Vata

Avançado, 63 anos,
Angola
Equipa Principal: 3 épocas (1988-1991), 80 jogos (4807 minutos), 39 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1)

Darkboy

Benfica 3-1 Feirense | Campeonato 1989/90


Darkboy

Marítimo 1-1 Benfica | Campeonato 1989/90


Darkboy

Benfica 3-1 Braga | Campeonato 1989/90


MrJohnny

Benfica 4-0 Derry City | Taça dos Campeões Europeus 1989/90 - 1ª Ronda (2ªMão)

http://youtu.be/774sX1vNGGw?t=52s


Saïd Old Roof


Fonte: "Diário de Lisboa" de 27 de Março de 1990.

Bekambol

era um bom jogador que compensava o que lhe faltava em técnica com objetividade e conseguia ser por isso muito bom na sua altura naquela grande equipa.

RedVC

Que suprema ironia. Talvez o mais desengonçado avançado que vi com a camisola do Benfica.
Tenho a convicção que seria recambiado após dois treinos com o nosso actual treinador e no entanto ficou na história do nosso clube. Era do tipo que no principio do jogo não acreditavamos que fizesse muitos mais jogos com a nossa camisola mas lá para o fim era mesmo nele que depositivamos as nossas maiores esperanças de chegarmos ao golo da vitória. E correspondeu. Naquela época fnão marcou muitos golos mas quase todos foram decisivos.
Era tão desengonçado que se calhar Vautrot pensou que "aquele" golo foi mesmo com a cabeça. E se calhar no estádio não foi o único.


Schweisen Tiger

Deves haver aí qualquer equivoco...não pode ter sido o Michel Vautrot a apitar. É que uma das equipas presentes nesse jogo era...francesa.

Saïd Old Roof

#205

pcssousa

Citação de: RedVC em 02 de Fevereiro de 2014, 18:35
Que suprema ironia. Talvez o mais desengonçado avançado que vi com a camisola do Benfica.
Tenho a convicção que seria recambiado após dois treinos com o nosso actual treinador e no entanto ficou na história do nosso clube. Era do tipo que no principio do jogo não acreditavamos que fizesse muitos mais jogos com a nossa camisola mas lá para o fim era mesmo nele que depositivamos as nossas maiores esperanças de chegarmos ao golo da vitória. E correspondeu. Naquela época fnão marcou muitos golos mas quase todos foram decisivos.
Era tão desengonçado que se calhar Vautrot pensou que "aquele" golo foi mesmo com a cabeça. E se calhar no estádio não foi o único.


É, Vata veio no negócio Miranda e, creio, até nos tinha marcado dois golos para o campeonato. Mas ninguém dava muito por ele.
Lembro-me bem de PdC ironizar com a contratação de Vata... Enfim.
Mas é como Valdo disse há tempos, Vata tinha uma relação estranha com a bola, só a sabia meter ns baliza e, no futebol há os jogadores que "têm golo" e os que não têm e Vata tinha golo. Difícil de explicar mesmo.
Naquela meia-final foi, uma vez mais, herói improvável. O célebre pêto de Vata, como disse o próprio.
A mim, que estava na bancada, nem me passou pela cabeça que tinha sido com o braço.

RedVC

#207
Citação de: Schweisen Tiger em 02 de Fevereiro de 2014, 22:47
Deves haver aí qualquer equivoco...não pode ter sido o Michel Vautrot a apitar. É que uma das equipas presentes nesse jogo era...francesa.

Claro, que estupidez a minha...
Obrigado também ao Saïd Old Roof por precisar o nome do árbitro.
Para além da parvoíce de úm árbitro francês a arbitrar o nosso jogo com o OM deve haver qualquer coisa que eu não me lembro a propósito de Vautrot. Fui pesquisar e o homem até nos terá arbitrado 3 jogos, um dos quais por sinal bem feliz é para nós (com o Steaua que nos deu a passagem à final de TCCE em 1988.

20.04.1988   Benfica   Steaua   2:0   
07.11.1984   Benfica    Liverpool    1:0
21.10.1981   Benfica    Bayern Munich   0:0

http://www.transfermarkt.co.uk/en/sl-benfica/schiedsrichterdetail/verein_294_3241.html

RedVC

Foi um embaraço no dia seguinte. Mas aquela noite foi especial. E a Bernardette teve que se vergar ao peso do pêto de Vata. :)

pcssousa

Citação de: RedVC em 03 de Fevereiro de 2014, 21:40
Foi um embaraço no dia seguinte. Mas aquela noite foi especial. E a Bernardette teve que se vergar ao peso do pêto de Vata. :)
Sabes, por vezes dou por mim a pensar como gostaria que alguns camaradas mais novos tivessem estado comigo naquele dia, para sentirem as emoções que senti. Noites mais mágica que aquela só mesmo as dos nascimentos dos meus filhos.

Recentemente, aquando da meia-final com os turcos também me emocionei, e relembrei aquela noite de 1990. Mas não é a mesma coisa, nem tem o mesmo peso, claro.
Dava tudo o que tenho para reviver uma noite daquelas. Tudo.