Robert Enke

Guarda-redes, (1977-08-24 - 2009-11-10),
Alemanha
Equipa Principal: 3 épocas (1999-2002), 93 jogos (8304 minutos), 0 golos

fdpdc666

Benfica recorda Robert Enke: «15 anos de saudade».
Guarda-redes pôs fim à vida em 2009.

Robert Enke representou os encarnados entre 1999/00 e 2001/02. Foto: IMAGO

O Benfica recorreu este domingo às redes sociais para recordar Robert Enke, antigo guarda-redes alemão que se suicidou a 10 de novembro de 2009.

https://www.instagram.com/p/DCMAMqut6Cp/?utm_source=ig_embed&ig_rid=23c7cf14-7eda-42b6-b7f6-502300f56044

«15 anos de saudade. Para sempre um de nós, Robert Enke», escreveu o emblema da Luz na sua conta de Instagram, assinalando a partida do jogador germânico, que representou as águias de 1999/2000 a 2001/02.

Marta Fernandes Simões in A Bola

Lost_88

Kakarotto

Citação de: fdpdc666 em 10 de Novembro de 2024, 11:39Benfica recorda Robert Enke: «15 anos de saudade».

O Benfica recorreu este domingo às redes sociais para recordar Robert Enke, antigo guarda-redes alemão que se suicidou a 10 de novembro de 2009.

https://www.instagram.com/p/DCMAMqut6Cp/?utm_source=ig_embed&ig_rid=23c7cf14-7eda-42b6-b7f6-502300f56044

«15 anos de saudade. Para sempre um de nós, Robert Enke», escreveu o emblema da Luz na sua conta de Instagram, assinalando a partida do jogador germânico, que representou as águias de 1999/2000 a 2001/02.

FDX!!! Já 15 anos?

Vermelho Infinito

Se este Benfica fosse realmente Benfica, hoje seria por ele. Homenagem e dar-se-ia a vida em campo.
Este Benfica, duvido sequer se se lembram do Enke, tal a forma como parece haver um corte e desprezo da História do clube e dos seus valores...

Eu não cheguei a vê-lo no Benfica mas conheço e respeito a sua passagem por cá.
Descansa em paz Enke.

DEVILLICA

Citação de: fdpdc666 em 10 de Novembro de 2024, 11:39Benfica recorda Robert Enke: «15 anos de saudade».

Nem me lembrava do dia exato mas falei dele hoje.
Grande Enke.
Eu me lembro muito bem onde eu estava quando soube da noticia. Merecia muito mais da vida.

DEVILLICA

P245RS

Faroleiro

fdpdc666

Adepto lança música em memória de Robert Enke.
Christian Reder, adepto do Hannover, produziu a música 'NiemandsHilfe' para homenagear o antigo guarda-redes do Benfica.

Robert Enke teria completado 48 anos no passado domingo

No último domingo, Robert Enke teria completado 48 anos. O ex-guarda-redes da seleção alemã, que passou pelo Benfica entre 1999 e 2002, tirou a sua própria vida a 10 de novembro de 2009, aos 32 anos, após uma longa luta contra a depressão. Em sua memória, um adepto do Hannover, clube do qual era capitão, lançou agora um projeto musical que pretende transformar dor em solidariedade.

Christian Reder, que trabalha como jornalista, revelou que a morte de Enke o marcou profundamente. Na época, ele próprio enfrentava uma depressão severa. « O meu sogro ligou-me para dar a notícia. Fiquei devastado. O futebol era a minha distração positiva e, de repente, tinha desaparecido. Foi como entrar num túnel e, no início, não conseguia ver os jogos do Hannover», recordou, em declarações ao Bild.

Ao contrário de Enke, Reder encontrou tratamento adequado e considera-se hoje curado. Como forma de autoterapia, começou a escrever poemas. Um deles deu origem à canção NiemandsHilfe (Sem ajuda em português), produzida em colaboração com o baixista Christian Liebig e interpretada pela cantora Holly Loose. O trabalho foi feito de forma totalmente voluntária.

A música será lançada a 26 de setembro, com tiragem limitada de apenas 280 CDs, vendidos a €10 cada. O primeiro exemplar, batizado de CD número 1, será leiloado online, e todo o lucro das vendas e do leilão será revertido para a Fundação Robert Enke, criada por Teresa Enke, viúva do ex-guardião.

Robert Enke com a camisola do Benfica (Imago)

O projeto, que chegou a estar previsto para o Prémio de Consciencialização sobre a Saúde Mental de 2024, esteve quase a ser cancelado quando um músico que iria participar desistiu ao saber que os rendimentos seriam doados. Ainda assim, o jornalista não desistiu da homenagem. «Com esta canção, quero celebrar a memória de Enke e ajudar outras pessoas», afirmou.

David Nunes in A Bola

Festivus

Ainda o Mourinho o apanhou no Benfica. Mas terá ele ficado na memória do Mourinho? O Mourinho disse alguma coisa após o suicídio do Enke, só por curiosidade?

Alex_Soares

Citação de: Festivus em 20 de Setembro de 2025, 20:46Ainda o Mourinho o apanhou no Benfica. Mas terá ele ficado na memória do Mourinho? O Mourinho disse alguma coisa após o suicídio do Enke, só por curiosidade?

https://www.record.pt/internacional/amp/mourinho-chocado-com-morte-de-enke

KKK24

Citação de: Festivus em 20 de Setembro de 2025, 20:46Ainda o Mourinho o apanhou no Benfica. Mas terá ele ficado na memória do Mourinho? O Mourinho disse alguma coisa após o suicídio do Enke, só por curiosidade?
O Mourinho era fã do Enke. Quando foi para o Porto tentou-o desviar para lá. Quando viu que não conseguia, deu excelentes indicações dele ao Barcelona para ele ir para lá. Ficou muito abalado quando morreu

Trapattoni

Citação de: KKK24 em 21 de Setembro de 2025, 01:41
O Mourinho era fã do Enke. Quando foi para o Porto tentou-o desviar para lá. Quando viu que não conseguia, deu excelentes indicações dele ao Barcelona para ele ir para lá. Ficou muito abalado quando morreu
Eu lembro me que na altura em que se deu a tragédia ele comentou bastante. Isto foi em 2009/2010 em meados de Novembro.
É normal que lhe tenha tocado visto que foi o seu primeiro GR...

Festivus

Citação de: KKK24 em 21 de Setembro de 2025, 01:41
Não sabia disso de o querer levar para o Porto.