CN J2: SC Espinho 1 - 3 SL Benfica, 28Mar. Sáb. 19h00 *SportTV 1*

Competição
Fase
Playoff - Quartos-de-Final
Ronda
Jogo 2
Data
Sáb, 28 Março, 2026, 19:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
SportTV 1
Assistência
300

Determinado, o Benfica carimbou a passagem às meias-finais do play-off do Campeonato Nacional de voleibol após triunfo no jogo 2 dos quartos, por 1-3, perante o SC Espinho. Na Nave Desportiva de Espinho, superioridade encarnada, boa réplica, 2-0 na eliminatória e objetivo cumprido!

Após a vitória, por 3-0, na Luz, no jogo 1, que marcou o arranque dos play-offs do Campeonato Nacional, foi um Benfica ambicioso, motivado e determinado aquele que viajou, nesta tarde de sábado, 28 de março, até à Nave Desportiva de Espinho.

Com Lucas França, Felipe Banderó, Pablo Natan, Tiago Violas, Japa, Valerii Todua e Ivo Casas (L) na formação inicial escolhida por Marcel Matz, os encarnados entraram pressionantes em quadra, e Tiago Violas, no serviço, ganhou vantagem (2-5)... mas não tardaria a resposta! Igualdade a 7 pontos, reviravolta (8-7), empates sucessivos e vários erros do Benfica a marcarem este 1.º set. Marcel Matz pediu os seus timeouts (16-14 e 20-17), mas não resultou. Triunfo, justo, por 25-21, e 1-0 no jogo.

O 2.º set foi todo ele vermelho bem rubro, com superioridade total das águias. Pablo Natan, na linha de serviço, deu o mote com um ás espetacular (3-5) e continuou a fazer estragos. Desta vez foi o técnico João Franco quem pediu paragens de tempo (3-7 e 4-11), mas o Benfica estava imparável. Se dúvidas existissem, Lucas França, com um serviço direto, fez o 8-16, com o parcial a fechar com um inequívoco 15-25 (1-1, no desafio).

Empate no jogo e o equilíbrio a pautar todo o 3.º set. Nenhuma das equipas conseguiu descolar, parcial muito bem jogado, e viveram-se momentos de grande emoção na reta final, com a imprevisibilidade a vingar! Foi preciso recorrer às vantagens e aí o Benfica foi mais eficaz: 28-30 e 1-2 no encontro.

E nada fazia prever o que se seguiria, com o 4.º set a ser marcado por momentos lamentáveis. Bem no jogo, o Benfica ia galgando caminho, contudo, ao 7-11, Lucas França alertou e queixou-se de insultos racistas vindos das bancadas. O desafio continuou, a situação persistiu, e aos 10-16 houve interrupção, com o jogador a abandonar a quadra. No reatar, momentos complicados, mas as águias, na crença e no querer, selaram o triunfo no set (16-25), no jogo (1-3), na eliminatória (2-0) e voaram para a próxima fase da competição.

Nas meias-finais da prova, numa eliminatória decidida à melhor de 5 jogos, o Benfica vai defrontar o Leixões SC, que eliminou (2-0) a AA São Mamede.

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Não foi um jogo bem jogado, foi um jogo oscilante, mas difícil. Eu já previa isso, conversei com os jogadores durante a semana. Como é óbvio, o Espinho ia tentar fazer alguma coisa diferente, ia melhorar o nível que apresentou em Lisboa, ia melhorar em alguns aspetos. A troca do distribuidor muda o cenário do jogo, pois joga de forma diferente em relação ao Fred. Mas é importante avançar, seguir agora para a meia-final, uma semana para trabalhar, para enfrentar o Leixões. O primeiro set até começou bem, mas aquela emoção de um lado em função de jogar em casa... Como é óbvio, ninguém quer perder, mas daí já gera aquele desconforto, já gera um pouco de ansiedade. Depois, começámos o segundo set muito bem, fica praticamente um a um. Ganhar um set e começar mal o segundo, um balde de água fria, já desanima, nós vamos fortes. Terceiro set disputado, mais uma pressão para o Espinho jogar o quarto set. Não termina bem, um jogo confuso no quarto set, mas enfim, conseguimos ter cabeça para voltar e jogar ainda. [Momento com Lucas França] É um assunto muito complicado sempre, não é? Quando tocamos nessas questões de cor da pele, de raça, de país, de opção política, enfim, é tudo um assunto muito complicado. Parece que quanto mais falamos, mais alguns aparecem. Não dá para admitir, acho que quem passa por isso deve sofrer bastante. É triste, porque acaba por ser, daqui a pouco, sempre com a raça negra. Gostaria que não acontecesse, mas vemos que de maneira repetitiva vai acontecendo, ninguém está na pele do França. Dei-lhe um tempo, disse: 'Respira 10/15 segundos, que é o tempo daqui a pouco de tu voltares ou não. Não adianta tu voltares desorientado para querer provar alguma coisa, que não é preciso.' É um momento difícil. Sair, também podia. Eu disse 'Não quero que a coisa complique mais. Não te vou expor.' Se não tiver cabeça, entra outro. O Kelvin fez um final de set espetacular. Tristeza, estas coisas são ruins. É duro para quem... O desporto, como você falou... uma tarde difícil, estava toda a gente aí numa bancada que estava bem-composta. Então, alguns exemplos acabam sempre a manchar um espetáculo. É uma equipa que acho que ficou abaixo na tabela. Eu acho que podia ter tido uma posição mais acima. E quem sabe não enfrentar os dois maiores investimentos do Campeonato. Tem qualidade, jogar, bem orientada, apresenta taticamente situações, capacidade física para jogar. Tinha tudo para ser uma grande tarde. Agora, o assunto vai ser esse. Se fosse um assunto que gerasse uma coisa positiva, beleza. Mas a malta não aprende. O desporto, eu acho que é para ser um exemplo. Você vê um monte de miúdos aí agora. Esses eu acho que vão aprender. Sinceramente, eu espero que aprendam, que a gente sirva de exemplo aí para a maior parte que está aqui. É uma pena. Não vai ser a última vez. Vai continuar a ter episódios destes, ou com raça, ou com homofobia, que a malta, eu acho que na emoção, passa do ponto. Do mesmo jeito que alguns jogadores quando estão na emoção também fazem coisas que não são corretas, não é? Mas aí é uma questão do jogo, não é uma questão racial, etc. É mau. É mau."

FICHA DE JOGO

Formação inicial do Benfica: Ivo Casas (L), Pablo Natan (19), Felipe Banderó (16), Lucas França (10), Tiago Violas (0), André Aleixo (8) e Valerii Todua (11)

Suplentes: Bernardo Silva (L, NJ), Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Francisco Pombeiro (0), Nivaldo Gómez (NJ), Murad Khan (2), Kelvi Geovani (5) e Tomás Natário (0)

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2026/03/28/voleibol-jogo-sc-espinho-benfica-jogo-2-quartos-final-play-off-campeonato-nacional

Coming soon

Por Universo Benfica a Segunda, 6 Abril 2026

Dandy

Por onde anda o @Crente?

Saudades da sua militância saudável e elegante.

Karagounis1904

Sea_Shepherd

Citação de: Karagounis1904 em 28 de Março de 2026, 19:17Japa tá acabadissimo... Nivel clube kairos

Infelizmente não souberam fazer um update nesta secção em condições.

Karagounis1904

Karagounis1904

SLRIOBOM

Citação de: Karagounis1904 em 28 de Março de 2026, 19:24São miseráveis, não há palavras.... Miseráveis
Miseráveis não jogadores sim. Já agora e tu és o que na vida