Estádio da Luz

LuigiSLB83

Ultimo episódio do BI, rescaldo do jogo Arouca x SL Benfica, estiveram imenso tempo a falar de histórias do antigo estádio. Por exemplo, algo que já nem me lembrava, haviam pessoas a viver no antigo estádio. Isto a propósito que no antigo, tínhamos mais "ligação" ao estádio e que hoje é muito diferente.

Benfiquistados7costados

Citação de: LuigiSLB83 em 04 de Dezembro de 2024, 12:55Ultimo episódio do BI, rescaldo do jogo Arouca x SL Benfica, estiveram imenso tempo a falar de histórias do antigo estádio. Por exemplo, algo que já nem me lembrava, haviam pessoas a viver no antigo estádio. Isto a propósito que no antigo, tínhamos mais "ligação" ao estádio e que hoje é muito diferente.

Exactamente o que eu falei no meu comentário umas páginas mais atrás... havia família a morar nas caves do estádio... quando eu andava por lá cheguei a ver isso... era outras épocas... hoje em dia isso seria quase impensável... o antigo estádio da luz era especial... mas enfim. Olhemos para o presente e para o futuro. 80 mil na nova luz, mínimo dos mínimos 75 mil e uma atenção especial ao exterior do estádio. Como está e está assim desde sempre, não está nada bem. Parece inacabado e no fundo acaba mesmo por estar entre " ".

Aka

SG Ventil

Citação de: Aka em 04 de Dezembro de 2024, 19:57
Citação de: SG Ventil em 04 de Dezembro de 2024, 19:55Para os mais novos...

https://youtu.be/BjBiXDZuyXo?si=RDwFjd5HoBvV4mzI

Vejo um grande estado de letargia.

O Bakero do Benfica FM disse e bem que é o dia que marca o fim do Benfica mítico e intocável, e o princípio de uma outra coisa qualquer diferente.

Burik

Estavam mais de 120 mil pessoas nesse jogo de 1994 de consagração contra o Guimarães, o meu irmão e o meu pai nem conseguirem entrar no estádio, devem ter ficado uns bons milhares lá fora sem bilhete se o estádio tivesse 160 mil enchia. O Benfica até 1994 deixa muitas saudades.

L0W

Citação de: ze_luz em 03 de Dezembro de 2024, 15:41
Citação de: Edgar_SLB em 03 de Dezembro de 2024, 15:34
Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 15:16
Citação de: Edgar_SLB em 03 de Dezembro de 2024, 15:12
Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 00:17
Citação de: Edgar_SLB em 02 de Dezembro de 2024, 23:52Sim. Era por aí. Aumentar a inclinação do piso inferior.

Em relação à visibilidade do último anel, bom se queremos aumentar a lotação a visibilidade do último anel será sempre prejudicada. Seja afundando o relvado, seja construindo o novo anel acima do último atual. Não há soluções perfeitas.

Mas ao aumentares a inclinação do anel inferior, estás a afundar ainda mais o relvado, e chega uma altura em que grande parte deixa de ser ver lá do cimo.

Citação de: Burik em 02 de Dezembro de 2024, 23:57Um estádio moderno também não tem que parecer um shopping, basta ver o horrível que está o estádio do Real Madrid por fora.

Eu nunca percebi muito bem essa ideia de que estádios com um design moderno, muitas vezes em vidro, são parecidos com shoppings. Qual shopping? O Colombo? O Dolce Vita? Sim, há o Vasco da Gama, mas os shoppings são tão variados em aspecto que não acho que faça sentido tal comparação. E muito menos conheço um shopping que seja parecido com o Bernabéu.

Deixar de se ver, não se deixa. Eu estive em Milão e a zona onde ficámos era bem mais alta que no nosso estádio e nem por isso se vê mal ou pior.

Cada estádio tem a suas bancadas e cada bancada tem a sua inclinação. As bancadas do Giuseppe têm uma inclinação muito grande.

Esta é a visão do anel superior e nem sequer é da parte mais alta. Se tornares um piso 0 ainda mais inclinado e afundares o relvado uns bons metros, lá se vai a linha final e a baliza.

Certo. Mas ainda tem margem. 3 ou 4 metros mais fundo não acredito que se deixe de ver a linha de fundo de nenhum dos lados. Mas não sou arquiteto.
E o anel inferior ainda tem uma boa margem para o relvado. Dava para ocupar mais qualquer coisa ali.

Deixa de ver a linha sim. Por exemplo, no setor 42 da Emirates vê-se o canto do lado do banco do SLB mesmo no limite.
Afundar o relvado ou tapar as aberturas no 3º anel (onde está ancorada a cobertura) estará fora de questão.
Não haverá também a possibilidade de extender o 3ºanel mas para baixo? Ou seja reduziria o angulo de visão do piso dos camarotes, que ainda tem uma boa margem:

Basicamente podem-se acrescentar filas para baixo porque neste momento o angulo de visao neste piso é muito amplo. Já no piso 1 o mesmo não seria possivel.

Aka

Citação de: L0W em 04 de Dezembro de 2024, 23:54
Citação de: ze_luz em 03 de Dezembro de 2024, 15:41
Citação de: Edgar_SLB em 03 de Dezembro de 2024, 15:34
Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 15:16
Citação de: Edgar_SLB em 03 de Dezembro de 2024, 15:12
Citação de: Aka em 03 de Dezembro de 2024, 00:17
Citação de: Edgar_SLB em 02 de Dezembro de 2024, 23:52Sim. Era por aí. Aumentar a inclinação do piso inferior.

Em relação à visibilidade do último anel, bom se queremos aumentar a lotação a visibilidade do último anel será sempre prejudicada. Seja afundando o relvado, seja construindo o novo anel acima do último atual. Não há soluções perfeitas.

Mas ao aumentares a inclinação do anel inferior, estás a afundar ainda mais o relvado, e chega uma altura em que grande parte deixa de ser ver lá do cimo.

Citação de: Burik em 02 de Dezembro de 2024, 23:57Um estádio moderno também não tem que parecer um shopping, basta ver o horrível que está o estádio do Real Madrid por fora.

Eu nunca percebi muito bem essa ideia de que estádios com um design moderno, muitas vezes em vidro, são parecidos com shoppings. Qual shopping? O Colombo? O Dolce Vita? Sim, há o Vasco da Gama, mas os shoppings são tão variados em aspecto que não acho que faça sentido tal comparação. E muito menos conheço um shopping que seja parecido com o Bernabéu.

Deixar de se ver, não se deixa. Eu estive em Milão e a zona onde ficámos era bem mais alta que no nosso estádio e nem por isso se vê mal ou pior.

Cada estádio tem a suas bancadas e cada bancada tem a sua inclinação. As bancadas do Giuseppe têm uma inclinação muito grande.

Esta é a visão do anel superior e nem sequer é da parte mais alta. Se tornares um piso 0 ainda mais inclinado e afundares o relvado uns bons metros, lá se vai a linha final e a baliza.

Certo. Mas ainda tem margem. 3 ou 4 metros mais fundo não acredito que se deixe de ver a linha de fundo de nenhum dos lados. Mas não sou arquiteto.
E o anel inferior ainda tem uma boa margem para o relvado. Dava para ocupar mais qualquer coisa ali.

Deixa de ver a linha sim. Por exemplo, no setor 42 da Emirates vê-se o canto do lado do banco do SLB mesmo no limite.
Afundar o relvado ou tapar as aberturas no 3º anel (onde está ancorada a cobertura) estará fora de questão.
Não haverá também a possibilidade de extender o 3ºanel mas para baixo? Ou seja reduziria o angulo de visão do piso dos camarotes, que ainda tem uma boa margem:

Basicamente podem-se acrescentar filas para baixo porque neste momento o angulo de visao neste piso é muito amplo. Já no piso 1 o mesmo não seria possivel.

Dá para fazer isso em todos. Mas convinha que fosse de modo a não ficar estranho.

Elvis the Pelvis

O Benfica até 1994 era um dos maiores clubes do mundo. O Estádio da Luz tinha uma grandeza e uma mística incomparável.

O maior jornalista desportivo francês chamado Thierry Roland descreveu muito bem o que era o Benfica e o Estádio da Luz, após o célebre Benfica Marselha de 1990. https://youtu.be/hdEiPXi2yfc?si=EuUQamaFalnvcGom

Eu acredito que esse Benfica ainda existe, mesmo não tendo o antigo estádio da Luz de pé. A sociedade e o mundo em que vivemos é distinto dessa altura, mas a grandeza do Benfica permanece e permanecerá. O Benfica é um clube amordaçado há 30 anos, mas que ainda assim não perde a sua grandeza intrínseca. Não tenho dúvidas que poucos clubes aguentariam o que o Benfica já aguentou.

Benfiquistados7costados

obrigado pela recordação... arrepiei-me todo... que grandeza... que magnitude... que colosso...