Dodi Lukebakio

Avançado, 28 anos,
Bélgica
Equipa Principal: 1 época (2025-), 11 jogos (839 minutos), 1 golo
Em 2025/2026: 11 jogos (839 minutos), 1 golo

pipi

O Sevilha vendeu este para poder ir buscar o Antony

ChEsTeR

o último dia de mercado é hoje ou amanhã?

franciscoafonso

Citação de: SLBruxelas em 01 de Setembro de 2025, 09:56Tenho que acreditar o pessoal do forum que diz que nao é bom porque viu um video youtube ou os adeptos do sevilla que acompanharam o jogador ao longo da epoca e que estão aziados por perder o jogador só por 20M ?
Tens de acreditar que há o jogador e há os contextos de equipa.

O Oblak é top 5 de melhores guarda-redes do mundo há quase uma década mas seria um mau substituto do Neuer no Bayern. Isso não faz dele mau, faz dele inapropriado para aquela equipa.

sergio19azb

Citação de: pipi em 01 de Setembro de 2025, 10:03O Sevilha vendeu este para poder ir buscar o Antony
:rir:

Amigo de qual Sevilla estás a falar? Há dois.

Ghost.Of.Red

Citação de: pipi em 01 de Setembro de 2025, 10:03O Sevilha vendeu este para poder ir buscar o Antony

Fdx

Confunde o Sevilha e o Bétis.

Bom dia para ti também

delduin

O Sevilha vai buscar o Alexis.

É o Bétis que vai buscar o Anthony.

Sintomático da situaçao dos 2 clubes.

Savicevic

Citação de: Ginkgo em 01 de Setembro de 2025, 09:58
Citação de: Savicevic em 01 de Setembro de 2025, 09:54
Citação de: Slb04Sempre em 01 de Setembro de 2025, 09:16@Savicevic que achas disto?

Vi algumas coisas, mas do que vi não partilho minimamente do entusiasmo generalizado.

Em primeiro lugar, andar a negociar o Álvarez e acabar com o Lukebakio não faz o menor sentido e, a não ser que ainda chegue mais alguém, continuamos a precisar de um jogador para desmontar blocos baixos, com capacidade para desequilibrar e tomar boas decisões no último terço.

O Lukebakio é um jogador que tem características físicas raras. Alto, com um poder de aceleração e velocidade de ponta muito grandes. Acrescenta uma batida na bola de qualidade (ter sido avançado no início de carreira e na formação ajudará), sendo um jogador que consegue criar o seu próprio remate. Tem também drible curto eficaz. Isso, por si só, deverá ter algum impacto no campeonato português.

Agora, estas características têm um contexto comum para sobressairem: o Lukebakio precisa de espaço. As melhores qualidades dele vêm ao de cima quando tem campo para correr ou quando a ajuda não está muito próxima. Não quer dizer que num momento ou noutro não consiga safar em espaços curtos, mas a regra é que precisa de espaço para disparar.

Tem muitas dificuldades a jogar sob pressão de costas para a baliza, o primeiro toque é errático. Perde bastantes bolas assim, porque só se sente confortável a ver o jogo de frente. Isso provavelmente explica que tenha acabado a jogar na ala e a receber mais aberto, precisamente porque lhe falta qualidade para jogar em zonas congestionadas do campo. A tomada de decisão não é boa e exagera nas ações individuais - aqui dou algumas de barato devido ao contexto, mas ainda assim fiquei com essa noção - e muitas vezes erra depois de criar o desequilíbrio. Não é jogador de último passe nem de ligar.

Não vem, na minha opinião, resolver problemas no ataque posicional. É um jogador para ser lançado em transição e para fazer estragos em campo aberto. Mas nós também damos bola ao adversário a jogar em casa do Alverca, por isso pensando bem se calhar vai ser útil em quase todos os jogos.

É um Suazo?

Dá jeito na Europa mas no tugão não serve para nada.

O Lukebakio tem drible curto, o Suazo não tinha isso, era um 9 de ataque à profundidade.

Este jogador, num coletivo com deve ser, bem enquadrado até poderia ser bastante útil mesmo em ataque planeado. Se o Benfica fosse uma equipa de qualidade em posse, mantê-lo aberto à direita levar o jogo ao corredor contrário e fazer a bola regressar para tentar isolá-lo para jogar 1x1 com mais espaço. O problema é que o Benfica não é (nem vai ser) essa equipa.

Dito isto, eu acho que ele pode e vai ter algum impacto no futebol português por causa da potência física que tem e porque a verdade é que o Benfica é uma equipa pequena na forma de jogar. Ainda ontem se viu que prefere controlar sem bola e nesse sentido ter um jogador como este poder ser útil.

Para um Benfica dominador, que assume os jogos e a bola, honestamente não me parece que seja uma contratação que faça grande sentido.

fnunes

Smballs

Citação de: Soundwave em 01 de Setembro de 2025, 09:57
Citação de: ZilluX em 01 de Setembro de 2025, 09:38"Lukebakio é avançado de faixa, não extremo de habilidade/1x1. No meu entendimento, preenche a vaga de Aktürkoğlu como peça vertical e de procura pela finalização, mas partindo (preferencialmente) da direita. Tem potência/argumentos em campo aberto, mais do que em espaços curtos."

Tomás da cunha

Aqui é que está a questão, talvez este não ser o melhor perfil. Não pelo talento ou qualidade. É muito vertical mas espaços curtos contra autocarros, como ontem, são 90% dos jogos do Benfica.

parei de ler na 1 frase.......

dizer q o lukebakio não é 1 extremo de habilidade/1x1, é não saber puto do q se está a falar........

estamos a falar do 2º jogador LA LIGA ano passado com mais dribles conseguidos, e isto sem ser forte no 1x1.......

PQP.....se ele fosse forte estávamos a comprar o Pélé Belgique !!

Cob92

Pronto, entao è este o escolhido

S1Benfica

Citação de: BERNA_1961 em 01 de Setembro de 2025, 09:49
Citação de: S1Benfica em 01 de Setembro de 2025, 09:46
Citação de: BERNA_1961 em 01 de Setembro de 2025, 09:40
Citação de: Ramiro Lopes em 01 de Setembro de 2025, 09:27
Citação de: ABenficaC em 01 de Setembro de 2025, 09:24Decidam-se.

A maior parte das pessoas diz que ele não é bom no 1vs1, venho aqui e alguns dizem que é.

Eu acho que precisamos de um extremo à antiga e não um avançado
Foi o 2º jogador com mais dribles bem sucedidos na La Liga na época passada:

https://www.instagram.com/p/DKmbp1YNXke/
Ok. E dribles que depois dão em assistência para golo?

Às vezes basta colocar MEDO nas defesas adversárias.  :cool2:
Com medo andamos nós (falo por mim)...
Tantos milhões e não vejo uma equipa. Aquilo ontem, como na Amadora, foi vergonhoso. Não se admite.
Só fé. Mesmo.

Também é verdade.  :-X

Slb04Sempre

Citação de: Slb04Sempre em 01 de Setembro de 2025, 09:16@Savicevic que achas disto?

Vi algumas coisas, mas do que vi não partilho minimamente do entusiasmo generalizado.

Em primeiro lugar, andar a negociar o Álvarez e acabar com o Lukebakio não faz o menor sentido e, a não ser que ainda chegue mais alguém, continuamos a precisar de um jogador para desmontar blocos baixos, com capacidade para desequilibrar e tomar boas decisões no último terço.

O Lukebakio é um jogador que tem características físicas raras. Alto, com um poder de aceleração e velocidade de ponta muito grandes. Acrescenta uma batida na bola de qualidade (ter sido avançado no início de carreira e na formação ajudará), sendo um jogador que consegue criar o seu próprio remate. Tem também drible curto eficaz. Isso, por si só, deverá ter algum impacto no campeonato português.

Agora, estas características têm um contexto comum para sobressairem: o Lukebakio precisa de espaço. As melhores qualidades dele vêm ao de cima quando tem campo para correr ou quando a ajuda não está muito próxima. Não quer dizer que num momento ou noutro não consiga safar em espaços curtos, mas a regra é que precisa de espaço para disparar.

Tem muitas dificuldades a jogar sob pressão de costas para a baliza, o primeiro toque é errático. Perde bastantes bolas assim, porque só se sente confortável a ver o jogo de frente. Isso provavelmente explica que tenha acabado a jogar na ala e a receber mais aberto, precisamente porque lhe falta qualidade para jogar em zonas congestionadas do campo. A tomada de decisão não é boa e exagera nas ações individuais - aqui dou algumas de barato devido ao contexto, mas ainda assim fiquei com essa noção - e muitas vezes erra depois de criar o desequilíbrio. Não é jogador de último passe nem de ligar.

Não vem, na minha opinião, resolver problemas no ataque posicional. É um jogador para ser lançado em transição e para fazer estragos em campo aberto. Mas nós também damos bola ao adversário a jogar em casa do Alverca, por isso pensando bem se calhar vai ser útil em quase todos os jogos.

Pronto tá visto.. Treinador de equipa pequena, jogador de equipa pequena... desenrasque de ultima hora

REDAGUIA

iREDBLOOD

Tem muitas dificuldades a jogar sob pressão de costas para a baliza, o primeiro toque é errático. Perde bastantes bolas assim, porque só se sente confortável a ver o jogo de frente. Isso provavelmente explica que tenha acabado a jogar na ala e a receber mais aberto, precisamente porque lhe falta qualidade para jogar em zonas congestionadas do campo. A tomada de decisão não é boa e exagera nas ações individuais - aqui dou algumas de barato devido ao contexto, mas ainda assim fiquei com essa noção - e muitas vezes erra depois de criar o desequilíbrio. Não é jogador de último passe nem de ligar
.

Ou seja, tudo o que não precisávamos. Vamos continuar a sentir os mesmos problemas contra os autocarros do tugao, a não ser que o Sudakov atenue esses problemas.