José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

Festivus

Citação de: Pablito13 em 19 de Setembro de 2025, 00:17
Citação de: nidense em 19 de Setembro de 2025, 00:14
Citação de: Godescalco em 18 de Setembro de 2025, 23:59
Citação de: bmuc79 em 18 de Setembro de 2025, 23:55
Citação de: Deus Jonas em 18 de Setembro de 2025, 23:51
Citação de: Festivus em 18 de Setembro de 2025, 23:40
Citação de: Deus Jonas em 18 de Setembro de 2025, 23:39
Citação de: bmuc79 em 18 de Setembro de 2025, 23:35
Citação de: Deus Jonas em 18 de Setembro de 2025, 23:26Nuno Encarnação

"É a primeira vez em 20 anos que o Benfica tem um treinador à dimensão do clube"

E é portista

JJ tb chegou a esse nível.

JJ não é um treinador de reputação continental

É uma anedota ao pé do Mourinho

Mourinho é dos melhores treinadores da história, é um estatuto além
Reputação continental? Olha que é... na América do Sul lol

Continente europeu onde o futebol é desenvolvido

Senão o Manuel José é o rei

JJ ninguém lhe pegou na Europa do futebol

De tds os que saíaram daqui dps do Mourinho para essa Europa, nenhum atingiu o nível do JJ.

Evidente.

No contexto do Benfica, Jesus foi um treinador absolutamente decisivo e marcante. Até aos dias de hoje, continua destacadamente a ser o treinador do séc. XXI do clube. Na cronologia da nossa história recente, há claramente um a.J. e um d.J., com 2009 a ser o ano um da Era Moderna.

Só maus fígados é que impedirão alguém sensato de admiti-lo.
E os 2 campeonatos do Rui Vitória? sendo um deles o mais saboroso de sempre (para mim). Rui Vitória, acho que tem 6 títulos (2 campeonatos) em 3 épocas. o cavalo branco 3 campeonatos em 6
Não sei quem foi mais competente!!!

JJ é melhor treinador do que o Rui Vitória e o Bruno Lage juntos.

Para malta da minha geração, a primeira época de JJ no Benfica foi épica, porque já há muitos anos que não se via o Benfica jogar assim. Foi o homem certo no momento certo, e o início de algo.
Foi uma espécie de terapia de choque necessária para o clube na altura e funcionou na 1ª época. Depois disso ficou exposto...

Cob92

Citação de: nidense em 19 de Setembro de 2025, 00:14

"É a primeira vez em 20 anos que o Benfica tem um treinador à dimensão do clube"

E é portista

De tds os que saíaram daqui dps do Mourinho para essa Europa, nenhum atingiu o nível do JJ.

Evidente.

No contexto do Benfica, Jesus foi um treinador absolutamente decisivo e marcante. Até aos dias de hoje, continua destacadamente a ser o treinador do séc. XXI do clube. Na cronologia da nossa história recente, há claramente um a.J. e um d.J., com 2009 a ser o ano um da Era Moderna.

E os 2 campeonatos do Rui Vitória? sendo um deles o mais saboroso de sempre (para mim). Rui Vitória, acho que tem 6 títulos (2 campeonatos) em 3 épocas. o cavalo branco 3 campeonatos em 6
Não sei quem foi mais competente!!!

Todo o trabalho do Rui Vitoria em conseguir montar uma geraçao do Seixal inteira a ganhar ao servico do clube foi tudo destruido em 2 epocas com uma cereja no topo do bolo com o desinvestimento criminoso no ano do penta.

Ja fui muito critico do Rui Vitoria mas com o passar do tempo, estou a olhar para ele de uma forma diferente embora  com isso Nao estou a dizer que passa a ser um treinador excelente obviamente.

Espártaco

Citação de: Festivus em 19 de Setembro de 2025, 00:18
Citação de: Espártaco em 19 de Setembro de 2025, 00:16
Citação de: Cob92 em 19 de Setembro de 2025, 00:06O Jorge Jesus nunca podera ser um excelente treinador porque um excelente treinador nao baixa as calças em jogos da Champions.

No 'auge' Era um bom treinador, Pronto.

Esse era um dos problemas: é que não baixava as calças.

Andava a jogar na LdC de peito aberto, não era "rato".

Aliás, a única vez que foi, em 21/22, passou a fase de grupos à frente do Barcelona.

Recentemente, só houve 1 ano em que nos demos bem a jogar o jogo pelo jogo, que foi no do Schmidt, tendo sido de curta duração. Aquela fase de grupos foi fantástica, embora, ao que parece, alicerçada num único jogador. Houve um Benfica com Enzo e um Benfica sem Enzo.

O José Mário, obviamente, vai fazer uma LdC à sua imagem. Calculista e retranqueira.
Em 11/12 passou também a fase de grupos da Champions. Única vez que jogou com 3 médios na competição acho eu.
Sim, mas mesmo com essa alteração táctica não abdicou dos seus princípios de jogo.

Esse era um dos problemas dele: queria sempre "arrasar", mas muitas vezes acabava arrasado.

Festivus

Citação de: +1benfiquista em 19 de Setembro de 2025, 00:18
Citação de: Scorpion8 em 19 de Setembro de 2025, 00:08Espero que, ingénuo eu sei, a malta saiba perceber o porquê do Mourinho ser treinador do Benfica à data de hoje...

Não é fruto de qualquer planeamento, mas sim uma consequência de uma série péssimas decisões feitas pelo Rui Costa ao longo das épocas

Sobretudo quando o próprio Mourinho admite que se foi perder na Turquia quando antes disso estava livre e o Roger Schmidt cadáver no banco do Benfica...

Custa a entender como é que nessa altura não serviu e agora foi tudo tratado em 24 horas... ou não.
É tipo eu no FM quando estou farto de Portugal e das ligas top 5 e meto-me a treinar na Coreia, Japão ou Sérvia durante um par de épocas.

kramxel²

Citação de: Godescalco em 19 de Setembro de 2025, 00:19
Citação de: Festivus em 19 de Setembro de 2025, 00:17
Citação de: Armani em 19 de Setembro de 2025, 00:11Mourinho e JJ na mesma frase até fico vesgo.
O António Pedro Vasconcellos chegou a dizer que o JJ era melhor que o Mourinho fdx

Disse-o com o coração.

Mas era um coração que não estava totalmente desprovido de razão. No seu auge no Benfica, Jesus era um predestinado. Um furacão apaixonante que não deixava ninguém indiferente.

O JJ até nos melhores tempos era treinador de piscina dos pequenos.

Ponto final.

ElCOMANDATE10

Citação de: Trapattoni em 19 de Setembro de 2025, 00:15
@Festivus só aqui dava para ver a ligação que Mourinho tinha pela massa adepta, todos sentiram na pele a saída escandalosa.
filho de uma grande puta

Festivus

Citação de: Espártaco em 19 de Setembro de 2025, 00:20
Citação de: Festivus em 19 de Setembro de 2025, 00:18
Citação de: Cob92 em 19 de Setembro de 2025, 00:06O Jorge Jesus nunca podera ser um excelente treinador porque um excelente treinador nao baixa as calças em jogos da Champions.

Aliás, a única vez que foi, em 21/22, passou a fase de grupos à frente do Barcelona.

Recentemente, só houve 1 ano em que nos demos bem a jogar o jogo pelo jogo, que foi no do Schmidt, tendo sido de curta duração. Aquela fase de grupos foi fantástica, embora, ao que parece, alicerçada num único jogador. Houve um Benfica com Enzo e um Benfica sem Enzo.

O José Mário, obviamente, vai fazer uma LdC à sua imagem. Calculista e retranqueira.
Em 11/12 passou também a fase de grupos da Champions. Única vez que jogou com 3 médios na competição acho eu.
Sim, mas mesmo com essa alteração táctica não abdicou dos seus princípios de jogo.

Esse era um dos problemas dele: queria sempre "arrasar", mas muitas vezes acabava arrasado.

Também em 11/12 mal seria não passarmos com Basel e Otelul Galati no grupo LOL. E o United caiu para a Liga Europa também.

S1Benfica

E é portista

Evidente.

Imaginar o potencial se, na mesma fase, tivesse tido um pouco de coragem.

Festivus

Citação de: kramxel² em 19 de Setembro de 2025, 00:20
Citação de: Godescalco em 19 de Setembro de 2025, 00:19
Citação de: Festivus em 19 de Setembro de 2025, 00:17
Citação de: Armani em 19 de Setembro de 2025, 00:11Mourinho e JJ na mesma frase até fico vesgo.
O António Pedro Vasconcellos chegou a dizer que o JJ era melhor que o Mourinho fdx

Disse-o com o coração.

Mas era um coração que não estava totalmente desprovido de razão. No seu auge no Benfica, Jesus era um predestinado. Um furacão apaixonante que não deixava ninguém indiferente.

O JJ até nos melhores tempos era treinador de piscina dos pequenos.

Ponto final.

Sim o JJ era forte na Liga Europa, mas na Champions era fracote.

arodrigues84

Citação de: Festivus em 19 de Setembro de 2025, 00:09
Citação de: arodrigues84 em 19 de Setembro de 2025, 00:05
Citação de: Notguilty em 18 de Setembro de 2025, 23:03

Puta que pariu, tinha 16 anos nesta altura.

Inacreditável como o tempo passa...
Eu 9-10. Nasci em Novembro. Em que dia e mês foi este jogo?

16 anos para mim já é a passagem do Fernando Santos pelo clube...

Sei que foi em Dezembro, dia não me lembro.

Iron Mask

Citação de: Scorpion8 em 19 de Setembro de 2025, 00:08Espero que, ingénuo eu sei, a malta saiba perceber o porquê do Mourinho ser treinador do Benfica à data de hoje...

Não é fruto de qualquer planeamento, mas sim uma consequência de uma série péssimas decisões feitas pelo Rui Costa ao longo das épocas

É treinador do Benfica por 1 ano (esqueçam a opção) por simples razões:

-Jorge Mendes paga favor a Rui Costa dando-lhe este íman de voto chalupa.

-Mourinho não se quer comprometer muito tempo (ninguém lhe dava contrato de 1 ano) porque:

-Martinez acaba contrato no verão e ele quer a reforma dourada na seleção.

Este é o resumo da golpada Mendes-Mourinho-Rui Costa. E Rui Costa tem perfeita noção de tudo isto.

Festivus

Citação de: S1Benfica em 19 de Setembro de 2025, 00:21

E é portista

Evidente.

Imaginar o potencial se, na mesma fase, tivesse tido um pouco de coragem.
Coragem? De quê?

Festivus

Citação de: arodrigues84 em 19 de Setembro de 2025, 00:21
Citação de: Festivus em 19 de Setembro de 2025, 00:09
Citação de: arodrigues84 em 19 de Setembro de 2025, 00:05
Citação de: Notguilty em 18 de Setembro de 2025, 23:03

Puta que pariu, tinha 16 anos nesta altura.

Inacreditável como o tempo passa...
Eu 9-10. Nasci em Novembro. Em que dia e mês foi este jogo?

16 anos para mim já é a passagem do Fernando Santos pelo clube...

Sei que foi em Dezembro, dia não me lembro.
Ah então eu já tinha 10 anos.

Cob92

Em 6 epocas so passou a fase de grupo 1 vez se eu Nao estou em erro (eliminados pelo Chelsea)

È um ratio muito muito fraquinho mas la esta, teve o seu merito em capitalizar para lutar pela Liga Europa.

Nunca vou o poder considerar excelente treinador mas posso perfeitamente assumir que foi um bom treinador e que a epoca 2013/2014 continua a ser a epoca que me deu mais alegrias e foi com ele.

bmuc79

Compararem a história de JJ com a de Mourinho no Benfica é o msm que compararem a carreira de Eusébio com a do CR7 na Liga PT e dizerem que este último é melhor, como fez a Liga ou FPF recentemente...

Lamento, espero que venha a ser a melhor, mas não há comparação possível e nem vai haver, a n ser que o Mourinho ganhe uma prova europeia.