Kikin Fonseca

Avançado, 46 anos,
México
Equipa Principal: 1 época (2006-2007), 13 jogos (600 minutos), 3 golos

Absolom

Dedo apontado
a José Veiga

O Benfica deve uma verba de 300 mil euros ao agente FIFA Zdenko Ilicic pela transferência de Kikin Fonseca para a Luz. Quem o afirma é Zlatko Petricevic, mediador do negócio e um dos responsáveis pela vinda do avançado mexicano para o clube. O croata já tentou falar inúmeras vezes com José Veiga e Luís Filipe Vieira, mas sem êxito. Do presidente nem sequer obteve resposta, do homem forte do futebol encarnado afirma ter recebido um telefonema com ameaças graves.

Para melhor esclarecer o caso, Zlatko Petricevic conta ao Sportugal como tudo se passou. "Conheço muito bem o Kikin dos tempos em que jogava no Yucatán. Fui eu que o recomendei a grandes clubes na Europa", começa por dizer o treinador croata a viver na Alemanha. E foi na Alemanha que aconteceram os primeiros contactos entre Petricevic, o agente FIFA Ilicic e José Veiga. "Apresentei o Kikin ao Ilicic e eles assinaram um contrato para o Ilicic o representar no negócio com o Benfica", refere.

Zlatko Petricevic mediou as negociações e conta que reuniu, "a 3 ou 4 de Julho", em Estugarda, com José Veiga, em nome do Benfica. "Existe inclusive uma carta onde o Sr. José Veiga expressa interesse no Kikin através da minha recomendação." A partir daí o desfecho é conhecido. A 27 de Julho o ponta-de-lança ingressou no Benfica, proveniente do Cruz Azul, do México. Quando o negócio já estava fechado, Petricevic afirma que nenhum dos clubes se disponibilizou a pagar aquilo que ele e Ilicic tinham direito pela concretização do negócio.

"Kikin era jogador livre"
A verba em causa é de 300 mil euros, 10% do valor que o Benfica pagou pelo jogador ao Cruz Azul. "O Benfica pagou 4 milhões de dólares (pouco mais de 3 milhões de euros) pelo Kikin que não devia ter pago, pois ele era um jogador livre
.
Isso só pode ter sido algum negócio mal explicado", acusa Petricevic. Agora o mediador de Ilicic no negócio sente-se prejudicado e diz que o seu nome está em causa junto da FIFA, pois José Veiga recusa-se a pagar o montante pedido pelo agente do jogador neste negócio. "Isto é uma irresponsabilidade tremenda deste dirigente do Benfica. Quem me pediu o trabalho foi José Veiga, e fui a Portugal tentar falar com ele e com o Kikin mas não consegui", explica.

E aqui as acusações ao director-geral da SAD encarnada sobem de tom. "Ele não me atende o telefone, mas quando consegui falar com o Sr. Veiga disse-me que eu podia tentar aquilo que quisesse para receber o dinheiro porque não ia conseguir", afirma em tom revoltado Petricevic. "Controlo a imprensa portuguesa e o Benfica, aqui mando eu! Os jornalistas só escrevem o que eu digo, por isso não vais receber o dinheiro", foi o que José Veiga terá respondido, segundo o mediador croata. Zlatko Petricevic trabalhou como secretário técnico na selecção do Irão, durante o Mundial da Alemanha, equipa que estava no grupo de Portugal.

Para ilustrar melhor a situação, Petricevic conta que conheceu um jornalista português durante a competição e que lhe contou o caso numa conversa informal, ao que o jornalista lhe terá respondido: "No meu jornal não podemos escrever nada sobre isso".
Confrontado pelo Sportugal com estas graves acusações, o director-geral da SAD remeteu-se a uma curta declaração: "Não quero falar sobre esse assunto!"
FIFA terá de resolver
Tal como o Correio da Manhã adiantou na passada semana, o caso já seguiu para a FIFA. "Já lá está há dez dias e na próxima semana espero ter novidades", confirma Petricevic, ao Sportugal. O croata diz ter enviado à FIFA uma carta com provas do contrato assinado entre Ilicic e Kikin e relatos das diligências que efectuou no processo, e afirma-se convicto de que a verba será paga, "pelo jogador e pelo Benfica". "Não se trata só de receber o dinheiro, é uma questão de recompensar quem trabalha com profissionalismo. Creio que tudo isto é culpa de José Veiga, ele deve ter dito ao Kikin que pagava tudo", continua Petricevic.

Zlatko Petricevic diz ainda que o internacional mexicano só foi para o Benfica pela "amizade pessoal" que existia entre José Veiga e Zdenko Ilicic. "O presidente do Dínamo de Zagreb é meu amigo e pediu-me se podia levar o jogador para a Croácia. Clubes como o Marselha e o Hamburgo também estavam interessados nele", acrescenta. O Cruz Azul, clube onde Kikin actuava antes de representar o Benfica, também foi contactado por Petricevic: "Falei pessoalmente com o presidente, o Sr. Alvarez, que me pediu o favor de manejar isto com cuidado."

Em resumo, Ilicic e Petricevic alegam que terão a receber 300 mil euros do Benfica, verba negociada em nome do clube da Luz pelo seu director-geral que, agora, José Veiga se recusa a pagar. O caso foi entregue na FIFA... Resta esperar pelas consequências, no caso da razão não assistir ao emblema encarnado.

Terá o Benfica adquirido um jogador por 3 milhões de euros - o mesmo valor pago pelo Sporting por Liedson há três épocas... - que poderia ter vindo a custo zero?

Pedro Miguel Neves

__________________________________________________________________________________

A saga do Veiga continua... e o nome do SLB sempre na baila!

Acusações gravissimas a serem verdadeiras.... e o facto de o Veiga n querer responder, n me parece dele....

zelino

A ser verdade...

têm que rolar cabeças.

Céptico

Essa historia está muito mal contada....vou aguardar as cenas dos proximos capitulos.

Paio

Deve ser treta.
Um homem honesto como José Veiga nunca faria uma coisa dessas.

Bernard Lampião

Muito grave  e ele não desmentiu, dise apenas que não keria komentar ao Sportugal.

Acredito k seja verdad mas ele e o senhor president vão fazer ouvidos moucos, assim vai o nosso Benfica, não há é alternativas se não eu dizias-lhe

william

SE for verdade, no minimo exigem-se cabeças a rolar

SL bem fica

mais um indicador suficientemenete grave para se pereceber o q o senhor veigarista quer do Glorioso.
Ainda estamaos a tempo de acordar. estamos a falar de um homem que abriu uma garrafa de champagnen quendo o benfica perdeu a taça dos cam,peoes. e fez questão de o diser ao Espesso

Bernard Lampião

ó homicidal, a bola tb dise isso do nani anteontem e esta peça do sportugal tem declarações, incklusivamente do veiga e... achi que o site em causa nunca afirnou k o nani já estava vendido, se puderes mostr-me isso que se for verdad nunca mais lá vou

pedriouf

A parte mais interessante da noticia não fizeste tu bold ... és muito esperto !!

Bernard Lampião

tás a falar comigo pedriouf? se estás explicate que não entendo

pedriouf

Foi para quem meteu o post inicial, mas cá vai a explicação:

Em resumo, Ilicic e Petricevic alegam que terão a receber 300 mil euros do Benfica, verba negociada em nome do clube da Luz pelo seu director-geral que, agora, José Veiga se recusa a pagar. O caso foi entregue na FIFA... Resta esperar pelas consequências, no caso da razão não assistir ao emblema encarnado.

Quando cheira a dinheiro ...

Roke_SLB

espectaculo! se fosse uma noticia a falar de um grande reforço, por exemplo, como aparecia em www.sportugal.pt essa noticia seria uma cenoura, mas como acusa o veiga o Sportugal ja é a par do 24 Horas a fonte mais fiavel de informaçao

Absolom

Citação de: pedriouf em 07 de Outubro de 2006, 02:01
Foi para quem meteu o post inicial, mas cá vai a explicação:

Quando cheira a dinheiro ...

A litle present for you... :) Bold Finished...

More objections?!?!?!? ::)

pedriouf

Citação de: Absolom em 07 de Outubro de 2006, 02:05
A litle present for you... :) Bold Finished...

Não tens q me dar presente nenhum ... tu próprio é q tinhas de o fazer !!

m1xp3arl

-----------------------------------------------------------

Esta mensagem foi apagada por um dos moderadores do sl-benfica.com por desrespeito
  das regras .
Foi mostrado um ao utilizador em questão.
 ------------------------------------------------------------