Judo

Croissant

Perdeu da forma mais escusada. Desconcentrou-se por completo. E o Kotsoev estava fisicamente de rastos, até tinha boas chances de ganhar.

Croissant

Patricia Sampaio bronze. A chinesa percebeu que só fazendo shidos táticos e esperar pelo Yuko se conseguiria safar, levou Hansoku

RPicareta

Vou ver uns combates avulsos este fim de semana, que não deu para seguir o Mundial, mas notas do sofá:

Medalhas para a Patrícia está-se a tornar a notícia não notícia. Pena os dois anos entregues a fisioterapeutas na passagem para sénior, porque andaria perto de poder ter um palmarés perto do da Telma.

Otari a mostrar-se com resultados. João Fernando, meh. Taís a desiludir um bocadinho.

Excelente mundial dos atletas do Benfica, que não perderam nenhum combate. :whistle2:

RPicareta

Citação de: Croissant em 18 de Junho de 2025, 11:55Muito me surpreenderá o Fonseca se vencer o Kotsoev.

Muito me surpreenderá se o Fonseca fizer mais de dois combates em provas de elite.

Croissant

Citação de: RPicareta em 19 de Junho de 2025, 17:14Vou ver uns combates avulsos este fim de semana, que não deu para seguir o Mundial, mas notas do sofá:

Medalhas para a Patrícia está-se a tornar a notícia não notícia. Pena os dois anos entregues a fisioterapeutas na passagem para sénior, porque andaria perto de poder ter um palmarés perto do da Telma.

Otari a mostrar-se com resultados. João Fernando, meh. Taís a desiludir um bocadinho.

Excelente mundial dos atletas do Benfica, que não perderam nenhum combate. :whistle2:
O ippon que o Fonseca sofre é digno de cadete. Enfim...

Croissant

É minha impressão ou numa altura em que esta modalidade sofre um renascimento de popularidade, Portugal uma vez mais fica para trás? Enfim.

RPicareta

Citação de: Croissant em 09 de Setembro de 2025, 10:31É minha impressão ou numa altura em que esta modalidade sofre um renascimento de popularidade, Portugal uma vez mais fica para trás? Enfim.

Por mim pretendo boicotar os próximos Jogos, portanto até agradeço que não me façam perder fins de semana.
Curioso para os próximos zonais de Séniores e de Júniores de Lisboa, até para ver se alguma coisa já sai dos programas da Telma com a Junta de Freguesia de Benfica (apesar de improvável, porque pensando bem devem ser para putos das escolas ali perto).

Croissant

França levou forte do Japão. Mas que raio de ideia foi aquela de tentar ganhar em ne-waza contra japoneses? :rir:

fdpdc666

Bárbara Timo conquista ouro na Taça Europeia de Málaga.
Miguel Gago também esteve em bom plano, conquistando a prata.

Foto: Instagram Bárbara Timo

A judoca olímpica portuguesa Bárbara Timo conquistou este sábado a medalha de ouro em -70 kg na Taça Europeia de Málaga, numa competição em que Miguel Gago (-66 kg) foi medalha de prata.

No seu regresso aos tatamis, desde julho, numa prova de nível mais baixo, Bárbara Timo teve um pleno de quatro vitórias em Málaga, a última das quais a dar-lhe o ouro numa final diante da alemã Eva Buddenkotte.

Timo, que voltou a competir em -70 kg, após os Jogos Olímpicos de Paris'2024, integrou em Málaga uma seleção de 17 judocas lusos, com nove a competirem hoje e mais oito no domingo, numa prova que serve também de preparação para os campeonatos nacionais.

Além da judoca do Benfica, também Miguel Gago (-66 kg) esteve em bom plano, com cinco combates na competição espanhola, perdendo apenas na final diante do espanhol Alejandro Moral Navarro, o que o deixou com a prata.

Gonçalo Lampreia (-73 kg) e Rosa Mané (+78 kg) ainda chegaram à luta pela medalha de bronze nas respetivas categorias, mas terminaram na quinta posição.

No domingo estarão em ação João Fernando (-81 kg), Pedro Lima (-90 kg), Luís Diogo (-90 kg), Diogo Chantre (-100 kg), Diogo Brites (+100 kg), Maria Silveira (-57 kg), Raquel Brás (-57 kg) e Ana Agulhas (-57 kg).

Por Lusa

RPicareta

Citação de: Croissant em 09 de Outubro de 2025, 17:37França levou forte do Japão. Mas que raio de ideia foi aquela de tentar ganhar em ne-waza contra japoneses? :rir:

De pequenino é que se leva no focinho!  :whistle2: :estrelas:
Acho que é uma boa ideia de começar a meter isso em prática desde cedo. Não tenho visto combates suficientes, muito menos de júniores e cadetes, para perceber se será uma mudança de abordagem à competição. Como já disse aqui antes, quem estiver mais forte em ne-waza, tem uma vantagem em todos os combates.

Croissant

Fui ver o zonal de juniores, mas diria que os clubes enviaram para aí 50% de cadetes de último ano.

Este ano o zonal de veteranos teve pouca participação, foi triste. Até porque olhando para Espanha ou França, há vários opens de veteranos durante a época.
Contra min falo, que este ano era para participar mas como tive de adiar as férias de Julho para a segunda quinzena de setembro e primeira semana de outubro e não tinha nem peso nem cardio para competir.

Croissant

Agora até "contra" o Judo falando, estranho o Benfica não ter nem equipa de JJB nem equipa de ADCC.

Croissant

Alterações aos critérios dos Yukos: alargaram o critério para se atribuir um Yuko. Por um lado até acho bem, porque significa que vai haver menos combates a chegar a ponto de ouro e menos pessoas a ganhar com um Yuko fortuito.

Por outro lado, chegar ao fim do tempo de combate e termos uns 7-4 em Yukos será estranho, mas pelo menos premieia mais o atleta com mais iniciativa.

Obviamente, 1 wazari vale mais que 1000 Yukos.

RPicareta

Citação de: Croissant em 21 de Outubro de 2025, 11:25Alterações aos critérios dos Yukos: alargaram o critério para se atribuir um Yuko. Por um lado até acho bem, porque significa que vai haver menos combates a chegar a ponto de ouro e menos pessoas a ganhar com um Yuko fortuito.

Por outro lado, chegar ao fim do tempo de combate e termos uns 7-4 em Yukos será estranho, mas pelo menos premieia mais o atleta com mais iniciativa.

Obviamente, 1 wazari vale mais que 1000 Yukos.

É um regresso ao pré-2016 de certa forma. Preferia um critério restrito no Waza-Ari e este sem limites.

RPicareta

Citação de: Croissant em 12 de Outubro de 2025, 23:35Fui ver o zonal de juniores, mas diria que os clubes enviaram para aí 50% de cadetes de último ano.

Este ano o zonal de veteranos teve pouca participação, foi triste. Até porque olhando para Espanha ou França, há vários opens de veteranos durante a época.
Contra min falo, que este ano era para participar mas como tive de adiar as férias de Julho para a segunda quinzena de setembro e primeira semana de outubro e não tinha nem peso nem cardio para competir.

A verdadeira crise do judo luso é mesmo essa. Não se aproveitarem as recentes medalhas olímpicas (Fonseca 20/21 e Patrícia 24) para promoção e a limpeza da FPJ para se reformular o quadro competitivo, num desporto já de si minoritário...