Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 53 anos,
Portugal

arfm14

É óbvio que Rui Costa foi uma das pessoas que ajudou a credibilizar Vale e Azevedo. Crédito esse que o levou a presidente.

Eu lembro-me bem, apesar de ser novinho na altura, que o Rui Costa foi bandeira eleitoral do Vale e Azevedo.

E não me lembro de nesses momentos Rui Costa vir a público contrariar a versão de Vale e Azevedo.

Se há aqui alguma relação com Vale e Azevedo é claramente com Rui Costa.

A mim surpreende-me que os sócios que elegeram Vale e Azevedo, e que muitos deles votam Rui Costa, se tenham esquecido daquilo que uma criança, como eu era na altura, nunca se esqueceu.

NN_1984

#457471
Já enviaste algum comunicado à cerca do Nojo que a CNN editou depois do jogo de ontem??? Todos gozam com o Benfica se fosse contigo vomitavas  logo! És o maior cancro do clube!

BleedingHeart

Este banana vai ter sessoes de media training com o luis bernardo, amanha, terca e quarta.

Vao po-lo a decorar cabulas, a ultima vez que estudou tanto foi quando acabou o oitavo ano na secundaria de alfragide

Tiago_Patatas

Citação de: BleedingHeart em 03 de Novembro de 2025, 02:00Este banana vai ter sessoes de media training com o luis bernardo, amanha, terca e quarta.

Vao po-lo a decorar cabulas, a ultima vez que estudou tanto foi quando acabou o oitavo ano na secundaria de alfragide

Pode treinar à vontade, mas já não vai estar lá o paizinho do Vieira para protegê-lo.

tomaz

Ganda Rui pa.. até o VAR faz campanha por ti. A liga quer tanto tanto tanto que continues.. porque será?? Tugão é um lodo de interesses, de politicas sujas. Sempre foi. Em qualquer outro momento tinham expulso o Sudakov. Coincidências..

Ru10

"A perder que seja assim."

Quem fez esta afirmação?

A. Presidente do Sport Lisboa e Benfica
B. Treinador do Sporting Clube de Braga
C. Ambos

cernache1

Citação de: arfm14 em 03 de Novembro de 2025, 00:53É óbvio que Rui Costa foi uma das pessoas que ajudou a credibilizar Vale e Azevedo. Crédito esse que o levou a presidente.

Eu lembro-me bem, apesar de ser novinho na altura, que o Rui Costa foi bandeira eleitoral do Vale e Azevedo.

E não me lembro de nesses momentos Rui Costa vir a público contrariar a versão de Vale e Azevedo.

Se há aqui alguma relação com Vale e Azevedo é claramente com Rui Costa.

A mim surpreende-me que os sócios que elegeram Vale e Azevedo, e que muitos deles votam Rui Costa, se tenham esquecido daquilo que uma criança, como eu era na altura, nunca se esqueceu.

Certíssimo. Sou do ano do Costa e bem me lembro disso.

fpie

Citação de: Vitor Baptista em 02 de Novembro de 2025, 23:34Então o teu chefe de gabinete vai no teu lugar? Nem as reuniões tu vais?


Grande Presidente!

são reuniões onde estão os grandes presidentes dos maiores clubes do mundo, ele como não é um grande presidente não vai, acho bem

Flafas

e com tanta merda, ja fomos outra vez ultrapssados pelo Bayern como maior clube do mundo

Benfiquismo

#457479
Citação de: Benfiquista de Baguim em 31 de Outubro de 2025, 18:43
Citação de: Benfiquismo em 31 de Outubro de 2025, 17:27No Benfica ergueu-se uma figura que se julga acima de todos. Fala com a confiança de quem acredita ter sempre razão, mesmo quando os factos lhe escapam. Promete tudo a todos, mas as suas palavras mudam conforme o vento, um verdadeiro artista da meia-verdade. O sorriso ensaiado e o discurso pomposo, como ainda se viu ontem naquele pseudo debate, escondem um instinto de sobrevivência afinado, sabe enganar sem parecer que engana. Arrogante nas vitórias e evasivo nas derrotas, construiu a sua imagem sobre promessas por cumprir e uma retórica que encanta os distraídos. Um mestre do palco desportivo, onde a aparência vale mais do que a verdade.
Um Benfiquinha dos tempos modernos, liderado por um inapto e com o culto de presidente intocável.
Votem mais 4 anos nisto e vão ver onde vai parar o nosso clube em breve.


Ontem todo orgulhoso a dizer que o Benfica lutou com o sporting até ao fim do campeonato, deu-me nojo, isso é uma obrigação e não é motivo de orgulho.
Ver os sócios pactuar com isto deixa-me desolado.
O problema é que isso se enraizou no nosso clube e nota se perfeitamente na cultura de exigência (ou falta dela) dos sócios. No Benfica que eu cresci a ver, exigia se vitórias e provou se mais uma vez, que os sócios não querem saber disso para nada. Que sábado isso mude definitivamente, a mudança para o bem do nosso clube têm de existir.

HB

Benfica: Leiria 'deu' maioria absoluta a Rui Costa

Casa do clube na cidade do Lis teve uma afluência de votantes a rondar o milhar e o atual presidente esmagou Noronha Lopes. Associados com direito a 50 votos tenderam para o líder encarnado. Crença numa segunda volta eleitoral bastante participada


Dirigentes da Casa do Benfica de Leiria felizes com adesão dos sócios às eleições

Spoiler
Leiria não teve dúvidas: Rui Costa deve continuar a ser o presidente do Benfica. Analisando os votos da primeira volta das eleições, realizada no passado dia 25, o atual presidente obteve maioria absoluta na cidade do Lis.

Na Casa do Benfica de Leiria, onde votaram 984 associados dos encarnados, 433 colocaram a cruz na Lista G, encabeçada por Rui Costa. Por seu turno, João Noronha Lopes, rosto da Lista F, colheu a preferência de 261 votantes. No referido local, acrescente-se, não se registaram quaisquer votos nulos e/ou brancos, sendo que a distribuição do remanescente dos votos foi a seguinte: Lista C (140 votantes) – João Diogo Manteigas -, Lista E (130 votantes) – Luís Filipe Vieira -, Lista B (15 votantes) – Martim Mayer –, e Lista D (5 votantes) – Cristóvão Carvalho.


Distribuição dos votos contabilizados na Casa do Benfica de Leiria

Centrando atenções em Rui Costa e Noronha Lopes, os dois candidatos que lograram a passagem à segunda volta do ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube e cujo sufrágio está agendado para o próximo dia 8 de novembro, os números dizem que Leiria carregou o maestro às costas: os 433 apoiantes do antigo craque dos relvados traduziram-se em 10.590 votos. Já os 261 votantes em Noronha Lopes permitiram uma tradução em votos de 4.493, pelo que o eleitorado leiriense mais do que duplicou a escolha em Rui Costa relativamente àquele que viria a confirmar-se como o seu principal adversário nas urnas.

A BOLA esteve, dias depois do ato eleitoral, nas instalações da Casa do Benfica de Leiria e tentou perceber as razões para as quais Rui Costa colheu esta aceitação. No referido espaço de culto encarnado da cidade do Lis há atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que o número de votantes nas eleições do clube foi praticamente o dobro – recorde-se que para participar no ato eleitoral era obrigatório ser sócio do Benfica e não de qualquer Casa do Benfica.

Fernando Heleno e Manuel Roda, ambos vice-presidentes da Casa do Benfica de Leiria – Vítor Farinha, o atual presidente, não pôde estar presente devido a razões pessoais -, foram de uma recetividade a toda a prova – orgulhando-se da presença da nossa equipa de reportagem, não se cansaram de nos agradecer a presença [até para jantar nos convidaram] -, mas, de forma absolutamente diplomática, preferiram não tecer considerações eleitorais, respeitando o cargo institucional que ocupam. Mas Fernando Heleno não escondeu a satisfação pela presença de tantos sócios que ali depositaram o seu voto.

«Se me permite, gostaria de começar por dizer que a Casa do Benfica de Leiria decidiu, por unanimidade, não apoiar publicamente nenhum dos candidatos às eleições e disso mesmo demos conta em comunicado emitido durante o período eleitoral. O que me apraz registar é que o dia 25 de outubro foi vivido com grande fervor benfiquista também na nossa casa. Além dos números absolutamente estrondosos que se verificaram no referido ato eleitoral e que deram ao Benfica um novo recorde do Mundo, a Casa do Benfica de Leiria também não pode deixar de orgulhar-se de ter tido praticamente um milhar de associados do Benfica a votarem nas nossas instalações. Somos uma entidade que tem atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que tivemos praticamente o dobro de eleitores. E isso deve ser realçado», começou por dizer, acrescentando «a total correção com que decorreu o sufrágio, entre as 8h30 e as 22 horas, não só nas duas mesas de voto que estiveram instaladas na Casa do Benfica de Leiria, como também no restante espaço, onde houve muito Benfica de manhã à noite».

Ainda de acordo com o dirigente associativo, «nestas eleições foram registados mais do dobro de votantes relativamente ao último sufrágio no clube», algo que, reforça, «diz bem da força do Benfica».

Relativamente à leitura do eleitorado, Fernando Heleno diz ter tido uma noção de que houve muitos sócios com direito a 50 votos que escolheram Rui Costa, algo que «ficou devidamente refletido nos resultados finais». «É certo que tivemos aqui uma mescla de juventude com outras pessoas mais velhas a votar em Leiria, mas pela minha leitura tivemos bastantes sócios do Benfica com direito a 50 votos», conclui.


«O passado de Rui Costa nos relvados ainda tem muito peso»


No dia da nossa reportagem no local, o ambiente da casa encarnada junto ao Rio Lis estava... a meio-gás. Dia de semana, à noite, já com o inverno a intimidar... Conseguimos, ainda assim, falar com alguns dos benfiquistas ali presentes. A ideia passava, claro está, por tentarmos perceber o sentido de voto em Rui Costa, ainda para mais de forma tão esmagadora.

Estivemos durante alguns minutos à conversa com um sócio do Benfica. Mesmo preferindo o anonimato, também por razões institucionais – embora atualmente não exerça nenhum cargo -, o associado dos encarnados fez-nos a sua leitura da primeira volta das eleições, centrando a análise nas urnas existentes na Casa do Benfica de Leiria.

«Foi claramente um excelente dia para todos os benfiquistas da região. É certo que somos muito mais, claro que a dimensão do Benfica é mundial, mas termos praticamente um milhar de sócios do clube a votarem na casa de Leiria é bastante positivo. Durante várias horas houve largas conversas sobre tudo. O glorioso passado, mas também o presente e o futuro. Relativamente à tendência de voto, e pelo que fui percebendo junto de alguns amigos com quem me fui cruzando ao longo do dia, estou em crer que o estatuto que Rui Costa adquiriu enquanto jogador continua a ter bastante peso no eleitorado benfiquista. E digo isto pelo que sei de muitos dos que votaram em Leiria, mas na minha análise também abranjo esta tese ao resultado final das eleições. O Rui Costa foi um jogador de craveira mundial, é e será sempre um dos grandes ícones do Benfica e os sócios não esquecem tudo o que ele deu ao clube», confidencia.

Do alto da experiência dos quase 60 anos de vida – e cerca de 50 de associado -, este adepto, que também votou em Rui Costa, deu seguimento à sua leitura: «Claro que há quem defenda que Rui Costa não correspondeu às expectativas enquanto presidente, quem lidera o Benfica está obrigado a ganhar sempre, sobre isso não há a mínima dúvida, mas, na minha ótica, e além do seu passado enquanto jogador, o próprio Rui Costa merece um reforço de aposta na presidência. Fez coisas bastante interessantes, conseguiu que a nação benfiquista se unisse ainda mais em torno do clube, principalmente nos jogos em casa e fora, e financeiramente também encontrou uma estabilidade que é extremamente importante.»

Perante estes dados, o referido associado não teve dúvidas em depositar os seus 50 votos no antigo maestro. «Assumo claramente que foi esse o meu sentido de voto. Respeitando e agradecendo a convicção dos restantes candidatos, naquela que foi uma gigantesca prova de universalidade e democracia no Benfica, estou em crer que Rui Costa é, neste momento, o candidato mais capacitado para conduzir o Benfica à glória que todos nós desejamos. Voltarei a votar nele na segunda volta, evidentemente, espero que o nosso eterno número 10 colha a preferência dos benfiquistas para que possa manter-se na presidência, mas, e acima de tudo, espero que volte a ganhar o Benfica. No final do dia, e aconteça o que acontecer, continuamos todos a ser do Benfica e viveremos intensamente o clube, qualquer que seja o presidente», dissertou.

Casa leiriense com futuro

Voltando, e para terminar, à essência da Casa do Benfica de Leiria (fundada em 1989), estamos na presença de uma instituição agregadora e que consegue ser o epicentro de vários momentos de grande fervor clubístico na zona Centro do País.

O atual espaço, situado ao início da Rua Machado dos Santos, é atraente, mas não deixa de ser relativamente pequeno para que possam ser desenvolvidas algumas atividades lúdicas que levem a que mais pessoas frequentem a casa e ali vivam com mais intensidade a realidade encarnada.

«Temos a ideia que seria bastante necessário dispormos de novas infraestruturas para que possamos continuar este caminho. O nosso mandato, iniciado este ano, termina em 2028, e muito gostaríamos de tentar, pelo menos, encontrar uma outra localização para que a Casa do Benfica de Leiria fosse ainda maior e para que pudéssemos atrair mais benfiquistas ao nosso espaço. Claro que só com melhores condições poderemos aspirar a ter mais sócios. Veremos o que será possível fazer, sem promessas, mas com muita ambição. É este o espírito da atual Direção», finalizou Fernando Valente.

https://www.abola.pt/noticias/benfica-leiria-deu-maioria-absoluta-a-rui-costa-2025103017123348138
[fechar]

As canetas de aluguer da BOLA continuam a fazer campanha pelo nosso Rui, mas no geral estamos tão fudidos, mas tão fudidos...

ElComandante

Hora de começarem a perguntar ao Rui pelo Mário Branco, que não pode ser só ao JNL.

O Mário Branco fica no Benfica se o Mourinho sair? Temos um director desportivo que está dependente do treinador? Alguém que deveria ser responsável por coordenar o projecto (lol) a longo prazo?


O Património




nunca é demais lembrar

dos piores presidentes DE SEMPRE

fpie

Citação de: O Património em 03 de Novembro de 2025, 10:35

nunca é demais lembrar

dos piores presidentes DE SEMPRE


é meter isto no X e faces

RGouveia.SLB

Citação de: HB em 03 de Novembro de 2025, 10:09Benfica: Leiria 'deu' maioria absoluta a Rui Costa

Casa do clube na cidade do Lis teve uma afluência de votantes a rondar o milhar e o atual presidente esmagou Noronha Lopes. Associados com direito a 50 votos tenderam para o líder encarnado. Crença numa segunda volta eleitoral bastante participada


Dirigentes da Casa do Benfica de Leiria felizes com adesão dos sócios às eleições

Spoiler
Leiria não teve dúvidas: Rui Costa deve continuar a ser o presidente do Benfica. Analisando os votos da primeira volta das eleições, realizada no passado dia 25, o atual presidente obteve maioria absoluta na cidade do Lis.

Na Casa do Benfica de Leiria, onde votaram 984 associados dos encarnados, 433 colocaram a cruz na Lista G, encabeçada por Rui Costa. Por seu turno, João Noronha Lopes, rosto da Lista F, colheu a preferência de 261 votantes. No referido local, acrescente-se, não se registaram quaisquer votos nulos e/ou brancos, sendo que a distribuição do remanescente dos votos foi a seguinte: Lista C (140 votantes) – João Diogo Manteigas -, Lista E (130 votantes) – Luís Filipe Vieira -, Lista B (15 votantes) – Martim Mayer –, e Lista D (5 votantes) – Cristóvão Carvalho.


Distribuição dos votos contabilizados na Casa do Benfica de Leiria

Centrando atenções em Rui Costa e Noronha Lopes, os dois candidatos que lograram a passagem à segunda volta do ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube e cujo sufrágio está agendado para o próximo dia 8 de novembro, os números dizem que Leiria carregou o maestro às costas: os 433 apoiantes do antigo craque dos relvados traduziram-se em 10.590 votos. Já os 261 votantes em Noronha Lopes permitiram uma tradução em votos de 4.493, pelo que o eleitorado leiriense mais do que duplicou a escolha em Rui Costa relativamente àquele que viria a confirmar-se como o seu principal adversário nas urnas.

A BOLA esteve, dias depois do ato eleitoral, nas instalações da Casa do Benfica de Leiria e tentou perceber as razões para as quais Rui Costa colheu esta aceitação. No referido espaço de culto encarnado da cidade do Lis há atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que o número de votantes nas eleições do clube foi praticamente o dobro – recorde-se que para participar no ato eleitoral era obrigatório ser sócio do Benfica e não de qualquer Casa do Benfica.

Fernando Heleno e Manuel Roda, ambos vice-presidentes da Casa do Benfica de Leiria – Vítor Farinha, o atual presidente, não pôde estar presente devido a razões pessoais -, foram de uma recetividade a toda a prova – orgulhando-se da presença da nossa equipa de reportagem, não se cansaram de nos agradecer a presença [até para jantar nos convidaram] -, mas, de forma absolutamente diplomática, preferiram não tecer considerações eleitorais, respeitando o cargo institucional que ocupam. Mas Fernando Heleno não escondeu a satisfação pela presença de tantos sócios que ali depositaram o seu voto.

«Se me permite, gostaria de começar por dizer que a Casa do Benfica de Leiria decidiu, por unanimidade, não apoiar publicamente nenhum dos candidatos às eleições e disso mesmo demos conta em comunicado emitido durante o período eleitoral. O que me apraz registar é que o dia 25 de outubro foi vivido com grande fervor benfiquista também na nossa casa. Além dos números absolutamente estrondosos que se verificaram no referido ato eleitoral e que deram ao Benfica um novo recorde do Mundo, a Casa do Benfica de Leiria também não pode deixar de orgulhar-se de ter tido praticamente um milhar de associados do Benfica a votarem nas nossas instalações. Somos uma entidade que tem atualmente cerca de 500 sócios pagantes, pelo que tivemos praticamente o dobro de eleitores. E isso deve ser realçado», começou por dizer, acrescentando «a total correção com que decorreu o sufrágio, entre as 8h30 e as 22 horas, não só nas duas mesas de voto que estiveram instaladas na Casa do Benfica de Leiria, como também no restante espaço, onde houve muito Benfica de manhã à noite».

Ainda de acordo com o dirigente associativo, «nestas eleições foram registados mais do dobro de votantes relativamente ao último sufrágio no clube», algo que, reforça, «diz bem da força do Benfica».

Relativamente à leitura do eleitorado, Fernando Heleno diz ter tido uma noção de que houve muitos sócios com direito a 50 votos que escolheram Rui Costa, algo que «ficou devidamente refletido nos resultados finais». «É certo que tivemos aqui uma mescla de juventude com outras pessoas mais velhas a votar em Leiria, mas pela minha leitura tivemos bastantes sócios do Benfica com direito a 50 votos», conclui.


«O passado de Rui Costa nos relvados ainda tem muito peso»


No dia da nossa reportagem no local, o ambiente da casa encarnada junto ao Rio Lis estava... a meio-gás. Dia de semana, à noite, já com o inverno a intimidar... Conseguimos, ainda assim, falar com alguns dos benfiquistas ali presentes. A ideia passava, claro está, por tentarmos perceber o sentido de voto em Rui Costa, ainda para mais de forma tão esmagadora.

Estivemos durante alguns minutos à conversa com um sócio do Benfica. Mesmo preferindo o anonimato, também por razões institucionais – embora atualmente não exerça nenhum cargo -, o associado dos encarnados fez-nos a sua leitura da primeira volta das eleições, centrando a análise nas urnas existentes na Casa do Benfica de Leiria.

«Foi claramente um excelente dia para todos os benfiquistas da região. É certo que somos muito mais, claro que a dimensão do Benfica é mundial, mas termos praticamente um milhar de sócios do clube a votarem na casa de Leiria é bastante positivo. Durante várias horas houve largas conversas sobre tudo. O glorioso passado, mas também o presente e o futuro. Relativamente à tendência de voto, e pelo que fui percebendo junto de alguns amigos com quem me fui cruzando ao longo do dia, estou em crer que o estatuto que Rui Costa adquiriu enquanto jogador continua a ter bastante peso no eleitorado benfiquista. E digo isto pelo que sei de muitos dos que votaram em Leiria, mas na minha análise também abranjo esta tese ao resultado final das eleições. O Rui Costa foi um jogador de craveira mundial, é e será sempre um dos grandes ícones do Benfica e os sócios não esquecem tudo o que ele deu ao clube», confidencia.

Do alto da experiência dos quase 60 anos de vida – e cerca de 50 de associado -, este adepto, que também votou em Rui Costa, deu seguimento à sua leitura: «Claro que há quem defenda que Rui Costa não correspondeu às expectativas enquanto presidente, quem lidera o Benfica está obrigado a ganhar sempre, sobre isso não há a mínima dúvida, mas, na minha ótica, e além do seu passado enquanto jogador, o próprio Rui Costa merece um reforço de aposta na presidência. Fez coisas bastante interessantes, conseguiu que a nação benfiquista se unisse ainda mais em torno do clube, principalmente nos jogos em casa e fora, e financeiramente também encontrou uma estabilidade que é extremamente importante.»

Perante estes dados, o referido associado não teve dúvidas em depositar os seus 50 votos no antigo maestro. «Assumo claramente que foi esse o meu sentido de voto. Respeitando e agradecendo a convicção dos restantes candidatos, naquela que foi uma gigantesca prova de universalidade e democracia no Benfica, estou em crer que Rui Costa é, neste momento, o candidato mais capacitado para conduzir o Benfica à glória que todos nós desejamos. Voltarei a votar nele na segunda volta, evidentemente, espero que o nosso eterno número 10 colha a preferência dos benfiquistas para que possa manter-se na presidência, mas, e acima de tudo, espero que volte a ganhar o Benfica. No final do dia, e aconteça o que acontecer, continuamos todos a ser do Benfica e viveremos intensamente o clube, qualquer que seja o presidente», dissertou.

Casa leiriense com futuro

Voltando, e para terminar, à essência da Casa do Benfica de Leiria (fundada em 1989), estamos na presença de uma instituição agregadora e que consegue ser o epicentro de vários momentos de grande fervor clubístico na zona Centro do País.

O atual espaço, situado ao início da Rua Machado dos Santos, é atraente, mas não deixa de ser relativamente pequeno para que possam ser desenvolvidas algumas atividades lúdicas que levem a que mais pessoas frequentem a casa e ali vivam com mais intensidade a realidade encarnada.

«Temos a ideia que seria bastante necessário dispormos de novas infraestruturas para que possamos continuar este caminho. O nosso mandato, iniciado este ano, termina em 2028, e muito gostaríamos de tentar, pelo menos, encontrar uma outra localização para que a Casa do Benfica de Leiria fosse ainda maior e para que pudéssemos atrair mais benfiquistas ao nosso espaço. Claro que só com melhores condições poderemos aspirar a ter mais sócios. Veremos o que será possível fazer, sem promessas, mas com muita ambição. É este o espírito da atual Direção», finalizou Fernando Valente.

https://www.abola.pt/noticias/benfica-leiria-deu-maioria-absoluta-a-rui-costa-2025103017123348138
[fechar]

As canetas de aluguer da BOLA continuam a fazer campanha pelo nosso Rui, mas no geral estamos tão fudidos, mas tão fudidos...

É preciso ter uma grande falta de amor próprio para a malta votar em massa no Ruie, numa cidade cheia de lagartagem