Época 2026/2027

DB4700

Citação de: BlankFile em 10 de Outubro de 2026, 02:12
Citação de: DB4700 em 09 de Outubro de 2026, 15:07
Citação de: Zulmira Ferreira em 09 de Outubro de 2026, 14:53
Citação de: DB4700 em 09 de Outubro de 2026, 14:47
Citação de: Maldini em 09 de Outubro de 2026, 12:17
Citação de: DB4700 em 08 de Outubro de 2026, 15:47
Citação de: Maldini em 08 de Outubro de 2026, 15:45
Citação de: DB4700 em 08 de Outubro de 2026, 12:55por acaso discordo. nunca o Projecto Olímpico teve tantos atletas a ambicionar medalhas e/ou finais.

Vasco Vilaça [individual]
Vasco Vilaça [colectiva]
Agate Sousa
Isaac Nader
Diogo Ribeiro
Camila Rebelo
Fernando Pimenta
K-4: Gustavo Gonçalves, Pedro Casinha, João Ribeiro e Messias Baptista
K-2: João Ribeiro e Messias Baptista

9 tentativas que deverão chegar à respectiva Final e que podem medalhar, ou no mínimo conseguir um diploma. acho que nunca tivemos isto.

para referência, em Paris 2024 tivemos 7 diplomas e 2 medalhas, mas 2 dos diplomas e uma das medalhas vieram de provas colectivas (Andebol e Futebol).

A pergunta que me surge de imediato é: o que é que o Benfica ganha efetivamente com isso?

o que é que o Benfica ganha efectivamente com uma equipa de Hóquei Feminino?

Títulos ...

Já o Projeto Olímpico .... ganha dinheiro fora da conta.

um atleta do Benfica ganha uma medalha olímpica e isso não conta para nada, é isso?

aliás, o estádio e o Museu não têm qualquer menção a atletas olímpicos nem nada....

Ganha essa medalha em representação do País, não do clube.
E se o objetivo é ganhar medalhas olimpicas, é muito fácil ganhares dezenas delas.

é indiscutível que ganha a medalha na representação do país. mas há uma clara associação ao clube também. se o clube depois sabe aproveitar essa história e contá-la para se projectar, é outra coisa. mas não há muitos clubes no mundo que tenham tido 28 atletas na última edição dos Jogos Olímpicos.

DB4700, ainda não percebeste que já perdeste esta batalha?

Vou colocar isto nestes neste termos: Se fores perguntar a 100 adeptos fanáticos das modalidades do Benfica, se preferem medalhas nos grandes eventos internacionais de atletas que representam o Benfica, mas que ganham essas medalhas ao serviço dos Países que representam ou se preferem titulos colectivos de uma modalidade de pavilhão do Benfica, masculino e feminino, e mesmo que seja aquela onde a competitividade geral é menor, 99 desses adeptos vão escolher os títulos colectivos das modalidades de pavilhão, sem qualquer tipo de hesitação e vão cagar de alto se darão mais ou menos notoriedade/mediatismo ao Benfica na imprensa estrangeira. O que lhes interessa é somar títulos colectivos das modalidades de pavilhão para o nosso Museu. E eu até fui generoso e deixei 1 de fora só mesmo para te agradar, porque estive na iminência de dizer que os 100 seriam unânimes na escolha que fariam.

É que basicamente estamos a comparar laranjas com bananas. E com isto, não estou a dizer que o projecto olímpico do Benfica não tenha a sua relevância, porque tem, mas ao ponto de investir nele 3 a 4 milhões de euros como já foi o caso? Nem pensar. É óbvio que tinha que haver um reajuste. Se concordo com algumas decisões que já foram tomadas? Não. Nomeadamente no Atletismo, onde considero que foram longe demais, mas tinha que haver um reajuste orçamental na mesma.

bem, então vamos aplicar esse mesmo raciocínio mas ao contrário. se formos perguntar a 100 adeptos fanáticos de Olimpismo, o que dirão esses 100 adeptos fanáticos de Olimpismo?

vamos até dar um passo atrás. vamos perguntar a 100 adeptos fanáticos do Futebol o que é que eles acham de tirar 28 milhões às modalidades para meter no Futebol?

tudo isto são decisões. é uma manta. esticas de um lado, sai do outro. tudo certo.

agora não me venham com a conversa que se um atleta ganha uma medalha é por Portugal e o Benfica ganha zero com isso, porque todos sabem que não é verdade. um turista que dê uma volta pelo Estádio da Luz mais rapidamente se intriga com as medalhas olímpicas de atletas do Benfica que têm referências ao longo do Estádio do que com os 13 títulos consecutivos de uma modalidade que eles não conhecem. e com isto não estou a querer desprestigiar o Hóquei Feminino. estou a constatar que é a modalidade que: (1) mais ganha, (2) menos relevância mediática tem.

o problema disto todos sabemos qual é. o orçamento tornou-se numa arma de arremesso patética da oposição. e creio que tu saberás que eu até andei a tentar desmistificar esse assunto. acabou por ser bastante útil para uns "adeptos fanáticos de Futebol" que usaram essa discussão patética da oposição para congelar o orçamento das modalidades e agora para subir o orçamento no Voleibol e no Basquetebol temos que andar a fechar modalidades.

entretanto vai ser engraçado ver onde é que irão cortar para subir o orçamento do Andebol.

DB4700

Citação de: Cloughie em Hoje às 01:06O Projecto Olímpico serve para enquadrar atletas de topo dentro das secções do clube.
Não havendo secções, são meramente "patrocínios" do clube, ou seja, o clube tem verdadeiramente zero acção na carreira desportiva dos atletas.

Ou seja, manter vínculos atletas simplesmente por marketing vale zero.

o problema das simplificações é que se eu quiser ir por aí, também posso dizer que as modalidades é simplesmente marketing para vender a ideia de clube eclético, e as modalidades femininas é simplesmente marketing para um clube igualitário.

porque no fundo somos simplesmente 300 ou 400 num qualquer jogo das modalidades masculinas e 50 num qualquer jogo de modalidades femininas. incomparável e irrisório aos 300 mil sócios que teremos. é só marketing.

Cloughie

Citação de: DB4700 em Hoje às 01:22
Citação de: Cloughie em Hoje às 01:06O Projecto Olímpico serve para enquadrar atletas de topo dentro das secções do clube.
Não havendo secções, são meramente "patrocínios" do clube, ou seja, o clube tem verdadeiramente zero acção na carreira desportiva dos atletas.

o problema das simplificações é que se eu quiser ir por aí, também posso dizer que as modalidades é simplesmente marketing para vender a ideia de clube eclético, e as modalidades femininas é simplesmente marketing para um clube igualitário.

porque no fundo somos simplesmente 300 ou 400 num qualquer jogo das modalidades masculinas e 50 num qualquer jogo de modalidades femininas. incomparável e irrisório aos 300 mil sócios que teremos. é só marketing.

A única comparação credível seria a secção de Paintball que é externa.
As restantes são modalidades do clube, portanto não são comparáveis com patrocínios.

DB4700

Citação de: Maldini em 10 de Outubro de 2026, 07:52
Citação de: DB4700 em 09 de Outubro de 2026, 14:47
Citação de: Maldini em 09 de Outubro de 2026, 12:17
Citação de: DB4700 em 08 de Outubro de 2026, 15:47
Citação de: Maldini em 08 de Outubro de 2026, 15:45
Citação de: DB4700 em 08 de Outubro de 2026, 12:55por acaso discordo. nunca o Projecto Olímpico teve tantos atletas a ambicionar medalhas e/ou finais.

Vasco Vilaça [individual]
Vasco Vilaça [colectiva]
Agate Sousa
Isaac Nader
Diogo Ribeiro
Camila Rebelo
Fernando Pimenta
K-4: Gustavo Gonçalves, Pedro Casinha, João Ribeiro e Messias Baptista
K-2: João Ribeiro e Messias Baptista

9 tentativas que deverão chegar à respectiva Final e que podem medalhar, ou no mínimo conseguir um diploma. acho que nunca tivemos isto.

para referência, em Paris 2024 tivemos 7 diplomas e 2 medalhas, mas 2 dos diplomas e uma das medalhas vieram de provas colectivas (Andebol e Futebol).

A pergunta que me surge de imediato é: o que é que o Benfica ganha efetivamente com isso?

o que é que o Benfica ganha efectivamente com uma equipa de Hóquei Feminino?

Títulos ...

Já o Projeto Olímpico .... ganha dinheiro fora da conta.

um atleta do Benfica ganha uma medalha olímpica e isso não conta para nada, é isso?

aliás, o estádio e o Museu não têm qualquer menção a atletas olímpicos nem nada....

Para mim não conta absolutamente nada.

O museu tem e terá referências ao que acharem correto eu posso achar que não faz sentido nenhum.

O Benfica com este projeto (pifio) olímpico está se a substituir ao estado no seu papel, está a gastar recursos que não são da sua responsabilidade e daí não retira proveito algum

A mim interessa me que um atleta do Benfica seja pago para ganhar títulos com o nosso símbolo ao peito.

O que faz com a seleção devia ser o Estado a pagar.

ora aí está um dos argumentos "patetas" que costuma aparecer: "o Benfica está a substituir o Estádio".

primeiro, o Benfica nem sequer está a substituir nada. está a acrescentar. o Estado já distribui bolsas. o Benfica, ao contrário do Estado, tem a vantagem de escolher em quem aposta.

mas vamos ao fundamental: qual é, portanto, a missão do Benfica? só desportos com bola? é que o Cosme Damião era Presidente da MAG do Benfica, e o Benfica já tinha atletas olímpicos nos Jogos Olímpicos. certo que a MAG não tem poderes executivos, mas não me recordo de ler alguma menção do Cosme Damião a dizer que no Benfica só desportos com bola.

a missão do Benfica é desporto. todas as formas de desporto. foi sempre essa a nossa história. os Jogos Olímpicos são a maior plataforma de desporto que há no mundo. o Benfica nunca irá lá estar representado directamente. mas pode estar indirectamente.

o Diogo Ribeiro ganha uma medalha, vai ao programa do RAP e perguntam-lhe pelo Benfica. o Vasco Vilaça fala sobre o Benfica e corre com o Benfica no equipamento. o  Fernando Pimenta igual. isso vale zero?

pode valer zero para os "contabilistas de títulos" (que eu faço parte). mas para o Benfiquista médio não sei se vale zero. acho que mais cedo o Benfiquista médio reconhece o Fernando Pimenta como alguém associado ao Benfica do que a Marlene Sousa ou a Constança Sequeira na rua.

agora concordo plenamente que podíamos e devíamos dar mais ênfase ao trabalho que fazemos. dava jeito, para começar, manter-nos afastados de alguns tipos de personalidades. também dava jeito ter uma directora, para além de fazer o mais humano, se preocupasse com a história desses atletas no clube (e não falo só no Pichardo).

DB4700

Citação de: Cloughie em Hoje às 01:47

As restantes são modalidades do clube, portanto não são comparáveis com patrocínios.

5 jogos de Futebol no Estádios da Luz davam para esgotar todos os jogos em casa, masculinos e femininos, de todas as modalidades. nós temos quantos jogos esgotados por época? as finais e nem todas.

se associar um atleta ao clube e pô-lo a competir as provas nacionais com a camisola do Benfica é marketing, então também terás elasticidade para admitir que ter "todas" as modalidades é igualmente marketing de ecletismo, e todas as equipas femininas é marketing de igualdade. eu discordo disto. só estou a aplicar o teu argumento contra ti.

há aqui uma coisa fundamental que vocês ainda não perceberam (ou não quiseram perceber): como é que vão subir o orçamento do Andebol?

é que agora são umas modalidades que vocês não ligam que estão a fechar. mas eventualmente serão modalidades que vocês até ligam.

Cloughie

Citação de: DB4700 em Hoje às 01:58

5 jogos de Futebol no Estádios da Luz davam para esgotar todos os jogos em casa, masculinos e femininos, de todas as modalidades. nós temos quantos jogos esgotados por época? as finais e nem todas.

se associar um atleta ao clube e pô-lo a competir as provas nacionais com a camisola do Benfica é marketing, então também terás elasticidade para admitir que ter "todas" as modalidades é igualmente marketing de ecletismo, e todas as equipas femininas é marketing de igualdade. eu discordo disto. só estou a aplicar o teu argumento contra ti.

há aqui uma coisa fundamental que vocês ainda não perceberam (ou não quiseram perceber): como é que vão subir o orçamento do Andebol?

é que agora são umas modalidades que vocês não ligam que estão a fechar. mas eventualmente serão modalidades que vocês até ligam.

Mantenho a minha premissa.
Uma secção do clube não é um patrocínio.

A primeira pessoa a mandar-se ao ar contra a destruição do Atletismo do Benfica fui eu. Estás a bater na porta errada.

Um clube que não procura novas formas de financiamento das secções acaba nisto.
E vai piorar.

DB4700

Citação de: Cloughie em Hoje às 02:03
Citação de: DB4700 em Hoje às 01:58

Mantenho a minha premissa.
Uma secção do clube não é um patrocínio.

A primeira pessoa a mandar-se ao ar contra a destruição do Atletismo do Benfica fui eu. Estás a bater na porta errada.

Um clube que não procura novas formas de financiamento das secções acaba nisto.
E vai piorar.

ora aí está. o problema nunca foi o orçamento, nem a solução é andar a fechar/esvaziar secções para trazer um base melhor para o Basket.