Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

L@udrup

Dejavu_Text

Sentida condolências ao Real Madrid pela morte de mais um Imortal do reino da Bola.

RIP Di Stefano.

Ao menos o King e o Coluna ganharam um amigo no reino dos ceus para terem umas grandes conversas de bola, pena nós que aqui sentimos falta deles.

Paz a alma deles.

pcssousa

No meio das minhas pesquisas, encontrei uma muito curiosa, que ajuda a entender aquilo porque Eusébio passou.
Para situar, em 1970, Eusébio vivia uma via sacra, obrigado a longos períodos de inactividade. Ia cobcedendo entrevistas, em jeito de grito de revolta, esta, que passo a transcrever parcialmente, ao jornal A Bola:

"Cheguei a sentir medo de ter acabado para o futebol, tantas eram as dores e tão prolongada a minha última lesão. E sofri muito ao ver como os adversarios já não me ligavam importância nenhuma, não me marcando, deixando-me à vontade, sozinho, tal como se fosse o mais modesto de todos os jogadores. Mas, se eu não podia... Se o mais pequeno sprint me provocava dores insuportáveis! (...) Depois foi terrível, acusarem-me de não querer esforçar-me por ter já dinheiro garantido. Eram cartas, eram telefonemas, eram ditos na rua, eram insultos de toda a espécie, coisas que nunca deveria ter ouvido."

Mais adiante revela ainda:

"O futebol está muito diferente, não se pode comparar o estilo de hoje com o de há 5 anos, por exemplo. Repare-se que, jogando bem dentro da área, tenho sempre um adversário em cima e outro às deixas, um pouca atrás. Então, o que tenho tentado fazer? Recuo um bocadinho, vou buscar a bola e tento as tabelinhas que me podem dar mais possibilidades de uma aberta para remate. Passei, de alguma forma, a jogar mais para a equipa, mais para os meus companheiros e menos para a minha evidência pessoal. E daí as acusações que me fazem, porque toda a gente se habituou a ver no Eusébio apenas o jogador que fazia golos e ganhava desafios."

Seria assim, maos recuado, quase um armador de jogo, que Eusébio, conduziria, 3 anos depois, o Benfica ao seu mais avassalador campeonato, 28 vitórias e dois empates (o primeiro, nas Antas, num roubo monumental aos Benfiquistas, em pleno dia das mentiras) em trinta jogos, marcando 40 golos que lhe valeram a sua segunda Bota de Ouro de melhor goleador da Europa.

Ainda antes de retornar à glória, Eusébio sentiu na pele uma das maiores humilhações da carreira. A 21 de Novembro, Portugal recebe a Belgica, obrigado a vencer por 2 golos de forma a garantir o primeiro lugar no grupo de apuramento para o Euro 72. Por exigência de Pedroto, o jogo realiza-se na Luz, argumentado que "O Estádio Nacional é um lindo monumento mas, realmente, quando temos que contar com o 12o jogador, que é o público, serve muito mal. Os incitamentos e aplausos dispersam-se, ao contrario do que acontece no Estádio do Benfica. Aí sim, os jogadores sentem a presença do público".
Por sugestão de Pedroto, Eusébio, com lesão incapacitante, é injectado com Novocaína.
Maos de 70 mil pessoas assistiram a um jogo que trouxe muitos equívocos tácticos por parte dos lusos. A Belgica marca, por Lambert, ao 61 min e, uma mão de Stassart, no último minuto daria um penalty que apenas serviria para evitar a derrota. Eusébio, o grande Eusébio, absolutamente incapacitado, recusa-se a marcar a grande penalidade. O público da Luz, que tantas vezes o aplaudira, dedica-lhe agora um longo e ruidoso coro de assobios.
Eusébio, o grande Eusébio, chira de frustração. No fim, humildemente pede desculpas "fiz o pior jogo da minha vida, sinto-me culpado por não termos ganho, nunca joguei tão mal". Pediu ainda desculpas ao seleccionador "perdoe-me a minha exibição, fiz tudo o que estava ao meu alcance, mas a inspiração não veio".

Estas linhas, qud já vão longas, acabam por mostrar o que foi e quem foi Eusébio. Humilde, ingénuo por vezes, batalhador e com uma das mais prodigiosas intuições para o futebol que este Mundo já viu.

Nos anos seguintes, Eusébio ainda marcaria por mais sete vezes ao serviço da selecção. Guiá-la-ia à final do Mundialito de 72, no Brasil, eliminando soviéticos, uruguaios e argentinos, baqueando apenas num Maracanã a rebentar pelas costuras, ante o Brasil no último minuto. Pelo Benfica seria campeão invicto e Bota de Ouro e, graças a si, o Benfica era a equipa mais solicitada para jogar no estrangeiro, cobrando os mais elevados cachets do Mundo.   

marte1904

Tenho pena do plantel que te vai prestar homenagem, merecias muito mais por tudo o que deste ao Benfica, mas enfim há pessoas que não tem respeito por ninguém  :disgust:

Dandy

Citação de: RedVC em 05 de Julho de 2014, 13:53

Abril 1967, Estádio da Luz. Três grandes do Benfica: J. Augusto, Eusébio e Coluna junto do Argentino Jorge Griffa do Atletico de Madrid. Penso que nessa data Otto Glória era directo técnico dos coclchoneros.

Penso que neste Atlético de Madrid ainda jogava o avançado Jorge Mendonça, primeiro português a conquistar a Taça das Taças (pelo Atlético de Madrid, em 1962).

pcssousa

Assim de cabeça, creio que o jogo terá ocorrido antes da partida de Jorge Mendonça para o, então, CF Barcelona. 65 ou 66, creio.

Jorge Mendonça, recordo, foi internacional por Espanha.

1989er

Dandy

Citação de: pcssousa em 25 de Julho de 2014, 13:00
Assim de cabeça, creio que o jogo terá ocorrido antes da partida de Jorge Mendonça para o, então, CF Barcelona. 65 ou 66, creio.

Jogou pela Espanha?

Essa não conhecia...

Grande ordinarão!

pcssousa

Citação de: Dandy em 25 de Julho de 2014, 19:27
Citação de: pcssousa em 25 de Julho de 2014, 13:00

Jogou pela Espanha?

Essa não conhecia...

Grande ordinarão!

Jogou. No mesmo dia em que Portugal jogava em Itália e, os jornais italianos diziam que os africanos da nossa selecção eram tão estrangeiros quanto os seus oriundi (os sul-americanos, argentinos, brasileiros e uruguaios que eles nsturalizavam) e, o jornal A Bola criticava a imprensa italiana por isso, Jorge Mendonça estreava-se a jogar contra pela Espanha, creio que contra Marrocos.
Não há muitas referências a isso, mas ainda há duas ou três semanas dei com a notícia, enquanto pesquisava umas coisas. Mas até já o tinha lido no livro da história da selecção nacional.

Os oriundi deram muito que falar ao longo dos tempos. A Argentina chegou a auto-excluir-se do Mundial por isso, acusando a Itália de lhe roubar todos os melhores jogadores.

Bem, chega de conversa-barata...

miki_moto

Eusébio Cup sem o pontapé de saída do nosso pantera...

faneca_slb4ever

RedVC

"Alegra-te, jovem, na tua juventude!"

Quem mais nos deu tantas alegrias? Mesmo que não fossemos ainda nascidos?
Tu, que marcaste a vida do meu pai. Tu correndo no campo, marcando e festejando os golos da nossa alegria. Tu que soubeste encantar para a eternidade. Tu que me fizeste sentir orgulho de ser Benfiquista ao ver o respeito que mantiveste por esse mundo fora. Tu Eusébio, pantera negra inesquecível. Fina flor da raça Benfiquista. Fonte de lenda.

Tu, ao lado dos nossos gigantes nesse quarto anel ilustre:

Afonso, Bogalho, Bermudes, Gourlade, Cosme, Eusébio, Coluna, Águas, Coutinho

Obrigado Eusébio.

Hoje é dia de lágrimas contidas. É dia de memória e orgulho de sermos um clube que lembra os seus ilustres avós! Que há-de guiar-nos à vitória.
Viva Portugal, Viva o Benfica, Viva Eusébio!

Benfiquista_

Hoje é o seu dia, King.

Que no 4º Anel, juntamente com outros Imortais do nosso Clube, esteja a fazer de tudo para que seja uma festa bonita mais logo no nosso Estádio e que vençamos, jogando bem.