Judo

RPicareta

Citação de: Croissant em 08 de Janeiro de 2026, 09:26@RPicareta deves estar maravilhado com as novas atualizações do Yuko. Ainda foi mais radical do que eu pensava :rir:

https://www.americanjudo.com/blogs/judo-news/updated-ijf-rules-january-2026-for-yuko

Mas para mim a pior atualização é esta:
CitaçãoUnder previous rules, breaking a grip using one or two hands but maintaining a grip with one hand (no separation) is allowed.

Under the updated rules, if you break the grip with one hand and separate, this is allowed. No shido.

However, if you break the grip with two hands and you separate, this is still shido.

In a nutshell, one-hand grip break with separation is allowed. Two-hand grip break with separation is NOT allowed (shido).

Isto é tirar algo básico ao Judo, não faz sentido. Quem faz as regras claramente nunca competiu ou competiu pouco.

Por motivos pessoais, com a mudança do sistema de subscrição nem tenho conseguido ver propriamente competição a sério. E devo dizer que a reintroduçao do yuko me tirou a vontade de sequer fazer um esforço, por ser nivelar por baixo o nível.

Esta merda de se mudarem pontuações de 4 em 4 anos, quando não dentro dos mesmos ciclos é horrível. Arrangem um sistema e deixem-no lá durante 8 anos pelo menos.

RPicareta

Citação de: TeamRocket37 em 08 de Janeiro de 2026, 15:26Rodrigo Lopes saiu do Benfica.

Mais uma modalidade ligada ao BO a desmonorar.

Em abono da verdade, a modalidade começou a desmoronar quando deixaram sair os júniores em massa.

Uma pena que no meio disto se tenha intoxicado o ecossistema do judo em Benfica com a escola da Telma.

DB4700

Citação de: TeamRocket37 em 08 de Janeiro de 2026, 15:26Rodrigo Lopes saiu do Benfica.

Mais uma modalidade ligada ao BO a desmonorar.

acredito que acabe por acontecer o que falas do Projecto Olímpico. mas o Rodrigo Lopes nunca fez sentido estar no Benfica.

RPicareta

Citação de: DB4700 em 10 de Janeiro de 2026, 14:25acredito que acabe por acontecer o que falas do Projecto Olímpico. mas o Rodrigo Lopes nunca fez sentido estar no Benfica.

Vendo de fora, acho que o Benfica falhou mais com o Rodrigo do que o Rodrigo com o Benfica. Digo isto, porque nunca vi nenhum atleta que melhorasse no Benfica.

O Rodrigo não é uma Rochele ou uma Bárbara, que eram reservas Olímpicas canarinhas, mas andou sempre a rondar resultados interessantes. Faltava-lhe "um bocadinho assim". Outro caso é o do Anri, de quem já me pronunciei muito neste novelo.

No fundo nunca houve um projecto, havia uma secçao unipessoal.

Croissant

Citação de: RPicareta em 10 de Janeiro de 2026, 15:59
Citação de: DB4700 em 10 de Janeiro de 2026, 14:25acredito que acabe por acontecer o que falas do Projecto Olímpico. mas o Rodrigo Lopes nunca fez sentido estar no Benfica.

Vendo de fora, acho que o Benfica falhou mais com o Rodrigo do que o Rodrigo com o Benfica. Digo isto, porque nunca vi nenhum atleta que melhorasse no Benfica.

O Rodrigo não é uma Rochele ou uma Bárbara, que eram reservas Olímpicas canarinhas, mas andou sempre a rondar resultados interessantes. Faltava-lhe "um bocadinho assim". Outro caso é o do Anri, de quem já me pronunciei muito neste novelo.

No fundo nunca houve um projecto, havia uma secçao unipessoal.

Temos que nos lembrar que também temos de ter expressividade a nível nacional. Um atleta com capacidade de lutar por campeonatos do Mundo e medalhas olímpicas é uma exceção no nosso país.
O nosso primeiro foco devia ser ter atletas com excelente nível para os nacionais e depois tentar ter um plano que os leve a um top 30 do ranking.

RPicareta

Correcto e afirmativo.
Mas esse plano nunca existiu.

TeamRocket37

Bárbara Timo e Rochelle Nunes removam até 2028.

Uma renovação por caridade.

Duvido que as 2 cheguem a LA nesta fase das carreiras.

DB4700

Citação de: TeamRocket37 em 19 de Janeiro de 2026, 12:52Bárbara Timo e Rochelle Nunes removam até 2028.

a Bárbara Timo claramente não chega. é rara a prova que tenha top50 do ranking mundial que ela ganhe pelo menos um combate.

A Rochele é mais velha e não combate a sério desde os Jogos Olímpicos (teve no Nacional mas só fez um combate). logo o mais provável é que também não chegue.

são duas renovações que não fazem grande sentido.

IPASLB

Só fará algum sentido se...a direção do SLB estiver a pensar reforçar a equipa feminina para, primeiro, conquistar o título de campeão nacional e depois participar e ter algumas aspirações ao título de campeão europeu feminino, digo eu.

Edit; Desde 2023 que a Champions de Judo é Seniores Mista, Masculinos e Femininos...

Andris

Os judocas do Benfica marcaram presença no Campeonato Zonal de Juniores e no Torneio Open de Juvenis, competições organizadas pela Associação Distrital de Judo de Lisboa, disputadas no sábado, 17 de janeiro, no Pavilhão Multidesportivo do Parque de Jogos 1.º de Maio, com vários atletas a alcançarem lugares de pódio.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/01/19/judo-benfica-resultados-campeonato-zonal-de-juniores-e-torneio-open-de-juvenis

TeamRocket37

Citação de: DB4700 em 19 de Janeiro de 2026, 17:34
Citação de: TeamRocket37 em 19 de Janeiro de 2026, 12:52Bárbara Timo e Rochelle Nunes removam até 2028.

a Bárbara Timo claramente não chega. é rara a prova que tenha top50 do ranking mundial que ela ganhe pelo menos um combate.

A Rochele é mais velha e não combate a sério desde os Jogos Olímpicos (teve no Nacional mas só fez um combate). logo o mais provável é que também não chegue.

são duas renovações que não fazem grande sentido.

Foi igual a renovação do João Pereira e o João Silva de Tóquio para Paris por caridade.

TeamRocket37

Citação de: IPASLB em 19 de Janeiro de 2026, 18:08Só fará algum sentido se...a direção do SLB estiver a pensar reforçar a equipa feminina para, primeiro, conquistar o título de campeão nacional e depois participar e ter algumas aspirações ao título de campeão europeu feminino, digo eu.

Edit; Desde 2023 que a Champions de Judo é Seniores Mista, Masculinos e Femininos...

Esquece isso da TCCE de Judo.

Já passou essa oportunidade para nós.
Em Odivelas era a oportunidade para título.
Já sacamos uma medalha de bronze para nossa história já não foi mau.

Cards

Viram o show da Gaviões em Odivelas no Sábado?

Croissant

Qual a desculpa dos resultados do campeonato nacional de juniores? Não enviámos quase ninguém.

Croissant

Os nossos juniores não estão famosos. Só vejo a Maria Silveira a talvez chegar mais longe.
Nos seniores já vejo alguns jovens que podem chegar a um bom nível. Nos -60 temos judokas que podem ter nível top 20 na carreira., mas ainda são muito novos.
O Fernando nos -81 tem talento para chegar também ao top 20.
O Miguel Gago acho que tem talento para lutar por medalhas no futuro.