Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

ElComandante

Era bonito os cachecóis permanecerem junto da estátua.

Com uma espécie de cúpula a protegê-los.

JustMe

Grande Ricardo. Só há três coisas na vida dele que o fazem emocionar-se assim: a avó, as filhas... e o Benfica.

Jonny-Venezuela

Estou a ver agora aquela fdp de bola a barra de Eusebio na Final de Wembley contra o Manchester

luis.live

Citação de: Jonny-Venezuela em 06 de Janeiro de 2014, 01:50
Estou a ver agora aquela fdp de bola a barra de Eusebio na Final de Wembley contra o Manchester

não vejas os últimos minutos (90min)...

Shoky

Citação de: Andris em 06 de Janeiro de 2014, 01:43
Porque é que regressou a Portugal para jogar no Beira-Mar e no União de Tomar?
Vocês não sabem nada...

Mas o Eusébio vai contar...
Então é assim: eu tinha cinco meses de férias por época no soccer. Nessas alturas, andava a treinar o Benfica. O Sporting queria-me, o Belenenses também, mas eu não podia assinar contrato, porque tinha contrato com os americanos. Eu só podia assinar jogo a jogo: recebia um x por jogo. Então, o Apolinário, que era presidente do Beira-Mar, propôs pagar-me 350 contos por jogo, e dava-me a hipótese de escolher o jogo e tudo. Joguei sete jogos e meio no Beira-Mar. Um dia, íamos jogar com o Benfica e o treinador do Beira-Mar era o Manuel Oliveira, sportinguista. "Eusébio, você vai jogar contra o Benfica, OK? Jogou contra o meu clube, portanto, vá, tem de ser", disse o Manuel. E eu: "Sim, mas eu não gosto do Sporting!" Eu tinha marcado um golo ao Damas [Sporting], o Beira-Mar tinha ganho por 1-0 e o Benfica passara para a frente do campeonato — foi campeão. Mas, pronto, lá tive de jogar contra o Benfica... mas em Aveiro! Acontece que há um livre à entrada da área do Benfica e o Beira-Mar tinha o Sousa, o Abel... E o Manuel Oliveira grita: "Quem marca é o Eusébio!" E eu olhei para ele e fiz isto [toca com o indicador na testa, como quem diz, "tu és maluco"]. Alguma vez eu ia marcar um golo ao Benfica? Por amor de Deus! Empatámos. No balneário, o Manuel Oliveira pergunta-me o que é que eu estava a fazer com o dedo, e eu disse-lhe que tinha comichão na cabeça [risos]. É que o livre estava mesmo na 'zona da verdade', era só pôr a bola a contornar a barreira. E no União de Tomar joguei apenas em dois encontros.

Vénia.

matavelhos

Citação de: Safe em 06 de Janeiro de 2014, 01:48
Citação de: Andris em 06 de Janeiro de 2014, 01:43

Acontece que há um livre à entrada da área do Benfica e o Beira-Mar tinha o Sousa, o Abel... E o Manuel Oliveira grita: "Quem marca é o Eusébio!" E eu olhei para ele e fiz isto [toca com o indicador na testa, como quem diz, "tu és maluco"]. Alguma vez eu ia marcar um golo ao Benfica? Por amor de Deus! Empatámos. No balneário, o Manuel Oliveira pergunta-me o que é que eu estava a fazer com o dedo, e eu disse-lhe que tinha comichão na cabeça [risos]. É que o livre estava mesmo na 'zona da verdade', era só pôr a bola a contornar a barreira. E no União de Tomar joguei apenas em dois encontros.[/i]

:bow2:

Sobre esse jogo, vi hoje umas imagens de uma entrevistada dada pelo King à RTP1, em que ele diz que não queria jogar, e que só a 10 minutos do jogo e depois do Manuel Oliveira muito lhe pedir é que ele lá aceitou jogar, mas disse-lhe que não ia marcar nenhum golo. Disse também que foi ao balneário do SLB e disse: vou jogar, mas não se preocupem que não marco golos!! Jogou e sempre que tinha a bola simplesmente passava para o colega...

Sum41

Já estou a chorar outra vez...

Universo Benfica

Um dos seis golos do "Glorioso" ao FC Porto na final da Taça de Portugal

Fonte: EDB

jase25

Sinceramente, nem centro a minha homenagem na própria figura do Eusébio. Muitas vezes, nestas ocasiões, fala-se na "excelente pessoa que era" e etc. Não digo que não fosse, mas prefiro não entrar nesse campo pois não o conheci pessoalmente nem tive qualquer contacto com ele.

Para mim, homenageia-se a Lenda. E sinceramente acho que um bocado do Benfica vai-se embora, aqui. Temo que sejamos ainda mais o clube que tenta chegar aos calcanhares do "tempo do Eusébio" e perde um pouco de urgência de atualidade.

E é esse "tempo do Eusébio" que me faz chorar, hoje. Um tempo em que os adversários se respeitavam, não havia ódios estúpidos e a rivalidade era apenas desportiva. Saudável. Digo eu, pelo que vejo em vídeos e afins. Havia um respeito diferente, parece-me. E já nem falo do óbvio sucesso desportivo do Benfica. Enfim, era o desporto pelo desporto.

Mas o que mais me fascina é a envolvência de Eusébio. Para mim, Eusébio não é só ele. Para mim, Eusébio foram os milhares que iam ao estádio "para ver o Eusébio". Tudo girava à volta dele. Marcou a geração da TV e do rádio em Portugal... o entretenimento das massas era Eusébio e o seu Benfica. Eusébio era o ritual de milhões de famílias, em Portugal e nas colónias. Eusébio chegou ao lado de lá da cortina de ferro antes dela cair. A guerra parava para ouvir o Benfica de Eusébio.

Eusébio é isso. Se quiséssemos, faríamos um documentário sociológico da segunda metade do século XX português à volta da sua figura. Todos nós temos um bocado de Eusébio.

Eusébio, o Ídolo do Benfica e de Portugal.

matavelhos

BenficaCAMPEAO

Quando o Eusébio ficou doente  há uns anos e esteve às portas da morte, lembro-me de me ter virado para o meu pai e dizer: "Porra, quando o Eusébio morrer vai ser uma coisa sem precedentes. Um choque nacional". Nem eu sabia o quão certo estava...
Nunca pensei que voltasse chorar por uma pessoa que não me fosse verdadeiramente chegada, depois da morte da minha avó, no ano passado. Hoje dei por mim lavado em lágrimas...o Eusébio tinha (e tem) 6 milhões de familiares próximos, não tenho a mínima dúvida disso.

ElComandante