Época 2025/2026

Edgar_CBSeixal

Citação de: TeamRocket37 em 16 de Dezembro de 2025, 23:18
Citação de: SERNADA_SLB em 16 de Dezembro de 2025, 22:53
Citação de: TeamRocket37 em 16 de Dezembro de 2025, 16:24
Citação de: SERNADA_SLB em 16 de Dezembro de 2025, 15:30
Citação de: TeamRocket37 em 16 de Dezembro de 2025, 14:34José Carlos Pinto será apresentado como reforço do Sporting no mercado de Janeiro para os atletas individuais.

O quê que significa "para os atletas individuais"? Não pode competir coletivamente pelo scp?

É um mercado exclusivamente para atletas individuais.

Ok. Acho que percebi. Neste mercado só se podem transferir atletas sem clube, mas depois conta coletivamente para as provas em que participe, certo?

Sim. O ano passado foi assim com Duarte Gomes.

Gerson Baldé (irá para Sporting também), Eliana Bandeira, Marta Pen, Pedro Pichardo, Agate Sousa, José Carlos Pinto são atletas registados na FPA como individuais, podem em Janeiro assinar por outros clubes.

Alguém me consegue ajudar a entender se estou a interpretar correctamente o Regulamento de Filiação de Agentes Desportivos da FPA?

Suponhamos que estamos a falar de um atleta que tenha nascido em 2010. Vou pôr diversos cenários e as consequências que interpreto desses mesmos cenários.

Situação n.º 1:

2023/2024: clube A

2024/2025: clube A

2025/2026 (outubro): não filiado

2025/2026 (janeiro): clube B

Esta situação não está autorizada segundo o Regulamento.

Situação n.º 2:

2024/2025: não filiado

2025/2026 (outubro): individual

2025/2026 (janeiro): individual

Esta situação é autorizada, mas o clube A não tem direito a compensação por transferência.

Situação n.º 3:

2024/2025: clube A

2025/2026 (outubro): individual

Esta situação é autorizada, e o clube A tem direito a compensação por transferência.

Situação n.º 4:

2024/2025: individual

2025/2026 (outubro): clube B

Esta situação é autorizada, e o clube A tem direito a compensação por transferência (em outubro).

Situação n.º 5:

2024/2025: não filiado

2025/2026 (outubro): clube B

Esta situação é autorizada, e o clube A tem direito a compensação por transferência (em outubro).

Situação n.º 6:

2024/2025: individual

2025/2026 (outubro): não filiado

Esta situação é autorizada, e o clube A tem direito a compensação por transferência (em janeiro).

Estou enganado em algum destes cenários?

Obrigado.

TeamRocket37

José Carlos Pinto e Gerson Balde apresentados no Sporting.

José Carlos Pinto que desilusão, enganou me muito bem.
Um dia ainda vamos descobrir se calhar não veio ao Nacional de Clubes no verão passado já de propósito para ajudar o futuro clube e sabotar o clube que tinha contrato. E deu a desculpa que era o Pai do Jacob que não deixava viajar.

Paciência a vida segue.

Uns ficaram para história outros serão lembrados como traidores.

paulomaia1972

capitulação da nossa equipa masculina?

Vinagre

que tristeza de clube...

hayato_1904

Citação de: TeamRocket37 em 04 de Janeiro de 2026, 18:07José Carlos Pinto e Gerson Balde apresentados no Sporting.

Um dia ainda vamos descobrir se calhar não veio ao Nacional de Clubes no verão passado já de propósito para ajudar o futuro clube e sabotar o clube que tinha contrato. E deu a desculpa que era o Pai do Jacob que não deixava viajar.

Paciência a vida segue.

Vamos esperar a resposta do nosso grande presidente!

Nojo.

L1968

Sempre a ser enrabado pelo varandas

undercoverSLB

Citação de: TeamRocket37 em 04 de Janeiro de 2026, 18:07José Carlos Pinto e Gerson Balde apresentados no Sporting.

Paciência a vida segue.

TeamRocket como já referi à uns tempos atrás deverias tentar falar mais com os atletas e menos com a tua amiga do peito Ana, por algum motivo toda a gente sai do Benfica, mas raramente vemos o contrário acontecer, eu questionaria o porquê disto acontecer!!!

Como fã a sério da modalidade e uma espécie de ex atleta nos meus tempos jovens e não apenas um fã do ecrã de um computador, quando estive com o José em Lisboa coloquei algumas questões e vou deixar algumas coisas que ele partilhou comigo.

Este desde 2019 que "andava aos tombos no clube", vou deixar alguns exemplos que me recordo (afinal isto foi à cerca de 2 meses no café da D.Lena no Jamor) desde ser ameaçado que ficava sem nada no clube se não trocasse de treinador (isto porque a Ana Oliveira se chateou com a sua antiga treinadora Susana Silva), noutra ocasião que ficava sem fisioterapia, outra ocasião que era expulso do projeto olímpico se não fosse ao Benfica realizar um teste de rotina físico quando este já o tinha feito no Jamor (isto porque ela estava chateada com o treinador que ele estava naquela altura João Abrantes), a época de 2024/2025 teve o seu ordenado reduzido, foi ameaçado de não poder competir no nacional de 5km de estrada e mais uma porrada de coisas que não me consigo lembrar agora, mas sinceramente fiquei incrédulo com isto, um miúdo que estava à 8 épocas ou 9 ao serviço do clube sempre presente em todas as provas ser tratado assim.

Perguntei o motivo de não ir à final de clubes, como sabemos ele mudou-se para a Noruega e está a treinar sobre alçada do pai do Jacob (campeão olímpico) e basicamente ele explicou que tinha algo a haver com a quantidade de dias após vir de altitude, se ele fosse aos clubes iria apanhar os 7 dias em vez dos supostos 2 para tentar fazer os mínimos onde ele fez (heusden não sei se é assim que se escreve)(a explicação era algo a ver com os dias que estaria fora de altitude mas sou um leigo na matéria). Supostamente o treinador e a Ana chegaram a um consenso de já que o José só iria ser suplente no nacional visto que  - Isaac 1500/3000,  Miguel Moreira 5000,  800 Thomas - o Jose não iria à final de clubes mas que iria usar a camisola do clube internacionalmente mesmo tendo um patrocínio que era a Hoka e efetivamente segundo me lembro ele correu a prova da Suíça que ganha com o equipamento do clube e também a prova onde fez os mínimos, entretanto toda a equipa que estava no nacional ligou a dizer que a Ana o estava a chamar de traidor durante a final de clubes e quando este falou com o treinador ele disse que na época seguinte que não iria continuar no clube pois tinham combinado uma coisa e na realidade estava a passar-se outra.

Quanto ao Gerson, sinceramente não me admiro nada, como o José este andava aos tombos no clube, problemas com o treinador dele e com o desenrolar da disciplina dele.
O Gerson (e bem) decidiu apostar no salto em comprimento e a Mrs Ana Oliveira ficou tão chateada que alegou que o iria retirar do projeto olímpico, etc etc, basicamente as mesmas coisas que o José.
Palavras que eu mesmo ouvi no café da D.Lena vindas da boca da Ana Oliveira : "Eu não lhe pago para andar a fazer salto em comprimento, eu pago-lhe para fazer salto em altura, mas ele falou com quem? Quem é que lhe deu autorização para fazer isso? Quem é que ele acha que é?"!
O Gerson desde que começou a fazer salto em comprimento para além de se tornar um atleta de topo mundial, começou também a saltar melhor no salto em altura, então toda esta discussão é apenas retrograda.
Segundo me contou um passarinho que trabalha na mesma porta das Piscinas do Estádio (quem sabe, sabe que é o "Gabinete Olímpico") esta estava aos berros com o Gerson, algum atleta quer ficar num clube onde é mal tratado? Penso que não!

Se houve alguém a comprometer a final de clubes foi o atleta que ela mesmo treina que foi a 2 provas e consegue perder as duas, sendo ele o segundo atleta mais bem pago do clube, recebe casa e alimentação, acho que esta muito bem pago para correr tão pouco por nós.

Segundo sei o Paulo Reis abordou o Gerson em Tokyo ou à ida para uma prova qualquer, mas também sei que a Ana Oliveira abordou por exemplo o Delvis Santos (ex-Benfica) (que treina com outro treinador Ex-Benfica Vitor Zabumba, que é o treinador do João Coelho ex-Benfica, que ela também tentou ir buscar ao sporting mas nenhum quis ir)

Meu Benfica por amor de Deus abram os olhos e reformulem esta seção, esta senhora esta a matar o que resta da nossa incrível modalidade que tanto orgulho nos trás...

#AnaFora

undercoverSLB

Citação de: BlankFile em 18 de Dezembro de 2025, 17:47
Citação de: IPASLB em 18 de Dezembro de 2025, 16:35
Citação de: BlankFile em 17 de Dezembro de 2025, 21:05
Citação de: ala esquerda em 17 de Dezembro de 2025, 19:30Porque não encerram a secção!?!?!

Não faz sentido acabar com a secção. Podemos e devemos continuar a ter a secção em actividade e continuar a lutar pelos CN´s principais, nomeadamente o Cross que é o único que tem TCCE de clubes neste momento. Recentemente voltámos a vencer aí no Masculino.

Mas os custos têm que ser muito bem calculados. Nada de entrar em leilões parvos.
O SLB conquistou o Título de Campeão Europeu mas nas Estafetas Mistas (2 Atletas Masculinos e 2 Femininos).

Certíssimo. E acredito que nesta época seja possível revalidar esse título e conquistar também a TCCE no Masculino.

E tal como temia, isto vai por água abaixo, com a entrada do José nos lagartos estes não vão dar hipótese

Benfica - Isaac, Salomé, Queniana, Thomas?

Lagartos - José, Patrícia Silva, Nuno Pereira, Queniana.

Estamos a falar aqui de uma desvantagem nos masculinos de 6 a 10 segundos, Thomas não esta perto do José ou do Nuno Pereira

BlankFile

Citação de: undercoverSLB em 04 de Janeiro de 2026, 23:15
Citação de: BlankFile em 18 de Dezembro de 2025, 17:47
Citação de: IPASLB em 18 de Dezembro de 2025, 16:35
Citação de: BlankFile em 17 de Dezembro de 2025, 21:05
Citação de: ala esquerda em 17 de Dezembro de 2025, 19:30Porque não encerram a secção!?!?!

Não faz sentido acabar com a secção. Podemos e devemos continuar a ter a secção em actividade e continuar a lutar pelos CN´s principais, nomeadamente o Cross que é o único que tem TCCE de clubes neste momento. Recentemente voltámos a vencer aí no Masculino.

Mas os custos têm que ser muito bem calculados. Nada de entrar em leilões parvos.
O SLB conquistou o Título de Campeão Europeu mas nas Estafetas Mistas (2 Atletas Masculinos e 2 Femininos).

Certíssimo. E acredito que nesta época seja possível revalidar esse título e conquistar também a TCCE no Masculino.

E tal como temia, isto vai por água abaixo, com a entrada do José nos lagartos estes não vão dar hipótese

Benfica - Isaac, Salomé, Queniana, Thomas?

Lagartos - José, Patrícia Silva, Nuno Pereira, Queniana.

Estamos a falar aqui de uma desvantagem nos masculinos de 6 a 10 segundos, Thomas não esta perto do José ou do Nuno Pereira

Logo se verá. Se não der, temos que trabalhar para melhorar, sem nunca enveredar por loucuras e leilões parvos.

Sobre a Ana Oliveira, já o disse aqui, acho que deveria encerrar o ciclo no Benfica e iniciarmos um novo na secção.

TeamRocket37

Já saiu as listas de Equipas que vão participar dia 8 de Fevereiro na TCCE em Albufeira.

TeamRocket37

Joana Barreto varista ex-Benfica no Sporting

Vamos voltar aos anos pós 1994 na secção.

Por mim está tudo bem. Os 65% quiseram assim.

TeamRocket37

O problema do atletismo português vai agravar brutalmente com o fim do Benfica, o Sporting não precisa de renovar por cima os atletas, vai baixar salários, os atletas ou aceitam ou ficam em individuais ou clubes amadoras que não podem pagar para ser profissionais.

Terão de ter outro trabalho e os resultados vão cair e muitos vão abandonar nesse trajecto.

Com a profissionalismo na modalidade cada vez os semi amadores não têm hipóteses de grandes resultados internacionais.
O atletismo português vai cair em pique.
Haverá sempre super atletas que irão sacar medalhas, mas serão ainda menos que agora.

Com as regras das naturalizações agora, esqueçam agora Lorenes, Auriol, Pichardo, etc... Vão ter gamar muitos anos cá para serem portugueses.
Muitos irão desistir de procurar o nosso país e irão tentar naturalizar noutros países.

Vejo o futuro negro.

baar99

Citação de: TeamRocket37 em 06 de Janeiro de 2026, 16:58O problema do atletismo português vai agravar brutalmente com o fim do Benfica, o Sporting não precisa de renovar por cima os atletas, vai baixar salários, os atletas ou aceitam ou ficam em individuais ou clubes amadoras que não podem pagar para ser profissionais.

Terão de ter outro trabalho e os resultados vão cair e muitos vão abandonar nesse trajecto.

Com a profissionalismo na modalidade cada vez os semi amadores não têm hipóteses de grandes resultados internacionais.
Haverá sempre super atletas que irão sacar medalhas, mas serão ainda menos que agora.

Com as regras das naturalizações agora, esqueçam agora Lorenes, Auriol, Pichardo, etc... Vão ter gamar muitos anos cá para serem portugueses.
Muitos irão desistir de procurar o nosso país e irão tentar naturalizar noutros países.

Vejo o futuro negro.

O mesmo vai acontecer no judo, parece-me.

Mas podemos ver a coisa pelo lado positivo, a FPA assim escusa de andar a alterar regras.

undercoverSLB

Citação de: TeamRocket37 em 06 de Janeiro de 2026, 16:58O problema do atletismo português vai agravar brutalmente com o fim do Benfica, o Sporting não precisa de renovar por cima os atletas, vai baixar salários, os atletas ou aceitam ou ficam em individuais ou clubes amadoras que não podem pagar para ser profissionais.

Vejo o futuro negro.

Como disse antes, a altura da Ana já passou, ela não pode ser treinadora e dirigente ao mesmo tempo, ela tem de esta focada na secção! Ou secção ou treinadora.
Se o atletismo do Benfica acabar podemos por a culpa na Ana e nunca nos atletas, se eles saíram é porque o outro lado lhes deu melhor condições.

José Carlos Pinto
Gerson Balde
Joana Barreto

Mais quem?
Amanhã temos a Tatiana Pereira

TeamRocket37

Citação de: undercoverSLB em 06 de Janeiro de 2026, 20:46

Vejo o futuro negro.

Como disse antes, a altura da Ana já passou, ela não pode ser treinadora e dirigente ao mesmo tempo, ela tem de esta focada na secção! Ou secção ou treinadora.
Se o atletismo do Benfica acabar podemos por a culpa na Ana e nunca nos atletas, se eles saíram é porque o outro lado lhes deu melhor condições.

José Carlos Pinto
Gerson Balde
Joana Barreto

Mais quem?
Amanhã temos a Tatiana Pereira

A culpa é da Ana como era de outro lá estivesse actualmente.
Sem palhaços não há circo.
Tu achas que isto vai melhorar?
Acorda para vida meu caro.
Quem manda no Benfica não quer saber do Atletismo para não.
Orçamento do Atletismo está a actualmente reduzido a 1/3 do Valor de Orçamento de 2019.
Ana Oliveira vai sair, e quem entrar não vai ter dinheiro para fazer nada.

Ana Oliveira vai sair cúmplice disto quando há muito tempo já devia ter saído, para não assistir ao desmoronar aquilo que conquistou ao longo destes anos.

Se achas que é Tomás Barroso vai fazer alguma coisa estás perfeitamente enganado. Tomás é mera marionete.
Nos vamos ficar pior sem Fernando Tavares, por incrível que isto pareça.