José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)


JMIGUEL

Citação de: Merkel em 19 de Setembro de 2025, 11:49O sucesso do Mourinho no próximo mês será uma derrota para o Benfica.

Se a vida do Mourinho levar à reeleição do Rui Costa, então terá sido uma das contratações mais desastrosas da história do clube.

Impossível ficar entusiasmado com isto. Palavra que não percebo. A demagogia ainda funciona
Vou votar JNL, mas nunca posso achar que as vitórias do Benfica sejam uma derrota, espero que o Mourinho tinha muito sucesso que o Benfica ganhe sempre e depois nós sócios só temos de fazer o que nos compete que é apoiar e votar.
Por isso muito sucesso para o Mourinho, para o JNL e para o nosso BENFICA.

Deus Jonas

Citação de: Merkel em 19 de Setembro de 2025, 11:49O sucesso do Mourinho no próximo mês será uma derrota para o Benfica.

Se a vida do Mourinho levar à reeleição do Rui Costa, então terá sido uma das contratações mais desastrosas da história do clube.

Impossível ficar entusiasmado com isto. Palavra que não percebo. A demagogia ainda funciona

Era suposto o Rui Costa ter escolhido um treinador de merda por causa das eleições?

As pessoas têm que ter inteligência para separar as águas.

O Rui Costa vai ser julgado pelos 4 anos, não é pela escolha do Mourinho.

Lellominsk


Guilherme20

Citação de: Rei em 19 de Setembro de 2025, 11:50
Citação de: Guilherme20 em 19 de Setembro de 2025, 11:49Pequeno pormenor, manteve o Luís Santos como treinador de GR, excelente medida, na minha opinião tem feito um belo trabalho, principalmente no Samu, que pouco joga, nota-se uma clara evolução.

Nuno Santos.

E sim, eles são amigos. Ele foi da equipa técnica dele no passado.

Isso!

Trapattoni

Citação de: Deus Jonas em 19 de Setembro de 2025, 11:47
Citação de: Deus Jonas em 19 de Setembro de 2025, 11:44https://www.youtube.com/watch?v=DQPCIbOPd80

LOLOLOL

Que maravilha.

https://www.youtube.com/watch?v=DJ0j5bwbDJE

a viola no saco
Pudera, meteu se com ele mandando aquela posta de boca cheia acerca do Talisca, levou resposta e ficou completamente desarmado. O Geleias foi sempre um cão que ladra mas não morde.
Já com o Rui Vitória foi igual.

Camisola_20

Hoje lia um artigo sobre a "queda" de Mourinho.

Tentava encontrar o momento que definia o inicio da queda de Jose Mourinho enquanto treinador diferenciado.

Falaram da passagem por Italia e o futebol que la encontrou. Falaram do tempo no Real e a forma como o Barcelona de Pep terá feito Mourinho mudar bastante enquanto treinador e terá se focado em controlar defensivamente o jogo em vez de atacar o jogo e adversarios como antes.


Eu acho, no entanto, que o inicio da queda de Jose Mourinho teve mais a ver com o desmontar da equipa tecnica que o acompanhava.


Hoje em dia os treinadores não se podem analisar em separado das suas equipas tecnicas.

Não é por acaso que muitos treinador passam por maus bocados quando perdem adjuntos. Vimos Pep perder adjuntos importantes e perder um pouco da magia que parecia ter para o jogo. Mourinho perdeu varias peças que ate hoje acho que não conseguiu substituir... pelo menos ao mesmo nivel.

Dai estar curioso para perceber que o acompanhava.

Não sabia, mas reparei que com ele vem Pedro Machado, treinador que conheci brevemente no seu trabalho em Coimbra. Foram poucos jogos. Alguem que esta mais ligado a vertente fisica. Embora Mourinho tenha um preperado fisico e Pedro Machado seja o seu adjunto principal.

Ainda se falou por ai que Rui Faria podia regressar a equipa tecnica. E achei que talvez fosse possivel. Porque embora seja alguem que em tempos era diferenciado na preparação fisica, ja se percebeu que não tem jeito para treinador principal.


Veremos se contrariamente ao Lage ele consegue ter uma equipa tecnica competente. Porque o sucesso de um treinador passa muito pelo staff que o acopmanha. E Mourinho mudou muito nos anos recentes enquanto ia procurando substituir peças importantes que foi perdendo. Com tiros ao lado como foi o caso de João Sacramento que o acompanhou no Tottenham e brevemente em Roma, creio.

Rei

#20017
Um treinador do Benfica tem de ser muito bom na comunicação, a transmitir a mensagem cá para fora. O Benfica é um clube muito mediático e os olhos estão sempre em nós, um treinador como o Mourinho sabe lidar muito bem com isso, algo a que não estamos habituados. Estou curioso para ver como serão os próximos meses porque acho mesmo que no Benfica uma das coisas mais importantes é mesmo a comunicação para o exterior. No Benfica isso faz uma diferença enorme e teve imensa influência nos resultados. O Benfica é um clube diferente, muito especial. Daí as equipas do Benfica serem tão influênciadas pelo ambiente que se vive em torno do clube, pelo estado emocional dos adeptos. Quem conhece o Benfica sabe que isto é verdade.

johncleese

Citação de: Guilherme20 em 19 de Setembro de 2025, 11:25
Citação de: EternoFeher em 19 de Setembro de 2025, 10:55
Citação de: MaFd_R@_SLB em 19 de Setembro de 2025, 10:53
Citação de: EternoFeher em 19 de Setembro de 2025, 10:48
Citação de: MaFd_R@_SLB em 19 de Setembro de 2025, 10:43
Citação de: Leonzo em 19 de Setembro de 2025, 10:40
Citação de: Realix em 19 de Setembro de 2025, 10:31
Citação de: RoYal_EaGle_2004 em 19 de Setembro de 2025, 10:28
Citação de: Realix em 19 de Setembro de 2025, 10:27Será que Mourinho não viria se achasse que Rui Costa iria ficar?

A escolha de palavras "Servir o Benfica" é  talvez revelador de que vem para ficar no novo Benfica.


A decisão não é dele.


Está nas mãos dele ficar.
Discurso sóbrio pre eleições+vitorias e ninguém o tira de lá.


Libertar novamente Mourinho com o mesmo a ganhar seria novo erro imperdoável.
O Mourinho para já ainda tem de provar que tem nível para isto. E não é nas CI's, é dentro de campo com resultados. Se fizer um trabalho meritório até às eleições, tem todo o crédito para seguir até ao fim da época. Se isto continuar a afundar, só tem de sair junto com o presidente.

Easy.
O Mourinho tem que provar que tem nível para isto? Um dos melhores treinadores de sempre da história do futebol? Pah menos...
Estamos em 2010 e eu não sabia lol

O próximo treinador que o encosta vai buscar é o Ferguson ou o Wenger e a chalupada rejubila.
lol falam do Mourinho como se fosse um Rui Borges desta vida
Nos últimos 10 anos não é um Rui Tasco desta vida, mas nem top 5 treinadores PT é.

Estourou o Man United todo sempre a rebentar milhões.

Estourou o Tottenham todo, conseguiu a proeza de levar 3 na bilha do Dinamo Zagreb depois de ganhar 2-0 na primeira mão.

Fez investimento recorde na Roma para fazer ligas miseráveis e ganhar a merda de uma conference, e ainda se gaba disso como um grande feito.

O trabalho no colosso Fenerbache nem me atrevo a adjetivar.

Não é por ser benfiquista, que agora vou fingir que o Mourinho não é pior que um NES da vida atualmente, só porque ele disse umas palavras giras numa CI.

Não sou chalupa, nem me deixo enganar dessa forma.

Estorou o United? O United já estava completamente perdido e mesmo assim foi o melhor treinador deles pós Ferguson, ter feito 2º com aquela equipa foi um feito.

Estorou o Tottenham, fez um trabalho merdoso mas estamos a falar do 6º/7º clube de Inglaterra, não foi nem inédito nem surpreendente não ter tido sucesso num clube perdedor. Mesmo assim foi despedido nas vésperas de uma final da taça, num clube que não ganhava 1 título há 40 anos(?).

Fez investimento recorde na Roma para fazer ligas miseráveis.
23/24 - Gastaram 24M
22/23 - Gastaram 9M
21/22 - Gastaram 132M (Tammy Abraham, Kumbulla e Shomorudov custaram perto de 90M, mas se calhar também teve culpa por terem ido buscar 3 cepos a peso de ouro)

Chegou a 2 finais europeias, uma delas perdeu num roubo ao nível do que nós sofremos contra a mesma equipa. Tinha um plantel fraco, que fez mais do que devia na europa e na liga, também condicionados pelas boas prestações europeias, terminar em 9º quando tem o 6/7 melhor plantel é irrelevante.

Não sei se és chalupa mas a tua análise é bastante desonesta, o Mourinho desde que foi para o United não teve as condições que teve antes na sua carreira. Não tenho dúvidas que o Benfica dará mais condições do que qualquer um desses clubes para apresentar um futebol melhor e ganhar muitos mais títulos.

Querem mesmo falar de trabalhos no Tottenham, United ou Roma? United é o que se vê e Mourinho foi indiscutivelmente o treinador com mais sucesso lá desde o Ferguson. Quanto à Roma, só relembrar que o melhor treinador do Mundo neste momento passou por lá em 11/12, apanhou uma equipa com Cicinho, Burdisso, Kjaer, Heinze, De Rossi, Fernando Gago, Pjanic e Totti e foi eliminado pelo Slava Bratislava e ficou em 7º na Serie A

_1962_

Citação de: tiago1991 em 19 de Setembro de 2025, 09:22Vocês não se cansam do tesão de mijo?

Agora vai ser tudo fantástico, já não existe cu que aguente

É a lua de mel, o problema geralmente é depois.

E não, não estou a torcer contra, ficaria imensamente feliz que desse certo e que a história do Mourinho no Benfica tivesse um final feliz. Era menos um trauma que tinha como benfiquista.

Mas há que ter noção da realidade, o Mourinho em pontos por jogo fez pior que o seu antecessor no Tottenham, na Roma e Fenerbahçe.

Ou seja, não subiu significativamente o nível de nenhuma das equipas, quer em termos de resultados, quer em termos de futebol praticado.

E sim, quando tens um dos treinadores mais bem pagos do campeonato e considerado um dos melhores do mundo o normal é teres expectativas que ele por si só faça o nível subir mesmo que as condições não sejam as melhores, por isso é que o foram buscar.

Os adeptos do Roma tinham uma relação de amor ódio com o Mourinho, se por um lado deu-lhes uma conference league e uma final da europa league por outro lado não  subiu o nível no campeonato e o futebol praticado era fraco. Mas o que os incomodava muito é que nos jogos contra a Lazio na era Mourinho tiveram 4 derrotas, 1 empate e uma vitória. Isso também pesou bastante.

O último trabalho onde ele realmente subiu o nível da equipa foi no Man Utd, e tem muito mérito nisso, basta ver o que aconteceu depois.

Sei que o Tottenham, o Fenerbahçe, a Roma e o Man Utd são clubes disfuncionais, mas o problema é que o Benfica também o é.

Dito isto, claro que tenho esperança, ainda hoje acordei a pensar nisso mas não entendo o entusiasmo desenfreado de muitos.

O Ríos também ia ser isto e aquilo depois no jogo com o Alverca perde 5 duelos individuais com o Chiquinho.

O Mourinho tem muitos problemas para resolver, este plantel não é tão bom como muitos pintam.

Merkel

Citação de: Deus Jonas em 19 de Setembro de 2025, 11:53
Citação de: Merkel em 19 de Setembro de 2025, 11:49O sucesso do Mourinho no próximo mês será uma derrota para o Benfica.

Se a vida do Mourinho levar à reeleição do Rui Costa, então terá sido uma das contratações mais desastrosas da história do clube.

Impossível ficar entusiasmado com isto. Palavra que não percebo. A demagogia ainda funciona

Era suposto o Rui Costa ter escolhido um treinador de merda por causa das eleições?

As pessoas têm que ter inteligência para separar as águas.

O Rui Costa vai ser julgado pelos 4 anos, não é pela escolha do Mourinho.

Deus te ouca, espero mesmo.

Espero também que dia 25 mantenham a opinião. Eu não espero muito dos sócios do  Benfica.

O Mourinho é um trunfo eleitoral tremendo. Sobretudo havendo pouco tempo para um eventual descalabro desportivo. As eleições são demasiado próximas para que o  Mourinho tenha tempo para ser uma figura desgastada (como acabará eventualmente por ser).

Se uma decisão é tomada com vista a prolongar o vieirismo em pelo menos mais 4 anos, então é uma decisão à qual me oponho

Benfanatic

Podem não gostar mas o homem transpira uma classe e tranquilidade...até no trato com os jornalistas, que Senhor. E qdo fala sobre o SLB os olhos até brilham.

PaulinhoB

Citação de: Deus Jonas em 19 de Setembro de 2025, 11:53
Citação de: Merkel em 19 de Setembro de 2025, 11:49O sucesso do Mourinho no próximo mês será uma derrota para o Benfica.

Se a vida do Mourinho levar à reeleição do Rui Costa, então terá sido uma das contratações mais desastrosas da história do clube.

Impossível ficar entusiasmado com isto. Palavra que não percebo. A demagogia ainda funciona

Era suposto o Rui Costa ter escolhido um treinador de merda por causa das eleições?

As pessoas têm que ter inteligência para separar as águas.

O Rui Costa vai ser julgado pelos 4 anos, não é pela escolha do Mourinho.

Era suposto estar quietinho e no máximo ir buscar um interino, não é por gostares dele que deixa de ser uma decisão ridícula, criminosa e anti democrática.

af10

Citação de: Rei em 19 de Setembro de 2025, 11:50
Citação de: Guilherme20 em 19 de Setembro de 2025, 11:49Pequeno pormenor, manteve o Luís Santos como treinador de GR, excelente medida, na minha opinião tem feito um belo trabalho, principalmente no Samu, que pouco joga, nota-se uma clara evolução.

Nuno Santos.

E sim, eles são amigos. Ele foi da equipa técnica dele no passado.

É o Nuno Santos nosso ex-GR, ou aquele dos lagartos?
Esse nome dá-me lembranças das colecções da Bola e do Record, no fim/início do século

Benfica1976

Citação de: Deus Jonas em 19 de Setembro de 2025, 11:53
Citação de: Merkel em 19 de Setembro de 2025, 11:49O sucesso do Mourinho no próximo mês será uma derrota para o Benfica.

Se a vida do Mourinho levar à reeleição do Rui Costa, então terá sido uma das contratações mais desastrosas da história do clube.

Impossível ficar entusiasmado com isto. Palavra que não percebo. A demagogia ainda funciona

Era suposto o Rui Costa ter escolhido um treinador de merda por causa das eleições?

As pessoas têm que ter inteligência para separar as águas.

O Rui Costa vai ser julgado pelos 4 anos, não é pela escolha do Mourinho.
Com os sócios que temos, isso não acontece, e não são sós os sócios do Benfica, são a grande maioria dos portugueses. Um exemplo, pouco tempo antes das eleições legislativas de 2009, em que Sócrates era o secretário geral do PS e Manuela Ferreira Leite presidente do PSD, estava num café em Sintra em que de discutiam as eleições, entre um gajo no café, que trabalhava na distribuição de gás e disse que votava Sócrates porque o Sócrates deu um computador à filha e os outros não lhe deram nada. Acebei o meu café e vim-me embora. Isto é o português médio e sendo o Benfica o clube do povo, isto é o sócio do Benfica médio. Se os resultados da equipa de futebol forem bons nos próximos jogos, o Rui Costa ganha as eleições, o Mourinho é um grande trunfo.