Ivan Chishkala (Futsal)

Ala, 30 anos,
Rússia
Estatísticas: 5 épocas, 65 jogos, 36 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (1)

20Nico Gaitan20

Citação de: KunAguero16 em 07 de Julho de 2025, 17:44Un 🔝 Mundial. Nadie en España pudo satisfacer sus pretensiones económicas.  Este todoterreno se juntará en el Torpedo con Robinho, que regresa a Rusia con 42 años. Un año allí -pacto no firmado de no agresión con Benfica- y después, un contrato de 3 temporadas con el Sporting.

https://x.com/gustavomunana/status/1942256577378910299?t=N6kStRtsAvyjmlf5n38u4w&s=19

Ehehe. Daqui a uma época de está a jogar contra nós.
um perfeito fdp.

Nada de novo.

DeSousa

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 07 de Julho de 2025, 20:31
Citação de: KunAguero16 em 07 de Julho de 2025, 17:44Un 🔝 Mundial. Nadie en España pudo satisfacer sus pretensiones económicas.  Este todoterreno se juntará en el Torpedo con Robinho, que regresa a Rusia con 42 años. Un año allí -pacto no firmado de no agresión con Benfica- y después, un contrato de 3 temporadas con el Sporting.

https://x.com/gustavomunana/status/1942256577378910299?t=N6kStRtsAvyjmlf5n38u4w&s=19

um perfeito fdp.

Nada de novo.

Já quem o mandou embora, não é...

jjlope00

Oficializado no Torpedo (Rússia)

cajoyzen6

Saiu campeão

Que tenha boa sorte

The Eagle 10

Parece que saiu a mal com o Cassiano Klein e teceu criticas durissimas.

Isto já era conhecido?

Admito tenho andado afastado da modalidade nos últimos anos e não de uma forma regular alguma das vezes.

fdpdc666

Chishkala arrasa Cassiano Klein e fala em "desentendimentos constantes": «Tentava controlar-me o tempo todo»
Jogador russo, de 30 anos, deixou o Benfica em maio ao fim de cinco temporadas.

Foto: Paulo Calado

Ivan Chishkala concedeu uma entrevista ao portal russo 'sports.ru' onde criticou duramente os métodos de Cassiano Klein, treinador de futsal do Benfica. O jogador de 30 anos, que deixou as águias ao fim de cinco temporadas, revelou que os "desentendimentos constantes" com o brasileiro foram a gota de água e lamentou que este o tentasse "controlar" constantemente.

"Em 2022 assinei um novo contrato e chegou o Pulpis. Ele não confiava muito nos fixos e pediu-me para assumir uma função mais recuada e ajudar a equipa. Fiz o trabalho 'sujo', algo absolutamente normal para mim. Mas a história continuou. Diziam-me 'temos um problema na defesa e precisamos de tapar esse buraco'. Joguei mais recuado durante dois anos. Discuti muito com os treinadores sobre isso", começou por contar, antes de falar da chegada de Cassiano Klein, em 2024/25.

"O treinador disse-me que eu deveria jogar de certa maneira e fazer o que ele mandasse. Queria ter controlo total, tentava controlar-me o tempo todo. E eu respondia 'eu sei o que preciso de fazer, não preciso que me estejas sempre a dizer. Posso dar coisas diferentes, não vou destruir o sistema'. Tentei explicar a minha posição e eles, sem rodeios, disseram-me 'tens de obedecer porque estás na base da hierarquia'. Respondi que isso não ia funcionar comigo. Tínhamos desentendimentos constantes", garantiu.

Depois, Chishkala expôs outra situação que, na sua opinião, mostrou que não tinha a confiança de Cassiano Klein: "Sou um jogador experiente e sei preparar um jogo. Se temos jogo no sábado, na quinta-feira dou 70-75% no treino. Sei que preciso de guardar forças. Se me observarem de fora, nem vão notar diferença. O treinador [Cassiano Klein] chega ao pé de mim e diz-me que isso não o deixa feliz. Ao que eu respondo 'no sábado vou mostrar resultados'. E ele diz-me que não acredita nisso porque já viu muitos jogadores assim. Quando chega o jogo, consigo marcar e ajudar a equipa. Depois, o treinador diz-me que não tem a ver com preparação, diz-me que tive sorte. Outro exemplo: ele acreditava que, depois do treino, um atleta se devia dedicar inteiramente ao futsal. E eu não penso assim. Para mim, o futsal faz parte da vida. Mas, ao mesmo tempo, é importante dedicar tempo à minha família, aos meus hobbies e a outras coisas. Se for jogar padel, isso significa que, para ele, não estou completamente focado", lamentou.

Recorde-se que, no adeus ao Benfica, Chishkala deixou uma mensagem aos adeptos onde garantiu ter sido informado que o clube planeava seguir sem a sua contribuição.

Por Record

GGG

Citação de: The Eagle 10 em 04 de Agosto de 2025, 10:32Parece que saiu a mal com o Cassiano Klein e teceu criticas durissimas.

Isto já era conhecido?

Admito tenho andado afastado da modalidade nos últimos anos e não de uma forma regular alguma das vezes.
O que era conhecido? O feitio de merda do Chishkala? Claro que sim!
Aliás não é novidade para ninguém, e quem ler a notícia no reco reco, percebe que para além da incompatibilização com Cassiano, também o teve com Pulpis e quiça com Mario Silva também.

O seu tempo de Benfica acabou e bem!

The Eagle 10

Citação de: GGG em 04 de Agosto de 2025, 11:17
Citação de: The Eagle 10 em 04 de Agosto de 2025, 10:32Parece que saiu a mal com o Cassiano Klein e teceu criticas durissimas.

Isto já era conhecido?

Aliás não é novidade para ninguém, e quem ler a notícia no reco reco, percebe que para além da incompatibilização com Cassiano, também o teve com Pulpis e quiça com Mario Silva também.

Estava a dizer sobre este desentendimento se já era do conhecimento aqui no fórum?

bnfc

No Benfica, só se faz merda nas modalidades há muitos anos. Não é novidade para ninguém. Neste caso específico, no entanto, as próprias palavras do jogador dão a entender que é uma diva de merda que não consegue lidar com níveis perfeitamente aceitáveis de exigência e profissionalismo.

Isto só reforça a ideia de que este ano só foi possível ganhar graças ao nível de exigência do treinador. E que Chishkala acha que é um Maradona e que as regras só se aplicam aos outros. Já ele deverá ter a possibilidade de escolher o que é uma boa indicação e o que é uma indicação que não lhe apetece cumprir. Porque é um jogador muito bom e experiente e às vezes apetece-lhe fazer coisas diferentes e o treinador deve simplesmente calar e comer.

CitaçãoO treinador disse-me que eu deveria jogar de certa maneira e fazer o que ele mandasse. Queria ter controlo total, tentava controlar-me o tempo todo. E eu respondia 'eu sei o que preciso de fazer, não preciso que me estejas sempre a dizer. Posso dar coisas diferentes, não vou destruir o sistema'.

CitaçãoSou um jogador experiente e sei preparar um jogo. Se temos jogo no sábado, na quinta-feira dou 70-75% no treino. Sei que preciso de guardar forças. Se me observarem de fora, nem vão notar diferença. O treinador [Cassiano Klein] chega ao pé de mim e diz-me que isso não o deixa feliz. Ao que eu respondo 'no sábado vou mostrar resultados'

CitaçãoEle acreditava que, depois do treino, um atleta se devia dedicar inteiramente ao futsal. E eu não penso assim. Para mim, o futsal faz parte da vida. Mas, ao mesmo tempo, é importante dedicar tempo à minha família, aos meus hobbies e a outras coisas.

Dá para ver claramente o que se estava a passar. Pelas suas próprias palavras, pois é demasiado egocêntrico até para perceber qual será a perceção das coisas que diz.

1) o treinador tem toda a legitimidade para exigir 100% nos treinos. Não cabe ao jogador decidir que só deve dar 70% porque não sei que mais. Talento não é tudo, num grupo há que criar-se a ideia de que todos têm que dar o máximo e que não há jogadores de primeira e de segunda. Ele critica o facto de estar "na base da hierarquia" mas o que dá a entender é que era o primeiro a defender hierarquias dentro do grupo, desde que ele pudesse estar no topo, a decidir o que faz nos treinos e mesmo nos jogos.

2) O treinador tem toda a legitimidade para decidir o papel que cada jogador irá desempenhar em campo. Isto não é "exigir que se faça tudo o que ele manda", como se houvesse aqui uma obsessão por controlo absoluto. O treinador é responsável pela estratégia da equipa, pela tática, pela forma de jogar. Responder "sei o que tenho de fazer, não tens que me estar sempre a dizer" e "sei que posso dar coisas diferentes", como se isto fosse à vontade do freguês é simplesmente uma total falta de noção e desrespeito não só pelo treinador como tb pelos colegas.

3) Depois de tudo o que ele disse, duvido seriamente que o treinador exigisse que, depois dos treinos, os jogadores se dedicassem inteiramente ao futsal. Isto dito por um jogador que admite que nem nos treinos se dedicava "inteiramente ao futsal" vale zero. O que o treinador tentava era fazer ver a um jogador pouco profissional que a vida fora dos treinos também conta e que as exigências mínimas de um profissional não acabam quando põe os pés fora do pavilhão. Está mais que visto que um gajo que nem profissional era durante o horário de trabalho dificilmente cumpriria esses mínimos fora do trabalho.

Dito isto, uma coisa não invalida a outra. Sim, as modalidades estão entregues à bicharada e faz-se muita asneira, mas este gajo é um vómito de primeira e o Benfica não pode ter prima-donas que podem decidir o que fazer nos treinos, o que fazer nos jogos, e que pensam que o papel do treinador é meramente oferecer sugestões que eles podem ou não aceitar. Não é assim que as coisas funcionam. Com o crl e que vá jogar para onde bem entender.

GGG

Citação de: The Eagle 10 em 04 de Agosto de 2025, 11:21
Citação de: GGG em 04 de Agosto de 2025, 11:17

Isto já era conhecido?

Estava a dizer sobre este desentendimento se já era do conhecimento aqui no fórum?
Alguns se calhar sabiam do difícil temperamento do russo e de alguns problemas, mas chatices no treino, existem em qualquer lado, e não convém dar grande importância a isso.

O que me parece que como não existe uma cultura de exigência, organização e até de vitória, e principalmente no futsal, que muitos jogadores faziam o que queriam! Treinavam, jogavam, colocavam em causa os treinadores e os diretores e não se passava nada! Ninguém exigia profissionalismo a esta malta, e quando chegou um treinador mais exigente, alguns estranharam logo.

tiago1991

será que o Cassiano queria mudanças porque tu e os teus colegas tiveram anos seguidos sem ganhar um crl?

só mostrou a merda de profissional que é

KunAguero16

Que anormal...

Vai ser giro vê-lo com o Nuno Dias daqui a um ano

jjlope00

Tem é um feitio do caralho. É russo e basta. Todo fodido dos cornos.

kyza

Resumindo a entrevista. Ele é que sabe. O treinador só tem que aceitar. 🤣🤣🤣🤣🤣 Já foi tarde!

Joaquim Ferreira Bogalho

A entrevista dele deixa-me mais tranquilo relativamente ao treinador. Eu compreendo o que o jogador diz, mas, isso não é próprio de um jogador de nível para o nosso Clube. Se seguirmos o que diz, o treinador não serve para nada, os jogadores é que sabem. Na prática, a entrevista dá razão ao treinador e ao Clube por tê-lo deixado sair. Ademais, devia pensar que antes do Cassiano o Benfica não foi campeão nos anos em que esteve cá, pelo que, se calhar devia repensar a sua postura professional.