José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 63 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 37 jogos (21 vitórias, 8 empates, 8 derrotas)
Em 2025/2026: 26 jogos (15 vitórias, 5 empates, 6 derrotas)

GloriosoSLB1904

Citação de: Saveloy em 21 de Janeiro de 2026, 11:32No inicio da carreira falava de como "os próximos pagam a factura" e que ia se tudo corresse normalmente ia ser campeão, caso contrário, também. O John Terry dizia que o Mourinho tinha tanta confiança e tantas vezes razão que se propagava aos jogadores. Se dissesse a alguém que ia entrar e marcar um golo, o jogador entrava aos 70 minutos com a corda toda convencido que era inevitável marcar.

Desde a segunda passagem pelo Chelsea é o oposto. Começa antes do jogo a preparar a derrota, a falar de como mesmo perdendo tem um legado inquestionável, da sorte que o adversário tem de ter um plantel tão bom, de como a equipa dele é um pónei numa corrida para cavalos...

O medo de perder substituiu a fome de ganhar.

Esse tipo de comunicação é menos eficaz na nova geração de jogadores por variadíssimas razões.

E no Chelsea o discurso entrou porque ele vinha com uma aura ganhadora e manteve-a desde inicio. Para não falar na forma como treinava que era diferenciada na época. Isso torna mais fácil agarrar jogadores.

Agora Mourinho há quantos anos não é campeão? Veio de uma equipa que até tinha sido eliminada pelos jogadores que foi treinar. Esse estilo de comunicação é facilmente perdido no plantel.

FUTURO PRESIDENTE

Citação de: nightcrowler em 21 de Janeiro de 2026, 08:50
Citação de: HB em 20 de Janeiro de 2026, 21:01Mourinho na conferência de imprensa "Virei-me, a dada altura, para trás no avião e pensava que era treinador da equipa B porque estão connosco 8 jogadores da equipa B. Isso reflete também as nossas dificuldades com tantas lesões que temos."

Eu já não aguento este choro do Mourinho, ele está quase sempre nisto, se não é por um motivo é por outro...

o Sporting coloca em campo o João Simões contra o campeão europeu. joga com o Matheus Reis a central contra o campeão europeu.
imaginem o Mourinho nessa situação. lol. mas teríamos que imaginar mesmo.
Quem nos dera neste momento um miúdo com o talento do João Simões.
Os nossos nem meio são desse.

Fear Factory

As declarações deste traste são ridículas. Pior ainda são aqueles que vão na cantiga desde encantador de burros.

Slbttotosalvio

Pior que o jotacao, pior que o bombo, pior que o lage.
Ao nivel do verissimo.

Jotenko

Ter um recém-nascido em casa foi a melhor coisa que me aconteceu pois é preferível andar semanas sem dormir do que ter o tempo livre para andar a acompanhar o Benfica.

GloriosoSLB1904

Citação de: Jotenko em 21 de Janeiro de 2026, 12:43Ter um recém-nascido em casa foi a melhor coisa que me aconteceu pois é preferível andar semanas sem dormir do que ter o tempo livre para andar a acompanhar o Benfica.

Benfica como tem jogado podia ser o teu momento para colocar o sono em dia.

E parabéns por seres pai.

zikoli

Citação de: Ja Clbeb em 21 de Janeiro de 2026, 10:38
Citação de: Benfiquismo em 21 de Janeiro de 2026, 10:37O seu discurso de vitimização já cansa.

Eu não me importava desde que a gente ganhasse os jogos

Também aturei o JJ durante uns anos valentes
JJ teve planteis decentes.

|KOHAKU|

Ele olha para trás e vê um grupo de jogadores sem provas dadas e sem uma estrutura coesa na qual os possa incluír para assim os conseguir desenvolver.

Uma Equipa B.

Cosme2001

Citação de: HB em 20 de Janeiro de 2026, 21:01Mourinho na conferência de imprensa "Virei-me, a dada altura, para trás no avião e pensava que era treinador da equipa B porque estão connosco 8 jogadores da equipa B. Isso reflete também as nossas dificuldades com tantas lesões que temos."

Eu já não aguento este choro do Mourinho, ele está quase sempre nisto, se não é por um motivo é por outro...
Uma das muitas razões pelas quais contratar o Mourinho para o Benfica em pleno 2025 só faz sentido a um atrasado mental
Acho que não preciso de lembrar que, quando ganhámos nos últimos anos, foi com jogadores da formação como base da equipa

clipper_slim

Citação de: Jotenko em 21 de Janeiro de 2026, 12:43Ter um recém-nascido em casa foi a melhor coisa que me aconteceu pois é preferível andar semanas sem dormir do que ter o tempo livre para andar a acompanhar o Benfica.

O Benfica pelo menos não chora às 4 da manhã...

☝️

Santolas

Essas semanas vão-se prolongar por meses, vai por mim que a minha tem um ano :D

Jotenko

Citação de: Santolas em 21 de Janeiro de 2026, 13:43
Essas semanas vão-se prolongar por meses, vai por mim que a minha tem um ano :D

Depende muito do/da bebé, mas sim. Embora um bebé com um ano e ainda não conseguires dormir nada já não é muito normal.

Cob92

Falar desta maneira sobre os miudos da equipa B..

Está ao nivel do Jesus que disse que tinham que nascer 10 vezes

overmarte

Citação de: Saveloy em 21 de Janeiro de 2026, 11:32No inicio da carreira falava de como "os próximos pagam a factura" e que ia se tudo corresse normalmente ia ser campeão, caso contrário, também. O John Terry dizia que o Mourinho tinha tanta confiança e tantas vezes razão que se propagava aos jogadores. Se dissesse a alguém que ia entrar e marcar um golo, o jogador entrava aos 70 minutos com a corda toda convencido que era inevitável marcar.

Desde a segunda passagem pelo Chelsea é o oposto. Começa antes do jogo a preparar a derrota, a falar de como mesmo perdendo tem um legado inquestionável, da sorte que o adversário tem de ter um plantel tão bom, de como a equipa dele é um pónei numa corrida para cavalos...

O medo de perder substituiu a fome de ganhar.

Em parte, é inevitável.

Ninguém se mantém no topo sempre.

Especialmente quando muito do impacto do Mourinho, era a nível comunicacional.

Da organização e estudo, claro, de trazer a ciência e o rigor, mas também vivia muito da sua comunicação diferenciada. De entrar já nas CI a ganhar os jogos.

Mas como tudo, o futebol também evolui e a idade passa para todos.

É como pensares num músico, ou num escritor, num artista em geral. Muita da irreverência e do carácter diferenciador do início, depois vai-se esfumando, porque naturalmente já não és a mesma pessoa.

Ou como todas as grandes equipas que conquistam tudo. Não perdem a vontade de ganhar, mas já não é a mesma coisa de quem ainda tem coisas a provar.

Acho que o Guardiola se tem conseguido manter mais tempo no topo porque está constantemente a tentar reinventar-se taticamente e a tentar introduzir novas nuances, o impacto dele é mais ao nível tático.

Mas não deixa de ser interessante reparar isso no Mourinho, que se vê na própria construção das equipas. Antes de preferir jogadores experientes, e de certa forma acomodados, o Mourinho no porco, no Chelsea, foi buscar jogadores que tinham coisas a provar. Excluídos de outros clubes, jogadores a despontar em campeonatos periféricos. Jogadores com esse fogo dentro deles.

nightcrowler

Citação de: FUTURO PRESIDENTE em 21 de Janeiro de 2026, 11:42
Citação de: nightcrowler em 21 de Janeiro de 2026, 08:50

o Sporting coloca em campo o João Simões contra o campeão europeu. joga com o Matheus Reis a central contra o campeão europeu.
imaginem o Mourinho nessa situação. lol. mas teríamos que imaginar mesmo.
Quem nos dera neste momento um miúdo com o talento do João Simões.
Os nossos nem meio são desse.

há 2 anos atrás, o Sporting daria o Simões e mais um par de milhões pelo nosso Veloso ou pelo Martim Neto. facilmente.
uns são aposta, outros nem tanto.

o mais parvo nisto, é que o Sporting nem sequer é grande exemplo. vemos casos de jogadores que não foram aproveitados por eles, como o Tiago Santos (melhor que os 2 laterais do Sporting juntos), o Matheus Fernandes foi dado pelo valor que foi, e há mais que não me recordo... como aliás, querem despachar o Rodrigo Ribeiro (gostava de vê-lo no Benfica). mas nuns, são aposta a sério, cá jogam 2 ou 3 minutos para dizer que se "aposta em muitos miudos"