João Noronha Lopes, candidato eleições 2025

Tiago Fella

José Theotónio, futuro CFO da SAD do Benfica se Noronha Lopes vencer as eleições, promete dedicar-se a 100% ao Benfica, atingir 35 milhões de resultados operacionais e cortar 100 milhões no passivo.

Supporter1904

Citação de: Benfiquismo em 22 de Outubro de 2025, 10:04
Citação de: IloveSLB2014 em 22 de Outubro de 2025, 08:53https://eco.sapo.pt/2025/10/22/ceo-do-grupo-pestana-prepara-check-out-rumo-ao-benfica/

O homem forte do grupo Pestana está pronto para mudar de camisola. Ao fim de 25 anos, José Theotónio pretende deixar o dia-a-dia da hotelaria para pôr as contas do seu Benfica em campo.

À espera da nova administração estará, desde logo, um passivo superior a 500 milhões de euros e uma dívida líquida da SAD de quase 197 milhões euros para controlar e baixar, a bem da sustentabilidade financeira do Benfica. Ao ECO, José Theotónio, atual CEO do Grupo Pestana e candidato a vice-presidente financeiro do Benfica pela lista de João Noronha Lopes, assume esse compromisso e uma dedicação inequívoco com a gestão das águias. "No Benfica é a 100%, é a tempo inteiro."

O gestor, que lidera o maior grupo hoteleiro português com operações em 16 países e uma faturação superior a 650 milhões de euros, revela que prepara-se para transitar para funções não executivas no Pestana e assumir em pleno funções no clube e também desempenhar as funções de CFO da SAD.

Comprometendo-se com uma redução de pelo menos 15 milhões de euros nos custos anuais e a baixar o passivo em 100 milhões de euros nos próximos quatro anos.

Neste momento, é CEO do grupo Pestana, o maior grupo hoteleiro português que fatura mais de 650 milhões de euros e está presente em 16 países. O Benfica também é uma grande empresa, mas é uma empresa que neste momento enfrenta um passivo superior a 500 milhões de euros, uma dívida de quase 200 milhões de euros da SAD.

É muito importante sabermos como vamos priorizar aquilo que são os investimentos e onde é que podemos aplicar para ter sucesso desportivo, porque é isso que mais importa ao Benfica.

Falemos então do Benfica. Quais serão as três principais medidas no campo financeiro que conta colocar em marcha assim que iniciar funções?
Estão nas 10 medidas que foram apresentadas pelo João Noronha Lopes como as primeiras dos primeiros 100 dias. E nestas há três que são claramente da área financeira. Desde logo a primeira, que é a auditoria, que é uma medida de gestão que é normal quando entra uma nova direção e, portanto, o que se quer fazer é conhecer em que situação em que o clube se encontra, para depois, a partir daí, poder planear.

Essa auditoria envolverá os últimos 10 anos?
Sim, será os últimos 10 anos, como tem sido anunciado. (É disto que os chalupas têm medo).

O dinheiro que está no Benfica é dos sócios do Benfica. É muito importante sabermos como vamos priorizar aquilo que são os investimentos e onde é que podemos aplicar para ter sucesso desportivo, porque é isso que mais importa ao Benfica.

O Benfica tem vindo a perder em termos de receitas operacionais, em termos médios, cerca de 15 milhões de euros por ano. E ao perder 15 milhões de euros por ano, o passivo vai aumentando, porque é a única forma depois de o financiar. Mesmo na época 2024/2025, cujas contas fecharam em junho, em que o Benfica, pela venda do João Neves, conseguiu ter resultados positivos...

Pretendem reduzir os FSE em 15 milhões de euros?
Os custos em geral. E se nós conseguimos reduzir esses 15 milhões, já equilibramos o resultado. E então aí sim, podemos começar com as medidas que temos e aumentar a receita.

Como chegaram a essa conclusão?
Comparámos e fizemos uma análise comparativa com muitos outros clubes. E não foi com os Manchesters, nem o Arsenal, nem o Real Madrid nem o Barcelona. Comparámo-nos com clubes como o Lyon e o Marselha de França, o Nápoles e o Atalanta de Itália, os escoceses Celtic e o Glasgow, o Galatasaray e o Besiktas da Turquia, o PSV, o Ajax e o Feyenoord dos Países Baixos. E aos compararmos com todos estes clubes, vemos que para o clube que somos e para o número de adeptos que temos, estamos abaixo numa série de métricas que são muito importantes.

Quais?
Estamos logo abaixo nas redes sociais. As redes sociais são aquilo que hoje muito potencia o merchandising.

O nosso objetivo é chegar aos 35 milhões de euros de resultado operacional. O nosso objetivo é começar de imediato, porque não podemos estar à espera de quatro anos. Se o Benfica fica, novamente, a perder 15 milhões por ano, nos próximos quatro anos está falido.

O nosso objetivo é exatamente começar a reduzir a dívida a partir do equilíbrio do resultado corrente. E por isso é que é tão importante baixar os custos — a estimativa que temos são os tais 15 milhões. Mas é também importante aumentar a receita, nomeadamente aumentar a receita naquelas rubricas que analisámos e que, nos clubes comparáveis, eles fazem muito melhor do que nós.

Qual é o objetivo em termos de resultados operacionais sem transações de jogadores?
O nosso objetivo é chegar aos 35 milhões de euros de resultado operacional.

Uma das medidas que anunciaram com efeito nos rendimentos operacionais passa pelo congelamento dos preços dos Red Pass. Isso significa que os preços, por exemplo, do corporate e de todos os outros lugares vão aumentar?
Exatamente. Até hoje, os erros têm sido pagos através do aumento dos preços dos Red Pass, que é o aumento mais fácil, mas que são os benfiquistas que sofrem. O que queremos é manter — porque o aumento já foi enorme nestes últimos dois anos e temos de viver com isso –, mas aumentando, sim, as outras receitas. Mas mesmo que o aumento do Red Pass fosse de 5% ou 10% não tem um impacto assim tão grande. O que tem um impacto grande é se conseguirmos aumentar aquilo que são as outras receitas do dia de jogo, seja as receitas pela melhoria da experiência do benfiquista e também na parte dos lugares corporate e dos executive seats.

O clube tem de ser sempre maioritário [da Benfica SAD]. Há uma linha vermelha, que são os 51%, mas esse não é o valor que queremos ter. Queremos manter valores sempre acima dos 60%.

É o sucesso desportivo que vai comandar o sucesso financeiro. Não nos interessa ter umas contas completamente impecáveis, acabar com o passivo, acabar com a dívida financeira e o clube não ganhar nada.

Do ponto de vista de equilíbrio das contas, qual seria um rácio de equilíbrio entre custos e receitas?
É conseguirmos ter um resultado operacional positivo, que apontamos de forma cuidadosa e conservadora para os 35 milhões de euros. Mas nada em termos de contas é positivo se não conseguirmos ter sucesso desportivo.

E para isso é que contamos com a energia do João Noronha Lopes, que tem tido uma energia fabulosa desde há muito tempo, há muitos meses que anda a trabalhar com isso, que me conseguiu contagiar e conseguiu, no fundo, abraçar este desafio e contagiar uma equipa fantástica.

Que lição

Eusébio10

"Se calhar são menos maus"

Epá, se calhar.

Vamos lá perceber uma coisa, pior que isto não ficamos. A única opção para o Benfica é cortar com os vícios todos do Vieirismo. Se não resultar daqui a 4 anos estamos a votar noutro, como é obvio.

Agora considerar sequer manter algum candidato com ligações ao Vieira é ser anti-Benfica

fjorge

A única hipótese de mudança está aqui.


SunRider

Citação de: Benfica da Serra em 22 de Outubro de 2025, 08:35Não percebo o endeusamento... Por muito maus que possam ser os restantes candidatos, o JNL não me convence. É apenas a minha opinião

Vota rui costa ou vieira então, as coisas estão a correr muito bem claramente, mudar para quê? Manter tudo como está é que é a solução. O que interessa é participar e que ninguém se aleije, ganhar títulos é secundário.

GoldenState

#54276
Como benfiquista fora de Lisboa, compreendo.

Mas é preciso ser realista. A não ser que a campanha se estendesse durante 1 ano (ou próximo disso), seria sempre impossível ir a todas casas, seja por questões de calendário, seja por questões logísticas/financeiras.

É tudo muito engraçado, mas pergunto se um candidato comum teria sequer capacidade financeira para o fazer, ir ao norte, às ilhas, aos USA, a Inglaterra, etc.

Outro ponto, aparentemente a presença em todas as casas só é exigida à oposição. O Presidente em funções pode passar o mandato sem ir a nenhuma e não faz diferença. Inclusive na sua campanha, passou em quantas?

30min à Benfica

Citação de: Benfica da Serra em 22 de Outubro de 2025, 08:35Não percebo o endeusamento... Por muito maus que possam ser os restantes candidatos, o JNL não me convence. É apenas a minha opinião

Aí na serra deve haver muita falta de acesso a informação. lol

Indiana Jonas

Citação de: Benfica da Serra em 22 de Outubro de 2025, 08:35Não percebo o endeusamento... Por muito maus que possam ser os restantes candidatos, o JNL não me convence. É apenas a minha opinião

Posso perguntar-te a razão de ser dessa opinião?

lucasslb1904

Citação de: Mercurio_10 em 22 de Outubro de 2025, 10:08
Citação de: Boxtobox em 22 de Outubro de 2025, 09:53Já sei que nao vai ler isto mas em jeito de desabafo deixo aqui este aviso:

Amanhã no debate muito cuidado com o Manteigas.

Se o Manteigas vai com as garras de fora e transforma o debate numa luta de 5 contra 1, vai perder muito mais do que vai ganhar.

O João Diogo Manteigas já perdeu tudo o que podia ganhar, começou bem e está a acabar pessimamente, dizia que não era uma candidatura de oposição mas passa o final da campanha com bocas contra a real oposição digamos assim, a única que pode mudar a situação.

Falando por mim ele (JDM) foi uma enorme desilusão, já tinha sido avisado por dois amigos benfiquistas quando estava a cair mais para o lado dele, felizmente rapidamente fui para o lado que percebo agora que é sem duvida o lado certo e o único lado real da mudança que é com João Noronha Lopes.

Onac

Acho normal que o debate seja Noronha contra o mundo, os outros sabem que estão a falar com o futuro presidente do Benfica e é bom que se vá habituando à exigência.


The Eagle 10

Citação de: Mercurio_10 em 22 de Outubro de 2025, 10:08
Citação de: Boxtobox em 22 de Outubro de 2025, 09:53Já sei que nao vai ler isto mas em jeito de desabafo deixo aqui este aviso:

Amanhã no debate muito cuidado com o Manteigas.

Se o Manteigas vai com as garras de fora e transforma o debate numa luta de 5 contra 1, vai perder muito mais do que vai ganhar.
O Manteigueiro está de cabeça perdida, já se estampou ontem.

vieirah1904

Amanhã no debate será atacado por todos os candidatos, inclusive por aqueles que se dizem "de mudança".

É o alvo a abater de todo o lado, rivais, TVs, candidatos, redes sociais, comentadores, etc.

Se dúvidas houvessem que é o único que pode salvar este clube da ditadura.

Baron_Davis

Dizia o batanete da rtp na entrevista que "o Benfica tinha estabilizado desportivamente"

3 vitórias, dois empates, duas derrotas

Sabem muito...

Vamos Presidente!