José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

overmarte

Citação de: windows10 em 22 de Novembro de 2025, 10:37Acho que já toda a gente terá percebido que o Mourinho do Benfica não será diferente do Mourinho do Manchester United, do Tottenham, da Roma e do Fenerbahce.

A cada semana que passa, a equipa pratica pior futebol.
Quanto mais esquecem do treinador anterior, mais vazia fica a ideia de jogo do Benfica.

E, como nos mostra o seu passado, já deu início à sua deriva estalinista de encontrar inimigos dentro do plantel, os tais que não se esforçam (porque a tática dele é fabulosa e só não funciona graças aos que não se dedicam).
Quando conseguir correr com esses bodes expiatórios, o futebol não vai melhorar, e portanto vai ter de arranjar outros para continuar a justificar a sua falência tática.
Vai pedindo união aos adeptos e protegendo a sua incapacidade, atacando os jogadores.

É um filme que já toda a gente viu.

Mesmo a 2a passagem pelo Chelsea. O Hazard é que estava em forma sobre-humana e carregou aquilo.
As equipas do Mourinho nunca encantaram pelo futebol. Mas eram máquinas.

Agora, a cada época que passa as equipas dele vão apresentado um futebol mais degradante. E o desgaste rápido é cada vez mais rápido.

Iron Mask

Começou oficialmente a trabalhar na sacada.

Mais uns mesitos e tá feito. Mais uma no bolso.

lakshmi

Começou cedo, nem fez 3 meses. Normalmente costuma ser na terceira época.

1entremilhoes

Myngos

Já que foi peça fundamental para esta vitória do cão de louça, que pelo menos ajude a desmascarar este lodo e esta escumalha que nos dirige.

Myngos

Citação de: Hocuspocus em 22 de Novembro de 2025, 11:54Estava à espera que o Mourinho começasse a rasgar os jogadores, não esperava era que fosse já em Novembro. Mas, realmente, até para um treinador acabado deve ser um desespero total olhar para a colecção de cepos caríssimos e acomodados que temos neste plantel.

De resto, tudo a decorrer dentro do expectável no rumo para o abismo. Não há nada que se aproveite neste Benfica. Nadinha. Clube completamente decadente, cheio de incompetentes e sanguessugas.

Confesso que teria a sua piada ser o Mourinho a detonar isto tudo e a deixar o falhado do Rui com as calças na mão.

Não é o Rui que os põe a jogar. O Rui não marca golos crl.

Archie Bunker

Citação de: overmarte em 22 de Novembro de 2025, 11:48Não vou tão longe como o Carlos Daniel e dizer que nunca viu um problema no futebol que fosse de atitude.
Mas acho que amiúde se utiliza a atitude como guarda chuva para justificar muita coisa.

Passamos a jogar melhor na 2ª parte por causa da atitude? Ou teve a ver com regressar ao 4-2-3-1 onde estamos mais confortáveis, a equipa pressionou melhor e diga-se, o Atlético também foi perdendo capacidade.

É a atitude que justifica que além do remate do Dedic, (jogada que até começou no Rodrigo Rego, se não estou em erro) não termos criado oportunidades na 1ª parte, e que o nosso jogo se resuma a bola no corredor e esperar um rasgo individual, seja o Lukebakio, o Rodrigo Rego, o Dedic ou quem lá estiver.

E na segunda parte criámos?

overmarte

Citação de: Archie Bunker em 22 de Novembro de 2025, 12:48
Citação de: overmarte em 22 de Novembro de 2025, 11:48Não vou tão longe como o Carlos Daniel e dizer que nunca viu um problema no futebol que fosse de atitude.
Mas acho que amiúde se utiliza a atitude como guarda chuva para justificar muita coisa.

Passamos a jogar melhor na 2ª parte por causa da atitude? Ou teve a ver com regressar ao 4-2-3-1 onde estamos mais confortáveis, a equipa pressionou melhor e diga-se, o Atlético também foi perdendo capacidade.

É a atitude que justifica que além do remate do Dedic, (jogada que até começou no Rodrigo Rego, se não estou em erro) não termos criado oportunidades na 1ª parte, e que o nosso jogo se resuma a bola no corredor e esperar um rasgo individual, seja o Lukebakio, o Rodrigo Rego, o Dedic ou quem lá estiver.

E na segunda parte criámos?

Não, mas marcámos e os jogadores aparentaram estar menos perdidos.

Savicevic

Citação de: Matique21 em 22 de Novembro de 2025, 11:33
Citação de: Savicevic em 22 de Novembro de 2025, 09:42
Citação de: hugoPT92 em 22 de Novembro de 2025, 09:29Quando esteve no United andou a alertar para o que estava mal, o tempo veio dar-lhe razão.

Não lhe dêem respaldo para trabalhar e fazer as alterações que entende necessárias que não é preciso. Tou-me a cagar se as primadonas ficam amuadas, o Benfica precisa de comando, não o tem há anos. Não precisa de andar a trocar de treinador de 6 em 6 ou de 12 em 12 meses.

Os alertas do Mourinho são sempre os mesmos em todo o lado por onde passa. Agora são os jogadores, daqui a pouco é a estrutura. Ele meter a equipa a jogar à bola é que está de gesso.

Se calhar devia mudar de função. Em vez de treinador passava a ser contratado como alertador. Como alertador ele é de facto muito competente. Como treinador é zero.

Dito isto, culpa tem, uma vez mais, quem o contratou. Ele é isto daqui a mais há uma década, tanto no futebol apresentado como na relação com a imprensa.
Concordo com tudo o que dizes sobre Mourinho. Mas os problemas que eu vejo em muitos jogadores não se trata apenas de falta de jogo coletivo. Eu não quero acreditar que o Benfica falhe tantas contratações e que os jogadores não tenham qualidade. Concordas comigo de que o principal problema poderá estar na forma como enquadram os jogadores que vêm por preços avultados? Isto é, colocam-os num pedestal para os convencer a vir para o Benfica como se tivessem acima do clube? Ou é mesmo só falta de estofo desses jogadores para corresponderem em momentos de adversidade?

Não há só uma resposta para as tuas perguntas, na minha opinião.

A cultura de clube é imposta de cima pra baixo, a meu ver. O Benfica transformou-se no paraíso para os acomodados e para quem se quer encostar a mamar do belo sem que lhe seja exigido nada. E isso é transversal e vem de cima pra baixo. Quando os próprios dirigentes afirmam que está tudo bem, que é pra continuar e afins, dificilmente haverá mudanças. Falha-se, em alguns casos falha-se consecutivamente, nada acontece. Não conheço nenhuma organização que seja vencedora/bem sucedida no longo prazo com este ambiente de quase total ausência de auto-crítica e auto-responsabilização.

Depois há outros fatores. Se não tens um scouting bem organizado e a funcionar devidamente, se tomas decisões de 27M€ com base em "vibes" do presidente a ver jogos do mundial de clubes, é normal que o recrutamento de jogadores falhe mais do que devia.

Ainda assim, há qualidade no plantel para se jogar muito mais à bola. E aí entra a escolha do treinador. Quando tens um plantel sub-aproveitado (ainda que com lacunas), que precisa como de pão para a boca de alguém que entregue uma identidade ao futebol da equipa, alguém com uma ideia de jogo clara e que saiba colocá-la em prática, e escolhes um treinador que há uma década que não aporta nada taticamente às suas equipas e que se tem limitado a arranjar confusão com jogadores e dirigentes e recolher indemnizações por onde tem passado, a situação só se agrava.

Tudo isto é uma mistura explosiva. Incompetência e falta de liderança nos gabinetes, treinador acabado, problemas no recrutamento de atletas, dá no que é mau a parecer péssimo e no que era bom ou razoável a parecer banal ou medíocre.

RenasceBenfica

O que vale é que o Braga começou mal e já vai algo atrasado senão tenho 0 dúvidas que acabaríamos em 4ºlugar com este treinador ultrapassado.

Rajadas

A jogar o que jogamos, ainda vais a tempo de enviar um bag-in-box a cada benfiquista com «Lamento, Zé» assinado, até ao Natal.

Festivus

O clube está numa situação de tal forma que sinceramente nem exijo exibições de encher o olho. Se o Mourinho conseguir ser campeão com esta banda de música mesmo a jogar futebol feio e aborrecido ao ponto de fazer adormecer um hiperactivo carregado de cafeína... eu assino já.

B.Verissimo

Citação de: Rajadas em 22 de Novembro de 2025, 13:20

A jogar o que jogamos, ainda vais a tempo de enviar um bag-in-box a cada benfiquistas com «Lamento, Zé» assinado até ao Natal.

Passamos de ser do clube do vinho de pacote para o clube do vinho premium!

Forssa GandaRuie

antilags

Paninhos quentes.
Põe a equipa de ontem, com o sistema que quiseres, a jogar uma partida da Champions, à frente dos olheiros todos, e vais ver o que eles correm. Se fossem com 1/10 dessas ganas, em menos de um quarto de hora, tinham dado o KO. Já só faltava terem a lata de falar do sistema para justificar chegarmos aos 73 minutos de jogo sem marcar um golo a uma equipa do meio da tabela do 3.º escalão.

Hischier

Citação de: Chidane em 22 de Novembro de 2025, 12:00
Citação de: Festivus em 22 de Novembro de 2025, 11:34Acabado ou não, o Mourinho não disse mentira nenhuma. Eu sabia que ele eventualmente iria passar-se com esta banda de música. Não sei é como é demorou algum tempo para isso acontecer e porque tivemos que penar contra o Atlético para isso suceder. Não os desancou logo após o desaire em Newcastle, porquê? Não percebo.

Adiante, finalmente temos um treinador a dizer as verdades sobre as princesas que temos em campo. Ao menos isso.
Pena só dizer as verdades sobre os jogadores. Dizer as verdades sobre ele mesmo e sobre quem está acima dele é que coise... Afinal de contas, a sua reputação e a reputação de quem lhe deu este tacho estão acima de tudo.

Se continuar o guião dos últimos sítios por onde passou, isso vem já a seguir. Não estou muito preocupado nesse aspecto.