Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

Patrick_slb

Hoje foi um dia do crl. Ia sair de avião da Suiça para Lisboa quando soube da noticia. A minha primeira ideia foi ir à Luz logo quando cheguei, foi pousar as malas e ir. Cheguei agora do estádio.

itsame

Por muitas imagens que haja do Eusébio, só uma o define. A ele, e a nós.

Slayer

francisco

Benfica:

não posso dizer, não sei dizer, o que é, que me faz levantar no Estádio, emocionar-me, ter amor desta maneira por uma ideia que não tem corpo nem precisa de ter, por um ideal, um voo, um sentimento, uma dor e uma alegria tamanhas sempre que oiço

Tony Soprano

Gostava tanto de ouvir o Eusébio falar e dizer "o senhor Águas, o senhor Coluna"...respeito gigantesco desde que entrou no Benfica.

Zlatan

Acho que ainda não encaixei totalmente a morte de Eusébio. Foram tantos anos a ouvir falar deste herói, desta figura divina... Tantos anos em busca de novos vídeos, de novas imagens, de novas histórias... Na verdade, não sei quem é Eusébio, mas quando hoje acordo e vejo que partiu... senti que o conheci a minha vida inteira. Habituei-me à sua presença, à sua monstruosidade. Rapidamente o coloquei num patamar acima do normal, apesar de nunca o ter conhecido. Percebi que os heróis morrem, mesmo sendo eternos. Percebi que levou consigo parte do nosso clube, parte de nós. E merece-o. Fez por isso.

Acho que já me estou a repetir.

Será estranho acordar amanhã de manhã.

Andris

Porque é que regressou a Portugal para jogar no Beira-Mar e no União de Tomar?
Vocês não sabem nada...

Mas o Eusébio vai contar...
Então é assim: eu tinha cinco meses de férias por época no soccer. Nessas alturas, andava a treinar o Benfica. O Sporting queria-me, o Belenenses também, mas eu não podia assinar contrato, porque tinha contrato com os americanos. Eu só podia assinar jogo a jogo: recebia um x por jogo. Então, o Apolinário, que era presidente do Beira-Mar, propôs pagar-me 350 contos por jogo, e dava-me a hipótese de escolher o jogo e tudo. Joguei sete jogos e meio no Beira-Mar. Um dia, íamos jogar com o Benfica e o treinador do Beira-Mar era o Manuel Oliveira, sportinguista. "Eusébio, você vai jogar contra o Benfica, OK? Jogou contra o meu clube, portanto, vá, tem de ser", disse o Manuel. E eu: "Sim, mas eu não gosto do Sporting!" Eu tinha marcado um golo ao Damas [Sporting], o Beira-Mar tinha ganho por 1-0 e o Benfica passara para a frente do campeonato — foi campeão. Mas, pronto, lá tive de jogar contra o Benfica... mas em Aveiro! Acontece que há um livre à entrada da área do Benfica e o Beira-Mar tinha o Sousa, o Abel... E o Manuel Oliveira grita: "Quem marca é o Eusébio!" E eu olhei para ele e fiz isto [toca com o indicador na testa, como quem diz, "tu és maluco"]. Alguma vez eu ia marcar um golo ao Benfica? Por amor de Deus! Empatámos. No balneário, o Manuel Oliveira pergunta-me o que é que eu estava a fazer com o dedo, e eu disse-lhe que tinha comichão na cabeça [risos]. É que o livre estava mesmo na 'zona da verdade', era só pôr a bola a contornar a barreira. E no União de Tomar joguei apenas em dois encontros.

André Sousa

De facto, vivemos mesmo numa época merdosa.

É com este tipo de acontecimentos que eu dou por mim a achar como é estúpido desejar-se a morte a alguém por uma simples modalidade.

Shoky

BenficaCAMPEAO

Citação de: Almeida92 em 06 de Janeiro de 2014, 01:42
Gostava tanto de ouvir o Eusébio falar e dizer "o senhor Águas, o senhor Coluna"...respeito gigantesco desde que entrou no Benfica.

O Eusébio era um Senhor com letra maiúscula...era um tipo ímpar mesmo. Humilde no meio de tanta grandeza... Há poucos assim.

pirolito1

Citação de: JPSilva em 06 de Janeiro de 2014, 01:27
Citação de: Darkboy em 06 de Janeiro de 2014, 01:23
http://www.youtube.com/watch?v=nSRhe3zo7mE

Eusébio - All touch of the ball - Benfica 1x4 Manchester United

07:27 de apenas Eusébio.

Que brutalidade. :bow2: Com cada arrancada (por exemplo, 3:35), vale a pena ver.

O giro é contar quantas entradas para cartão lhe foram feitas nesse jogo
E sobre o Best. Eu já vi o jogo, quando qualquer deles tocava na bola era com cada fruta!

Na altura não havia cartões, apenas advertências.

Mercurio_10

Citação de: franciscoafonso em 06 de Janeiro de 2014, 01:09
Citação de: Aloutre em 06 de Janeiro de 2014, 01:08
Alguém tem o vídeo das declarações do Toni de que tanto falaram?
http://youtu.be/ytzOCdQnulw?t=55s

Que raio de música de fundo... Muito mau.

A parte final com o poema, recitado por Fernando Alves, aí sim...

Safe

Citação de: Andris em 06 de Janeiro de 2014, 01:43

Acontece que há um livre à entrada da área do Benfica e o Beira-Mar tinha o Sousa, o Abel... E o Manuel Oliveira grita: "Quem marca é o Eusébio!" E eu olhei para ele e fiz isto [toca com o indicador na testa, como quem diz, "tu és maluco"]. Alguma vez eu ia marcar um golo ao Benfica? Por amor de Deus! Empatámos. No balneário, o Manuel Oliveira pergunta-me o que é que eu estava a fazer com o dedo, e eu disse-lhe que tinha comichão na cabeça [risos]. É que o livre estava mesmo na 'zona da verdade', era só pôr a bola a contornar a barreira. E no União de Tomar joguei apenas em dois encontros.[/i]

:bow2: