Estádio da Luz

ZICKLER

O speaker é horrível,  mas se bem me recordo,  a sua actuação é limitada aos períodos pré/pós jogo.

Que eu saiba, durante os jogos não é ele que tem que cantar.....

O problema está a montante do speaker

N1c0

De 34-35 a 93-94
Benfica 35V 16E 7D FC Porto

De 94-95 a 03-04 (periodo negro do Benfica)
Benfica 4V 4E 2D FC Porto

De 04-05 a 17-18 (nova Luz)
Benfica 3V 6E 7D FC Porto

Total
Benfica 42V 26E 16D FC Porto

Interessante constatar que no pior periodo da sua historia, o Benfica conseguia ter um saldo positivo, näo esmagador mas positivo na mesma, tendo em 10 anos perdido apenas por 2 vezes.

Curioso também que os numeros dos ultimos 16 anos parecem mostrar que, com a inauguraçäo da nova Luz e sem o peso da antiga, o Porto meteu na cabeça que esta casa iria ser deles e a verdade é que se apoderou dela.

Isto tem de mudar e a mudança passa também pelos adeptos, passa também por um jogo destes näo ser presenciado com a apatia que foi. Näo se faz um inferno com balöezinhos, shows para a TV e com um speaker a mandar cantar o Eu amo o Benfica que o pessoal reproduz mecanicamente. Isto näo é nenhum Inferno da Luz: é cosmética.

in Cabelo Do Aimar

miniMilk

Citação de: Hooijdonk em 17 de Abril de 2018, 13:05
Estive no estádio no clássico, e tenho estado, porque tenho redpass há 3 anos (desde que o Vitória assumiu as rédeas da equipa). 

Sempre ouvi falar do inferno da luz, mas só o senti uma vez, no jogo que já muitos referiram: Benfica - Bayern.
O Benfica marcou primeiro contra um colosso, e os adeptos rejubilaram. Bater com os pés ou nas cadeiras, para além dos assobios/gritos/cânticos deram uma aura diferente aquele jogo.

No clássico contra o Porto, o estádio começou quente, mas a apatia rapidamente se instalou.
Assobiei sempre que o porto tinha a bola e fui gozado por um velhote com a sua neta, bati na cadeira da minha frente (com as mãos) pediram-me para não o fazer. Cantei, para ouvir 3 pessoas ao meu lado cantarem e um silêncio descomunal cair sobre nós. Saí com o meu espírito na lama e sem voz.

O que acho que está mal: as "claques", os Diabos são dificilmente perceptíveis e eu estou no terceiro anel quase por cima deles. Os NN desde há uns jogos que não os ouço cantar. O resto do estádio parece que vive num teatro. Bater palmas em momentos chave e é isso.
Enquanto mudar as claques parece ser uma coisa "burocrática" exequível com vontade,  mudar os restantes adeptos é difícil: não creio que o amor mova grande parte daquelas pessoas, talvez seja mais o estatuto de ver um jogo do Benfica.

Resumidamente: aquele ambiente entristece-me. Pede-se ao Benfica que faça o que pode fazer: aproximas as nossas duas claques, providenciar liderança. Mudar a coreografia inicial: 60 000 bandeirinhas eram mais espectaculares que 60 000 cartolinas (que vejo há precisamente 3 anos): podem ser usadas no resto do jogo, podem ser levadas para casa como souvenir, dão um efeito diferente!

Outra coisa: Há quanto tempo não temos uma musica para um jogador? Desde o Cardozo perigoso? Tarjas? Durante o clássico os seguranças andaram a pedir para tira-las. Bandeiras: só os DV e os NN, 5 no total se não estou em erro.
tens uma bandeira no 3 piso central axadrezada. De resto muito fraco.

Mas quando está um estádio TODO a cantar durante 1 minuto enquanto tens umas colunas de som a atropelar os cânticos também não há entrada em campo que valha. Tudo está plastificado na Luz.
Com o sporting até teve bom ambiente, mas do que me lembro? Das reações expontâneas dos adeptos durante o jogo. Não foi nem cartolinas nem berros do speaker.

ZICKLER

As tarjas não podem entrar....porque não temos claques....

Sombras

Citação de: MTrigueiros em 17 de Abril de 2018, 14:49
Os adeptos são os mesmos que foram ao Benfica - Sporting desta época. Muitos também estiveram na meia-final da Liga Europa contra o Fenerbahçe. Alguns destes até estiveram no Benfica - Man Utd.

O que quero dizer com isto? Que os adeptos são o reflexo da equipa. Só há inferno nas bancadas, quando há inferno no relvado. Não vi um pingo de atitude por parte da maioria dos nossos jogadores, nem um corte mais duro, nem um "bora crl" para os colegas ou para o público, nada de nada.
Então os adeptos servem para quê?
O Dortmund já levou 4 em casa e os adeptos não paravam. A Juve levou 3-0 em casa do Real e os adeptos não se calavam.
Os adeptos servem para empurrar a equipa quando esta precisa de um empurrão. Se é para ir com a maré estarmos lá nós ou outros quaisquer seria igual.

krak

Os adeptos são os mesmos que foram ao Benfica - Sporting desta época. Muitos também estiveram na meia-final da Liga Europa contra o Fenerbahçe. Alguns destes até estiveram no Benfica - Man Utd.

O que quero dizer com isto? Que os adeptos são o reflexo da equipa. Só há inferno nas bancadas, quando há inferno no relvado. Não vi um pingo de atitude por parte da maioria dos nossos jogadores, nem um corte mais duro, nem um "bora crl" para os colegas ou para o público, nada de nada.

Ou seja... Os jogadores é que têm que puxar pelos adeptos... ;D

Hooijdonk

Citação de: miniMilk em 17 de Abril de 2018, 16:03
Estive no estádio no clássico, e tenho estado, porque tenho redpass há 3 anos (desde que o Vitória assumiu as rédeas da equipa). 

Sempre ouvi falar do inferno da luz, mas só o senti uma vez, no jogo que já muitos referiram: Benfica - Bayern.
O Benfica marcou primeiro contra um colosso, e os adeptos rejubilaram. Bater com os pés ou nas cadeiras, para além dos assobios/gritos/cânticos deram uma aura diferente aquele jogo.

No clássico contra o Porto, o estádio começou quente, mas a apatia rapidamente se instalou.
Assobiei sempre que o porto tinha a bola e fui gozado por um velhote com a sua neta, bati na cadeira da minha frente (com as mãos) pediram-me para não o fazer. Cantei, para ouvir 3 pessoas ao meu lado cantarem e um silêncio descomunal cair sobre nós. Saí com o meu espírito na lama e sem voz.

O que acho que está mal: as "claques", os Diabos são dificilmente perceptíveis e eu estou no terceiro anel quase por cima deles. Os NN desde há uns jogos que não os ouço cantar. O resto do estádio parece que vive num teatro. Bater palmas em momentos chave e é isso.
Enquanto mudar as claques parece ser uma coisa "burocrática" exequível com vontade,  mudar os restantes adeptos é difícil: não creio que o amor mova grande parte daquelas pessoas, talvez seja mais o estatuto de ver um jogo do Benfica.

Resumidamente: aquele ambiente entristece-me. Pede-se ao Benfica que faça o que pode fazer: aproximas as nossas duas claques, providenciar liderança. Mudar a coreografia inicial: 60 000 bandeirinhas eram mais espectaculares que 60 000 cartolinas (que vejo há precisamente 3 anos): podem ser usadas no resto do jogo, podem ser levadas para casa como souvenir, dão um efeito diferente!

Outra coisa: Há quanto tempo não temos uma musica para um jogador? Desde o Cardozo perigoso? Tarjas? Durante o clássico os seguranças andaram a pedir para tira-las. Bandeiras: só os DV e os NN, 5 no total se não estou em erro.

Mas quando está um estádio TODO a cantar durante 1 minuto enquanto tens umas colunas de som a atropelar os cânticos também não há entrada em campo que valha. Tudo está plastificado na Luz.
Com o sporting até teve bom ambiente, mas do que me lembro? Das reações expontâneas dos adeptos durante o jogo. Não foi nem cartolinas nem berros do speaker.

A bandeira axadrezada deve estar na Emirates, por isso é que não reparo nela. Vi-a no Marquês no ano passado... * saudade *

As cartolinas ficam bem nas fotos do FB, e acabou. Não servem para mais nada. Talvez para arremessar, mas nem isso nos deixam. Alguém dos DV fez um "drone" com uns 6 balões e uma cartolina.

O speaker é o speaker, não há muito mais a dizer. Não ajuda, e no clássico ainda foi pior.

Citação de: ZICKLER em 17 de Abril de 2018, 16:06

Não fazia ideia... Ainda bem que não temos claques!  :bah2:

Koto

Citação de: krak em 17 de Abril de 2018, 16:54

Ou seja... Os jogadores é que têm que puxar pelos adeptos... ;D

Não. Os adeptos têm de puxar pelos jogadores. Mas quando puxas e mesmo assim eles estarem ali ou num amigável contra o Sintrense é-lhes igual é suposto o quê?

original

Citação de: Hooijdonk em 17 de Abril de 2018, 16:54
Citação de: miniMilk em 17 de Abril de 2018, 16:03

A bandeira axadrezada deve estar na Emirates, por isso é que não reparo nela. Vi-a no Marquês no ano passado... * saudade *

As cartolinas ficam bem nas fotos do FB, e acabou. Não servem para mais nada. Talvez para arremessar, mas nem isso nos deixam. Alguém dos DV fez um "drone" com uns 6 balões e uma cartolina.

O speaker é o speaker, não há muito mais a dizer. Não ajuda, e no clássico ainda foi pior.

Citação de: ZICKLER em 17 de Abril de 2018, 16:06

Não fazia ideia... Ainda bem que não temos claques!  :bah2:

iKE16

apagar

iKE16

É demasiado triste um clube que ganhou 4 vezes seguidas o campeonato nacional, que ganhou praticamente todas as competições internas nos últimos anos, que foi num passado recente a 2 finais europeias e é o clube com mais massa adepta em Portugal ver os ambientes em sua casa cair drasticamente.

A meu ver isto deve-se a diferentes pontos.

1º - Acabar com a fantochada das coreografias, anos e anos a levar com cartolinas e uma tarja gigante a ser erguida de uma das centrais.  Não se consegue ser mais criativo que isto? por amor de deus, já chega !!! Nem que se contrate alguém destinado a estas funções.

2º - As claques, situação bastante complicada de comentar e percebo perfeitamente quem é contra e a favor da legalização. O que é certo é que isto não pode continuar, não quando claques como a do Braga ou a do Guimarães consegue fazer mais barulho que nós. A meu ver é um assunto a resolver, agora por quem, não sei mesmo responder !

3º - Os adeptos ditos "normais". Infelizmente isto é um problema dos tempos e do futebol moderno. O pior é estes mesmo galvanizaram o inferno da luz e quando lá vão é como se fosse uma ida ao cinema. Somos demasiado mansos e anjinhos nesse aspecto.
Futebol e Benfica é paixão e só nos nos sentimos assim, não consigo perceber quem vai ao estádio e consegue estar o jogo todo calado, sem gritar um BENFICA, puxar por aquilo que mais ama ou ate mesmo mandar o arbitro ou o jogador adversário para o crl***. Faz parte é futebol !

4º - O speaker, já se torna insuportável mesmo, será assim tão difícil encontrar alguém que ama o clube de verdade e ter uma atitude e proximidade com o publico em geral? Acho que não !!

Quero também realçar que já vivi grandes ambientes na luz e não estava nem de perto os 65.000 nas bancadas, principalmente em jogos das competições europeias.

Por fim, tenho saudades de sentir aquele formigueiro no estômago ao entrar na luz e sentir aquele ambiente infernal que deixava cagado qual fosse o adversário mal saísse do túnel de acesso ao relvado.
Espero seriamente que isto seja um problema passageiro e que a vontade de regressar ao nosso estádio seja cada vez maior e não como tenho sentido ultimamente.

:bandeira1:

iSLBenfica

Claro que não são os jogadores que puxam pelos adeptos. Nem foi isso que o MTrigueiros quis dizer de certeza.

Contudo a resposta de dentro do campo foi patética. Os adeptos por mais entusiasmados que estejam e tentem puxar pela equipa durante 1 hora, ver a equipa com uma atitude ridícula, que não consegue fazer 3 passes seguidos, e se limita a defender, em casa, contra o maior rival, não dá qualquer ponta de tesão nem motivação para os adeptos continuarem a puxar fervorosamente pela equipa. Pese embora, quanto a mim, puxe, cante, assobie, me levante, gesticule durante os 90 minutos, percebo que há quem fique desmotivado com o desenrolar do jogo. Eu próprio em certos momentos perdi vontade de gritar. Ver a equipa a devolver constantemente a bola ao Porto, não conseguir criar uma única oportunidade de golo, foi muito triste e desmotivante.

OndaVermelha

Citação de: anarcos em 16 de Abril de 2018, 20:50
Citação de: Pokrl em 15 de Abril de 2018, 20:11
Inferno da luz? É insultuoso continuar a ouvir esta expressão, insultuoso à história da velhinha luz. Insultuoso.

Isto.
O cimento a vibrar com a multidão, como se fosse novo terramoto de 1755.
A almofadinha dobrável que se levava para sentar o cú, e que acabava no relvado quando havia bronca.
Os guarda-chuvas abertos a irem de caralho no festejo de um golo, e a molha a ser ainda mais épica.
As queijadas de Sintra compradas para entreter a fome.
Os chapéus de cartolina feitos de caixas de camisa para proteger do sol.
Os cachecóis, usados até romper, tricotados pelas nossas Mães enquanto ficavam nos carros à espera que acabassem os jogos, ouvindo o relato na rádio.
Eu, no 3º Anel, às cavalitas nos ombros do meu Pai, para conseguir ver aquelas "formigas" no relvado que pareciam correr atrás de uma migalha de pão.
As gargantas a gritar até ficarem em sangue.
Os andrades que quando cá vinham, ainda estavam a atravessar a ponte da Arrábida e já estavam todos borrados por saberem o que os esperava.
O Toni, o Shéu, o Chalana, que tratávamos por tu sem faltar ao respeito (quando hoje quem usa o "sr." para os nomear é o que os enxovalha).

Tanta gente a falar no "Inferno da Luz" sem fazer puta de ideia.
Nunca lá vi "faixas", nem "coreografias", nem "faróis", nem NN/DV, nem "tochas", nem o crl...
Só lá vi o único que era preciso para fazer esse Inferno: Benfiquistas!

Desculpem o desabafo. Estou velho.

Fds ... só tenho pena de nunca poder ter vivido isto.

Ogrande

Pior jogo que vi na luz foi contra o Setúbal na central bilhete oferecido
10 minutos entram uns cabrões a minha frente tudo a levantar e os meninos a procura do lugar durante uns minutos
40 minutos os mesmos meninos lá se levantam para ir "petiscar"
50 lá voltam eles
80 tocar a ir embora
nem sei o que foram fazer ao estádio se viram 20 minutos do jogo foi muito

na central ninguém canta quando te levantas "tudo a saltar tudo a saltar" ouves alguém atrás tudo a sentar tudo a sentar  :estrelas:

O preço dos bilhetes tb devia ser mudado hoje em dia só vai a bola a classe media/alta para Portugal bilhetes a 25€ é muito nem falo nos campos por portugal fora quando Benfica lá vai é 50€ para os outros "grandes" é 10€

goscinny13

A tarja da central é de facto uma pirosisse.