Manuel Vilarinho (Presidente)

Presidente, 77 anos,
Portugal

Der Kaiser

Citação de: Sparrow em 09 de Setembro de 2025, 16:11Entrevista de Vilarinho a "A bola" em Julho de 1995, já depois de ter saído da direção de Manuel Damásio. Algumas partes:

Pode finalmente explicar por que é que o fez?
— Sai porque a minha vida profissional se modificou, como se verificou no decurso desta entrevista, sai também porque não adiantava estar contra. Ao fim de sete meses o Benfica só se estava a afundar. Não podia continuar a assistir a este desgoverno sem nada em fazer nada.

Porque deixou criar a ideia de que tinha saído por motivos particulares?
— Porque era verdade! Estou ligado a um negócio em que o preço da matéria prima aumentou abruptamente a partir de Junho e daí até Dezembro tive vários problemas nas empresas, impossíveis quando aceitei a integrar a Direção do Benfica. Nessa altura tinha tempo disponível, mas tudo se modificou a partir de Junho. Pode continuar desde que fizesse um enorme esforço, mas tive consciência de que não valia a pena se manter. Não fazia nada ao Benfica e prejudicava-me a mim.

Um "monstro" a desmembrar

Acha que não adiantava mais nada fazer no Benfica?
— Permita-me que faça um pouco de história. O último grande presidente do Benfica foi Fernando Martins. Tratava do clube como trata das coisas dele e não deixou que o Benfica se transformasse num "monstro" sem possibilidades de governar-se a si próprio. Nunca foi uma pessoa muito amada pelos benfiquistas e por isso perdeu as eleições para João Santos. E aí começou a desgraça do Benfica. Todos os presidentes que se seguiram a Fernando Martins não tinham estaleca benfiquista para poderem desempenhar o cargo.

"Manter o ecletismo é cavar o fosso"
— Quer dizer que os últimos presidentes do Benfica nada fizeram?
— Não, fizeram, mas foram más as opções.

Explique lá isso...
— Os dois monstros são consequência um do outro.

Mas os benfiquistas adoram o ecletismo...
— Há anos, era possível ser eclético, ter um determinado nível de vida. Hoje é impossível. Temos de olhar para o Benfica e perguntar: quais os produtos vendáveis? Respondo só: futebol, hóquei, natação, ténis e ginástica, estas três porque são baratas e tradicionais. É preciso rentabilizar o ecletismo. Se não se rentabiliza passa a ser um sorvedouro. Continuar a arrastar as coisas como estão é cavar o fosso cada vez mais.

O fim das amadoras

Parece-lhe que essa ideia tem muitos adeptos entre os sócios?
— Sem subterfúgios: o que defendo é o fim de todas as amadoras, pois não se vê qual é a sua necessidade.

Problemas financeiros

Cerca de 20 anos depois o clube deve ao Fisco e impostos de descontos dos funcionários para a Segurança Social e IRS. Os ordenados dos atletas não são o maior problema das amadoras, pois os contratos são temporais, eventuais. Graves são os atrasos para com a Fazenda.

Não era mais fácil tê-lo feito logo após a tomada de posse?
— Houve um erro de estratégia na candidatura. Devia ter sido claramente dito o que íamos fazer ao Benfica.

A ideia era ganhar a apresentação?
— Houve tantas ideias a desfilar, mas no momento de as concretizar... não surtiram efeito.

Porquê?
— Porque, no Benfica, as Assembleias Gerais são dominadas por socios que não sabem nada se interessam pelo clube, mas sabem imenso sobre política. Fiquei muito céptico quando os últimos orçamentos em Dezembro passaram sem votos contra. Verifiquei como funcionam as Assembleias. Concluo que só aparecem quando são manipulados.

"Sociedades desportivas são a única hipótese"

Não concorda com o orçamento?
— Não, com isso só iam eles e ir à Assembleia Geral. É um orçamento de vida irreal.

Muito amigo de Toni, mas...

Artur Jorge limpou bem!

Manuel Vilarinho nunca escondeu que gosta de Toni e foi ele quem tratou das negociações com a anterior equipa técnica do Benfica. Uma posição que não o impede de elogiar Artur Jorge.

— Quando o presidente Artur Jorge considerou que era um acto de gestão, e como sou disciplinado, limitei-me a apoiar-lo. Sou muito amigo do Toni e custou-me muito a forma como o despediram, mas compreendo que era preciso mudar. Estive e estou solidário com Manuel Damásio nesse capítulo. Amigos, amigos, negócios à parte.

E que lhe parece, agora, o trabalho de Artur Jorge?
— Antes de o conhecer não pensava nada, pois não o conhecia. Este ano fez um bom trabalho. Limpou bem o plantel.

Não tem medo da palavra limpar?
— Não, porque era o que ele fez. Arrumou a casa, disciplinou, construiu um plantel à medida. Viu-se livre dos jogadores chatos, parece-me que se vê uma equipa mais disciplinada.

Não é a entrevista completa, apenas pontos interessantes. A ideia que acabar com as modalidades vem de trás. E foi completamente de acordo com Artur Jorge em dispensar Isaías, Vitor Paneira ou Neno.
Fartou-se de dizer merda numa entrevista só.

Fernando Martins foi o último grande presidente dizia, claro o homem que deixou o pinto da Costa ganhar terreno quase de forma irreversível e abdicou do sucesso desportivo para fazer obras no estádio.

Artur Jorge fez um grande trabalho... sim, enterrando o clube e dinamitando um plantel que tinha sido campeão, é que precisava de renovação, mas não de ser destruído.

Enfim.

Sparrow

Reparei agora que a transcrição tem muitos erros. Peço desculpa, mas usei a foto e coloquei numa app para transcrever e colar aqui. Não revi e deveria tê-lo feito.
É só para deixar claro que os erros não foram escritos por mim, mas sim pela app.

Faroleiro

Trapattoni

Um filho da puta, um bêbado, um aldrabão e acima de tudo um charlatão.
Que meta a salvação no cú.

Alexandre1976

Este gajo é uma das maiores nódoas que passou pelo dirigismo do Benfica.

Festivus

O homem que despediste há 25 anos voltou para treinar o Benfica, Manel.

AndreCruz11SLB

Pancho Lopes 67

Citação de: AndreCruz11SLB em 21 de Setembro de 2025, 23:13
Citação de: Avante em 10 de Novembro de 2023, 01:18

Sofia... :cry2:

É mesmo a Sofia Oliveira?

A de amarelo? Claro que não, isso foi em 2000, ela tinha 7 anos nessa altura...

tiago1991

este homem devia é estar calado, fala com uma arrogância pqp

Trapattoni

Fraco homem, fraco lider, fraco de carácter, fraco gestor, fraco comunicador mas acima de tudo FRACO PRESIDENTE e FALSO SALVADOR. Eis o "PRESIDENTE FANTOCHE".

Once_Human

Citação de: Trapattoni em 22 de Setembro de 2025, 20:29
Fraco homem, fraco lider, fraco de carácter, fraco gestor, fraco comunicador mas acima de tudo FRACO PRESIDENTE e FALSO SALVADOR. Eis o "presidente fantoche".

E trouxe pela trela o orelhas

Nunca o perdoarei

Faroleiro

Citação de: tiago1991 em 22 de Setembro de 2025, 11:05este homem devia é estar calado, fala com uma arrogância pqp
Este Bêbado de M€rda teve o enorme pudor, a enorme lata e o enorme descaramento de vir mandar palpites nesta altura e especialmente na altura que o Mourinho regressou e de onde nunca devia ter saído quando este Bêbado de M€rda "presidiu" o Benfica?