida a possibilidade voto eletrónico em Portugal continental - mesmo em eleições anteriores - e não está em cima da mesa essa possibilidade. Não há muito a confiar ou não, porque nunca foi levantada essa possibilidade.

Habitualmente, privilegia-se voto físico em quaisquer eleições. O voto eletrónico seria uma solução de recurso para que todos os sócios que pagam quotas, possam exercer o seu direito e escolher o "seu" presidente, mesmo não se conseguindo deslocar a Portugal onde, em vários distritos, estarão urnas para que cada um exerça o seu direito.

Todos os candidatos com exceção de Rui Costa - incluindo JDM, JNL, CC, e MM -
manifestaram abertura e concordância com o voto eletrónico, apenas para residentes no estrangeiro. As condições em que isso deve acontecer é que variam de lista para lista.

P.S. A concordância com voto eletrónico mediante determinadas condições foi feita por JDM há já algum tempo (em junho houve comunicado sobre isso) e a de JNL tem um comunicado no site de candidatura de ontem, nesse sentido, também.

xeriff

Citação de: nwpt em 30 de Julho de 2025, 13:00
Citação de: xeriff em 30 de Julho de 2025, 12:37Eu excedi me nalgumas coisas que chamei a alguns users mas irrita me quando vem para aqui atacar o JDM que não é o inimigo , de qualquer forma as minhas desculpas ao Guilherme pelos meus exageros. Acho bem que defendam o vosso candidato mas não o façam atacando outro que está do mesmo lado.
Se há alguém que tem que pedir desculpas, não és tu.
Esse user que falas em todos os posts, repito, TODOS, insulta outros users.
Até chama mães para a conversa...

É esse o nível do tipo. Sinto vergonha que esse tipo se diga Benfiquista e apoiante de uma pessoa que me merece total admiração e respeito, como é o caso do JNL.
Aliás, tenho quase a certeza que o tipo em questão não apoia o JNL. Está aqui apenas para criar confusão entre apoiantes da oposição.
Mas é o que temos. Ainda anda por aí a insultar tudo e todos em todos os posts!
pois ...isso já não sei quem é que ele apoia nem me interessa

PlusUltra

Caros amigos,

Tive uma ideia quanto ao voto electrónico remoto para qualquer sócio, sem ter de se deslocar a qualquer mesa de voto. Detalhei o conceito e solicitei à IA que o organizasse de forma mais estruturada. Apresento-vos agora o resultado, que posteriormente editei e complementei.

Receio que, neste momento, já não haja tempo suficiente para analisar minuciosamente, implementar e testar esta solução, sem mencionar a selecção e aquisição do equipamento específico, a formação das equipas, entre outros aspectos. Mas fica aqui a proposta...

Sistema Integrado de Voto Eletrónico Remoto para as Eleições do Sport Lisboa e Benfica

1. Pré-Votação e Autenticação
  • Os sócios presentes nos cadernos eleitorais poderão registar-se antecipadamente através de:
    • Reconhecimento biométrico (facial e digital)
    • Associação do cartão de sócio a um identificador criptográfico único
    • Emissão de certificado digital pessoal e intransmissível
  • A organização dispõe de uma central coordenadora principal (sede do clube) e vários postos descentralizados espalhados pelo país e pelo mundo (para dar vazão ao número de votantes), sendo que cada posto terá:
      • Várias equipas, cada uma com:
      • 1 coordenador independente
      • 1 representante de cada candidatura
      • Impressora térmica de comprovativos
      • Scanner com visão limitada
      • Urna física com sistema de segurança
2. Processo de Votação
Fase 1 - Identificação
  • O eleitor:
    • Autentica-se na aplicação/portal
    • Estabelece videoconferência em tempo real mostrando:
      • Rosto (reconhecimento facial contínuo)
      • Mãos (sem captar ecrã)
    • Apresenta cartão de sócio para leitura ótica/confirmação por parte dos represntantes
    • Recebe código de uso único via SMS/email
Fase 2 - Votação Fiscalizada
  • Ambiente controlado com:
    • 1 coordenador independente
    • 1 representante por lista candidata
  • Interface de voto apresenta:
    • Ordem aleatória de candidatos
    • Temporizador de confirmação (30 segundos)
Fase 3 - Emissão do Comprovativo
  • Impressão em posto autorizado contendo:
    • Identificador único
    • Código de verificação SHA-256
    • QR code para auditoria
    • Tinta visível apenas sob UV
  • Dobragem automática que oculta o conteúdo
Fase 4 - Confirmação do Eleitor
  • Digitalização automática/semi-automática do comprovativo dobrado
  • Envio imediato ao eleitor através:
    • App
    • Portal
  • Opções de resposta:
    • ✅ O eleitor confirma que o comprovativo contém a sua escolha de candidato(s) (presidente, MAG, etc.)
    • ❌ Recusa (ativa processo de anulação)
3. Depósito e Fiscalização
Urna Física
  • Mecanismo de depósito que:
    • Só liberta após confirmação positiva
    • Garante sigilo total (dobragem mantida)
    • Regista electronicamente cada inserção
Pós-Votação
  • Análise física:
    • Separação de comprovativos válidos/inválidos
    • Verificação manual de 10% por amostragem
  • Auditoria digital:
    • Validação em blockchain
    • Conciliação entre:
      • Votos registados
      • Comprovativos na urna
      • Anulações registadas
4. Vantagens do Sistema
  • Transparência total
  • Sigilo absoluto
  • Acessibilidade
  • Auditabilidade
  • Resiliência

Diagrama Simplificado

hd cover picture

Noisiv

Citação de: PlusUltra em 30 de Julho de 2025, 15:11.

Atenção à cor do texto. Não se consegue ler nada para quem usa o "Dark Theme".

Spoiler
[fechar]

Isto da verificação para quem vota no Estrangeiro, electronicamente, bastava fazer uso da Autenticação gov.pt (Gov-ID), como já se faz para tratar de documentação legal online.

Simples, e seguro. Só requer um leitor de cartões, para fazer a leitura do CC, e inserirem depois o vosso número de sócio.

PlusUltra

Citação de: Noisiv em 30 de Julho de 2025, 15:15
Citação de: PlusUltra em 30 de Julho de 2025, 15:11.

Atenção à cor do texto. Não se consegue ler nada para quem usa o "Dark Theme".

Spoiler
[fechar]

Isto da verificação para quem vota no Estrangeiro, electronicamente, bastava fazer uso da Autenticação gov.pt (Gov-ID), como já se faz para tratar de documentação legal online.

Simples, e seguro. Só requer um leitor de cartões, para fazer a leitura do CC, e inserirem depois o vosso número de sócio.
Com certeza; ou via CMD, o que facilitaria o processo.

Implementei uma solução desse tipo (autenticação Gov) recentemente.

Noisiv

404 Not Found.

pulmaursnes

Só no Benfica é que ainda se discute a viabilidade do voto eletrónico. E pior: fazê-lo depois do que vimos a semana passada com o clube a usar os seus meios oficiais de comunicação para atacar um candidato e sócio... Isto é simplesmente ser anjinho perante esta corja que tudo faz para se manter no poder há anos.

Estamos a falar de algo gravíssimo. Há dezenas de exemplos, nacionais e internacionais, que mostram que a tecnologia ainda não está preparada para garantir um processo transparente, inviolável e fiável.
Em vez disso, inventam-se esquemas artificiais e altamente manipuláveis, quando já existe uma solução provada, simples e segura:

🗳 Urnas em vários locais, como nas legislativas.
📝 Um X num boletim físico.
📥 Papel numa urna, com fiscalização e contagem clara.

Isto é que garante transparência, acessibilidade e legitimidade.

Até alguém apresentar uma alternativa com o mesmo grau de confiança, esta discussão nem devia existir. Aliás, é exatamente isso que está esclarecido nos estatutos, aprovados por mais de 90% dos sócios, que a existência de voto eletrónico exigiria sempre um comprovativo físico.

O que mais me espanta é ver os mesmos que aprovaram estes estatutos agora a querer reabrir a porta à manipulação, ao controlo pelo aparelho, e a mais 4 anos de continuidade.

reddevill2010

❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌❌

vermelhoftw

quer o voto eletrónico, para mim esta riscado e morto para o clube, toda gente sabe o que aconteceu em 2020, compactuar com esta mafia significa que esta feito com ela.

noronha e a unica escolha possivel

Golo do Jonas

Citação de: vermelhoftw em 30 de Julho de 2025, 16:43quer o voto eletrónico, para mim esta riscado e morto para o clube, toda gente sabe o que aconteceu em 2020, compactuar com esta mafia significa que esta feito com ela.

noronha e a unica escolha possivel
Atenção que o João Diogo Manteigas apenas aceita o voto eletrônico (para o estrangeiro e ilhas) se for implementado por uma entidade externa e independente, auditável e em que todas as candidaturas têm acesso há plataforma e aos respetivos dados.

É significativamente diferente do que aconteceu em 2020, em que apenas a direção em função e MAG tinham acesso aos dados da plataforma.

Entendo quem não concorda com isso, mas todas essas críticas são exageradas. O João Diogo Manteigas tem apresentado muitas e boas ideias para o futuro do Benfica, e é alguém que todos os sócios deviam considerar antes de decidirem em quem votar.

DeoMors

Mas vamos continuar a inundar este tópico da candidatura com este tema ENCERRADO do voto eletrónico?

Nenhum comentário sobre a PROPOSTA de JDM para uma possível solução de voto para sócios residentes no estrangeiro?

Para além disso, muita glorificação a JNL e quase parece que os outros candidatos não existem. Querem votar JNL? Têm toda a legitimidade. Agora passar os dias inteiros nos tópicos de outras candidaturas sempre com esta soberba de JNL ser quase alguém escolhido de forma divina afasta quem também está do "lado bom" da luta contra o Vieirismo/Costismo.

xeriff

Citação de: DeoMors em 30 de Julho de 2025, 17:04Mas vamos continuar a inundar este tópico da candidatura com este tema ENCERRADO do voto eletrónico?

Nenhum comentário sobre a PROPOSTA de JDM para uma possível solução de voto para sócios residentes no estrangeiro?

Para além disso, muita glorificação a JNL e quase parece que os outros candidatos não existem. Querem votar JNL? Têm toda a legitimidade. Agora passar os dias inteiros nos tópicos de outras candidaturas sempre com esta soberba de JNL ser quase alguém escolhido de forma divina afasta quem também está do "lado bom" da luta contra o Vieirismo/Costismo.
concordo com tudo mas no caso da Proposta do JDM fica a questão, ele fez a proposta na tal reunião?