José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 63 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 56 jogos (33 vitórias, 13 empates, 10 derrotas)
Em 2025/2026: 45 jogos (27 vitórias, 10 empates, 8 derrotas)

Chairman

Citação de: Benfanatic em 12 de Maio de 2026, 12:58A competência está lá mas perdeu a fome, a vontade de ganhar. Alem disso, passou sempre a impressão que estava cá só a passar tempo à espera de algo melhor.
Um gajo que está derretido há 10 anos afinal ainda está bom. Só não tem é fominha

lonstrup

Citação de: GloriosoSLB1904 em 12 de Maio de 2026, 13:09
Citação de: lonstrup em 12 de Maio de 2026, 12:40
Citação de: GloriosoSLB1904 em 12 de Maio de 2026, 12:37
Citação de: lonstrup em 12 de Maio de 2026, 12:35
Citação de: J_PN em 12 de Maio de 2026, 12:22Passar de despedido do Fenerbahçe para o Real em menos de 1 ano.

O futebol realmente é um mundo do caralho. Impossível isto acontecer em desportos a sério.
E enchem a boca de profissionalismo e gestão empresarial e etc.

os comentadeiros vendem-nos a balela do planeamento da temporada seguinte que começa muito antes. que os treinadores já estão a trabalhar etc.

esta conversa do mourinho é o exemplo que isso é treta. não está nada falado, nem vai ser nada falado até ao fim da temporada.

e mesmo hoje nas capas diz que hoje o farioli vai reunir-se com o scouting para definir o perfil dos reforços. o perfil.

segundo os comentadeiros tudo isto já estava feito em Março.

É um desporto miserável em termos de planeamento, profissionalismo e exigência.

Isso é totalmente mentira. Não tens a minima noção de como se trabalha nos melhores clubes.
tu falas de duns 5% do futebol profissional, eu falo de 95%. Sim, o futebol como indústria é uma vergonha a sua suposta gestão e profissionalismo. Compara com outros desportos profissionais. Compara só.

Até no contexto, na formação, onde estou (não interessa o clube) se planeia planteis com antecedência.

O padrão de clubes profissionais em quase todos países é entrevistar treinadores em que se tem aprenderam ideias concretas e dossiers detalhados.

É muito mais profissional do que as conversas em fóruns e cafés dão a entender.

há o dizer que diz «podes tirar o jorge jesus da amadora, mas não podes tirar a amadora de jorge jesus»

do mesmo modo para a maioria do futebol dito profissional, «podes tirar o dirigente do café/tasca, mas não tiras o café/tasca do dirigente».

não é por as reuniões serem em gabinetes e teres dossiers em papel, ou apresentações em powerpoint, que passam a ser profissionais. se os treinadores continuarem a ser segredados ao ouvido de dirigentes por agentes ao telefone, almoço ou email, é o mesmo.

Basta olhares para a nossa liga, como os plantéis são construídos, os treinadores escolhidos e despedidos, e percebes que não há um racional de gestão.

É o bom velho «pressentimento».

o Noruego

Citação de: lonstrup em 12 de Maio de 2026, 12:54
Citação de: o Noruego em 12 de Maio de 2026, 12:51
Citação de: lonstrup em 12 de Maio de 2026, 12:38
Citação de: o Noruego em 12 de Maio de 2026, 12:33
Citação de: lonstrup em 12 de Maio de 2026, 12:30
Citação de: Mzungo em 12 de Maio de 2026, 12:02
Citação de: ZICKLER em 12 de Maio de 2026, 11:58
Citação de: Ru10 em 12 de Maio de 2026, 11:29Sempre achei que no dia que Mourinho regressasse a Portugal seria tratado como um rei e que teria influencia enorme nas arbitragens e na opinião pública.

Em condições normais assim seria. Neste Benfica de Rui Costa ninguém é respeitado.
todos esses insucessos de Man Utd a Roma estavam piores antes dele e melhores depois dele

O Mourinho onde esteve a treinar sempre teve uma estrutura forte por detrás.

Falo sobretudo nos grandes clubes onde lutava para ser campeão.

tanto no Benfica como por exemplo no Fener percebeu rapidamente que estava a jogar sem essa vantagem.

Tanto um como outro não têm influência nos poderes de decisão.

Sem esse ponto, fica exposto ao que se viu.

Ao mesmo tempo mostrou-se incapqz de por si só dar a volta por cima.

Válido para Mourinho, bem como para qualquer outro treinador.
é exactamente esse o ponto. o treinador que faz ou não faz a diferença.

por isso é que seria interessante comparar com os seus antecessores, e ver se eles, com a mesma ausência de estrutura, conseguiram dar mais de si do que Mourinho deu.
todos esses clubes de Man Utd a Roma, estavam piores antes dele, e melhores ou com ele ou depois dele
eu não acompanho os outros. estou a falar do Benfica.
não quero defender o resultado,
com a grande maioria dos treinadores, não teríamos tido este falhanço, porque já teríamos estado nem aqui à meses,
a moral e funcionalidade do jogo da equipa estavam numa total decadência quando chegou e em aceleração para cair ao descalabro, aí até que se aguentou, depois falhou nas decisões todas,
com uma equipa... que não sabe ter bola,
repare-se ontem, atacávamos, pressionávamos, recuperávamos, mas aguentar a posse para procurar o melhor ataque ou para o Braga não jogar, nem ontem nem em nenhum minuto da época, sempre ou atacar ou defender tudo
já estamos assim faz épocas, desde Enzo/ Neves e Chiquinho e antes tínhamos estado também quantas sem isso,
é essencial e também vai da complementaridade das opções de meio campo,
durante anos não tivemos nenhum Aursness nem Barreiro, agora ainda temos Ríos, mas não temos nenhum Neves, nenhum Kockçu, nem sequer um Weigl (tentaram o Barrenechea), nem sequer um Chiquinho (ou menos alguém da formação), o Sudakov andou na linha;
tivemos Javi, Matic, Fejsa, ainda Samaris, depois ainda Florentino, agora ? o Ríos, o Barrenechea?
isto é de propóstio,
nos bons anos além destes ainda tivemos os Enzos I e II, e o Neves
agora nem Pizzi (o Sudakov era para ser... e será, como também o Prestianni e o Shjelederup)

é de propósito
então no fundo o que me estás a dizer é que , ao contrário do adágio tão popular aqui «venha o guardiola ou klopp e vai ser tudo igual», poderíamos seguir o adágio «venha josé mota ou petit e vai ser tudo igual».
ela por ela, mas disse que com muitos treinadores, para resultado idêntico, definido mais cedo, mais longe há mais tempo

OndaVermelha

Citação de: lonstrup em 12 de Maio de 2026, 12:14
Citação de: OndaVermelha em 12 de Maio de 2026, 10:27
Citação de: LuigiSLB83 em 12 de Maio de 2026, 09:54
Citação de: JM21 em 12 de Maio de 2026, 09:52Salva-nos, Florentino.

Impressionante como uma decisão tão estrutural no Clube será tomada pelo presidente do Real Madrid e não do Benfica.

A isto chama-se "bater no fundo".

Eu não vejo isso assim.
É indiferente o Mourinho ir ou não para o Real Madrid. Enquanto for este o presidente que nos desgoverna, o treinador é o menor dos problemas.
Para além que não devemos deixar de ficar incomodados com estas mudanças constantes de treinadores, só mostra o vazio de ideias que é esta direção que o projeto que tem é andar ao sabor do vento e da bola que entra ou não entra.
Goste-se mais ou menos, pelo menos quando era o Vieira a presidente ele tinha uma ideia clara do que queria para o clube com a qual podemos concordar ou não. Se o Rui Costa fosse presidente em 2012/13, o Jorge Jesus tinha sido despedido de certeza. O Rui Costa é um dos piores presidentes de sempre do Benfica, um incapaz que herdou o clube com uma boa situação financeira e os rivais todos rebentados, mesmo assim conseguindo a proeza de relegar o Benfica para uma posição de total irrelevância dentro do futebol portugues, vamos passar a terceiro grande, já nem os porcos nos insultam nas suas comemorações.
já cá faltava o elogio ao vieira.

onde achas que rui costa aprendeu a navegar ao sabor do vento?

se me conseguires dizer qual era a política do vieira, agradecia. que hoje em 2026 ainda não sei qual foi a política dele.
O objetivo do post não era elogiar o Vieira mas sim realçar a merda que o Rui Costa é como presidente juntamente com quem o acompanha.
O Benfica do Vieira tinha um projeto, centrado essencialmente em fazer dinheiro com a venda de jogadores e ir ganhando alguns titulos para manter as massas contentes. Não estou a dizer que é isto que eu quero para o Benfica, mas é inegável a ideia que o orelhas tinha um projeto para o Benfica, se é bom ou mau já é outra questão.
O Rui Costa a única coisa que aprendeu com o Vieira foi a ter tiques de ditador, de resto o Rui Costa já mostrou que não aprendeu mais nada ou não tem capacidade para continuar o legado do padrinho.

Roting

Renovar.
No Benfica os sócios premeiam a incompetência cabe ao presidente manter o critério.

KunAguero16

Vai ser corrido do real Madrid em meia dúzia de meses.

Completamente ultrapassado, banalissimo há anos

Arafat

Citação de: joaoreis em 12 de Maio de 2026, 13:41
Citação de: benfs em 12 de Maio de 2026, 12:10https://x.com/i/status/2054146547584061661

Esta fonte é boa. Parece que já está.

Adeus.
Ontem parecia a mesma conferencia de quando arrumou connosco da LC.
Só faltou elogiar o plantel do Braga.

_JonasThern_

vermelhao_33

No Benfica era despedido em setembro no real nao passa do natal.

Neste momento e um impostor. Vive do passado.

So' o mendes e que sai a ganhar. O ze Vai sair pela porta pequena.

BENFIKA

Citação de: KunAguero16 em 12 de Maio de 2026, 13:41Vai ser corrido do real Madrid em meia dúzia de meses.

Completamente ultrapassado, banalissimo há anos

A ir para lá também me parece que é o que irá acontecer. Se começar mal a época vai ser um desastre. Mal comece a criticar tudo internamente aqueles meninos mimados do balneário vão deixar de jogar e fazem-lhe a cama.

*SLB*4EVER

Fez aqui o mesmo que tem feito na ultima década e o mesmo que vai fazer no real.

Kinkolas

Foi a Londres visitar a família nesta folguinha.

Que gozo.

BENFIKA

Citação de: Kinkolas em 12 de Maio de 2026, 13:47Foi a Londres visitar a família nesta folguinha.

Que gozo.

E o Rui dormiu a manhã toda e de tarde vai ao golfe , depois lanchar à beira rio e à noite jantarada com os amigos.

komytis

Citação de: Kinkolas em 12 de Maio de 2026, 13:47Foi a Londres visitar a família nesta folguinha.

Que gozo.
Entao?!
Nao pode?!