Nesta terça-feira, 18 de novembro, em partida da 4.ª jornada do Grupo E da EHF European League, o Benfica recebeu, no Pavilhão n.º 2 da Luz, os suecos do HF Karlskrona. Os encarnados venceram, por 36-33.
Depois de vencer em solo sueco, o Benfica apresentou-se no Pavilhão n.º 2 com Rangel da Rosa, Miguel Sánchez, Ander Izquierdo, Pau Oliveras, Alejandro Barbeito, Christopher Hedberg e Javi Rodríguez no seu sete inicial.
Com um arranque forte, cedo as águias começaram a distanciar-se do seu oponente e, quando chegaram aos 10 golos, tinham o dobro dos registados pelo seu adversário (10-5). Nesta altura, já Javi Rodríguez levava 4 golos.
Foi mantendo e controlando este diferencial de 5 tentos que os encarnados levaram os 15 minutos que se seguiram e que completaram este 1.º tempo. Assim, quando soou a buzina para o intervalo, o resultado era de 18-13.
O Benfica entrou para a 2.ª parte com a corda toda. Tanto assim foi que, paulatinamente, cavou uma diferença que chegou a ser de 7 golos (26-19), quando faltavam jogar pouco menos de 20 minutos.
Porém, o HF Karlskrona não atirou a toalha ao chão, continuou a tentar encurtar distâncias, e acabou mesmo por conseguir (33-31).
Os apenas dois golos de vantagem e os ainda cinco minutos para se jogar levaram Jota González a pedir um timeout. As palavras do treinador surtiram efeito, já que foram das águias os três golos seguintes registados no marcador (36-32).
O melhor que os nórdicos conseguiram foi marcar mais um tento, e o Benfica terminou a vencer, por 36-33, carimbando a sua terceira vitória em quatro jogos deste Grupo E da EHF European League.
Se aos 15 minutos Javi Rodríguez tinha 4 golos no seu registo, no final do desafio havia triplicado esse número, sendo o melhor marcador do encontro com 12 golos!
Na próxima jornada do Grupo, que se realiza na terça-feira, 25 de novembro, os encarnados visitam o FTC-Green Collect.
Antes há compromisso doméstico, com a deslocação ao Pavilhão Acácio Rosa para o duelo da 12.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, frente ao Belenenses. A partida tem início às 15h00 de sábado, 22 de novembro.
DECLARAÇÕES
Jota González (treinador do Benfica): "Uma vitória muito importante para nós; era fundamental ganhar hoje para estarmos mais perto de passar à Main Round, à fase seguinte. Agora temos o próximo jogo, que é fora de casa. Os números dizem que, se lá formos capazes de não perder por mais de 12 golos, estaremos na fase seguinte. O que já é um primeiro passo importante. Isso significa que temos de ir com a mentalidade de ganhar o jogo, mas é para que as pessoas também entendam um pouco as contas que estão em causa. Mas enfim, acho que a equipa fez um esforço; temos muitas baixas, eles também, e no ataque continuamos um pouco presos, sem os laterais direitos, sem os canhotos… mas acho que no final conseguimos, sofrendo um pouco no fim, mais pelo facto de termos falhado muitos remates do que pelo jogo em si."
Javi Rodríguez (pivô do Benfica): "Sabíamos que era muito importante e, que, se ganhássemos aqui, seria um passo muito importante para passar à próxima ronda. Fizemos o nosso trabalho, agora estamos numa boa série e é preciso continuar. Para a semana tentaremos fechar a qualificação em Budapeste e depois já poderemos pensar no 1.º lugar do grupo. O 5x1 costuma causar dificuldades a estas equipas suecas. Nós somos mais táticos e, normalmente, custa-lhes jogar contra este tipo de defesa – já tinha sido assim no jogo da 1.ª volta. [12 golos marcados] Fico muito contente pela minha exibição, mas o importante é a vitória da equipa, continuar a ganhar. Tento sempre ajudar o máximo possível a equipa. Hoje foi assim, outro dia será com menos golos, mas vou tentar ajudar sempre ao máximo a ganhar os jogos."
FICHA DE JOGO
* Ficha de Jogo do site oficial da prova. Nada garante que não tenha erros.
Formação inicial do Benfica: Rangel da Rosa, Miguel Sánchez, Christopher Hedberg, Pau Oliveras, Alejandro Barbeito, Ander Izquierdo e Javi Rodríguez
Suplentes: Gustavo Capdeville (J), Gabriel Cavalcanti (J), Stiven Valencia (J), Fábio Silva (J), Aldo Pagliotta (NJ), Alexis Borges (J), Ismäel El-Korchi (J) e Reinier Taboada (J)
Marcadores do Benfica: Alejandro Barbeito (4), Ander Izquierdo (2), Pau Oliveras (2), Miguel Sánchez (6), Javi Rodríguez (12), Gabriel Cavalcanti (1), Ismäel El-Korchi (1), Alexis Borges (2), Reinier Taboada (2), Christopher Hedberg (1), Stiven Valencia (1) e Fábio Silva (2)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/11/18/andebol-benfica-hf-karlskrona-jogo-4-jornada-grupo-e-ehf-european-league
Coming soon
- Universo Benfica on Thursday, 15 January 2026
- Andris on Saturday, 29 November 2025
- Andris on Tuesday, 18 November 2025
- Andris on Sunday, 16 November 2025
- Universo Benfica on Wednesday, 17 September 2025


