João Diogo Manteigas, candidato eleições 2025

BENFIKA

Tenho sérias dúvidas de que o voto por correspondência seja implementado, seja em que modelo for.
Acima de tudo porque estamos a falar de uma MAG que não tem competência para tal, para lidar com a logística, e acima de tudo porque preferem manter esta narrativa de que era possível toda a gente votar eletronicamente mas alguns não querem.

Dalone

Citação de: golfdreamer em 08 de Setembro de 2025, 12:53
Citação de: Dalone em 08 de Setembro de 2025, 12:49
Citação de: The_Riggs em 08 de Setembro de 2025, 12:42"sócio envia os envelopes para a sede do Sl Benfica", onde estão todos os trafulhas que têm aldrabado eleições. Espetacular.

E se amanhã em reunião, por exemplo... É aceite esta proposta e ainda definem uma outra zona para esse envio? Temos de duvidar de tudo e mais alguma coisa?

O Voto é físico, não há nada de eletrónico aqui, não compliquem.
Penso que os outros candidatos se deveriam posicionar e apoiar a mesma, pressionando desde já a MAG para o dia de amanhã.

Não pode haver dúvidas e para isso acho que se deve reforçar esta proposta:
- Recenseamento com confirmação de morada;
- Envio por parte do SLB de um kit eleições a todos os recenseados:
-- instruções para votar
-- Envelope exterior identificado (com código de barras + nome do sócio)
-- Declaração de identidade
-- Envelope interior sem qualquer identificação
Desta forma garante-se que não chegam envelopes da Lua, sabe-se quantos envelopes foram enviados e quem os devolveu. O envelope interior ao não ter qualquer identificção salvaguarda o voto secreto.

Obviamente que as cartas recebidas só podem ser abertas na presença de representantes de todas as candidaturas. E que o envio dos kits devem também ser supervisionado pelos mesmos.

Concordo em pleno, a proposta deve ser melhorada e aperfeiçoada por todos amanhã.

goliath2k

Citação de: omgjh em 08 de Setembro de 2025, 12:53
Citação de: The_Riggs em 08 de Setembro de 2025, 12:42"sócio envia os envelopes para a sede do Sl Benfica", onde estão todos os trafulhas que têm aldrabado eleições. Espetacular.

E se amanhã em reunião, por exemplo... É aceite esta proposta e ainda definem uma outra zona para esse envio? Temos de duvidar de tudo e mais alguma coisa?

Penso que os outros candidatos se deveriam posicionar e apoiar a mesma, pressionando desde já a MAG para o dia de amanhã.

Por exemplo, o sócio podia também votar online e depois com o voto por correspondência verificar se ambos eram condizentes.

O voto é secreto, como verificas que são condizentes?

VSantos

O ponto 6 não será um entrave? Tenho ideia que noutro tipo de eleições os envelopes são fornecidos.

Esbutenado

O voto por correspondência não evita a possibilidade de pessoas votarem por outras pessoas. Há muitos relatos de malta ligada a algumas casas do Benfica que tem na sua posse dezenas de cartões de outros sócios. Na venda de bilhetes já assisti a esta situação várias vezes. Nas eleições anteriores a mesma coisa, nas de 2020.
A única forma de ter a certeza absoluta é voto físico, em urna.
E para o futuro pensar numa forma de permitir que todos os sócios votem, garantindo que não haverá forma de adulterar o processo.

golfdreamer

Citação de: Dalone em 08 de Setembro de 2025, 12:56
Citação de: golfdreamer em 08 de Setembro de 2025, 12:53

Não pode haver dúvidas e para isso acho que se deve reforçar esta proposta:
- Recenseamento com confirmação de morada;
- Envio por parte do SLB de um kit eleições a todos os recenseados:
-- instruções para votar
-- Envelope exterior identificado (com código de barras + nome do sócio)
-- Declaração de identidade
-- Envelope interior sem qualquer identificação
Desta forma garante-se que não chegam envelopes da Lua, sabe-se quantos envelopes foram enviados e quem os devolveu. O envelope interior ao não ter qualquer identificção salvaguarda o voto secreto.

Obviamente que as cartas recebidas só podem ser abertas na presença de representantes de todas as candidaturas. E que o envio dos kits devem também ser supervisionado pelos mesmos.

Concordo em pleno, a proposta deve ser melhorada e aperfeiçoada por todos amanhã.

Eu neste processo tinha identicado um risco. Como todas as candidaturas podem garantir que o boletim de voto atribuido ao sócio pelo site Benfica tem efectivamente o número de votos que lhe corresponde?

E acabei de pensar numa proposta para resolver.

Basta um processo limpo e claro:

No dia da contagem dos votos, com representantes de todas as candidaturas, segue-se as seguintes instruções:
- Lê-se o codigo de barras do envelope exterior e confirma-se a quem pertence aquele envelope e o seu número de votos.
- Coloca se o envelope interior (sem identificação) dentro de uma urna especifica para aquela quantidade de votos (4 urnas distintas para 3, 10, 20 e 50)
- Abre-se uma urna de cada vez e conta-se os votos.

Assim se garante que não há Domingo Soares de Oliveira com 50 votos.

SimpSLB

É uma proposta muito superior ao voto eletrónico anti-estatutório, mas mesmo assim suscita-me algumas dúvidas.

A campanha eleitoral começa oficialmente 11 dias antes das eleições, a presença dos candidatos na BTV, debate, etc... será certamente apenas durante esse período de tempo.

Para o envelope chegar atempadamente a 25 de Outubro, o sócio terá de votar sem acesso a grande parte desse período de campanha, não tendo acesso à mesma informação que os restantes associados no momento em que coloca a sua cruzinha no boletim.

Por outro lado, percebo que se o critério fosse enviar os votos até ao dia das eleições, abria aso ao duplo voto físico/correspondência que alguns espertalhões tentariam, e não sei se anular o voto por correspondência seria suficiente para evitar essas situações.

xeriff

Tem sempre uma critica a fazer mas o que é certo é que os outros candidatos até agora zero de soluções , se é perfeita a proposta , não não é mas também é a única até agora

golfdreamer

Citação de: SimpSLB em 08 de Setembro de 2025, 13:09É uma proposta muito superior ao voto eletrónico anti-estatutório, mas mesmo assim suscita-me algumas dúvidas.

A campanha eleitoral começa oficialmente 11 dias antes das eleições, a presença dos candidatos na BTV, debate, etc... será certamente apenas durante esse período de tempo.

Para o envelope chegar atempadamente a 25 de Outubro, o sócio terá de votar sem acesso a grande parte desse período de campanha, não tendo acesso à mesma informação que os restantes associados no momento em que coloca a sua cruzinha no boletim.

Por outro lado, percebo que se o critério fosse enviar os votos até ao dia das eleições, abria aso ao duplo voto físico/correspondência que alguns espertalhões tentariam, e não sei se anular o voto por correspondência seria suficiente para evitar essas situações.

É uma aberração ter-se apenas 12 dias de campanha. Estão a fazer tudo em cima do joelho.

Se houver o envio de envelopes exteriores identificáveis, pode se comprovar se alguém votou presencialmente e por correspondencia. Se houver recenceamento também se pode excluir essas pessoas da lista de pessoas que pode votar presencialmente.

Há soluções para quase tudo, basta querer. Mas acho que já todos sabemos que a MAG/Direcção não querem, só se forem forçados.

Diogo20

Citação de: xeriff em 08 de Setembro de 2025, 13:11Tem sempre uma critica a fazer mas o que é certo é que os outros candidatos até agora zero de soluções , se é perfeita a proposta , não não é mas também é a única até agora
O JNL já propôs mesas de voto no estrangeiro e que podiam ser em hóteis, pavilhões ou embaixadas.

Diogo20

A minha questão é de ir para a sede do clube. Podem muito bem livrar-se de alguns envelopes.

Eu não consigo confiar num PMAG que quer voto eletrónico à força.

Baron_Davis

Citação de: Diogo20 em 08 de Setembro de 2025, 13:26A minha questão é de ir para a sede do clube. Podem muito bem livrar-se de alguns envelopes.

O tipo da mag é advogado do tachista incompetente que gere as modalidades, esses mesmos que ontem protagonizaram aquele espectáculo na entrega das medalhas

É este o nível de promiscuidade e conflito de interesses

OUTubro!

Ulrich Haberland

Citação de: Golo do Jonas em 08 de Setembro de 2025, 12:22De Todos Um.
Eis a nossa proposta adaptada ao momento que nos encontramos e que permite umas eleições ao nível do nosso Lema.

Assim, o Benfica Vencerá.
#JoãoDiogoManteigas #BenficaVencerá
Spoiler

[fechar]

Gosto da proposta. Deve também ser enviado ao sócio, para imprimir, vinheta com o código de barras para colocar no envelope onde envia os 2 envelopes separados. Assim a verificação pelas listas e o descarregamento no caderno eleitoral será mais fácil.

A sugestão de outro user para terem os envelopes separadas nas urnas com o respectivo numero de votos também é bastante boa.

Golo do Jonas

Citação de: Diogo20 em 08 de Setembro de 2025, 13:26A minha questão é de ir para a sede do clube. Podem muito bem livrar-se de alguns envelopes.

Sim também não concordo com essa parte. Mas lá está, a proposta vai ser discutida amanhã na reunião e certamente vão ser sugeridas alterações. Receio é da abertura do PMAG

Benfica Vencerá

De Todos Um.
Eis a nossa proposta adaptada ao momento que nos encontramos e que permite umas eleições ao nível do nosso Lema.

Assim, o Benfica Vencerá.