José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 63 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 49 jogos (29 vitórias, 10 empates, 10 derrotas)
Em 2025/2026: 38 jogos (23 vitórias, 7 empates, 8 derrotas)

Kampz

O Mourinho, no meio de todas as desculpas, disse algo que é por demais evidente.

Os jogadores do Benfica entram em campo sempre com uma postura "light" e sofrem, há anos, golos absolutamente displicentes com uma frequência absurda.

Só este ano já tivemos quase uma dezena de empates, na maioria com golos absurdos como este, e em jogos controlados.

Ainda que o treinador tenha como seu trabalho resolver isto, o Zé meteu o dedo na ferida e o problema é muito mais profundo e vem de cima.

Os jogadores no Benfica estão todos muito confortáveis. Todas as mordomias, risotas, brincadeiras e calduços nos treinos, já chegam em modo trampolim.

É ver o caso recente do Sidny. Um gajo que andava perdido na 3a alemã, faz 6 meses na Amadora, e chega com uma bazófia infinita, a fazer lives a rir com o Benfica a levar na pá e anda a pedir camisolinhas aos Vinícius.

Ninguém ganha nada com esta cultura, e sendo este o contexto da última década, não é um treinador que vai mudar isto.

PS - Um grande bem-haja ao fantástico capitão que só fala com argentinos, anda sempre na galhofa, já ofereceu uns 5 golos este ano, mas depois vem com cara de mau para as CIs culpar os outros.

alsohugo

Citação de: Kampz em 07 de Abril de 2026, 02:09Está cá há meses, já disse tudo e o seu contrário.

Aliás, ainda de chegar, o Bruno era um sortudo porque tinha um plantel que dava para tudo, com um grande meio campo com Enzo e Rios.

Começando por aí, mesmo com lesões, o meio-campo é a bipolaridade total. Enzo e Rios são muita bons. Barreiro é 10 "para quem percebe de futebol". Afinal Aursnes e Barreiro é que é. Mas é para apostar em Enzo e Rios sem ombros para lutar pelo título. Perdemos pontos, são lixo novamente.

Depois foi a saga do "sem tempo para treinar" e das lesões, "o que seria o Benfica com Bah, Manu, Bruma, Lukebakio"! Curiosamente ainda hoje cuspiu em praticamente todos eles.

Tivemos ainda o "fraquinho" pelo Gonçalo, assim como os "3 ou 4 centrais da B" que davam todas as garantias, mas lá continuam os mesmos de sempre a enterrar, 8 empates oferecidos depois.

Passámos também pela fase em que Scheldrup e Prestianni eram cepos "sem motor e sem golo", e andaram lá a jogar à frente deles Ivan Lima, Rodrigo Rego, e o grande reforço de inverno Sidny que já não conta para nada. Hoje em dia já são "dos melhores".

Aliás, basta dizer que o grande guru Marius White rebentou 16M€ no inverno com Sidny e Rafa e, por horas, não vendemos por metade desse valor o nosso melhor jogador.

Temos ainda a rábula do Anísio "novo Drogba" e Ivanovic "dá tudo nos treinos" com o Pavlidis a arrastar a bunda há meses e meses.

Quando ganha é o Special One e são um grupo de miúdos espectaculares, quando perde, são uns mansos e só os mete a jogar para não desvalorizarem e os conseguir vender.

Enfim, já disse tudo, o contrário, e voltou a dizer tudo, e o contrário.

O ego é do tamanho de sempre, a competência já lá vai. Completamente ultrapassado e a roçar o autista.

E é o MENOR dos nossos problemas, imaginem só...

É o rei das desculpas. E não é à toa que o rei das desculpas do fórum o adora.

samarras

Só não será treinador para 26/27 se não quiser.

É disto que estamos a falar.

César Lage

Citação de: Jozzie em 07 de Abril de 2026, 10:19
Citação de: César Lage em 07 de Abril de 2026, 10:16
Citação de: Jozzie em 07 de Abril de 2026, 10:14
Citação de: César Lage em 07 de Abril de 2026, 10:11
Citação de: mitologico em 07 de Abril de 2026, 09:51Admira-me o Mourinho ceder às pressões daqueles que veem o Benfica como um entreposto comercial ao dizer que por ele, não colocaria certos jogadores. Mourinho tem de zelar pelos interesses do Benfica, não pelos interesses de quem dele quer tirar partido para encher os bolsos.
Quero a continuidade do Mourinho, claro, mas até ele se deixou levar por esta mentalidade atual do clube que é outros fazerem dinheiro às custas do Benfica, mesmo que se sacrifique o rendimento da equipa em favor dos lucros de alguns.
É nisso que o condeno. Se se diz que quer ficar, pq é que não se descose? O Mourinho ao não resolver os problemas está a demonstrar que também é da laia das instituições, presidentes, federações e empresários que mandam nisto tudo
O cabecilha da quadrilha é o agente dele. Obviamente que não vai dar um pontapé no balde
O Mendes pode ter muita influência, mas o Mourinho não é nenhum boneco. Se não fala nem resolve, então também está a fazer parte do sistema
Não é nenhum boneco mas o Mendes e os seus advogados já deram muitos milhões ao Zé Mário. Essas coisas toldam a visão das pessoas
Correto. Mas isso não transforma o Mourinho num refém do Mendes. Ele tem estatuto mais do que suficiente para se impor e se não o faz, é porque também escolhe não o fazer. E aí já não é pressão, é opção.É aí que o condeno

Mercurio_10

Citação de: insatisfeito em 07 de Abril de 2026, 10:05Para o futuro do Benfica, o ideal é o Mourinho ficar.

Eu estou um bocado naquela em relação ao treinador porque sinto que com esta direcção, falta de estratégia, falta de ambição e de exigência, qualquer treinador tem muito mais para correr mal que para correr bem. Era preciso vir alguém que se sobrepusesse a tudo, tivesse capacidade para ser treinador, ter competência a escolher jogadores, apostasse na formação com acerto, definisse de cima para baixo todo o futebol do clube, e obviamente que Mourinho não é esse treinador mas também há muito mas muito poucos que o conseguissem fazer.

Posto isto, acho difícil entender como pode ser Mourinho solução para o Benfica neste momento, em que aspecto ele traz alguma coisa de positivo. E as declarações dele de ontem espelham isso mesmo, a única coisa para que serve é para expor que no Benfica é muito mais importante a política mercantilista do que o mérito desportivo, mas ao mesmo tempo ele assume cumplicidade nisso.

Mourinho não trouxe nada de positivo nestes meses. Nada.

insatisfeito

Citação de: samarras em 07 de Abril de 2026, 10:20Só não será treinador para 26/27 se não quiser.

É disto que estamos a falar.

E não quer.

Veio cá fazer o favor de ajudar o mendes e o costa com a reeleição.

Não vai ficar num clube sem dinheiro a ter que cortar.

insatisfeito

Citação de: Mercurio_10 em 07 de Abril de 2026, 10:25
Citação de: insatisfeito em 07 de Abril de 2026, 10:05Para o futuro do Benfica, o ideal é o Mourinho ficar.

Eu estou um bocado naquela em relação ao treinador porque sinto que com esta direcção, falta de estratégia, falta de ambição e de exigência, qualquer treinador tem muito mais para correr mal que para correr bem. Era preciso vir alguém que se sobrepusesse a tudo, tivesse capacidade para ser treinador, ter competência a escolher jogadores, apostasse na formação com acerto, definisse de cima para baixo todo o futebol do clube, e obviamente que Mourinho não é esse treinador mas também há muito mas muito poucos que o conseguissem fazer.

Posto isto, acho difícil entender como pode ser Mourinho solução para o Benfica neste momento, em que aspecto ele traz alguma coisa de positivo. E as declarações dele de ontem espelham isso mesmo, a única coisa para que serve é para expor que no Benfica é muito mais importante a política mercantilista do que o mérito desportivo, mas ao mesmo tempo ele assume cumplicidade nisso.

Por isso mesmo é que era bom ele continuar.

The_Riggs

Citação de: GoloDeLetra em 07 de Abril de 2026, 10:02
Citação de: The_Riggs em 07 de Abril de 2026, 09:53
Citação de: Leonzo em 07 de Abril de 2026, 09:41
Citação de: GoloDeLetra em 07 de Abril de 2026, 09:04Isso mudem outra vez de treinador e dentro de um ano estamos aqui a falar do mesmo e o banana continua no poleiro como nada se fosse.

Sou a favor da continuaçao do Mou mas com a condiçao que se faça uma limpeza. Mas essa limpeza tem que ser substituida a 80% com jogadores da formaçao.
Estás quase a dizer que aceitas continuar a ver o Goucha da TV, mas ele vai ter de começar a comer berbigão.

Tens noção disso?

É que Mourinho e formação não casa... Se é para isso que se meta o Veríssimo ao leme.

Saudades. Eramos felizes e nao sabiamos. E se nao fosse o bigode a fazer sabotagem tinhamos sido penta. Agora é comer a merda que nos servem e piar fininho.
Uma coisa era certa, o Rui Vitória se ficassem sem jogadores para X posição não inventava com adaptações, metia alguém da formação. Mas espero que nunca mais volte. A sua carreira pós Benfica é atroz.

Mercurio_10

Citação de: insatisfeito em 07 de Abril de 2026, 10:27

Por isso mesmo é que era bom ele continuar.

Isso é assumindo que isto pode implodir.

Eu acho que a situação do Benfica é mais de coma profundo que de risco de implosão. E isso é dramático.

Sexta-Feira

Nunca gostei dele.
Nem mesmo quando regressou todo podre ao Benfica.

Era eu um rapazinho e a minha mãe que de futebol percebe pouco, mandou logo a tacada na altura.

"Agora que o Milão não o quer, o Benfica já serve".

Sempre foi uma mulher perspicaz!
10 anos depois perguntava-me qual é a função do Rui Costa no Benfica, que nunca aparece.
Quando venceu as eleições disse-me que ele não ia dar bom presidente. Porque é preguiçoso e vaidoso.

Há coisas que quem for atento, e nem precisa de estar muito ligado ao futebol percebe.
Basta meia dúzia de neurónios.

Isto era um post para o tópico do menino da lágrima.
Mas aqui também fica bem.
Porque este também só regressou quando já ninguém o quer.
Só os palermas, os bobos da corte do costume.

alsohugo

Citação de: Sexta-Feira em 07 de Abril de 2026, 10:31Nunca gostei dele.

Era eu um rapazinho e a minha mãe que de futebol percebe pouco, mandou logo a tacada na altura.

10 anos depois perguntava-me qual é a função do Rui Costa no Benfica, que nunca aparece.
Quando venceu as eleições disse-me que ele não ia dar bom presidente. Porque é preguiçoso e vaidoso.

Há coisas que quem for atento, e nem precisa de estar muito ligado ao futebol percebe.
Enganaste-te no tópico.

Sexta-Feira

Citação de: alsohugo em 07 de Abril de 2026, 10:34
Citação de: Sexta-Feira em 07 de Abril de 2026, 10:31Nunca gostei dele.

Enganaste-te no tópico.

Já reparei.
Também fica bem aqui no tópico do José.

samarras

Ah, e outra coisa.

Os jogadores de eleição desta espécie de treinador são os Sydneys, os Zé Manels, os Loums e os Maracas.

Deixam-no planear e escolher os jogadores para a próxima época.

Zetuga

Para mim trouxe uma coisa: ve o mesmo jogo que nos. Aponta o que esta mal, e geralmente é o que nos vemos.

Infelizmente, nao parece saber ou conseguir resolver. Dai eu dizer que tambem precisaria de algo mais na sua equipa.

Spiritvs

Já todos sabemos que o principal culpado não é ele, isso é ponto prévio.

Mas quero relembrar aos mais distraídos que as eleições do Benfica foram há cerca de 5 meses. Eleições essas ás quais os sócios responderam com uma participação histórica para legitimar um presidente que já se sabia ser incompetente.

Por isso a culpa maior de toda esta situação do Benfica é dos SÓCIOS.

Só depois do Presidente e depois sim do Treinador, que ao contrário do seu discurso onde a culpa é de todos menos dele, tem sim muitas culpas nisto tudo.

Não aceito que um treinador com a carreira e estatuto do Mourinho venha com conversas de ter que "valorizar ativos", pelo amor de Deus. O Mourinho de outros tempos batia logo com a porta não estava para isso.
Se estes jogadores são fracos ( e sim muitos deles são) há que testar diferentes. temos uma excelente formação que não está a ser aproveitada. Vem com a conversa que o Bah estava "chupado" e então o Banjaqui? Vai a jogo com dois troncos no meio campo e onde anda o Gonçalo Moreira?
São apenas dois exemplos de muitos outros.

Não venha com tretas. Treinador tbm tem que arranjar soluções. E se o treinador do Benfica não aproveita a prata da casa então não serve, independentemente de ser o maior culpado ou não.