Gianluca Prestianni

Avançado, 20 anos,
Argentina
Equipa Principal: 3 épocas (2024-), 45 jogos (1962 minutos), 3 golos
Em 2025/2026: 30 jogos (1458 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 11 jogos, 2 golos

Títulos: Supertaça (1)

skydevil

#13485
Citação de: Kurt Cobain 10 em 19 de Fevereiro de 2026, 16:04https://x.com/chacofunesjr/status/2024124765494026295?s=20

As imagens todas das provocações do Vinícius aos adeptos do Benfica.

Curiosamente vê-se Prestianni a puxar a camisola várias vezes para tapar a parte inferior do rosto, não apenas enquanto se dirigia a Vinicius Jr.

Obviamente que isso não implica que tenha ou não apodado o jogador do Real de "mono" - algo possivelmente que nunca vamos saber -, mas será improvável que o mero gesto de subir a camisola signique em si mesmo que tenha apelidado o Vinicius da referida forma, porque de outra forma teríamos de concluir que também assim procedeu a respeito de outros jogadores.

O gesto de falar com a boca tapada até pode indiciar que está a insultar o seu interlocutor, mas não equivale necessariamente a um insulto racista.

Por outro lado, os jogadores do Real podem muito bem virem dizer que ouviram, mas isso será mentira.

O Camavinga, que é o jogador mais próximo, nem está a olhar para Vinicius e Prestianni no momento em que o primeiro inicia a corrida em direcção ao árbitro.

O Mbape mais longe está e também não está virado para Vinicius e Prestianni.

Nem Mbapé, nem Camavinga iniciam corrida na direcção do árbitro, sendo que seria prevísivel que acompanhassem o colega se tivessem ouvido o eventual insulto racista para junto do árbitro, insurgindo-se contra a referida ofensa. Ambos ficaram parados e serenos.

Em suma, do que temos até agora:

- o levantar da camisola pode indiciar a emissão de um insulto, mas não terá de equivaler necessariamente a um insulto racista, o que ainda caberá apurar;

- mbapé e camavinga não ouviram o alegado insulto, seja ele de índole racista ou de natureza diversa.

Colocam-se três hipóteses:
1. Prestianni está a mentir ao dizer que não emitiu o insulto racista;
2. Vinicius está a mentir ao dizer que foi insultado de "mono";
3. Prestianni poderá estar a dizer a verdade ao dizer que não insultou da forma que lhe é imputada, e Vinicius pode ter percebido mal a palavra que lhe foi dirigida, estando genuinamente convencido que foi chamado de "mono". Considerando que o jogador do Benfica tem a boca tapada, que ambos os jogadores estavam num contexto de forte ruído e que o Vinicius até será uma pessoal algo sugestionada devido a anteriores casos de racismo que efectivamente sofreu, trata-se de uma hipótese que nem sequer é descabida.

Obviamente o racismo, para mais em 2026, é algo que não deve ser tolerado por qualquer sociedade moderna e de matriz ocidental, muito menos no Benfica que é um clube de grande tradição democrática e que tem jogadores de raça negra enquanto alguns dos seus maiores heróis, sendo que o principal tem uma estátua junto ao estádio.

Por outro lado, um dos grandes princípios também de uma sociedade civilizada é o da presunção de inocência. Ou seja, até prova válida em contrário, alguém presume-se inocente por referência a um comportamento de índole negativa, nomeadamente criminosa, que lhe surja imputada.

Como essa prova não foi feita, até agora, parece-me precoce crucificar na praça pública um miúdo de 20 anos de idade.

Achar necessariamente um culpado em abono de um dos referidos princípios, cilindrando o outro por completo, parece-me que não é lá muito condizente com os valores que por aí se apregoam relativamente a uma sociedade democrática.

Ps- O Benfica devia fazer algo em relação aos adeptos que imitaram macacos, seja através de gestos, seja através de sons, porque relativamente a isso parece-me objectivo o que aconteceu. É sancionar e forte.

Rørikus

Citação de: cavpacores em 19 de Fevereiro de 2026, 16:50
Citação de: Lellominsk em 19 de Fevereiro de 2026, 16:24
Citação de: pexim em 19 de Fevereiro de 2026, 16:22
Citação de: Mestre em 19 de Fevereiro de 2026, 15:59
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:54
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:46
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:22
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:09
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 14:00
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:57
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 13:55
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:53
Citação de: RAFL em 19 de Fevereiro de 2026, 13:47Portanto, se em madrid o otamendi testemunhar que o vinicios chamou branco de merda ao trubin, a UEFA vai castigar o vinicios, certo?

Whataboutism. Certo?

Foda-se tu e essa merda do whataboutism. Aprendeste essa merda ontem e não paras de dizer essa merda. É uma dúvida bem pertinente até. Se um branco pode ser racista, o preto não o pode ser?

Aprendi ontem...sou um ignorante...Mais respeitinho que não te conheço de lado algum e tu muito menos sabes o quer que seja de mim.

Se perceberes o conceito, que é muito dificil contigo, vais perceber porque usei e uso essa palavra.



Ou seja és muito inteligente mas depois mandas para o ar que sou burro. Uma pessoa não pode perguntar se um preto não pode ser racista mas depois o teu argumento é sempre... whataboutism, whataboutism, whataboutism... foda-se. Põe-te nele antes que ele se mete em ti caralho. Sempre com a mesma ladainha.

Porque essa é a definição...

É uma falácia argumentativa desviando um tema com outro.

É sempre a mesma laidinha porque não  conseguem argumentar sem cair na mesma falácia.

Há um caso concreto mas como há falta de argumentos inventam um exemplo diferente para contrariar o ponto original.



Não, não é. É uma questão pertinente exatamente porque a definição de "racismo" se tornou tão específica que se arrisca a não se adaptar bem a esta situação em particular.

A partir do momento em que uma franja da população diz que um africano não pode ser racista porque não tem o poder estrutural de influenciar negativamente a vida de um branco, então o Prestianni, no mundo da Liga dos Campeões, é o camponês a insultar a nobreza.

Se me perguntares: chamar o Vini de 'mono' é racista? Sim, se a ideia é chamá-lo de macaco por causa da sua cor. Se é por causa da atitude absurda que teve, isto é, virtualmente violar a nossa bandeirola, é justo categorizá-la como uma macacada.

Dito isto, fico triste que tenha sido um jogador do Benfica, e uma pontaria do caralho que tenha sido com o Vinicius, outra vez.

Daqui a duas semanas ninguém se vai lembrar disto, como não se lembram do Enzo Fernandez. Não vai influenciar a carreira do Prestianni, como não influenciou a do Suarez.

Em relação ao whataboutism, é uma expressão de merda que apenas serve para não seguir a linha de pensamento da outra pessoa. Neste caso então, é claro. Porque não sabes ou não queres responder à pergunta que ele fez (e porque sabes que o racismo contra brancos existe e é prevalente, e talvez não queiras ter de deslindar isso).

Lá vem a relativização e as falácias argumentativas. Não se consegue argumentar sobre o caso em concreto sem aparecer a pergunta e se? para mudar a discussão.

Mas agora vou ser eu que o vou fazer...

Quantas vezes foste vitima de racismo na tua vida ou pessoas próximas de ti?

Estás a ver o alcance do que ando a argumentar e o problema da falácia argumentativa que tanto gostam de abusar?

É assim tão difícil assumir que nas bancadas houve racismo e que isso deve ser condenado sem aparecer a treta do e se?


Imensas vezes. Se não racismo, xenofobia. Por alemães, britânicos, americanos.. Por angolanos, nigerianos, malta do medio oriente, etc.

Não é difícil, não, mas reparaste como não discutiste minimamente o que eu disse? O quão mais fácil seria para mim acusar-te de whataboutism, moving the goal post, etc..

E diz-me, qual foi a falácia argumentativa?

Andamos todos aqui a dançar à volta do fogo com medo de nos queimarmos, quando sabemos perfeitamente que expressões racistas destinadas a brancos são processadas como algo completamente inócuo.

E é um assunto extremamente pertinente e que não se confina a este momento no tempo exatamente porque estamos a ver uma mudança demográfica na Europa e em Portugal especificamente.

Convém denunciar todo o racismo. Concordo. Contudo e para rematar, não teria qualquer problema em acreditar se tivesse sido com o Cama, com o Tchouameni, com o Rudiger. Com o Vinicius? Não.

Ainda vamos ter a Uefa a regular os insultos de bem.

Fdput@, cabr@o, frouxo é insulto de bem

preto, macaco, maricas, roto, paneleiro, é descriminação
Fica a faltar definir se o sufixo "de merda" é uma agravante ou atenuante.

Dá para chamar ao outro nazi ou estalinista!? ficam no insulto de bem ou descriminatório? ou não é insulto de todo? :D :D :D :D :D



sou branco
um copinho d eleite até

já fui vitima de racismo por um preto

"vai para o teu pais branco de merda"

suponho que seja racismo.

mas lá está, sou branco. não sei se há tons de melanina para racismo

Aguenta e cala-te! Medalha de lata para ti, o público tem sempre razão.

Deus Jonas

Citação de: cavpacores em 19 de Fevereiro de 2026, 16:50
Citação de: Lellominsk em 19 de Fevereiro de 2026, 16:24
Citação de: pexim em 19 de Fevereiro de 2026, 16:22
Citação de: Mestre em 19 de Fevereiro de 2026, 15:59
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:54
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:46
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:22
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:09
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 14:00
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:57
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 13:55
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:53
Citação de: RAFL em 19 de Fevereiro de 2026, 13:47Portanto, se em madrid o otamendi testemunhar que o vinicios chamou branco de merda ao trubin, a UEFA vai castigar o vinicios, certo?

Whataboutism. Certo?

Foda-se tu e essa merda do whataboutism. Aprendeste essa merda ontem e não paras de dizer essa merda. É uma dúvida bem pertinente até. Se um branco pode ser racista, o preto não o pode ser?

Aprendi ontem...sou um ignorante...Mais respeitinho que não te conheço de lado algum e tu muito menos sabes o quer que seja de mim.

Se perceberes o conceito, que é muito dificil contigo, vais perceber porque usei e uso essa palavra.



Ou seja és muito inteligente mas depois mandas para o ar que sou burro. Uma pessoa não pode perguntar se um preto não pode ser racista mas depois o teu argumento é sempre... whataboutism, whataboutism, whataboutism... foda-se. Põe-te nele antes que ele se mete em ti caralho. Sempre com a mesma ladainha.

Porque essa é a definição...

É uma falácia argumentativa desviando um tema com outro.

É sempre a mesma laidinha porque não  conseguem argumentar sem cair na mesma falácia.

Há um caso concreto mas como há falta de argumentos inventam um exemplo diferente para contrariar o ponto original.



Não, não é. É uma questão pertinente exatamente porque a definição de "racismo" se tornou tão específica que se arrisca a não se adaptar bem a esta situação em particular.

A partir do momento em que uma franja da população diz que um africano não pode ser racista porque não tem o poder estrutural de influenciar negativamente a vida de um branco, então o Prestianni, no mundo da Liga dos Campeões, é o camponês a insultar a nobreza.

Se me perguntares: chamar o Vini de 'mono' é racista? Sim, se a ideia é chamá-lo de macaco por causa da sua cor. Se é por causa da atitude absurda que teve, isto é, virtualmente violar a nossa bandeirola, é justo categorizá-la como uma macacada.

Dito isto, fico triste que tenha sido um jogador do Benfica, e uma pontaria do caralho que tenha sido com o Vinicius, outra vez.

Daqui a duas semanas ninguém se vai lembrar disto, como não se lembram do Enzo Fernandez. Não vai influenciar a carreira do Prestianni, como não influenciou a do Suarez.

Em relação ao whataboutism, é uma expressão de merda que apenas serve para não seguir a linha de pensamento da outra pessoa. Neste caso então, é claro. Porque não sabes ou não queres responder à pergunta que ele fez (e porque sabes que o racismo contra brancos existe e é prevalente, e talvez não queiras ter de deslindar isso).

Lá vem a relativização e as falácias argumentativas. Não se consegue argumentar sobre o caso em concreto sem aparecer a pergunta e se? para mudar a discussão.

Mas agora vou ser eu que o vou fazer...

Quantas vezes foste vitima de racismo na tua vida ou pessoas próximas de ti?

Estás a ver o alcance do que ando a argumentar e o problema da falácia argumentativa que tanto gostam de abusar?

É assim tão difícil assumir que nas bancadas houve racismo e que isso deve ser condenado sem aparecer a treta do e se?


Imensas vezes. Se não racismo, xenofobia. Por alemães, britânicos, americanos.. Por angolanos, nigerianos, malta do medio oriente, etc.

Não é difícil, não, mas reparaste como não discutiste minimamente o que eu disse? O quão mais fácil seria para mim acusar-te de whataboutism, moving the goal post, etc..

E diz-me, qual foi a falácia argumentativa?

Andamos todos aqui a dançar à volta do fogo com medo de nos queimarmos, quando sabemos perfeitamente que expressões racistas destinadas a brancos são processadas como algo completamente inócuo.

E é um assunto extremamente pertinente e que não se confina a este momento no tempo exatamente porque estamos a ver uma mudança demográfica na Europa e em Portugal especificamente.

Convém denunciar todo o racismo. Concordo. Contudo e para rematar, não teria qualquer problema em acreditar se tivesse sido com o Cama, com o Tchouameni, com o Rudiger. Com o Vinicius? Não.

Ainda vamos ter a Uefa a regular os insultos de bem.

Fdput@, cabr@o, frouxo é insulto de bem

preto, macaco, maricas, roto, paneleiro, é descriminação
Fica a faltar definir se o sufixo "de merda" é uma agravante ou atenuante.

Dá para chamar ao outro nazi ou estalinista!? ficam no insulto de bem ou descriminatório? ou não é insulto de todo? :D :D :D :D :D



sou branco
um copinho d eleite até

já fui vitima de racismo por um preto

"vai para o teu pais branco de merda"

suponho que seja racismo.

mas lá está, sou branco. não sei se há tons de melanina para racismo

Só é racismo ao contrário porque eles foram escravizados há mais de 200 anos então gozam de impunidade concedida pelos antepassados

Rei

Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 16:51
Citação de: cavpacores em 19 de Fevereiro de 2026, 16:50
Citação de: Lellominsk em 19 de Fevereiro de 2026, 16:24
Citação de: pexim em 19 de Fevereiro de 2026, 16:22
Citação de: Mestre em 19 de Fevereiro de 2026, 15:59
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:54
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:46
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:22
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:09
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 14:00
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:57
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 13:55
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:53
Citação de: RAFL em 19 de Fevereiro de 2026, 13:47Portanto, se em madrid o otamendi testemunhar que o vinicios chamou branco de merda ao trubin, a UEFA vai castigar o vinicios, certo?

Whataboutism. Certo?

Foda-se tu e essa merda do whataboutism. Aprendeste essa merda ontem e não paras de dizer essa merda. É uma dúvida bem pertinente até. Se um branco pode ser racista, o preto não o pode ser?

Aprendi ontem...sou um ignorante...Mais respeitinho que não te conheço de lado algum e tu muito menos sabes o quer que seja de mim.

Se perceberes o conceito, que é muito dificil contigo, vais perceber porque usei e uso essa palavra.



Ou seja és muito inteligente mas depois mandas para o ar que sou burro. Uma pessoa não pode perguntar se um preto não pode ser racista mas depois o teu argumento é sempre... whataboutism, whataboutism, whataboutism... foda-se. Põe-te nele antes que ele se mete em ti caralho. Sempre com a mesma ladainha.

Porque essa é a definição...

É uma falácia argumentativa desviando um tema com outro.

É sempre a mesma laidinha porque não  conseguem argumentar sem cair na mesma falácia.

Há um caso concreto mas como há falta de argumentos inventam um exemplo diferente para contrariar o ponto original.



Não, não é. É uma questão pertinente exatamente porque a definição de "racismo" se tornou tão específica que se arrisca a não se adaptar bem a esta situação em particular.

A partir do momento em que uma franja da população diz que um africano não pode ser racista porque não tem o poder estrutural de influenciar negativamente a vida de um branco, então o Prestianni, no mundo da Liga dos Campeões, é o camponês a insultar a nobreza.

Se me perguntares: chamar o Vini de 'mono' é racista? Sim, se a ideia é chamá-lo de macaco por causa da sua cor. Se é por causa da atitude absurda que teve, isto é, virtualmente violar a nossa bandeirola, é justo categorizá-la como uma macacada.

Dito isto, fico triste que tenha sido um jogador do Benfica, e uma pontaria do caralho que tenha sido com o Vinicius, outra vez.

Daqui a duas semanas ninguém se vai lembrar disto, como não se lembram do Enzo Fernandez. Não vai influenciar a carreira do Prestianni, como não influenciou a do Suarez.

Em relação ao whataboutism, é uma expressão de merda que apenas serve para não seguir a linha de pensamento da outra pessoa. Neste caso então, é claro. Porque não sabes ou não queres responder à pergunta que ele fez (e porque sabes que o racismo contra brancos existe e é prevalente, e talvez não queiras ter de deslindar isso).

Lá vem a relativização e as falácias argumentativas. Não se consegue argumentar sobre o caso em concreto sem aparecer a pergunta e se? para mudar a discussão.

Mas agora vou ser eu que o vou fazer...

Quantas vezes foste vitima de racismo na tua vida ou pessoas próximas de ti?

Estás a ver o alcance do que ando a argumentar e o problema da falácia argumentativa que tanto gostam de abusar?

É assim tão difícil assumir que nas bancadas houve racismo e que isso deve ser condenado sem aparecer a treta do e se?


Imensas vezes. Se não racismo, xenofobia. Por alemães, britânicos, americanos.. Por angolanos, nigerianos, malta do medio oriente, etc.

Não é difícil, não, mas reparaste como não discutiste minimamente o que eu disse? O quão mais fácil seria para mim acusar-te de whataboutism, moving the goal post, etc..

E diz-me, qual foi a falácia argumentativa?

Andamos todos aqui a dançar à volta do fogo com medo de nos queimarmos, quando sabemos perfeitamente que expressões racistas destinadas a brancos são processadas como algo completamente inócuo.

E é um assunto extremamente pertinente e que não se confina a este momento no tempo exatamente porque estamos a ver uma mudança demográfica na Europa e em Portugal especificamente.

Convém denunciar todo o racismo. Concordo. Contudo e para rematar, não teria qualquer problema em acreditar se tivesse sido com o Cama, com o Tchouameni, com o Rudiger. Com o Vinicius? Não.

Ainda vamos ter a Uefa a regular os insultos de bem.

Fdput@, cabr@o, frouxo é insulto de bem

preto, macaco, maricas, roto, paneleiro, é descriminação
Fica a faltar definir se o sufixo "de merda" é uma agravante ou atenuante.

Dá para chamar ao outro nazi ou estalinista!? ficam no insulto de bem ou descriminatório? ou não é insulto de todo? :D :D :D :D :D



sou branco
um copinho d eleite até

já fui vitima de racismo por um preto

"vai para o teu pais branco de merda"

suponho que seja racismo.

mas lá está, sou branco. não sei se há tons de melanina para racismo

Aguenta e cala-te! Medalha de lata para ti, o público tem sempre razão.

Seu seboso, andas por aqui?

slbenfever

Citação de: Kurt Cobain 10 em 19 de Fevereiro de 2026, 16:04https://x.com/chacofunesjr/status/2024124765494026295?s=20

As imagens todas das provocações do Vinícius aos adeptos do Benfica.
Foi exatamente isto que vi no Estádio e não foi apenas a comemoração na bandeirola de canto como muitos afirmam, pois foi muito mais que isso como provam estas imagens. É um provacador nato e um nojento sem qualquer tipo de fairplay para com os adversários.

Lellominsk

Citação de: cavpacores em 19 de Fevereiro de 2026, 16:50"vai para o teu pais branco de merda"

Os mulatos em angola passam pelo mesmo ... só porque os antepassados se misturaram, os albinos então nem se fala ...

é lidar!
 

O'Brien

Citação de: pexim em 19 de Fevereiro de 2026, 15:01
Citação de: O'Brien em 19 de Fevereiro de 2026, 11:38
Citação de: Burik em 19 de Fevereiro de 2026, 11:28
Citação de: miniMilk em 19 de Fevereiro de 2026, 11:25Não sei se o prestiani foi racista ou não. Sinceramente, nem quero saber

O triste foi ver o desculpabilização que adeptos e clube fazem do acto de chamar macaco a um gajo so porque nasceu preto

é o que é. é um mundo de merda

Mas ouviste o puto a chamar de macaco a madre Teresa de Madrid?

O que vi foi o brasileiro a chamar " anão de merda ao miúdo"

Pelos mesmos moldes não poderá o Prestianni acusar o braalsileiro de insulto à sua constituição física ao chamar de anão?  Não terá o mesmo fundamento?
Existe algum lóbi de anões?

Desculpa, não percebi a pergunta

jp23

Pá... esqueçam... tudo o que tem a ver com racismo só os negros é que estão qualificados para discursar ou usar. Já nem me meto nisso. Nem que seja para se vitimizar quando fazem merda.

Sexta-Feira

A mim já me disseram algo parecido.

Aliás, a mim não! Àquela que estava ao meu lado.

"Agora andas com brancos"

Até me senti mal...

20Nico Gaitan20

O Chilabert é que os fodeu😂😂

GroundHopper

Citação de: darkwolf em 19 de Fevereiro de 2026, 15:27
Citação de: Godescalco em 19 de Fevereiro de 2026, 15:26
Citação de: fdpdc666 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:17Prestianni sem medos: argentino pronto para ambiente hostil em Madrid.
Avançado diz estar de consciência tranquila e quer ajudar a equipa.

in Record

Tresanda cada vez mais a um delicioso bis de Gianluca em Chamartín, com dedicatória especial para Vinícius e beijinhos para a bancada dos falecidos Ultra Sur.

Como dizia o nosso saudoso ex-presidente, está escrito nas estrelas.

aposto num castigo preventivo da UEFA

Se isso acontecer sem mais factos que sustentem, é bom que não se jogue um minuto em Madrid.

Rørikus

Citação de: Rei em 19 de Fevereiro de 2026, 16:52
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 16:51
Citação de: cavpacores em 19 de Fevereiro de 2026, 16:50
Citação de: Lellominsk em 19 de Fevereiro de 2026, 16:24
Citação de: pexim em 19 de Fevereiro de 2026, 16:22
Citação de: Mestre em 19 de Fevereiro de 2026, 15:59
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:54
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:46
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:22
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:09
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 14:00
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:57
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 13:55
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:53
Citação de: RAFL em 19 de Fevereiro de 2026, 13:47Portanto, se em madrid o otamendi testemunhar que o vinicios chamou branco de merda ao trubin, a UEFA vai castigar o vinicios, certo?

Whataboutism. Certo?

Foda-se tu e essa merda do whataboutism. Aprendeste essa merda ontem e não paras de dizer essa merda. É uma dúvida bem pertinente até. Se um branco pode ser racista, o preto não o pode ser?

Aprendi ontem...sou um ignorante...Mais respeitinho que não te conheço de lado algum e tu muito menos sabes o quer que seja de mim.

Se perceberes o conceito, que é muito dificil contigo, vais perceber porque usei e uso essa palavra.



Ou seja és muito inteligente mas depois mandas para o ar que sou burro. Uma pessoa não pode perguntar se um preto não pode ser racista mas depois o teu argumento é sempre... whataboutism, whataboutism, whataboutism... foda-se. Põe-te nele antes que ele se mete em ti caralho. Sempre com a mesma ladainha.

Porque essa é a definição...

É uma falácia argumentativa desviando um tema com outro.

É sempre a mesma laidinha porque não  conseguem argumentar sem cair na mesma falácia.

Há um caso concreto mas como há falta de argumentos inventam um exemplo diferente para contrariar o ponto original.



Não, não é. É uma questão pertinente exatamente porque a definição de "racismo" se tornou tão específica que se arrisca a não se adaptar bem a esta situação em particular.

A partir do momento em que uma franja da população diz que um africano não pode ser racista porque não tem o poder estrutural de influenciar negativamente a vida de um branco, então o Prestianni, no mundo da Liga dos Campeões, é o camponês a insultar a nobreza.

Se me perguntares: chamar o Vini de 'mono' é racista? Sim, se a ideia é chamá-lo de macaco por causa da sua cor. Se é por causa da atitude absurda que teve, isto é, virtualmente violar a nossa bandeirola, é justo categorizá-la como uma macacada.

Dito isto, fico triste que tenha sido um jogador do Benfica, e uma pontaria do caralho que tenha sido com o Vinicius, outra vez.

Daqui a duas semanas ninguém se vai lembrar disto, como não se lembram do Enzo Fernandez. Não vai influenciar a carreira do Prestianni, como não influenciou a do Suarez.

Em relação ao whataboutism, é uma expressão de merda que apenas serve para não seguir a linha de pensamento da outra pessoa. Neste caso então, é claro. Porque não sabes ou não queres responder à pergunta que ele fez (e porque sabes que o racismo contra brancos existe e é prevalente, e talvez não queiras ter de deslindar isso).

Lá vem a relativização e as falácias argumentativas. Não se consegue argumentar sobre o caso em concreto sem aparecer a pergunta e se? para mudar a discussão.

Mas agora vou ser eu que o vou fazer...

Quantas vezes foste vitima de racismo na tua vida ou pessoas próximas de ti?

Estás a ver o alcance do que ando a argumentar e o problema da falácia argumentativa que tanto gostam de abusar?

É assim tão difícil assumir que nas bancadas houve racismo e que isso deve ser condenado sem aparecer a treta do e se?


Imensas vezes. Se não racismo, xenofobia. Por alemães, britânicos, americanos.. Por angolanos, nigerianos, malta do medio oriente, etc.

Não é difícil, não, mas reparaste como não discutiste minimamente o que eu disse? O quão mais fácil seria para mim acusar-te de whataboutism, moving the goal post, etc..

E diz-me, qual foi a falácia argumentativa?

Andamos todos aqui a dançar à volta do fogo com medo de nos queimarmos, quando sabemos perfeitamente que expressões racistas destinadas a brancos são processadas como algo completamente inócuo.

E é um assunto extremamente pertinente e que não se confina a este momento no tempo exatamente porque estamos a ver uma mudança demográfica na Europa e em Portugal especificamente.

Convém denunciar todo o racismo. Concordo. Contudo e para rematar, não teria qualquer problema em acreditar se tivesse sido com o Cama, com o Tchouameni, com o Rudiger. Com o Vinicius? Não.

Ainda vamos ter a Uefa a regular os insultos de bem.

Fdput@, cabr@o, frouxo é insulto de bem

preto, macaco, maricas, roto, paneleiro, é descriminação
Fica a faltar definir se o sufixo "de merda" é uma agravante ou atenuante.

Dá para chamar ao outro nazi ou estalinista!? ficam no insulto de bem ou descriminatório? ou não é insulto de todo? :D :D :D :D :D



sou branco
um copinho d eleite até

já fui vitima de racismo por um preto

"vai para o teu pais branco de merda"

suponho que seja racismo.

mas lá está, sou branco. não sei se há tons de melanina para racismo

Aguenta e cala-te! Medalha de lata para ti, o público tem sempre razão.

Seu seboso, andas por aqui?

???

Lellominsk

#13497
Citação de: O'Brien em 19 de Fevereiro de 2026, 11:38
Citação de: Burik em 19 de Fevereiro de 2026, 11:28
Citação de: miniMilk em 19 de Fevereiro de 2026, 11:25Não sei se o prestiani foi racista ou não. Sinceramente, nem quero saber

O triste foi ver o desculpabilização que adeptos e clube fazem do acto de chamar macaco a um gajo so porque nasceu preto

é o que é. é um mundo de merda

Mas ouviste o puto a chamar de macaco a madre Teresa de Madrid?

O que vi foi o brasileiro a chamar " anão de merda ao miúdo"

Pelos mesmos moldes não poderá o Prestianni acusar o braalsileiro de insulto à sua constituição física ao chamar de anão?  Não terá o mesmo fundamento?
Citação de: pexim em 19 de Fevereiro de 2026, 15:01Existe algum lóbi de anões?
https://sicnoticias.pt/desporto/2025-07-14-lamine-yamal-denunciado-por-contratar-anoes-em-festa-de-aniversario--49cffa0a

acho que sim ...

bmuc79

Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:35
Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 15:12
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:11
Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 15:05
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:03
Citação de: Sexta-Feira em 19 de Fevereiro de 2026, 14:39Querem banir as pessoas do estádio da Luz?! Ótimo! Vamos combater o "racismo".

Não se esqueçam é de limpar no estádio do Guimarães, do Braga, do dragão, de alvalade, dos estádios espanhóis todos l, dos estádios italianos, holandeses, belgas... E por essa Europa e mundo fora!

Não façam só de nós o exemplo!
Só porque não temos o peso que o Real Madrid tem!

Ok?
Não façam do Benfica o clube racista e que tem de servir de exemplo para limpar a imagem desses filhos da puta todos que o fazem desde sempre.
Inclusive um preto racista que se serve dessa cartada para promover o ódio contra brancos.

Há pessoas banidas de estádios por comportamentos racistas em ligas de topo.

Não seria a primeira nem a última vez.

Alguma vez na tua vida, viste uma condenação absurda destas que estás a ver?

NUNCA!

Isto é uma execução em praça pública sem julgamento a um clube que nunca na sua história teve associado a racismo.

Vai comparar a reação de um Liverpool e depois falamos.

Tu andas aqui a brincar com isto.
Brinca à vontade.

Eu não ando a brincar com nada.

Vou tentar ser mais claro.

O episódio tem duas dimensões. Prestianni e Benfica.

A primeira dimensão é indefensável no sentido em que enquanto não passar a espuma deste dias, Prestianni não tem qualquer hipótese de ser bem defendido. É uma avalanche mediática impossível de ser contrariada. É o mundo que vivemos e é totalmente irrelevante o que eu penso ou o que tu pensas.

A defesa dele terá de ser nos locais próprios, primeiro UEFA, depois TAS, eventualmente tribunais civis. Mesmo assim a sua imagem pode ficar afetada para sempre mesmo sendo inocente. Mas também não meto mãos no fogo em quezílias entre argentinos e brasileiros.

Também nem queria fazer um paralelo com a politica, mas faz sentido no contexto da imagem que se perde. Paulo Pedroso ainda hoje é chamado de pedófilo (sobretudo na malta mais à direita) tendo o mesmo sido absolvido e o tribunal europeu obrigado o estado português a indemniza-lo.

Acusações deste tipo são selos difíceis de tirar.

Mas a dimensão que me interessa mais é a do Benfica. É essa que discuto mais. O passado fala por si, mas não se encerra em si mesmo. O passado é importante, mas o passado constrói-se com ações no presente e por pessoas. A imagem que mais conta é do momento.

Benfica está a ser um péssimo exemplo de gestão de crise. Está a gerir o caso de uma forma que me envergonha. E tenho pena que ainda não se tenha demarcado das ações de alguns adeptos e tomado medidas. Liverpool, que foi o exemplo que dei, foi lesto a banir adeptos que tiveram insultos racistas.

Benfica estaria muito mais protegido de criticas se tivesse agido em conformidade. Isolando o caso a um confronto entre jogadores e alguns adeptos. Benfica não o fez e abordou isto como se fosse um penalti qualquer mal assinalado no tugão.





N é o mundo em que vivemos, é o mundo em que vives ou queres viver.
Se achas que o mundo que vives qualquer pessoa pode acusar alguém sem provas lamento por ti. Esse n é o meu mundo.

E se achas que o clube tinha de continuar nesse mundo, em que um clube expulsa pessoas de um estádio para parecer bem, isso é precisamente alimentar o mundo da mentira e do parecer bem, n por qualquer convicção.

Mas esse é o mundo em que teimam viver e alimentar, um mundo de hipocrisia e de falsas intenções.
Por isso é de admirar que dps os Vini jr desta vida façam o que fazem, pq sabem que vão ter gente do seu lado n por convicção, mas pq parece bem, é giro, está na moda.

Se o clube punir adeptos pq fica bem, condenando pessoas que trabalham tds os dias para pagarem o seu Red Pass, as suas viagens, condenando-os a nunca mais verem o seu clube para o resto da vida enquanto outros cabrões andam por essa Europa fora com apoios do clube a prejudicá-lo, pq tiveram um comportamento que é feio apenas pq parece bem a uns adeptos que ficam com os colhões alapados no sofá, deixa-me que te diga que é de uma hipocrisia total, mas é o mundo em que parece queeres viver ou que aceitas bem.

N há nenhum estádio no mundo onde n se insultem jogadores, arbitros, treinadores.
Esses adeptos estiveram mal, mas n mataram ninguém.

Rei

Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 16:53
Citação de: Rei em 19 de Fevereiro de 2026, 16:52
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 16:51
Citação de: cavpacores em 19 de Fevereiro de 2026, 16:50
Citação de: Lellominsk em 19 de Fevereiro de 2026, 16:24
Citação de: pexim em 19 de Fevereiro de 2026, 16:22
Citação de: Mestre em 19 de Fevereiro de 2026, 15:59
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:54
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:46
Citação de: Hölderlin em 19 de Fevereiro de 2026, 15:22
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 15:09
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 14:00
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:57
Citação de: Rørikus em 19 de Fevereiro de 2026, 13:55
Citação de: GloriosoSLB1904 em 19 de Fevereiro de 2026, 13:53
Citação de: RAFL em 19 de Fevereiro de 2026, 13:47Portanto, se em madrid o otamendi testemunhar que o vinicios chamou branco de merda ao trubin, a UEFA vai castigar o vinicios, certo?

Whataboutism. Certo?

Foda-se tu e essa merda do whataboutism. Aprendeste essa merda ontem e não paras de dizer essa merda. É uma dúvida bem pertinente até. Se um branco pode ser racista, o preto não o pode ser?

Aprendi ontem...sou um ignorante...Mais respeitinho que não te conheço de lado algum e tu muito menos sabes o quer que seja de mim.

Se perceberes o conceito, que é muito dificil contigo, vais perceber porque usei e uso essa palavra.



Ou seja és muito inteligente mas depois mandas para o ar que sou burro. Uma pessoa não pode perguntar se um preto não pode ser racista mas depois o teu argumento é sempre... whataboutism, whataboutism, whataboutism... foda-se. Põe-te nele antes que ele se mete em ti caralho. Sempre com a mesma ladainha.

Porque essa é a definição...

É uma falácia argumentativa desviando um tema com outro.

É sempre a mesma laidinha porque não  conseguem argumentar sem cair na mesma falácia.

Há um caso concreto mas como há falta de argumentos inventam um exemplo diferente para contrariar o ponto original.



Não, não é. É uma questão pertinente exatamente porque a definição de "racismo" se tornou tão específica que se arrisca a não se adaptar bem a esta situação em particular.

A partir do momento em que uma franja da população diz que um africano não pode ser racista porque não tem o poder estrutural de influenciar negativamente a vida de um branco, então o Prestianni, no mundo da Liga dos Campeões, é o camponês a insultar a nobreza.

Se me perguntares: chamar o Vini de 'mono' é racista? Sim, se a ideia é chamá-lo de macaco por causa da sua cor. Se é por causa da atitude absurda que teve, isto é, virtualmente violar a nossa bandeirola, é justo categorizá-la como uma macacada.

Dito isto, fico triste que tenha sido um jogador do Benfica, e uma pontaria do caralho que tenha sido com o Vinicius, outra vez.

Daqui a duas semanas ninguém se vai lembrar disto, como não se lembram do Enzo Fernandez. Não vai influenciar a carreira do Prestianni, como não influenciou a do Suarez.

Em relação ao whataboutism, é uma expressão de merda que apenas serve para não seguir a linha de pensamento da outra pessoa. Neste caso então, é claro. Porque não sabes ou não queres responder à pergunta que ele fez (e porque sabes que o racismo contra brancos existe e é prevalente, e talvez não queiras ter de deslindar isso).

Lá vem a relativização e as falácias argumentativas. Não se consegue argumentar sobre o caso em concreto sem aparecer a pergunta e se? para mudar a discussão.

Mas agora vou ser eu que o vou fazer...

Quantas vezes foste vitima de racismo na tua vida ou pessoas próximas de ti?

Estás a ver o alcance do que ando a argumentar e o problema da falácia argumentativa que tanto gostam de abusar?

É assim tão difícil assumir que nas bancadas houve racismo e que isso deve ser condenado sem aparecer a treta do e se?


Imensas vezes. Se não racismo, xenofobia. Por alemães, britânicos, americanos.. Por angolanos, nigerianos, malta do medio oriente, etc.

Não é difícil, não, mas reparaste como não discutiste minimamente o que eu disse? O quão mais fácil seria para mim acusar-te de whataboutism, moving the goal post, etc..

E diz-me, qual foi a falácia argumentativa?

Andamos todos aqui a dançar à volta do fogo com medo de nos queimarmos, quando sabemos perfeitamente que expressões racistas destinadas a brancos são processadas como algo completamente inócuo.

E é um assunto extremamente pertinente e que não se confina a este momento no tempo exatamente porque estamos a ver uma mudança demográfica na Europa e em Portugal especificamente.

Convém denunciar todo o racismo. Concordo. Contudo e para rematar, não teria qualquer problema em acreditar se tivesse sido com o Cama, com o Tchouameni, com o Rudiger. Com o Vinicius? Não.

Ainda vamos ter a Uefa a regular os insultos de bem.

Fdput@, cabr@o, frouxo é insulto de bem

preto, macaco, maricas, roto, paneleiro, é descriminação
Fica a faltar definir se o sufixo "de merda" é uma agravante ou atenuante.

Dá para chamar ao outro nazi ou estalinista!? ficam no insulto de bem ou descriminatório? ou não é insulto de todo? :D :D :D :D :D



sou branco
um copinho d eleite até

já fui vitima de racismo por um preto

"vai para o teu pais branco de merda"

suponho que seja racismo.

mas lá está, sou branco. não sei se há tons de melanina para racismo

Aguenta e cala-te! Medalha de lata para ti, o público tem sempre razão.

Seu seboso, andas por aqui?

???

Bernardo Ribeiro? Medalha de lata?

:-X