CN Fase Reg. 8ª J: SL Benfica 107 - 85 Galitos FC, 14Jan. Qua. 19h00 *BTV*

Competição
Fase
Fase Regular
Ronda
8ª Jornada
Data
Qua, 14 Janeiro, 2026, 19:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV
Assistência
238

 

No Pavilhão Fidelidade, nesta quarta-feira, 14 de janeiro, o Benfica recebeu o Galitos em jogo em atraso, relativo à 8.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic. Os tetracampeões nacionais venceram, por 107-85.

 

O treinador Norberto Alves escalou um cinco inicial composto por Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Koby McEwen.

 

Antes do arranque do jogo, Ivan Almeida foi homenageado na Luz, ele que representou o Clube entre 2021/22 e 2023/24 e que agora está ao serviço do Galitos.

 

Bola ao ar... e caíram os primeiros pontos dos tetracampeões nacionais, pela mão de Makram Ben Romdhane. A jogar-se a um ritmo elevado, os visitantes igualaram, mas o capitão dos encarnados voltou a encestar, devolvendo a vantagem à equipa (4-2). Superior nos ressaltos, o Benfica descolou no marcador aos 3', com um triplo de Koby McEwen (10-4). No minuto 4, os comandados por Norberto Alves alcançaram a maior diferença pontual (9) até então: 18-9.

 

Mais concretizador no ataque ao cesto, com eficácia de 100% nos lançamentos de 2 pontos, o Benfica vencia por 22-15 aos 6'. O jogo entrou numa toada mais física, com várias paragens e, face ao resultado, com o Galitos a apertar na defesa, obrigando as águias a temporizarem na ação ofensiva. A formação do Barreiro foi encurtando a distância e, aos 8', com o score em 26-22, o técnico encarnado pediu desconto de tempo. O ascendente da equipa comandada por Henrique Pina manteve-se e o empate voltou a refletir-se no marcador (26-26). Esgotados os 10 minutos, o Benfica vencia por 30-26.

 

O equilíbrio manteve-se no arranque do 2.º quarto. Com o resultado em 32-30, Aleksander Dziewa e José Silva lançaram certeiro de 3, ampliando para 38-30 a vantagem dos encarnados. Aqui, foi o treinador Henrique Pina a pedir para parar o encontro. O Benfica continuou a carregar e, a jogar rápido e coletivamente, chegou ao 44-32 aos 4'. Defensivamente coesas, com 24 pontos marcados comparativamente aos 8 do Galitos, as águias construíram uma vantagem sólida e confortável, por 54-34. Numa fase em que os tetracampeões diminuíram os índices ofensivos e falharam alguns cestos, o Galitos converteu 2 triplos (54-40). Ao intervalo, o Benfica estava na frente por 55-44.

 

As águias entraram mais acutilantes no reatamento e, com o resultado em 59-48, fizeram um parcial de 7-0 (66-48), espelhando no resultado a superioridade com que se apresentavam no jogo. A aproveitar o espaço concedido pelo Galitos junto do cesto, o Benfica vencia com 17 pontos de vantagem (77-60) aos 7'. Temidayo Yussuf, com um afundanço, fez o 86-66, resultado que encaminhava com mais certezas os encarnados para o triunfo. Concluído o 3.º quarto, os comandados por Norberto Alves ganhavam por 89-70. Este, refira-se, foi o tempo em que as águias mais pontos converteram (34-26).

 

O último período foi de reafirmação para os encarnados. Sempre a somar, sem dar oportunidade ao Galitos, o Benfica chegou à centena de pontos aos 4', com um triplo de Geno Crandall (100-75). Num jogo em que todos os jogadores das águias na ficha de jogo somaram minutos, e sem surpresas face ao produzido, triunfo dos tetracampeões nacionais, por expressivos 107-85.

 

Acertado o calendário, o Benfica concluiu a 1.ª volta da 1.ª fase da Liga Betclic líder invicto, com 22 pontos.

 

Segue-se a deslocação ao Pavilhão Dr. Salvador Machado para encontrar a UD Oliveirense, em jogo referente à 12.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, agendado para as 19h00 de 24 de janeiro (sábado).

 

DECLARAÇÕES


Nuno Ferreira (treinador adjunto do Benfica): "Em relação a terminarmos a 1.ª volta 100% vitoriosos, trabalhamos diariamente para isso. Obviamente, o nosso objetivo é chegar ao final da fase regular em 1.º lugar, mas se puder ser sem derrotas, ótimo. Em relação ao jogo, julgo que defrontámos uma equipa que cria muitas dificuldades, neste momento, aos adversários. A equipa tem jogadores muito versáteis. Fizemos uma 1.ª e uma 2.ª parte boas, defensivamente. Obviamente não queríamos ter sofrido tantos pontos, mas há que dar mérito ao Galitos. Acabou a 1.ª volta, agora temos de olhar para o próximo jogo."

 

FICHA DE JOGO


Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Koby McEwen

 

Suplentes: Eduardo Francisco (J), Temidayo Yussuf (J), José Silva (J), Diogo Gameiro (J), Daniel Relvão (J) e Tiago Filipe (J)

 

Pontuadores do Benfica: Makram Ben Romdhane (15), Geno Grandall (9), Koby McEwen (10), Aleksander Dziewa (19), Aaron Broussard (10), Eduardo Francisco (2), Temidayo Yussuf (10), José Silva (18), Diogo Gameiro (8) e Daniel Relvão (6)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/01/14/basquetebol-jogo-benfica-galitos-8-jornada-1-fase-liga-betclic

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Segunda, 2 Março 2026





eduq



MeteGelo

Citação de: eduq em 13 de Janeiro de 2026, 07:14agora têm o Ivan Almeida
Quem é que tem o Ivan?? Esquece, já vi que está no Galitos...

Bom para o Galitos, mas vamos dar-lhes no lombo na mesma.

eduq

Citação de: MeteGelo em 13 de Janeiro de 2026, 11:44
Citação de: eduq em 13 de Janeiro de 2026, 07:14agora têm o Ivan Almeida
Quem é que tem o Ivan?? Esquece, já vi que está no Galitos...

Bom para o Galitos, mas vamos dar-lhes no lombo na mesma.
sem duvida

Cards

Espero uma vitoria do Benfica, que os jogadores não compliquem o que é simples e quando o Benfica fugir no marcador que Norberto rode a equipa, o ideal era nemhum jogador jogar mais de 22 minutos.
Tanto me faz vencer por 30, 40 ou 50.
O que quero é que todos os jogadores  correspondam quando chamados a jogo este jogo é ideal para ganhar rotinas.

Andris

Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Geno Crandall, Aleksander Dziewa, Makram Ben Romdhane e Koby McEwen

Suplentes
Eduardo Francisco, Temidayo Yussuf, José Silva, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Tiago Filipe


MeteGelo



Cards

Citação de: MeteGelo em 14 de Janeiro de 2026, 19:24Lagartagem a inchar na Eslováquia...
Era o esperado sao de longe a equipa mais fraca do grupo farão  0v6d

MeteGelo