Gianluca Prestianni

Avançado, 20 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 45 jogos (1962 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 30 jogos (1458 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

Meio_metro

No vídeo da para ver um. Jogador a espera que comece o jogo... E um a gozar com a bancada e a chamar pelo menos duas vezes filha da puta ao adversário que está quieto e calado a espera que comece o jogo...

Os colegas do que insutou até vão lá lhe pedir para se calar e começar o jogo... Depois o que está quieto e é insultado diz alguma coisa, ninguém reage a não ser o que anteriormente insultou repetidamente...

Veredicto? O que gozou é insultou(e aqui sabemos que insutou é visível) é que tem razão...

Tanta gente isenta...

Carton de Wiart

Citação de: ruibenfica80 em 18 de Fevereiro de 2026, 10:30
Citação de: Carton de Wiart em 18 de Fevereiro de 2026, 09:09
Citação de: SLBenfica1904 em 18 de Fevereiro de 2026, 09:06
Citação de: Menino Do Rio em 18 de Fevereiro de 2026, 06:01
Citação de: Silveralho em 18 de Fevereiro de 2026, 05:59Vini é o rapaz que grita lobo....

Não digo que prestianni seja inocente, é uma situação que ninguém pode provar que aconteceu, e a ter acontecido (coisa que condeno) não é para tanto filme como se está a fazer...chamar alguém de macaco é o mesmo que chamar alguém de fdp ou cabrāo, a intenção é ofender a pessoa e não ser racista.

Ofender a pessoa pela cor da pele não é ser racista?

Não. Se eu chamar um gordo que me ofendeu de "gordo", isso não faz de mim gordofóbico. Se eu chamar um homossexual que me ofendeu de "paneleiro do caralho", isso não faz de mim homofóbico. Se um jogador passa o tempo a provocar, a chamar tudo e todos de filho da puta, tem de ter estaleca mental para levar com respostas, seja ela "macaco" ou outra coisa qualquer.

Atualmente não é assim que se vêem as coisas.

Chamar filho da puta não é grave como vão escrevendo por aí, porque não é verdade que a pessoa seja mesmo filho de uma prostituta.

Agora, chamar "macaco" a uma pessoa de cor negra (eu já recorro a todo o cuidado para ver se não ofendo ninguém), já é considerado o mais grave dos insultos. E o racista sou eu.

Eu gostava de pegar nisto e de te dizer que podes ter todo o cuidado que quiseres. Mas tramas-te sempre se alguém quiser.

Por exemplo, quando tu achas que "macaco" é um insulto tão grande para alguém negro, estás a insinuar que achas que eles se parecem com macacos? É porque, de acordo com a lógico no início do teu comentário, da mesma forma que a tua mãe não é prostituta, um negro também não é um "macaco". E acho que isto deveria ser óbvio para toda a gente.

De facto, a tua mãe até é capaz de ter mais de prostituta que um negro de macaco. Porque pelo menos é uma mulher e provavelmente já fez sexo com mais de um homem (não pretendo de forma alguma questionar a senhora tua mãe! Todo o respeito! A minha também tem estas características). Agora o negro não tem nada de macaco. Tem tanto de macaco como um branco. Somos todos primos afastados dos macacos.

Isto vem no seguimento de um comentário que fiz ontem logo neste tema.

As pessoas é que estão de repente a acordar o verdadeiro racismo. Porque estão a levar estas coisas a sério. E isso é que é um verdadeiro sinal de racismo. Estas coisas passam a ser racistas no dia e hora que as pessoas decidem que são verdadeiras.

No momento que todos nós formos capazes de ver que um negro é tão "macaco" como um branco, este tipo de comentários passam a ser iguais ao "filho da puta".

Só um alerta: a conclusão a que chegaste depois das 20 linhas, foi a mesma que cheguei em 5 linhas, depois de ter estado a trabalhar até às 3h30 da manhã.

Se calhar comi ali umas palavras e a culpa será também minha. Mas claramente não percebeste o que disse.

ABenficaC

Citação de: fnunes em 18 de Fevereiro de 2026, 10:51
Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2026, 10:17
Citação de: fnunes em 18 de Fevereiro de 2026, 09:50
Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2026, 09:35
Citação de: VSantos em 18 de Fevereiro de 2026, 09:18Se ele chamou o Vini de macaco? Ninguém sabe. Pela reação do Vini, é provável que sim, mas tendo em conta que ele é um fiteiro, também pode não ter dito. Entramos no diz que disse e não disse.

O que acho ridículo é certas reações de ex-jogadores internacionais, a mais ridícula é a do Joe Cole que pede vermelho para os jogadores que tapam a boca para falar. O futebol vai virar um jogo de coninhas?

Se o racismo é claro, é castigar quem o fez e de forma exemplar.
O Joe Cole é o único que diz alguma merda de jeito.
Se vais mandar alguém para o caralho ao menos sê homenzinho e não tapes a boca.
Ele não tomou partido por ninguém na situação.

O argumento de tapar a boca hoje em dia dá para todos até para o próprio Vinicius que minutos depois estava a falar com o otamendi com a mão na boca, será que estava a ser racista com o argentino?
E viste a reação do Ota?
Deu lhe tanga, mostrou-lhe a taça de campeão do mundo.
Podia também ter armado merda ali se quisesse. Bem como o Benfica podia ter usado o mesmo para defender o Prestianni.

É o que é. Que sejam inteligentes.

O que não invalida que o Joe Cole tenha razão. Estão a tapar a boca para quê? Estão a dar o pin do cartão multibanco uns aos outros?

Eu concordo e por mim era amarelo para quem anda a tapar a boca a falar... mas para todos não só para alguns. Acabava-se de vez com esta história
foi a própria FIFA/UEFA que fez com que os clubes usem essa táctica, porque era tudo usado para castigar.

Céptico

Estou comovido com tanto moralismo e bons costumes.
Que os virtuosos nunca se calem.

darkwolf

estou a ver a CMTV criticar o Benfica pelas imagens novas

VivaoBenfica

Citação de: Bombastic em 18 de Fevereiro de 2026, 11:09
Citação de: VivaoBenfica em 18 de Fevereiro de 2026, 11:03
Citação de: Bombastic em 18 de Fevereiro de 2026, 10:59Está tudo a defender o Prestianni porque "se calhar", não tratou o Vini por "mono". Mas o próprio defendeu-se dizendo que o tinha tratado de maricas, portanto, se assim foi, está tudo bem. Como o problema aqui não é o facto de usar um vocabulário insultuoso, mas o "wokismo" que de repente, levou a que haja pessoas tão frágeis como para sentirem-se ofendidas por palavras e expressões de carácter racista, sexista ou homofóbico, proponho que qualquer pessoa que fizer uso de tal argumentação possa ser chamada em resposta de "cabrão" ou "filho da puta", com a devida indulgência dos admins para que tal pessoa possa demonstrar a sua solidez mental frente àquilo que são apenas palavras. Vocês não se irão chatear com isso, pois não, uma vez que são MACHOS com TOMATES NO SÍTIO??? Ou já não há liberdade de expressão neste país??? 

Como é que eu hei-de dizer-te isto sem retirar total validade ao que dizes e respeitando a tua razão?

Nunca pisaste um campo de futebol.

Além de ser discutível o paralelo entre futebol profissional e amador, deves assumir que, pelo facto de te portares como um porco acéfalo num campo de futebol (e de facto são muitos que se portam como tu, isso sei eu bem), todos somos como tu. Estás errado, mas tu provavelmente irás marimbar-te com isso porque não corresponde à "tua" verdade.

Repara que tu, todo muito ofendido pelo alegado uso de injúrias por parte do atleta, vens agora imputar comportamentos a alguém que não conheces de lado nenhum e chamá-lo de "porco acéfalo".

Por que é que assumes que, em circunstâncias como esta, terei sido "vítima" e não "agressor"?

Vou manter a elevação, mesmo questionando a tua coerência.

JeSuisÉder

Citação de: darkwolf em 18 de Fevereiro de 2026, 11:16estou a ver a CMTV criticar o Benfica pelas imagens novas

Ver merda logo pela manhã para tirar o apetite para o almoço

VivaoBenfica

Citação de: darkwolf em 18 de Fevereiro de 2026, 11:16estou a ver a CMTV criticar o Benfica pelas imagens novas

Depois daquilo que aconteceu ontem vão fazer de tudo para nos tentar rebaixar.

ABenficaC

Citação de: Androico em 18 de Fevereiro de 2026, 11:00
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 18 de Fevereiro de 2026, 10:55Futebol é o espelho da sociedade. Tudo uma cambada de hipócritas. Maravilhoso é simular um ato sexual no festejo do golo com os adeptos da equipa adversária, isso é tranquilo. E depois acusam sem ninguém saber ou poder provar a veracidade da acusação só porque o provocador diz que foi ofendido.
Se tu achas que o festejo na bandeirola de canto foi uma simulação de um "ato sexual" então não devias meter os pés numa pista de dança.
claro que foi. Tu dizes que é ingenuidade acreditar que o Prestiani não disse nada e depois ves aquilo e achas que não foi provocação :D

Androico

Citação de: ABenficaC em 18 de Fevereiro de 2026, 11:10
Citação de: Androico em 18 de Fevereiro de 2026, 10:45
Citação de: SFWorl em 18 de Fevereiro de 2026, 10:39O gajo diz que o Prestianni disse umas 4x a palavra, o miudo tem a camisola na cara uns 2 segundos.
O merdas mbappe diz que ouviu tb. Estranhamente nem reagiu quando o outro foi a correr para o árbitro como se não soubesse o que se passava.
Não, não tem. O Prestianni, por três ou quatro vezes, dirige-se ao Vinicius e tapa a boca com a camisola. O ato é contínuo desde que o Vinícius festeja a apontar para a camisola até ao momento em que estão na linha do meio campo. Aliás, o Mbappe já está a mandar vir com o Prestianni antes desse momento na linha do meio campo.
está a mandar vir por insultos racistas? Então e não foi ao arbitro?

O Prestiani chamou-lhe "maricon" e com o histórico que o Mbappé tem ficou lixado. Quando o Vinicius se queixou, aproveitou para se vingar.
Não sei qual a razão pela qual não foi o árbitro. Sei que está num bate-boca com o Prestianni depois deste ter tapado a boca a dirigir-se ao Vinícius. E sei que o Prestianni dirigiu-se ao Vinícius, por quatro vezes, a tapar a boca. Isto são factos. E desses factos não é possível afirmar que é impossível que o Mbappe tenha ouvido o que o Prestianni disse, pois o comportamento não se esgota no momento da linha do meio campo.

insatisfeito

Citação de: Céptico em 18 de Fevereiro de 2026, 11:16Estou comovido com tanto moralismo e bons costumes.

Precisam de aliviar o sentimento de culpa que têm.

Quem não sente culpa não precisa de andar a pedir desculpa a toda a hora nem a mostrar virtude.

Vincent

Citação de: Bombastic em 18 de Fevereiro de 2026, 10:59Está tudo a defender o Prestianni porque "se calhar", não tratou o Vini por "mono". Mas o próprio defendeu-se dizendo que o tinha tratado de maricas, portanto, se assim foi, está tudo bem. Como o problema aqui não é o facto de usar um vocabulário insultuoso, mas o "wokismo" que de repente, levou a que haja pessoas tão frágeis como para sentirem-se ofendidas por palavras e expressões de carácter racista, sexista ou homofóbico, proponho que qualquer pessoa que fizer uso de tal argumentação possa ser chamada em resposta de "cabrão" ou "filho da puta", com a devida indulgência dos admins para que tal pessoa possa demonstrar a sua solidez mental frente àquilo que são apenas palavras. Vocês não se irão chatear com isso, pois não, uma vez que são MACHOS com TOMATES NO SÍTIO??? Ou já não há liberdade de expressão neste país??? 

Portanto, o que defendes é que continua a não ser aceitável os jogadores insultarem-se em campo seja que insulto for e que devemos reprovar na mesma, é isso?

futeboldelite

Citação de: kramxel² em 18 de Fevereiro de 2026, 10:42
Citação de: futeboldelite em 18 de Fevereiro de 2026, 10:39
Citação de: kramxel² em 18 de Fevereiro de 2026, 10:37
Citação de: george 20 em 18 de Fevereiro de 2026, 10:33
Citação de: kramxel² em 18 de Fevereiro de 2026, 10:30
Citação de: george 20 em 18 de Fevereiro de 2026, 10:2299.999% das pessoas que vão  e que estão no futebol tem amigos/colegas/ idolos negros

Não são racistas.

99.999% das pessoas que estão e vão ao futebol usam o insulto gratuito, quer seja  macaco, quer seja maricas quer seja fdp quer seja cabra... de merd....

Não é racismo, é insulto

Racismo não existe, só não gostamos de pretos, e quando gostamos têm que seguir um padrão muito superior aos restantes.

É essa a lógica? Ou ainda estamos em 1990 a dizer que em Portugal não existe racismo?

Ontem se o Vinicius fosse branco tinha exatamente a mesma quantidade de insultos.
O conteúdo a que seria diferente.
Mas o conteúdo tb ia varia de uma careca para uma forte cabeleira. De um magrinho para um mais forte fisicamente. Etc...

Acho que compreendes que o racismo vai muito para além de uma normal descriminação e tem um historial e implicações mais sérias.

Não podes reduzir tudo ao mesmo, como se tudo existisse num vácuo.

Não existem grupos a activamente espancar/insultar/exterminar carecas, em inúmeros contextos históricos e até nos dias de hoje isso é verdade para o racismo.

Não é por causa do contexto histórico que podes transformar expressões sem o propósito de discriminar ou rebaixar em racismo.

Chamar macaco não tem o propósito de descriminar ou rebaixar?

com o intuito de o fazer por causa da cor da pele? depende.

é como chamar alguém de filho da puta, às vezes chama-se e não é por achar que a mãe do sujeito se dedica à profissão

KKK24

Citação de: Céptico em 18 de Fevereiro de 2026, 11:16Estou comovido com tanto moralismo e bons costumes.
Esta sociedade de froxos tem de ter "causas" para se bater

darkwolf

Citação de: VivaoBenfica em 18 de Fevereiro de 2026, 11:18

Depois daquilo que aconteceu ontem vão fazer de tudo para nos tentar rebaixar.

sempre que o Benfica apresenta provas de que estamos a ser gamados eles criticam, por isso espero o mesmo