Rafa

Avançado, 32 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2016-2024, 2025-), 326 jogos (21235 minutos), 94 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2)

zikoli

Citação de: sergio19azb em 21 de Janeiro de 2026, 16:46
Citação de: zikoli em 21 de Janeiro de 2026, 16:45
Citação de: sergio19azb em 21 de Janeiro de 2026, 16:05
Citação de: Croissant em 21 de Janeiro de 2026, 16:03Custo total entre salários + valor de transferência e duração do suposto contrato dá 800K / mês.

Que pechincha
800 X 30 meses = 24mijones.
Tem que marcar pelo menos 30 golos e fazer 30 assistencias nestes 30 meses
um valor idêntico ao do trubin e do otamendi e rios
Sendo que Rios e Trubin podem dar rendimento financeiro e não têm prazo de validade tão curto.
Vamos ver se dão rendimento.
Primeiro tem de dar rendimento dentro de campo.

luigiferratini

Desculpem fico maluco como alguém pode querer este artista aqui . Mau profissional, 33 anos , ordenado milionário, não quer saber do futebol para nada , custa 5 milhões .... Fds será que estou maluco em pensar que alguém que queira este gajo no clube , não tem mínimo respeito pelo Benfica ?

Faroleiro

Este conflituoso e reformado tem a mesma aceitação que o Lagiola teve na época passada e ainda nem teve o primeiro jogo.

Que em breve o Mourinho ponha este a treinar com a equipa B para o resto da sua estadia no lar de idosos e de cepos que é o Benfica do Banana...

Pembridge

https://tribuna.expresso.pt/odeio-futebol-moderno/2026-01-21-o-inverno-melancolico-de-rafa-silva-c1e8a8cb

O Inverno Melancólico de Rafa Silva

Há jogadores de futebol que trazem alegria. Há jogadores de futebol que trazem currículo. Há outros até que trazem estrutura. E depois há aqueles — singularíssimos casos de imprevisibilidade crónica — que trazem tragédia. É o caso de Rafa.

Rafa nunca trouxe apenas futebol. Trouxe sempre qualquer coisa a mais, e paradoxalmente, qualquer coisa a menos: estados de alma, silêncios, aquela espécie de melancolia manifestada em arrancadas súbitas seguidas de longos períodos de ausência. Há nele qualquer coisa de Joy Division, de tardes curtas, de luz que nunca chega a ser plena.

É como se pensasse demais. Como se, naquele semblante fechado, quase introspectivo, existisse um mundo próprio, imenso, apenas acessível nas raras exteriorizações de um carácter invulgar. Como quando não quis ser só mais um na selecção nacional, abdicando de uma família da qual nunca se sentiu membro. Ou como quando soubemos que o seu objectivo de vida seria a presidência do Benfica.

Com Rafa nunca se sabe. É tarde de génio ou de encoberto? Noite de clarão ou de sombra? De Rafa ou Anti-Rafa? É isso que o persegue como um pássaro negro.

E a sua grandeza obtusa está nessa ambivalência. A mesma que nos obriga a esta certeza absoluta, dita com fervor e irritação: se marcasse todos os golos que inventa, seria o Messi.
Rafa, o quase-Messi. Rafa, o quase-Rafa.

Há nele qualquer coisa dessa tristeza que João Vieira Pinto também padecia. Aquela lassidão de quem traz uma farpa encravada na alma. Só que o que em João Pinto se resolvia pela abnegação e pelo sentido de dever — que o resolveram como jogador —, em Rafa impôs-se como excesso, fragmentário, incapaz da totalidade. Como um Bernardo Soares. Como um Jim Stark de Rebel Without a Cause.

O título engana. Stark não é rebelde; é um desalinhado moral. É Rafa: alguém que luta sem saber exactamente contra quê, incapaz de habitar o mundo tal como o mundo se lhe apresenta. Como se o talento e a beleza não resolvessem nada. Como se os seus falhanços não resultassem de falta de capacidade, mas de excesso de conflito interior. Não preguiçoso, nem cínico, mas desorientado. Numa tensão permanente entre aquilo que é e aquilo que dele é esperado.

Terá Rui Costa ponderado nisto quando iniciou conversas com o Beşiktaş? Terá o iminente resgate de Rafa sido sopesado com a devida prudência? A resposta é evidente; e vai custar os milhões que faltaram para a renovação falhada que o empurrou para uma saída a custo zero, depois de já ter custado vinte milhões ao Braga.
Ora, mais milhão, menos milhão, o valor simbólico é sempre o mesmo: o preço da nostalgia. Se voltar, Rafa regressará por conforto emocional. Porque não assusta. Porque já cá esteve. Porque já nos fez felizes; mesmo que de forma incompleta. Numa palavra: por preguiça.

(E, já agora que se abre essa porta, tragam também o Gaitán, o Matic ou o Valdo. Tragam todos. Façam um desfile. Transformem o Seixal num museu de cera. E, se forem sérios, tragam também o Eusébio. O futebol português delira com impossibilidades sentimentais.)

Rui Costa encarna a metáfora perfeita do presidente que prefere a segurança do passado ao risco do futuro. Não por cálculo, mas por natureza: vive sustentado pela memória gloriosa do Benfica e pelo seu passado como jogador. Dois passados que muitos adeptos fundem num só, confundindo deliberadamente aquilo que ainda sobra do Benfica com aquilo que ainda sobra de Rui Costa.

Futuro, nem vê-lo. Talvez porque pressinta que não fará parte dele. Talvez porque, quando a porta do gabinete se fecha e fica sozinho, rodeado dos fantasmas que o observam do alto dos quadros fixados nas paredes, Rui Costa saiba, no fundo, com aquela lucidez resignada que só os ídolos envelhecidos possuem, que o tempo passa. E que nós passamos com ele.

Quando o Benfica se agarra a Rafa Silva como solução para o presente, mostra que não faz a mínima ideia do que quer ser. Procura apenas sentir o que já sentiu. Procura voltar a uma sensação familiar. Como o adicto a quem se administra só mais uma dose. De melancolia. Neste Inverno permanente.

Manuel Fúria é músico e vive em Lisboa.

Manuel Barbosa de Matos é o seu verdadeiro nome.

E escreve segundo o antigo Acordo Ortográfico.

'Odeio Futebol Moderno' é um espaço de opinião sobre atualidades futebolísticas da perspetiva de um romântico entalado num tempo em que não se reconhece.

cmarg1971

A memória é uma coisa tramada e pode esconder ou tornar inesquecíveis coisas boas e más.

Quais eram mesmo as coisas boas do Rafa de há 2 anos e que ainda consegue fazer?

Até tenho a ideia que saiu com números recorde sem deixar verdadeira saudade.

Mas aquelas sequências de falhanços que ele conseguia reproduzir jogos seguidos nunca vou esquecer.

NunoMoreira

6 milhões por um gajo de 32 anos, sem ritmo de jogo e que se recusou a renovar quando cá esteve.
Sempre a bater no fundo.

Pembridge

Citação de: NunoMoreira em 21 de Janeiro de 2026, 19:226 milhões por um gajo de 32 anos, sem ritmo de jogo e que se recusou a renovar quando cá esteve.
Sempre a bater no fundo.
não sei se se recusou a renovar ou se o Benfica não lhe deu o que ele pedia. E provavelmente merecia.

RicardoSR

Só vamos buscar o Rafa porque o nosso scouting é uma merda, há quantos anos não contratamos um gajo desconhecido que se tenha tornado um craque?
Enzo e Pavlidis não contam porque já eram bem conhecidos.

GloriosoSLB1904

Citação de: RicardoSR em 21 de Janeiro de 2026, 19:28Só vamos buscar o Rafa porque o nosso scouting é uma merda, há quantos anos não contratamos um gajo desconhecido que se tenha tornado um craque?
Enzo e Pavlidis não contam porque já eram bem conhecidos.

Scouting tem algo a ver com estas decisões? A mim parece-me que não.

Bertolucci Kasparov

Citação de: RicardoSR em 21 de Janeiro de 2026, 19:28Só vamos buscar o Rafa porque o nosso scouting é uma merda, há quantos anos não contratamos um gajo desconhecido que se tenha tornado um craque?
Enzo e Pavlidis não contam porque já eram bem conhecidos.

Mas achas mesmo que quem recomendou ir buscar o Rafa foi o nosso scouting?
E o Obrador? E o (inserir a 50 negociatas de merdas desta direção)

antilags

«Rafa saiu da Luz a custo zero porque Rui Costa recusou pagar um prémio de renovação que considerou excessivo. Hoje, o mesmo presidente admite suportar um custo de aquisição, um salário mais elevado e, previsivelmente, um igualmente chorudo prémio de assinatura, para recuperar exatamente o mesmo jogador. Com algumas diferenças essenciais: o jogador envelheceu, não tem qualquer margem de valorização, e tem mesmo um valor de mercado objetivamente inferior (que não é indiferente às provas de falta de profissionalismo que deu ao forçar a saída da Turquia).

Em termos de gestão de ativos, esta operação não se consegue justificar. O Benfica recusou um investimento relativamente controlado num momento de máxima utilidade desportiva e opta agora por um desembolso globalmente superior, sem retorno patrimonial futuro, num momento desportivo em que se encontra a lutar por quase nada.

Ou seja: troca retenção estratégica por recompra tardia, um dos erros clássicos de qualquer organização que perde controle sobre os seus próprios ciclos de decisão.»


Eis o que está em causa: desnorte e gestão danosa. Ponto. Como me parece evidente, o problema não está no regresso de Rafa, está na navegação à vista de quem não sabe o que quer.

Moltisanti

Citação de: RicardoSR em 21 de Janeiro de 2026, 19:28Só vamos buscar o Rafa porque o nosso scouting é uma merda, há quantos anos não contratamos um gajo desconhecido que se tenha tornado um craque?
Enzo e Pavlidis não contam porque já eram bem conhecidos.

Parece-me que o scouting não é o problema, especialmente hoje em dia, em que todos os grandes clubes já têm todas as jovens promessas debaixo de olho (e mesmo os mais desconhecidos já são observados).

O grande problema é quem toma as decisões e decide contratar jogadores (já com os relatórios em mão).

Roting

Citação de: Moltisanti em 21 de Janeiro de 2026, 19:33
Citação de: RicardoSR em 21 de Janeiro de 2026, 19:28Só vamos buscar o Rafa porque o nosso scouting é uma merda, há quantos anos não contratamos um gajo desconhecido que se tenha tornado um craque?
Enzo e Pavlidis não contam porque já eram bem conhecidos.

Parece-me que o scouting não é o problema, especialmente hoje em dia, em que todos os grandes clubes já têm todas as jovens promessas debaixo de olho (e mesmo os mais desconhecidos já são observados).

O grande problema é quem toma as decisões e decide contratar jogadores (já com os relatórios em mão).

Gostava de ver o relatório do Rafa.

Moltisanti

Citação de: Roting em 21 de Janeiro de 2026, 19:34
Citação de: Moltisanti em 21 de Janeiro de 2026, 19:33
Citação de: RicardoSR em 21 de Janeiro de 2026, 19:28Só vamos buscar o Rafa porque o nosso scouting é uma merda, há quantos anos não contratamos um gajo desconhecido que se tenha tornado um craque?
Enzo e Pavlidis não contam porque já eram bem conhecidos.

Parece-me que o scouting não é o problema, especialmente hoje em dia, em que todos os grandes clubes já têm todas as jovens promessas debaixo de olho (e mesmo os mais desconhecidos já são observados).

O grande problema é quem toma as decisões e decide contratar jogadores (já com os relatórios em mão).

Gostava de ver o relatório do Rafa.

Não existe. É contratação à Rui, regresso com fé que dê certo.

NunoMoreira

Citação de: RicardoSR em 21 de Janeiro de 2026, 19:28Só vamos buscar o Rafa porque o nosso scouting é uma merda, há quantos anos não contratamos um gajo desconhecido que se tenha tornado um craque?
Enzo e Pavlidis não contam porque já eram bem conhecidos.
Temos disso?