Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

Godescalco

AG

Citação de: Karel Alinho em 09 de Janeiro de 2014, 23:20
A questão da trasladação para o Panteão trouxe à tona a grande questão de haver personalidades que não estão lá, como Pessoa, Saramago, Salgueiro Maia.

O que se devia fazer era estabelecer um critério claro, pois acaba por depois se cair no aproveitamento político desta situação. Aliás, bem se viu nos últimos dias esse claro aproveitamento.

Eu sou de acordo com Eusébio no Panteão, mas há claramente um lapso em relação a outras personalidades.
Saramago a seu pedido não quis...

vitormopinto1987

Citação de: Gottschalk em 09 de Janeiro de 2014, 23:35
Todas as jogadas do King contra o Man Utd em 1968:

http://www.youtube.com/watch?v=TFAuIeRm7UM&noredirect=1

Recordo que jogou infiltrado para suportar as dores. Além de mandar um tiraço à barra na 1ª parte, teve o 2-1 nos pés a escassos minutos do fim.

Refira-se também que apanhava porrada o jogo todo, numa altura em que não havia amarelos. Se houvesse, Stiles não tinha acabado a 1ª parte. E com 10 jogadores, o Manchester nunca mais na vida tinha ganho a Taça.
gostei do momento em que depois de levar um troço de dois ingleses, não cai, faz corpo e bota o defesa deles abaixo. Que portento físico era o nosso Eusébio

|OnE|

Citação de: Slb-Ag em 09 de Janeiro de 2014, 23:45
A questão da trasladação para o Panteão trouxe à tona a grande questão de haver personalidades que não estão lá, como Pessoa, Saramago, Salgueiro Maia.

O que se devia fazer era estabelecer um critério claro, pois acaba por depois se cair no aproveitamento político desta situação. Aliás, bem se viu nos últimos dias esse claro aproveitamento.

Eu sou de acordo com Eusébio no Panteão, mas há claramente um lapso em relação a outras personalidades.
Nada contra o Saramago ou o Pessoa, mas não são artistas como um desportista é?

rcoelho

Uma pequena pausa para reflexão sobre o panteão e sobre a estátua.....

Eusébio da Silva Ferreira, o nosso grande Rei e símbolo maior do nosso clube faleceu à menos de uma semana, de domingo até hoje tem sido um turbilhão de acções, sensações e decisões...... a organização do funeral, da homenagem, os imensos contactos de dentro e fora do país, a possibilidade de transladação do corpo para o panteão...... isto tudo em apenas 5 dias.

Conseguiremos nós imaginar o que têm sido estes dias para o Benfica enquanto estrutura e para o Luis Filipe Vieira enquanto presidente e pessoa indiscutivelmente muito próxima de Eusébio???? ..... e isto em semana que antecede um jogo com o porto.......

Nestes dias acho que temos de pôr de lado os nossos motivos de critica a Luis Filipe Vieira e os seus "deméritos" enquanto presidente e lembrar-nos apenas que, apesar de tudo, foi com esta direcção que aconteceram as maiores homenagens em vida a Eusébio. As galas, os aniversários, a Eusébio Cup, etc..... por estes motivos acho que temos de perceber que se construiu uma forte relação entre LFV e Eusébio e se a nós nos custou esta semana imaginem o peso que recaiu nos ombros do presidente.

Neste turbilhão que foram estes 5 dias ele (aliás como nós) sentiu a necessidade de fazer algo mais para preservar a memória dos momentos históricos que se viveram, decidiu a quente e pode ter errado, mas porra....... não é hora de criticar. Este momento que vivemos foi tudo menos planeado e manifestações espontâneas como o deposito dos cachecóis na estátua tornaram as coisas muito mais difíceis.

Pessoalmente não me agrada a estrutura que está a ser montada mas se foi a primeira coisa que lhe passou pela cabeça neste momento dificil tenho de aceitar, felizmente será apenas por 1 ano. Cada um de nós teve ideias diferentes mas nenhum de nós teve nestes 5 dias o peso nos ombros e a carga emocional que o LFV teve..... temos de respeitar isso e parar de criticar (digo eu).....

Em relação ao panteão só tenho uma coisa a dizer, concordo se essa for a vontade da família cuja opinião é soberana.

PS: podem ficar com a ideia que sou um grande adepto do LFV mas devo dizer que não, apenas compreendo a semana irreal ou surreal que deve ter tido....

cumps,

jpfluis

bisard

Kurt Cobain 10

Citação de: Hugocarvalhoslb em 09 de Janeiro de 2014, 23:37
https://www.facebook.com/photo.php?v=672486056106170

Luis filipe borges ex boinas  :bow2: :bow2:

King eusebio  :bow2: :bow2: :bow2:
pensava k so dizia barbaridades, afinal o rapaz ate meio palmo de testa.

Karel Alinho

Citação de: |OnE| em 09 de Janeiro de 2014, 23:51
Citação de: Slb-Ag em 09 de Janeiro de 2014, 23:45

Nada contra o Saramago ou o Pessoa, mas não são artistas como um desportista é?

Acho que a questão não se está a centrar no ser artista ou desportista. A questão tem de se centrar na relevância dos atos praticados pela pessoa em prol de Portugal e/ou na sua projeção no mundo.

Eusébio merece estar no Panteão, como o merecem Pessoa, Saramago (não tinha conhecimento que a seu pedido não queria a trasladação para Santa Engrácia), ou Salgueiro Maia.

O problema é o aproveitamento que os partidos, comunicação social, etc, têm destas situações, transformando isto num circo e banalizando uma questão que eu considero importante.

Por exemplo, há casos em que já não pode haver trasladação de corpo, mas sim apenas a criação de uma laje representativa no Panteão (penso que já há casos existentes).

A minha solução? Criar um critério que abranja todas as áreas de relevância social - letras, artes, desporto, politica - definir quem são as pessoas a trasladar, fazer a trasladação. Minimizava-se o "ruído de fundo" e haveria uma regra concreta para casos futuros.

Sequel

Por falar nisso, onde é que o Pessoa está sepultado?

bisard

Citação de: Sequel em 10 de Janeiro de 2014, 00:12
Por falar nisso, onde é que o Pessoa está sepultado?
Mosteiro dos Jerónimos

Aakeonan

Vi agora na bolatv, o vidro em redor da estátua só estará durante o período do luto do clube: 1 ano,depois volta à forma original.

Vão tentar replicar a disposição dos cachecóis exactamente como estava.

Assim sim.  :)

pirolito1

Citação de: Gottschalk em 09 de Janeiro de 2014, 23:35
Todas as jogadas do King contra o Man Utd em 1968:

http://www.youtube.com/watch?v=TFAuIeRm7UM&noredirect=1

Recordo que jogou infiltrado para suportar as dores. Além de mandar um tiraço à barra na 1ª parte, teve o 2-1 nos pés a escassos minutos do fim.

Refira-se também que apanhava porrada o jogo todo, numa altura em que não havia amarelos. Se houvesse, Stiles não tinha acabado a 1ª parte. E com 10 jogadores, o Manchester nunca mais na vida tinha ganho a Taça.
Não acabava o Stiles nem alguns dos nossos.