Comissão Nacional de Eleições Aplaude LFV e a Direcção do Benfica

Bastian Schweinsteiger

CNE aplaude iniciativa

Pela primeira vez em Portugal, o escrutínio para os órgãos sociais de um clube será feito através de voto electrónico presencial e, no caso dos emigrantes, pela Internet. Uma iniciativa que a Comissão Nacional de Eleições aplaude. Segundo os seus responsáveis, que terão a missão de supervisionar os acontecimentos de 27 de Outubro, trata-se de um «passo importantíssimo» rumo ao futuro das eleições para cargos de soberania. 

O anúncio só foi feito há menos de uma semana, mas os preparativos para a votação electrónica nas eleições para os órgãos sociais de 27 de Outubro já levam meses. Segundo Fátima Abrantes Mendes, assessora de Imprensa da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o Benfica iniciou, em finais de Maio, as primeiras conversações com aquele organismo.
Desde então a CNE tem vindo a prestar ao Benfica um serviço de «supervisão e consultadoria» das plataformas informáticas mais correctas para garantir, fundamentalmente, «o secretismo do voto». Quanto à legalidade, «é uma questão que diz respeito aos estatutos do Benfica». «Nós apenas prestamos um serviço. Um serviço que confere credibilidade», diz.
Hoje mesmo haverá mais uma «reunião de trabalho» na Luz entre técnicos contratados pelos encarnados e uma equipa da CNE, composta por um jurista, um elemento do gabinete informático e um membro do plenário.
A experiência adquirida recentemente garante, segundo Fátima Abrantes Mendes, boas expectativas. «Nas eleições para a Assembleia da República e para a presidência da República realizámos a experiência do voto electrónico presencial e, no caso dos emigrantes, voto pela Internet. Também prestámos um apoio semelhante nas eleições para o Sindicato Bancário».
A CNE aplaude a iniciativa encarnada, pois na opinião de todos os responsáveis daquele organismo, o vasto universo benfiquista poderá servir como «excelente case study» para o futuro que vem aí: elegermos um Governo a partir do nosso computador.

---

Já nos tempos do Salazar, o Benfica era a única coisa que remotamente se parecia com uma democracia em Portugal com eleições periódicas e livres, ao contrário do que se passava no governo do país.
Agora, 30 anos depois, o Benfica dá um exemplo de estar mais uma vez na vanguarda ao serem os primeiros a usar a tecnologia da informação necessária para aprofundarem a noção de democracia representativa, aproximando ainda mais os eleitores do Benfica a todo o processo democrático, sendo os primeiros a fazer a uso da tecnologia, antes mesmo de qualquer cidadão português a poder usar para votar nas Autárquicas ou Legislativas.

Permitindo que mesmo quem não é de Lisboa e arredores possa votar com comodidade, e desta forma contribui de forma decisiva para a afirmação cada vez mais do Benfica, não como clube regional como a escumalha, nem como clube nacional, mas como clube MUNDIAL, aliás o único a chegar sequer perto desse nível em Portugal.

Califas

mais uma grande iniciativa :)
mas se existir algum problema durante os votos cuidado que é culpa do Veiga...

diabinho_in_love

Um topico a dizer BEM...vai ter pouca participação, pois os habituais PROFETAS DA DESGRAÇA não vão participar... ;) ;) ;)

OBRIGADO DIRECÇÃO DO SPORT LISBOA E BENFICA POR TUDO QUE TÊM FEITO ATÉ AGORA

flsb

Mais uma prova do trabalho dos profissionais do Benfica , mas daqueles que nao andam aos pontapés na bola ....

torreira

BenfiquistaRSA

Bakero

Excelente iniciativa! Resta esperar que tudo corra bem e que haja uma enorme partipação dos benfiquistas de todo o mundo!

Cada vez mais, o Benfica a aproximar-se dos seus associados...bom, muito bom!

Bleach

PLUTÃO

NO PRÓXIMO MÊS DE OUTUBRO TODOS OS SÓCIOS BENFIQUISTAS QUE RESIDEM FORA DE PORTUGAL CONTINENTAL VÃO PODER VOTAR, MUITO COMODAMENTE, ATRAVÉS DA INTERNET. NESTE PAÍS É A PRIMEIRA VEZ QUE ISTO SE FAZ O QUE DEMONSTRA QUE ESTE CENTENÁRIO CLUBE ESTÁ A ACOMPANHAR A TECNOLOGIA DOS TEMPOS MODERNOS. É UM CASO INÉDITO NESTE PAÍS E UM EXEMPLO A SEGUIR POR TODOS, ATÉ PELO PRÓPRIO PAÍS AQUANDO DAS ELEIÇÕES NACIONAIS.
NO MEU CASO PESSOAL, PERMITE-ME QUE VOTE PELA 1ª VEZ. PODEM TER A CERTEZA QUE VOU FAZER USO DEVIDO DOS 20 VOTOS.
O BENFICA, PROVÁVELMENTE, SERÁ O PRIMEIRO CLUBE MUNDIAL A ADERIR AO VOTO ELECTRÓNICO VIA INTERNET. ATÉ NISTO SOMOS OS MAIORES !!!!!

Bola7

Ora bem...lá vou experimentar...mas olha que parece já haver outro tópico...

slmarinha

Não sei se há outro tópico, mas vou responder neste:

Olha que, segundo o que li n'A Bola, o voto através da internet é só para os sócios no estrangeiro... por enquanto.
Em portugal poderás votar por meios informáticos, mas presencialmente, i.e., em locais predestinados (deverá ser no estádio do SLB!).

miglle

Parece que é a 1ª vez que se vai fazer no país .. é uma excelente medida, mas vamos ver como funciona . . hà gente aqui a falar do srz zé . . no que toca a essa gente, eu apelava-lhes para contratarem para sua como babyssiter um gajo acusado de violação. É uma perfeita simulação do caso do sr-zé no nosso clube.

diabinho_in_love

Segundo li em qualquer lado só certas cidades vão ter o voto elecronico, das quais me lembro Porto, Lisboa e Coimbra...o que mesmo para votar electronicamente não é em todas as casas do BENFICA.
Quando me refiro a todas as casas, obviamente me refiro às que já vendem bilhetes on-line.

Se alguem souber mais alguma coisa que infome.